terça-feira, 22 de abril de 2014

Cotia Futebol Clube

O Cotia Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Cotia, na Grande São Paulo. Foi fundado em 13 de abril de 2000, na cidade de Campo Limpo, com o nome de Sport Club Campo Limpo Paulista, suas cores são azul, branco e preto. Depois de muitas trocas de sedes, se fixou em Cotia, em 2010 com o nome Sport Club Paulista. O Sport Club Paulista foi o clube que projetou o jogador Grafite para o profissional.
Em 2011, mudou de nome para Cotia Futebol Clube e retornou às atividades profissionais, depois de passar dois anos licenciado da FPF.
No dia 20 de abril de 2011, o Cotia Futebol Clube foi oficialmente apresentado. Na história do município, a Associação Atlética Central Brasileira conquistou dois acessos seguidos em 1988 e 1989, mas encerrou as atividades profissionais em 1993.
O primeiro jogo do Cotia Futebol Clube aconteceu no dia 30 de abril de 2011, na cidade de Sumaré, contra o time da casa, o time cotiano venceu por 3x2, mas o time não fez uma campanha muito boa e foi eliminado na Segunda Fase, com 2 vitórias e 4 derrotas.
Em 2013 , no ano mais díficil da curta história do Cotia FC, o time vive sua maior alegria, o sonhado acesso para a Campeonato Paulista de Futebol de 2014 - Série A3. Mesmo com problemas em seu estádio Euclides de Almeida, tendo que jogar em outras cidades, o time passou tranquilo pela Primeira Fase, com 14 pontos e na segunda colocação. Na temida Segunda Fase para o time cotiano, conseguiu ser um dos quatro melhores terceiros colocado e continuou avançando na competição. Em um grupo muito disputado na Terceira Fase, o time venceu a última partida e chegou na Última Fase ficando em segundo no Grupo 17. O time que começou com dois empates já preocupava a torcida, até que no último jogo do primeiro turno veio a vitória por 2x1, em Assis contra o Assisense, pelo returno, o time conseguiu um empate contra o time de Assis e goleou o time da Inter de Bebedouro por 4x1, selando o histórico acesso para a Série A3 em 2014. Porém ainda tinha o último jogo, contra o Água Santa mas o time perdeu e a classificação não veio, ficando apenas com o acesso.

Estádio Estádio Municipal Euclides de Almeida, conhecido por Euclides de Almeida, é um estádio de futebol localizado na cidade de Cotia, Região Metropolitana deSão Paulo.
O estádio pertence e foi construído em 1985 pela prefeitura municipal de Cotia na altura do quilometro 34 da Rodovia Raposo Tavares e possui um campo de grama natural com dimensões de 106m x 70m.
Apesar de há muitos anos atrás ser a casa da extinta Associação Atlética Central Brasileira, hoje é o Cotia Futebol Clube, equipe que disputa o Campeonato Paulista Série A3 e a IV Copa Ouro pelas categorias Sub-11 e Sub-13, que manda os seus jogos no estádio.
Quando a equipe subiu para a série A3 do Paulistão, a Federação Paulista de Futebol exigiu algumas reformas no estádio, o que mudou sua capacidade máxima para 10.000 torcedores.
Porém, atualmente o estádio encontra-se interditado pela própria Federação Paulista de Futebol desde o dia 29 de abril de 2013 devido a falta do laudo de prevenção e combate de incêndio, além do laudo de segurança.