Pular para o conteúdo principal

Associação Atlética Iguaçu

Em 1971, abnegados do futebol, encabeçados pelo então Coronel Ricardo Gianordolli, comandante na época do 5º Batalhão de Engenharia de Combate em Porto União-SC, cidade irmã de União da Vitória, reuniram-se naquele Batalhão e decidiram fundar uma equipe profissional que representasse as duas cidades vizinhas, enfim estava fundada a Associação Atlética Iguaçu mais precisamente em 15 de agosto de 1971, a associação tendo como primeiro presidente o Coronel Gianordolli.
Formada a equipe, surge a primeira dúvida: qual Campeonato disputar, Paranaense ou Catarinense? Sem muita demora, a primeira opção foi escolhida. Sendo assim, apenas quatro meses após a entidade despontar para o mundo do futebol, o Iguaçu estreou no torneio Estadual do Paraná.

O primeiro Campeonato disputado teve seu início antecipado para o mês de novembro de 1971. E no dia 14 de novembro de 1971, a A.A.Iguaçu fazia sua estréia em competições oficiais no Campeonato Paranaense. A ficha técnica da primeira partida:

Estádio Enéas Muniz de Queiroz, em União da Vitória

Associação Atlética Iguaçu x Pinheiros

Nessa mesma estréia da Pantera do Vale também foi a estréia do Pinheiros, antes chamava-se Água Verde.

Final de jogo: A.A.Iguaçu 2 x 2 Pinheiros (gols do Iguaçu, Duda e Bugrão, gols do Pinheiros Madureira e Nei). A arbitragem foi de Plinio Buenas.

A A.A.Iguaçu atuou nessa partida com: Jorge, Ronaldo (Jorginho), Zé Maria, Niri, Santos, Dito Cola, Indio, Gentil, Bugrão, Duda e Chila.

Após a estréia Iguaçuana em competições oficiais, a equipe permaneceu na primeira divisão de 1971 até 1980. Em 1980, é rebaixada para segunda divisão, ficando até 1987. Nesse ano, o Pantera do Vale é conquista o título de Campeão da Segunda Divisão do Paraná e volta para a Primeira Divisão. A partida decisiva foi contra o Operário de Ponta Grossa no dia 13 de setembro em Ponta Grossa, terminou em 3 a 1 pro Iguaçu gols do Mica, Josemar e Biro-Biro e Nilson para o Operário de P. Grossa.

Em 1988, a equipe de União da Vitória participou da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro, na época o módulo AZUL, não tendo boa classificação. 1993, marca um novo rebaixamento da equipe da segunda divisão paranaense.

Após um recesso nas suas atividades a partir do final de 1997,a equipe retornou ao futebol profissional em 2005 ,disputando a Divisão de Acesso e conquista o título com uma rodada de antecipação, subindo novamente para a Primeira Divisão em 2006. Mas com denúncias de outros clubes a A.A.Iguaçu acusava de utilizar jogador irregular em uma partida, perde 6 pontos e fica em terceira colocada perdendo o título e a vaga da Primeira Divisão.

Mas com a fusão de ADAP/Galo Maringá e a desistência do União Bandeirantes na Primeira Divisão abre uma vaga para a inclusão do Iguaçu no Campeonato Paranaense da Primeira Divisão/2007.

Títulos

Campeonato Paranaense Série Prata: 3 vezes (1987, 1996 e 2006)

Estádio
O clube manda seus jogos no Estádio Municipal Antiocho Pereira, construído em 1987, com capacidade para 12 mil pessoas, que substituiu o antigo Estádio Enéas Muniz de Queiroz, demolido pela Rede Ferroviária Federal. O Antiocho Pereira foi construído com material recolhido na antiga Arena da Baixada (hoje Kyocera Arena, estádio do Atlético-PR), como traves, sistema de iluminação e arquibancadas — o jornal Gazeta do Povo não cota as traves da antiga Arena da Baixada como parte do material usado em União da Vitória.

Hino

Já está entrando em campo
Vai começar a emoção
O azul e o amarelo
Arrepia o coração

Com garra e amor à camisa
Muita determinação
Não pode ser esquecido
Esse é o time querido
Da nossa população

Iguaçu, Iguaçu!
Conquistou as suas glórias
Iguaçu, Iguaçu!
Orgulho de União da Vitória

Mascote






site:http://www.aaiguacu.com

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...