Pular para o conteúdo principal

Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba

Em 1921, um grupo de amigos se reuniu em um bar da região e decidiu fundar o time, que recebeu o nome da cidade. Os primeiros esportes do clube foram o boxe, o xadrez, o levantamento de peso, e claro, o futebol. Um ano depois da fundação, o clube se juntou à Liga Mendocina de Fútbol, conseguindo o acesso à primeira divisão logo na primeira temporada.
Os primeiros tempos de clube mostraram um time bastante forte no cenário local, brilhando também em excursões pelo país. Em 1923, a equipe inaugurou seu primeiro estádio, em um empate em 4 a 4 com a equipe do Palmira.

O estranho nome do Godoy Cruz surgiu em 1933, quando o time se fundiu ao Club Deportivo Bodega Antonio Tomba. A fusão, que serviu para fortalecer o clube perante o futebol da região, ajudou a tornar o clube conhecido como “o Tomba”, e seus torcedores como “bodegueros”. Como a localização do estádio era próxima da ferrovia, o clube também receberia o apelido de “Expresso”
Os anos 40 e 50 testemunharam o melhor período do clube antes da fase atual. O Tomba conquistou cinco títulos do campeonato de Mendoza (1944, 1947, 1950, 1951 e 1954), além de fortalecer sua rivalidade com o Andes Talleres. Depois desta época, o time voltou a conquistar o regional em 1968.
Em 1959, o clube inaugurou o estádio Nuevo, também conhecido como La Bodega. Em 1986, o campo mudou de nome para Feliciano Gambarte, dirigente mais importante da equipe no passado. No entanto, desde 2008, o Godoy Cruz vem usando o Malvinas Argentinas, maior estádio da província e que sediou partidas da Copa do Mundo de 1978.

Em 1974, a equipe fez sua estreia no Torneio Nacional, que reunia times das ligas regionais mais os componentes da primeira divisão argentina. Depois, passaria por diversas divisões menores do país. Nesta época, a glória máxima do Godoy Cruz foi o Troféu do Interior, competição hoje extinta, em 1994.
O título lhe rendeu o acesso à Primeira B Nacional, a segunda divisão argentina, onde passou vários anos brigando até o ano de 2005, quando foi campeão do Apertura. Com o título, teve de brigar pelo acesso com o campeão do Clausura do ano seguinte, o Nueva Chicago. Os Bodegueros passaram pelo adversário e, pela primeira vez, integrariam a elite do futebol portenho.
No entanto, em 2007, acabou sendo rebaixado, após uma derrota para Huracán. O revés seria temporário, já que em 2008, conquistou o vice-campeonato da Nacional B e retornou à primeira divisão.

O Apertura de 2008 lhe rendeu um 12º lugar, que ajudou a equipe a escapar do rebaixamento através do promedio. No torneio seguinte, o Clausura 2009, encerrou a competição em nono, mas acabou tendo má campanha no Apertura do mesmo ano.
Depois das passagens de Diego Cocca, Daniel Oldrá e Enzo Trossero, o Tomba resolveu apostar em Omar “Turco” Asad para ser treinador. O campeão da Libertadores de 1994 pelo Vélez Sarsfield foi o toque que faltava para o time de Mendoza subir na tabela, atualmente disputando o título do Clausura, e quem sabe, até disputar futuramente a Libertadores.
Em 2010, o Tomba foi a grande sensação do futebol argentino, principalmente pelo seu belo futebol apresentado. Fez a terceira melhor campanha, ficando atrás apenas do Estudiantes e Vélez Sarsfield, e teve um dos melhores jogadores, o meia David Ramírez.
Foram 89 anos de espera, um belo ano e, enfim, o Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba, da cidade de Mendoza, fez sua estréia na Taça Libertadores da América. No estádio Malvinas Argentinas, palco da Copa de 78, a equipe recebeu a LDU, muitas vezes fantasma dos argentinos, e venceu por 2 a 1, para a alegria de seus torcedores que lotaram o estádio.

Estádio

O Estádio Feliciano Gambarte está localizado em Godoy Cruz, Mendoza. É de propriedade do Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba, apesar deste atualmente mandar seus jogos no Estádio Malvinas Argentinas.
Capacidade 14.000 pessoas
Inauguração 3 de outubro de 1959

O Estádio Malvinas Argentinas é de propriedade estatal. .Mendoza possui um estádio de futebol que foi erguido para a Copa do Mundo de 1978, pois a Argentina necessitava de mais estádios para atender as exigências da de um evento tão grandioso como este, foi então que este estádio foi construído em 1976 e inaugurado em 14 de Maio de 1978, com um jogo entre as equipes de Mendoza e San Rafael, na época o estádio levava o nome de Estádio Ciudad de Mendoza.
Capacidade 40.268 pessoas
Inauguração 14 de maio de 1978

Alcunhas O Expresso, Tomba, Bodeguero

Site
http://www.clubgodoycruz.com.ar

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e