Pular para o conteúdo principal

Leixões Sport Club

Em 1902, Durval Martins, um português que estudava na Inglaterra, chegou a Leixões, onde passava as férias. Ele levou uma bola de borracha com capa de couro, objeto então desconhecido na região, pois o futebol ainda engatinhava ao redor do mundo. Depois das explicações de como o esporte funcionava, um grupo de jovens se uniu e criou uma agremiação chamada Leixões Foot-ballers.

Mas o Leixões Sport Club, como é hoje, só foi surgir em 1907, quando três grupos de Matosinhos, cidade-sede do clube, resolveram se fundir. O Tennis Prado, o Tennis de Matosinhos e o Leixões Foot-ballers deram origem à nova agremiação. Para comemorar o acordo, foi disputado um jogo comemorativo contra o Porto.

O Leixões começou a disputa do Campeonato Português na segunda divisão, em 1936/1937. Logo no seu primeiro ano, conseguiu o acesso à elite, mas não resistiu e caiu novamente, para voltar apenas em 1942/1943. Depois disso, uma era de obscuridade: 16 temporadas nos escalões inferiores.

Em 1958/1959, o Leixões finalmente conseguiu subir para a primeira divisão novamente. Desta vez, se manteve no escalão principal do futebol português. Dois anos depois, em 1960/1961, o clube conquistou seu único título de expressão na história: a Copa de Portugal, com uma vitória sobre o Porto na final.

Dois anos depois, o time conseguiu sua melhor classificação na história do Campeonato Português, um quinto lugar. O Leixões ficou, então, até 1977 na elite da competição, mas não resistiu e acabou caindo. Depois, permaneceu na segunda divisão até 1988, quando finalmente voltou ao escalão superior.

O retorno só durou uma temporada. Com um 19° lugar em 1989, o Leixões voltou a ser rebaixado. Além de não conseguir subir, um novo pesadelo: em 1993/1994, o time desceu para a terceira divisão portuguesa.

Foi só em 2003 que o Leixões conseguiu o acesso à segunda divisão. Depois de subir, a equipe ainda teve de disputar quatro temporada neste nível antes de finalmente voltar à elite, sendo campeão da segunda divisão em 2006/2007. A temporada 2007/2008 foi a primeira que o Leixões disputou a primeira divisão desde 1988/1989.

Títulos

Copa de Portugal 1960/61 
II Liga/Liga de Honra  2006/07

Estádio

O Estádio do Mar é o estádio de futebol onde habitualmente joga o Leixões e localiza-se em Matosinhos. Foi inaugurado em 1950 e pode contar com 9.500 espectadores.









Hino

Ó meu Leixões
nobre aguerrido
ó meu Leixões
de peito erguido
sempre na luta
por um ideal
és no desporto
franco e leal
Coro
Quando o Leixões
entra a jogar
os corações a palpitar
dentro de nós
tem tal ardor
que a nossa voz
toma calor
Coro
Avante Leixões
ser do desporto é lutar
nada de ilusões
só aspirações
homem do mar
herói do altaneiro
lutar e vencer
voltar e ver
virás a ser um timoneiro
Como bom matosinhense
fico feliz e contente
ao ver o Leixões jogar
nunca ninguém esmorece
pois o jogo acontece
ter de perder ou ganhar
Leixões, Leixões, Leixões
Vamos gritar para
animar o desafio
Leixões, Leixões, Leixões
tens de vencer
tens de manter esse teu brio
Leixões, Leixões, Leixões
Coro
A cidade de matosinhos
tão cheia de pergaminhos
tem orgulho e tem valor
no seu grupo tão vareiro
na cidade és o primeiro
e para nós sempre o melhor
Leixões, Leixões, Leixões
Coro

Mascote

A mascote do Leixões é um garoto loiro com uma chupeta na boca. Ele se veste com as cores do time e invariavelmente está com uma bola em dias de jogos da equipe. O objetivo é criar simpatia com as crianças e, com isso, aumentar o número de torcedores.

Apelido: Os Bebês ou Heróis do Mar




Site
http://www.leixoessc.pt/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.