Pular para o conteúdo principal

Clube Atlético Sorocaba

A década de 1990 foi promissora para o basquetebol feminino brasileiro. A seleção nacional, liderada por Hortência, era a sensação nas quadras do mundo. Inspirado pelas meninas do basquete e com intuito de promover este esporte entre as jovens sorocabanas, o empresário João Caracante Filho fundou, em 21 de fevereiro de 1991, o Clube Atlético Sorocaba, que em pouco tempo tornou-se uma das principais forças do esporte do interior paulista.

Mas ao mesmo tempo em que a cidade ganhava uma potência nas quadras, o São Bento, tradicionalíssimo clube de futebol sorocabano, era rebaixado para a segunda divisão do Paulistão após 29 anos seguidos na elite. Tentando aproveitar-se da popularidade do time de basquete, a diretoria do Atlético decidiu montar uma equipe de futebol, para levantar o nome de Sorocaba no esporte.
Na época, para um clube inscrever-se no Paulistão era preciso ter passado por campeonatos amadores. Para cumprir o que era determinado, o Atlético fez uma parceria com o Barcelona, um dos mais tradicionais clubes amadores da cidade de Sorocaba. Juntos se filiaram à Federação Paulista de Futebol. Atlético/Barcelona estreou na Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A3) em 1993. Após um ano de parceria, os clubes se separaram e seguiram caminhos próprios.
Em sua primeira participação no Paulistão, ainda como Atlético/Barcelona, o clube de Sorocaba foi campeão paulista da Segunda Divisão e do Quadrangular Extra, que classificou o clube para a disputa da recém-criada Série A3, em 1994. A equipe disputou esta divisão até 2001, quando foi vice-campeão e conquistou o acesso para a Série A2, juntamente com outro sorocabano, o rival São Bento.
Em 2003, veio o maior feito. O Atlético, depois de dez anos de profissionalismo, chegou pela primeira vez à Série A1. O time foi vice-campeão da A2 naquela temporada, perdendo a final para o Oeste, de Itápolis. O período na elite no entanto durou apenas dois anos, até 2005. Desde então, clube frequenta a Série A2.

Outro grande feito veio em 2008, quando o clube venceu a Copa Paulista de Futebol, título que lhe deu o direito de disputar a Copa do Brasil, em 2009. Foram dois jogos na competição nacional, uma vitória e uma derrota, ambos contra o Juventude. Na Série A3 deste ano, o time ficou da 15ª colocação.

Estádio

O Centro de Integração Comunitário Walter Ribeiro mais conhecido como CIC ou Estádio Municipal Walter Ribeiro se localiza na cidade de Sorocaba e recebe jogos do Esporte Club São Bento e do Clube Atlético Sorocaba. Tem capacidade atual de 13.722 torcedores. Foi inaugurado em 14 de outubro de 1978 para aposentar o então estádio da cidade "Humberto Reale".
Na época da inauguração, foi criticado pelo gramado fofo e irregular, assim permanecendo por 22 anos. Após a volta do Esporte Club São Bento a primeira divisão do campeonato paulista em 2005, foi feita uma reforma completa, passando de pinturas nas arquibancadas a reforma no gramado e a instalação de um moderno sistema de irrigação.


Hino
(Leornes Ferreira/Jung Wang Lamberti Ferreira)

Atlético, Atlético.
Nova luz de alegria a brilhar
Atlético. Atlético.
Campeão eu quero te saudar.
Tua história gloriosa e tão jovem
É motivo de esperança e fé.
Sorocaba de braços abertos
Te recebe e te aplaude de pé.
Tua cor enaltece a bandeira
Da cidade que ama o que faz.
O teu lema: o amor e a paz
Te eleva e agrada ao Pai.
Atlético. Atlético...
Teu plantel é uma grande família.
Tua meta: um só coração.

Mascote


Foi para homenagear os famosos “atléticos” do Brasil, mineiro e paranaense, que surgiu a mascote do Galo de Sorocaba.
Curiosamente, o Atlético Sorocaba teve suas origens no ano de 1991 com o basquete, esporte de muita tradição na cidade. A entrada no futebol aconteceu dois anos depois, em 1993, e em 2004 o Galo de Sorocaba obteve sua maior glória: disputar a Série A1 do Campeonato Paulista. Havia 12 anos que a cidade não recebia um jogo da elite do torneio estadual mais importante do País.

Site Oficial:


http://www.casorocaba.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância