Pular para o conteúdo principal

Club Estudiantes de La Plata

Um dos times mais tradicionais do futebol sul-americano. Esse é o Estudiantes de La Plata. Localizado em Buenos Aires, capital da Argentina, o clube foi fundado no dia 4 de agosto de 1905. Seu surgimento se deu após uma briga entre os associados do Gimnasia de La Plata, seu principal rival.
A desavença ocorreu devido à insatisfação dos integrantes do clube com a falta de um espaço reservado para o futebol. O inglês Tomás Shendden foi o responsável por comandar o movimento que culminou na fundação do Clube Atlético Estudiantes. O nome escolhido é uma referência aos 20 criadores do time, à época todos estudantes.
Em seu início, apenas jogadores com estudos eram aceitos na agremiação. Um ano depois de sua fundação, o Pincha, como é apelidado o Estudiantes, se inscreveu junto a Federação Argentina de Futebol (em espanhol) e passou a disputar os torneios nacionais amadores.
O começo da trajetória da equipe foi meteórico. Com apenas seis anos de existência, o clube chegou à primeira divisão do Campeonato Argentino. A decisão que marcou essa ida para a elite foi contra o Independiente, vencida por 3 a 0.
Assim como no seu início, o Estudiantes teve um desempenho impressionante na principal competição nacional. Já em 1913, o Pincha, com uma campanha sensacional levantou a taça da primeira divisão. A campanha ficou marcada pelo belo desempenho: 14 vitórias em 18 partidas.
Na estréia da era profissional na Argentina, o Pincha atingiu um recorde histórico, em 1931. Ficou com a marca de ataque mais positivo da competição nacional, com 103 gols marcados. Porém, a efetividade não levou o time ao título, terminando o torneio daquele ano na terceira colocação, seis pontos a menos que o campeão Boca Juniors.
Em 1946, o Pincha voltou a conquistar um título no cenário nacional. Após derrotar o mesmo Boca Juniors na final, levantou a taça da Copa de la República. O primeiro jogo terminou empatado por 4 a 4. Já o segundo foi vencido pelo Estudiantes por 1 a 0, com gol anotado por Manuel Peregrina, maior artilheiro da história da agremiação.
Já o ano de 1953 foi muito triste para a torcida do clube. A campanha na temporada ficou marcada pelo primeiro rebaixamento da história do Estudiantes. Porém, logo em 1954, a equipe retornou para a elite.
Uma campanha ruim aconteceria novamente em 1963, quando o time teria que jogar uma partida para decidir o rebaixamento com o Lanús. Porém, uma virada de mesa suspendeu o descenso por três anos. Após a decisão da Federação Argentina, a direção do Estudiantes fez grande investimento nas categorias de base, que deu resultado alguns anos depois.
O início da época gloriosa do Pincha aconteceu em 1967. O time ganhou o Campeonato Metropolitano, quebrando uma hegemonia dos cincos grandes clubes do futebol argentino: Independiente, Racing, Boca Juniors, San Lorenzo e River Plate. A grande decisão foi diante do Racing, e o Estudiantes venceu com direito a gol de bicicleta de Verón.

Mas o clube ficaria internacionalmente conhecido nos próximos três anos. Em 1968, a equipe disputou a Copa Libertadores e chegou a grande decisão contra o Palmeiras. As finais foram realizadas em três partidas. A primeira, na Argentina, terminou com o placar de 2 a 1 para o time da casa. A segunda, no Brasil, 3 a 1 para o Alviverde paulista. Já o último e decisivo confronto acabou sendo vencido pelo Pinca, 2 a 0. Assim, a agremiação ganhou o principal torneio da América do Sul.
No fim daquela mesma temporada, o Estudiantes disputou o Mundial Interclubes contra o Manchester United, campeão da Europa. A primeira partida foi no estádio de La Bombonera e acabou 1 a 0 para o time mandante. A volta aconteceu na Inglaterra e, com 1 a 1 no placar, o clube da Argentina sagrou-se como campeão.
O título Sul-Americano seria repetido novamente nos anos de 1969 e 1970, porém a equipe não obteve o mesmo sucesso no torneio intercontinental.
Após a gloriosa era no fim da década de 60, o Estudiantes ficou muito tempo afastado das grandes conquistas, voltando a ser campeão do Campeonato Argentino somente em 1983.
A seca depois do título foi novamente grande, mas em 2006 o clube ganhou o Torneio Apertura de um modo sensacional. O time comandado por Diego Simeone chegou a dez vitórias consecutivas e, ao término da competição, com o mesmo número de pontos do Boca. Uma final entre as duas equipes foi marcada e o Pincha venceu por 2 a 1, garantindo assim sua última conquista.

Títulos

Taça Intercontinental: 1968
Copa Interamericana: 1969
Copa Libertadores da América: 1968, 1969, 1970, 2009
Campeonato Argentino: 1913, 1967 (Metropolitano), 1982 (Metropolitano), 1983 (Nacional), 2006 (Apertura), 2010 (Apertura)).
Campeonato Argentino 2ª Divisão: 1911, 1954, 1995

Estádios

O Estádio Ciudad de La Plata, principal palco da Copa América 2011, que será realizada na Argentina, foi reinaugurado na noite desta quinta-feira, em um cerimônia que contou com a presença da presidente argentina, Cristina Kirchner, e dirigentes de futebol.

Fruto de um longo projeto e inaugurado parcialmente em 2003, o Estadio Ciudad de La Plata, também conhecido como Único, ficou pouco mais de um ano fechado para que a conclusão das obras, principalmente para a implementação da cobertura e do telão no meio do campo, e teve um custo total de aproximadamente 216 milhões de dólares.

Utilizado pelo Estudiantes de La Plata e Gimnasia y Esgrima La Plata, o estádio municipal terá capacidade para abrigar cerca de 50 mil torcedores, separados em 10 setores e com um estacionamento próprio com capacidade para 5,5 mil veículos, que deve ser ampliado nos próximos meses.
 
O Estadio Jorge Luis Hirschi era um estádio de futebol localizado na cidade de La Plata, na Argentina.
Inaugurado no Natal de 1907, era o estádio do Club Estudiantes de La Plata. Tinha capacidade para 23.000 torcedores.
Em 2005 o estádio foi demolido e em seu lugar está sendo construído um novo estádio para o clube, batizado de Tierra de Campiones (Terra de Campeões em espanhol).
A previsão do clube é utilizar o novo estádio em 80% do jogos como mandante, utilizando o Estádio Ciudad de La Plata apenas para jogos importantes.

Alcunhas Pincha ; Pincharratas


Mascote
A mascote do Estudiantes é um leão, utilizado para promoções realizadas pelo clube. Sempre está presente nas partidas do time, quando atua no estádio Jorge Luis Hirschi, e fica balançando a bandeira do Pincha antes da entrada dos jogadores no gramado.

Site
http://www.clubestudianteslp.com.ar

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç