Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube Cruzeiro

Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro despontou durante décadas como a terceira força do futebol gaúcho. Considerado um dos clubes mais simpáticos da Capital gaúcha, o Cruzeiro destacou-se sobremaneira na prática do esporte amador, principalmente no basquete e no atletismo.

Campeão em 1918, 1921 e 1929, o Esporte Clube Cruzeiro desfrutou sempre de elevado conceito, sendo por isso mesmo considerado pela dupla Gre-Nal como um dos seus adversários mais perigosos.
Além de ser reconhecido durante décadas como a terceira força esportiva do Estado, o Cruzeiro sempre se caracterizou por crescer contra os clube grandes, tornando-se para estes um adversário temido e respeitado. Sua história está ligada à própria vida do futebol no Rio Grande do Sul.
Ao longo de seus 90 anos de existência, sempre despontou como um pioneiro. Assim foi em 1914, quando criou as categorias inferiores(infanto-juvenil e juvenil), os filhotes. E não demorou muito tempo para sugerir à presidência da Liga de Futebol Porto-alegrense que fosse organizado um campeonato só para meninos, lançando a idéia de que fosse organizado um campeonato só para meninos lançando a idéia de que fosse fundada a Liga Infantil de Futebol.
Foi também o Cruzeiro que em 1917 propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos, a exemplo do que já ocorria em São Paulo e Buenos Aires. Mais tarde, na temporada de 1941, tornou-se o primeiro clube gaúcho a contratar um técnico estrangeiro, o húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla Flamini e Lombardini.
Ainda em 1941, o clube assinalava mais um grande feito ao inaugurar o Estádio da Montanha, considerado na época como um dos mais completos e modernos do País. Com a inauguração do novo estádio, na “Colina melancólica”, o Cruzeiro foi tomando vulto, foi se engrandecendo a aumentando ainda mais a sua galeria de glórias.

Este espírito pioneiro se fez sentir também em 1953, quando fez a sua primeira excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo, a viajar tão longe. Além de um saldo positivo de vitórias, trouxeram na bagagem um grande feito: o de terem empatado com o Real Madri, na época penta campeão europeu e considerado o melhor time do mundo, em seu próprio estádio.
A excursão serviu para consolidar o seu prestígio no estrangeiro, prova disso é que em 1960 o Cruzeiro voltava à Europa para uma nova gira. Pelo êxito, esta excursão não ficou nada a dever à primeira e, na volta, os estrelados traziam para o Brasil o título de Campeões do Torneio de Páscoa de Berlim, considerado um dos mais importantes da época.. Basta dizer, que afora o Cruzeiro, apenas um clube estrangeiro conseguiu tira-los dos alemães. Este clube foi justamente o Real Madri.

Mas o time alvi-azul brilhou também na Argentina, em 1961, quando após exitosa campanha trazia para o Brasil o título de Campeão do 1° Torneio Internacional de Páscoa de Mar Del Plata.
Mas, as glórias do chamado Clube dos 18 não se limitaram apenas ao futebol, já que o Cruzeiro despontou durante décadas como a maior força do atletismo gaúcho, além de se destacar sobremaneira na prática do voleibol e principalmente do basquete, onde despontou como o maior clube do Rio Grande do Sul, alcançando, inclusive o título de octacampeão gaúcho.
Ainda na área do futebol, que tanto lhe deve e ao qual muito contribuiu ao longo de sua existência, o Cruzeiro,que havia conquistado os títulos da cidade de 1918 e 1921 e de campeão estadual em 1929, com um time formado na quase totalidade por alunos universitários e estudantes da Escola Militar de Porto Alegre, sagrou-se também o grande Campeão da Taça Farroupilha, certame realizado para assinalar o centenário da Revolução Farroupilha.

Confirmando a sua fama de pioneiro, o Esporte Clube Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, Ásia e Oriente Médio, abrindo o mercado internacional para os demais clubes do Rio Grande do Sul, entre os quais a dupla Gre-Nal.


Na primeira excursão, realizada de 24 de novembro de 1953 a 29 de janeiro de 1954 foram visitados seis países(Espanha, França, Itália, Suíça, Israel e Turquia). Foram disputadas 15 partidas, com sete vitórias estreladas, contra três derrotas e cinco empates.
Lance do famoso confronto contra o Real Madrid no Santiago Bernabeu
De 25 de março a junho de 1960, o Cruzeiro retornou à Europa e Ásia para cumprir nova excursão. O treinador era Carlos Froner e a equipe estrelada visitou 11 países (Bulgária, Áustria,Iugoslávia,Alemanha, Bélgica,Espanha,França, Tchecolosváquia,Suécia, Dinamarca e Holanda). Nesta segunda excursão o Cruzeiro disputou 24 partidas, alcançando 11 vitórias, seis empates e sete derrotas.


Para que se tenha uma idéia do sucesso alcançado pelo Esporte Clube Cruzeiro na segunda excursão realizada à Europa e à Ásia, basta que se reproduza parte da correspondência enviada pelos dirigentes do Randers FC, da Dinamarca à Diretoria do Esporte Clube Cruzeiro.
Equipe é recepcionada com festa no seu retorno
Em longa carta endereçada aos estrelados, os dirigentes do Randers, que havia sido derrotado pelo Cruzeiro por 2 x 0, afirmam que o guardam grandes recordações de sua estada lá. Elogiam a disciplina dos atletas e esperam que um dia o Cruzeiro retorne a sua terra.
Juntamente com a sua carta, o clube dinamarquês mandou uma flâmula, dois anéis (um de brilhante), avaliado na época em 50 cruzeiros (dinheiro brasileiro)... e mais dinheiro da Dinamarca. Mandaram também uma carteira para dinheiro.


Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em 1970.


A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção de um cemitério (batizado com o nome do Papa João XXIII e localizado próximo ao Estádio Olímpico Monumental, do Grêmio, no bairro Medianeira). O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.
Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão (na Avenida Protásio Alves, bairro Protásio Alves), seu estádio atual, inaugurado em abril de 1977. Em 1979 o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.


Em 2008, o Cruzeiro disputa duas competições: a Segunda Divisão Gaúcha e a Copa FGF. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da Capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos 14 a serem disputados, ficando na lanterna da chave e adiando por mais um ano a subida de divisão. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo Internacional por 3-2 no placar agregado (2-0 e 0-3). Na Copa Lupi Martins, o Cruzeiro conseguiu se classificar à segunda fase, fazendo 20 pontos em 16 jogos e ficando em quinto do grupo; nas oitavas de final, entretanto, foi eliminado pelo Novo Hamburgo, com o placar agregado de 4-1 (1-1, 3-1).

Títulos



Taça Governador do Estado: 1970


Campeonato Gaúcho: 1929.
Campeonato Citadino de Porto Alegre: 3 vezes — 1918, 1921 e 1929.

Torneio Triangular de Porto Alegre: 1943.
Taça Cidade de Porto Alegre:*** 1947.
Torneio Extra da Cidade de Porto Alegre:*** 1943.
Torneio da Páscoa de Berlim - Alemanha:*** 1960.
Torneio Internacional de Mar del Plata:*** 1961.
Torneio Início de Porto Alegre: 3 vezes






Hino




Salve glorioso Cruzeiro
Unidos no ardor e na fé
Cinqënta anos passaram
E o Cruzeiro Continua de pé
De pé
De bandeira na mão
Disciplina, unidade,
Eis o seu galardão.
Salve pavilhão estrelado
Tremulando ao vento
Seu glorioso passado




Estádio




Estádio Estrelão


Ele tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, sendo que a média atual de público é de 200 a 300 pessoas por jogo.




Reformas atuais



No ano de 2007, o Estádio Estrelão passou por reformas. A maior parte do dinheiro para estas melhorias veio da porcentagem da venda de Rafael Sobis do Internacional ao Betis, da Espanha, porque o Cruzeiro foi o clube formador do jogador e teve direito de receber 5% do valor da transferência. Por isso a equipe não jogou a maioria dos seus jogos no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão daquele ano em seu estádio, mandando a maioria das partidas no Estádio Cristo Rei, pertencente ao Aimoré da cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dentre as melhorias, a mais importante foi no gramado, que foi completamente remodelado.




O Estádio Estrelão foi inaugurado no dia 3 de abril de 1977, na partida pelo Campeonato Gaúcho do referido ano contra a equipe do Pelotas. A partida acabou em 0 a 0. O Estádio da Montanha, localizado no bairro Azenha, muito próximo ao Estádio Olímpico, em Porto Alegre, antigo reduto cruzeirista, havia sido vendido anos antes, em 1970, e em seu lugar foi construído o Cemitério Ecumênico João XXIII.
No dia 6 de abril do mesmo ano, o Cruzeiro inaugurou os refletores do estádio, em um empate contra o Santa Cruz.

O estádio também presenciou importantes vitórias, como contra o Atlético de Carazinho, que garantiu o clube no octogonal final do Campeonato Gaúcho de 1977.


História




O Estádio da Montanha era situado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Tinha como proprietário o Cruzeiro, uma das equipes mais tradicionais de Porto Alegre e do futebol brasileiro.



Público recorde e inauguração : 20.000 pessoas (16 de março de 1941)Cruzeiro 1x0 São Paulo


O clube vendeu o Estádio da Montanha para a construção do Cemitério Ecumênico João XXIII, localizado próximo ao Estádio Olímpico do Grêmio, no bairro Medianeira.
O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.



Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância