Pular para o conteúdo principal

Clube de Futebol Estrela da Amadora

O C­lube Futebol Estrela da Amadora foi criado no dia 22 de janeiro de 1932. Atualmente, a agremiação possui 6.500 sócios. É curioso notar que um dos orgulhos da instituição é ter torcedores exclusivos, ou seja, que apóiam apenas o Estrela. Isso porque, como é dito no site do clube, a maioria dos fãs dos times menores de Portugal também torcem para uma equipe grande ao mesmo tempo.

Apesar de ter sido fundado na década de 1930, o Estrela nunca teve grande destaque no cenário nacional. Como o próximo site oficial sugere, eles não se consideram uma grande equipe. O time passou quase o século XX inteiro nas divisões inferiores do Campeonato Português, até a temporada 1987/1988, quando conseguiu acesso à elite pela primeira vez.

A maior glória da história do clube veio em 1989/1990. O time venceu a Taça de Portugal, único título de expressão dos seus 75 anos de existência. Depois de algumas campanhas razoáveis na primeira divisão, mas nunca conseguindo nada além de um oitavo lugar, o Estrela terminou a temporada 1990/1991 em 18° e foi rebaixado para a segunda divisão.

Então, o clube fez uma campanha brilhante no segundo escalão do futebol português e foi campeão, recuperando a vaga na elite. A partir daí, a equipe não caiu mais durante toda a década de 1990 e alternou campanhas razoáveis com medíocres. Em 1997/1998, o Estrela terminou o campeonato em sétimo lugar, a melhor classificação conseguida até hoje.

O início dos anos 2000 não foi positivo para a agremiação que, depois de um oitavo lugar em 1999/2000, ficou em 18° em 2000/2001 e acabou rebaixada novamente. Mais uma vez, não passou mais de duas temporadas no escalão inferior, conseguindo a promoção em 2002/2003.

Desta vez, o clube não alcançou tanto sucesso e voltou a cair depois de apenas uma temporada na primeira divisão, novamente com um 18° lugar. Em 2004/2005, o time fez sua segunda melhor campanha na Taça de Portugal, alcançando às semifinais da competição. No mesmo ano, o Estrela conseguiu o acesso à divisão principal do futebol português.

Nas últimas duas temporadas, o time conseguiu desempenhos razoáveis na elite portuguesa. Em 2005/2006, terminou o campeonato em nono. No ano seguinte, ficou em décimo lugar na classificação.
Na época 2008/2009, embora tenha conseguido a permanência dentro das 4 linhas, ficando num confortável 11º lugar (despromovidos seriam "Os Belenenses" e o Trofense), foi despromovido no lugar dos Belenenses, por motivos financeiros. Esta época foi o inicio de uma grave crise financeira no clube tricolor. Dívidas a fornecedores, funcionários, jogadores, fisco, segurança social, etc. Nesta época, o Sindicato dos Jogadores Profissionais ainda apoiou o clube com 1 mês de salário, não sendo o suficiente para a recuperação do mesmo. A despromoção foi automática para a 2ª Divisão Nacional (equivalente ao 3º escalão do futebol português), pois foram proibidos de participar em provas profissionais (1ª e 2ª liga).
Na época 2009/2010, o Estrela da Amadora começou com o treinador António Veloso (antiga estrela do Benfica e selecção Nacional, e pai do jogador Miguel Veloso). Os resultados não foram os esperados e logo após 2 jornadas, houve chicotada psicológica, sendo substituido por Jorge Paixão, treinador habituado a clubes de pequenas dimensões. Na 1ª eliminatória da Taça de Portugal, o Estrela da Amadora ainda eliminou o Mafra, mas foi desclassificado e atribuida a derrota, pois não tinha pago as inscrições dos jogadores à Federação.
O Estrela vivia a pior fase da sua existência. Vivia de jogadores ex-juniores e de emprestados (principalmente do Sp. Braga e Belenenses). A partir da 3ª jornada, surgiram resultados, chegando ao topo da classificação, vencendo por exemplo, 4-1 ao Atlético Clube de Portugal (um dos principais candidatos à subida). Mas infelizmente recomeçaram os graves problemas financeiros. Salários em atraso, Greve dos trabalhadores, falta de tratamento médico, do relvado, do autocarro, etc. Recomeçaram as ameaças de greve dos jogadores e as rescisões, começando uma queda-livre na classificação. O Estrela da Amadora terminou a época em 10º lugar, tendo os seus pontos sido em larga maioria conquistados na 1ª volta.
Para a época 2010/2011, continua-se à data, na expectativa de se participar na 2ª Divisão, se recomeça na 2ª divisão distrital como SAD, ou se acaba com o futebol sénior.

Títulos

Taça de Portugal: 1989/1990
Campeonato Nacional da II Divisão (ou Liga de Honra): 1987/1988; 1992/1993
Campeonato Nacional da III Divisão: 1982/1983


Estádio

O Estádio José Gomes é um estádio de futebol português, localizado na cidade da Amadora, mais precisamente na freguesia da Reboleira, daí também ser conhecido por Estádio da Reboleira. É a casa do Estrela da Amadora, e tem uma capacidade de cerca de 11,635 espectadores.

Apelido: Tricolor ; Estrela ; Turma da Reboleira


Site 

http://www.cfeamadora.net

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.