O Barcelona Esportivo Capela foi criado no dia 20 de janeiro de 2004, no bairro da Capela do Socorro, em São Paulo. A inspiração para seu surgimento, porém, não está apenas no xará famoso da Espanha, e sim em outro clube do bairro, a Sociedade Esportiva Barcelona – esta, sim, fundada em 1999, com base nas cores e no distintivo do clube espanhol.
Na fundação, porém, o novo clube da Capela do Socorro não inspirou seu distintivo no gigante catalão, como fez seu irmão mais velho. Desde sua origem, o clube já utilizava um distintivo cortado por uma faixa branca que continha o nome do time: Barcelona. Abaixo desta faixa, quatro listras verticais vermelhas; acima, uma bola de futebol amarela.
As cores do Barça, entretanto, serviram de inspiração para o clube paulistano, que estreou no futebol profissional com camisas e calções azuis e meias vermelhas. Na camisa e no calção, há uma listra vertical vermelha, colocada ao lado esquerdo do fardamento e limitada por duas finas faixas amarelas. Porém, em sua primeira competição oficial, o clube não repetiu o sucesso do primo rico da Espanha, parando ainda na primeira fase da extinta Série B-2 do Campeonato Paulista.
Com dificuldades financeiras, o clube decidiu deixar o estádio Capelão para jogar em Ibiúna, município vizinho da capital, após uma tentativa frustrada de um acordo com a cidade de Atibaia. Então, em 2005, o clube estreou na reformulada Série B do Paulistão, jogando em uma nova cidade, com uma pequena mudança no distintivo – que passou a contar com o nome da casa nova. A mudança, porém, não trouxe melhor sorte à equipe, lanterna de seu grupo na Segunda Divisão daquele ano.
Nos anos seguintes, o Barcelona chegou a alterar algumas vezes seu uniforme, vestindo-se com uma camisa listrada (semelhante ao do Barcelona catalão) e até mesmo tirando a faixa da camisa. Sem obter sucesso, o clube encerrou a parceria com Ibiúna em 2007, afastando-se de competições em 2008. Retornou em 2009 – agora, com o distintivo reformulado, sem o nome da antiga cidade, mas não passou da primeira fase da Segundona.
Estádio
Capacidade 7.000
Mascote
Conhecido pelo seu mascote, que é um Elefante, uma homenagem feita a um dos primeiros torcedores do clube, que usava uma camisa listrada com parte da barriga à mostra, o Barcelona disputa desde sua criação o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.
Sitehttp://www.becfutebol.com.br/