Pular para o conteúdo principal

Canto do Rio Football Club


O Canto do Rio Football Club foi fundado em 14 de Novembro de 1913 por quatro garotos, entre 10 e 11 anos, para a prática de futebol infantil. Logo o clube cresceu e começou a participar do campeonato niteoiense de futebol, do qual foi campeão em 1921 e 1933.
As cores escolhidas para o clube foram o azul e o branco. A bandeira toda azul com o escudo no centro. É importante esclarecer que o azul do Canto do Rio é um azul-turquesa, forte e vibrante.
Seu primeiro uniforme: camisa azul-turquesa e calções brancos. O clube mudou nos anos 40 para camisa listrada na vertical em azul e branco. Desde então, o clube reveza entre esses dois uniformes.
O apelido do clube era “Cantusca”, e não possuía mascote oficial. Ainda que nas charges da época, o clube fosse simbolizado por um “bebê”.
Em 1941, com a inauguração do Estádio Caio Martins, foi iniciada uma campanha liderada pelo Governador Amaral Peixoto com o fim de incluir um clube niteroiense no campeonato carioca, imitando a experiência do Santos no campeonato paulista. O escolhido foi o Canto do Rio, então o mais elitizado e bem-estruturado clube da cidade. O clube estreou no campeonato carioca em 1941, e nele ficou até 1964.
Ao contrário do que muitos imaginam, o Canto do Rio NÃO era o mais forte da cidade. Ypiranga e Fluminense (e mais tarde o Fonseca) dominavam o campeonato de Niterói. Até então o clube só possuia dois campeonatos da cidade. As razões para a escolha do clube foram a estrutura e (aparentemente) os laços afetivos do governador com o clube.

Mesmo enquanto disputava o campeonato carioca, o clube disputou paralelamente o campeonato de Niterói, vencido novamente apenas em 1945.
Em 1964 o clube enfrentava o Fluminense (o do Rio) no Caio Martins. Por causa de uma arbitragem equivocada, que prejudicou o clube, seus jogadores promoveram uma confusão no estádio, que se estendeu às torcidas. O clube foi punido, e no ano seguinte se afastou do campeonato.
Desde a fusão da guanabara com o Rio de Janeiro o Cantusca se alterna entre fases em que disputa divisões inferiores e fases em que o clube não disputa competição nenhuma. Para 2007, a diretoria anunciou o ingresso do clube na terceirona. vamos ver se acontece mesmo.
Seu único título no na cidade do Rio de Janeiro foi o Torneio Início de 1953. Sua melhor campanha no campeonato carioca: 6º lugar, em 1944.
Disputou a terceira divisão em 2009.


Hino


O hino do clube foi composto por Lamartine Babo. Alguns historiadores afirmam que o hino é também uma homenagem a um amor da época, a tal morena niteroiense que torcia pro Cantusca.

Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e faz cena
E causa arrepio
Queimada da praia
Na hora do jogo
Ela desmaia e pega fogo (oi!)
Aquela morena
Do Canto do Rio
Que torce e se agita
Garota bonita
Basta o club empatar
Ela chora que dói
Foge de Nictheroy
No estádio formoso
De Caio Martins
Há dias de gozo
Foguetes, clarins
De noite e de dia
A turma sorri
Enche de alegria
Icarahy (oi!)

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância