Pular para o conteúdo principal

Rio Claro Futebol Clube

O Rio Claro Futebol Clube foi fundado em 9 de maio, de 1909. A iniciativa foi tomada por quatro homens: Joaquim Arnold, Constantino Carrocine, João Lambach e Bento Estevam de Siqueira, que sonhavam em transformar Rio Claro na capital do futebol.
O Galo Azul, mascote da equipe, acompanha o time desde a sua fundação e é uma marca da rivalidade entre Rio Claro e Velo Clube, a outra agremiação da cidade e que possui um Galo Vermelho como símbolo, sendo o grande rival do Azulão, como também é conhecido o Rio Claro graças à cor azul escura de seu uniforme.

Dos quatro fundadores do clube, três eram ferroviários. Graças a isso, os primeiros jogos mandados pelo clube foram no estádio do Grêmio Cia. Paulista de Estradas de Ferro, campo que existe até hoje em Rio Claro, mas sem as arquibancadas.

O Galo Azul mandou seus jogos no local até o ano de 1931, quando a diretoria do clube construiu um estádio. O campo era bastante moderno para a época em que foi construído, em um terreno cedido pela prefeitura de Rio Claro. E o campo novo deu sorte. Jogando no novo palco, o Rio Claro foi campeão regional por quatro vezes, em 1931, 1935, 1936 e 1937.

Em 28 de janeiro de 1973, nova mudança. Dessa vez para o estádio Augusto Schmidt Filho, onde o Galo Azul manda seus jogos até hoje. Para a inauguração, três jogos foram realizados no mesmo dia.

O primeiro foi entre Rio Claro e Corinthians. O Timão venceu por 2 a 1, com gols de Tião Marino e de Rivelino. Sérgio Moraes anotou o tento para os donos da casa.

A segunda partida foi do mesmo Rio Claro, mas contra o São Paulo. Novo revés. O Tricolor paulista venceu por 1 a 0, gol de pênalti marcado por Pedro Rocha.

A última partida do dia foi o clássico da cidade: Rio Claro contra Velo Clube. Vitória do Galo Azul, que marcou um gol no Velo e não sofreu nenhum. Quem balançou a rede pelo Azulão foi Sérgio Moraes. O público da partida entre Rio Claro e Velo Clube foi o maior dos três jogos.

A história recente do Rio Claro é recheada de acessos. Em 2001, o time disputou a série B-2 do Paulistão e, com o vice campeonato conquistado, subiu para a Série B-1 do campeonato.

Em 2002 veio o segundo acesso seguido. Com o título da Série B-1 conquistado, o Galo Azul disputou a Série A-3 do Campeonato Paulista em 2003, e lá ficou até 2005, quando conseguiu subir para a Série A-2 do Paulistão.

Em 2005, o Rio Claro faturou o vice-campeonato na Copa Federação Paulista de Futebol e conquistou uma vaga para a Série C do Brasileirão.

Em 2006 veio outro acesso. O time do Rio Claro terminou na segunda colocação do grupo 3 da Série A-2 e garantiu o direito de disputar a Série A-1 do Paulistão pela primeira vez em sua longa história.

Infelizmente o Rio Claro não foi bem no Campeonato Paulista de 2008 e, ao lado do Juventus, Rio Preto e Sertãozinho, acabou rebaixado e terá que disputar a série A2 no Paulistão 2009. Retornou a primeira divisão em 2010.

Títulos
Campeonato Paulista Série B-1 : 2002

Hino

Rio Claro Futebol Clube

Meu querido Azulão
Rio Claro Futebol Clube
O Clube do coração
És o clube das duas cores

Arrojado e valoroso
Não receia dissabores
Sorri sempre vitorioso
O teu passado te enobrece

Teu presente é uma glória
No futuro resplandece
O Esplendor de sua história
Em cada cor que fulguras

No teu nobre Pavilhão
És o timbre da Bravura
Que te sagra campeão
O Branco é a disciplina

O Azul a simplicidade
E o clube nos ensina
A ter força de vontade




Mascote

A mascote do Rio Claro Futebol Clube é o Galo Azul. O animal foi adotado como símbolo do clube graças ao mascote do maior rival do Rio Claro, que é o Velo Clube e possui um galo vermelho. Por conta disso, o Rio Claro adotou seu Galo Azul como mascote.

Site

http://www.rioclarofc.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...