
O nome da agremiação é uma homenagem à cidade de origem do clube, localizado no meio-norte do Estado, Barras. As cores dadas à agremiação, o branco, o azul e o vermelho são as mesmas que representam a bandeira do município. O apelido dado carinhosamente pelos torcedores é “Bafo”.
O clube foi fundado em 2004, mas em 2005 a equipe começou seus primeiros passos em competições oficiais. Já na sua estréia, conquistou o título de campeão estadual da segunda divisão, garantindo o seu acesso à elite do futebol piauiense.
Na temporada seguinte, após a conquista do título, o Barras estreou com tudo na primeira divisão do Piauí. No entanto, apesar da bela campanha, na final contra o Parnahyba Sporting Club, da cidade de Parnaíba, o time sucumbiu, quando perdeu por 1 a 0. O vice-campeonato credenciou a equipe para disputar a Copa do Brasil de 2007.
Em sua estréia no torneio nacional, em Barras, o clube derrotou o Ceará Sporting Club por 1 a 0, mas na partida de volta perdeu por 2 a 0, sendo eliminado da competição. Apesar da derrota, seus resultados empolgaram a sua torcida.
No Campeonato Estadual de 2007, a equipe se reforçou e entrou como favorita para conquistar a competição, mas novamente sucumbiu na final, obtendo outro vice-campeonato.
Contudo, o posicionamento da equipe no Campeonato Estadual de 2007 permitiu que o time disputasse o Campeonato Brasileiro da Série C. Apesar do pouco tempo de existência, o Barras conseguiu a melhor campanha piauiense na história da competição, chegando ao octagonal final.
Outro dado curioso é que desde a sua fundação a agremiação nunca ficou fora de alguma final do Estadual.
TítulosCampeão piauiense 2008
Campeão da Copa Piauí 2007
Campeão piauiense - 2ª divisão 2005
Estádio
O Estádio Municipal Juca Fortes fica na cidade de Barras, no estado do Piauí. Tem capacidade para 5 mil pessoas e o local de mando de jogo do Barras Futebol Club, um time de futebol fundado em 15 de novembro de 2004.
Hino
Meu Coração é só felicidade
Quando o leão sai da toca
Um grito de vitória ecoa na cidade
Quando o tricolor barrense joga
Vermelho, azul e branco são as cores
Da camisa, da bandeira , da paixão
Dos governados, terra dos amores
Da bola no estádio coração
Bravo torcedores, grandes jogadores
Barras de um time campeão
É Mais um gol do Bafo
É so correr pro abraço
Explode a torcida de emoção
É mais um show do bafo
É Barras um timaço
É a vez do povo gritar,
Campeão!
Mascote
Leão da Marathoan

site: http://www.barrasfc.com.br (fora do ar)