Pular para o conteúdo principal

Santana Esporte Clube


Fundado por Roberto Maqueles Correia, notável da sociedade local, o time começou a se desenvolver, disputando amistosos enquanto acertava o plantel e a sua estrutura. Disputou o primeiro estadual em 1957, não conseguindo sucesso, campanha semelhante à do ano seguinte. Parecia que o time, que de quebra não estava ganhando muitos adeptos, não iria deslanchar.

Mas o sr. Roberto Correia contratou um técnico conhecido do futebol amador local: André Damas de Clemente, e, segundo suas orientações, comprou certos atletas tirando dinheiro do próprio bolso. Deu certo; o time, com brilhantismo, faturou os estaduais de 1960, 61 e 62. André Clemente era o ídolo da equipe e dos poucos torcedores, mas Roberto Correia faleceu, vitimado por uma parada cardíaca, e o sucessor dele na presidência do time (não se sabe o nome) despediu Clemente.
Após um fracasso retumbante em 1963, elementos do antigo time vencedor, dispensados pelo presidente, foram contratados, e a situação melhorou no ano seguinte. Só com a volta triunfal de André Clemente o time se sagrou de novo campeão. O Santana, inexplicavelmente, começou a apresentar problemas financeiros, e em 66 o time passou por forte crise, inclusive sendo destituído o presidente sob acusações de desvio do dinheiro do clube.
Sob a presidência do filho de Roberto Correia, Marcos Correia, o time aos poucos se reestruturou e venceu o estadual de 1968. Após a conquista, André Clemente recebeu boas propostas de fora do estado e saiu de Santana. Nos três anos seguintes a equipe fez campanhas razoáveis, e terminou levando o sexto estadual. Mais um período de campanhas razoáveis, e então, em 1977, Marcos Correia desistiu do cargo e passou o bastão para Rogério Moura, que se mostrou inapto ao cargo, levando o time à ruína.
Rogério, desesperado com o que parecia ser o fim da linha para o Santana, empregou as últimas verbas na contratação de um técnico bom, contando com atletas oriundos do esporte amador, ou que nunca tinham jogado antes. Melhorou a campanha, e fez algum esforço para contratar mais jogadores. Deixou o time numa situação razoável em 1981, quando voltou Marcos Correia. Este fez a equipe decolar de novo, e ganhou o último estadual da sua história, em 85. Após participar das duas únicas edições da Liga Independente do Norte, o clube terminou fechando, já que, segundo Marcos, não tinha futuro, pois não possuía estrutura ou torcida, e dinheiro sempre foi problema.

Após anos na penúria, o Santana Esporte Clube (AP) está de volta ao futebol profissional e marcará presença no campeonato amapaense de 2009.
Voltou disputando um amistoso contra o Paysandu . Esta partida marcou a volta após quase 20 anos do SANTANA ESPORTE CLUBE ao futebol profissional amapaense. Apesar da derrota por 2 a 1, a festa entre seus torcedores foi grande. Realiza excelente campanha, disputando a final da primeira fase.

Títulos

Campeonato Amapaense: 7 vezes (1960, 1961, 1962, 1965, 1968, 1972 e 1985).

Estádio
Estádio Municipal de Santana é um estádio de futebol de Santana (Amapá) que atende ao Santana Esporte Clube. Sua capacidade é de 3 mil pessoas.

Apelido Canário Milionário


Mascote Canário

Site
http://blogdosantanaesporteclube.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Valeriodoce Esporte Clube

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube. Fundado no dia 22 de novembro de 1942, o Valério tem como principais títulos a conquista do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão (1965), duas vezes do Torneio Início (1962 e 1969) e um título de campeão mineiro do interior (1971). O clube chegou a disputar as Séries B (em  1988   e   1989 ) e C (em   1994   e   1995 ) do   Campeonato Brasileiro de Futebol . Campeão Mineiro ...