Pular para o conteúdo principal

Rio Claro Futebol Clube

O Rio Claro Futebol Clube foi fundado em 9 de maio, de 1909. A iniciativa foi tomada por quatro homens: Joaquim Arnold, Constantino Carrocine, João Lambach e Bento Estevam de Siqueira, que sonhavam em transformar Rio Claro na capital do futebol.
O Galo Azul, mascote da equipe, acompanha o time desde a sua fundação e é uma marca da rivalidade entre Rio Claro e Velo Clube, a outra agremiação da cidade e que possui um Galo Vermelho como símbolo, sendo o grande rival do Azulão, como também é conhecido o Rio Claro graças à cor azul escura de seu uniforme.

Dos quatro fundadores do clube, três eram ferroviários. Graças a isso, os primeiros jogos mandados pelo clube foram no estádio do Grêmio Cia. Paulista de Estradas de Ferro, campo que existe até hoje em Rio Claro, mas sem as arquibancadas.

O Galo Azul mandou seus jogos no local até o ano de 1931, quando a diretoria do clube construiu um estádio. O campo era bastante moderno para a época em que foi construído, em um terreno cedido pela prefeitura de Rio Claro. E o campo novo deu sorte. Jogando no novo palco, o Rio Claro foi campeão regional por quatro vezes, em 1931, 1935, 1936 e 1937.

Em 28 de janeiro de 1973, nova mudança. Dessa vez para o estádio Augusto Schmidt Filho, onde o Galo Azul manda seus jogos até hoje. Para a inauguração, três jogos foram realizados no mesmo dia.

O primeiro foi entre Rio Claro e Corinthians. O Timão venceu por 2 a 1, com gols de Tião Marino e de Rivelino. Sérgio Moraes anotou o tento para os donos da casa.

A segunda partida foi do mesmo Rio Claro, mas contra o São Paulo. Novo revés. O Tricolor paulista venceu por 1 a 0, gol de pênalti marcado por Pedro Rocha.

A última partida do dia foi o clássico da cidade: Rio Claro contra Velo Clube. Vitória do Galo Azul, que marcou um gol no Velo e não sofreu nenhum. Quem balançou a rede pelo Azulão foi Sérgio Moraes. O público da partida entre Rio Claro e Velo Clube foi o maior dos três jogos.

A história recente do Rio Claro é recheada de acessos. Em 2001, o time disputou a série B-2 do Paulistão e, com o vice campeonato conquistado, subiu para a Série B-1 do campeonato.

Em 2002 veio o segundo acesso seguido. Com o título da Série B-1 conquistado, o Galo Azul disputou a Série A-3 do Campeonato Paulista em 2003, e lá ficou até 2005, quando conseguiu subir para a Série A-2 do Paulistão.

Em 2005, o Rio Claro faturou o vice-campeonato na Copa Federação Paulista de Futebol e conquistou uma vaga para a Série C do Brasileirão.

Em 2006 veio outro acesso. O time do Rio Claro terminou na segunda colocação do grupo 3 da Série A-2 e garantiu o direito de disputar a Série A-1 do Paulistão pela primeira vez em sua longa história.

Infelizmente o Rio Claro não foi bem no Campeonato Paulista de 2008 e, ao lado do Juventus, Rio Preto e Sertãozinho, acabou rebaixado e terá que disputar a série A2 no Paulistão 2009. Retornou a primeira divisão em 2010.

Títulos
Campeonato Paulista Série B-1 : 2002

Hino

Rio Claro Futebol Clube

Meu querido Azulão
Rio Claro Futebol Clube
O Clube do coração
És o clube das duas cores

Arrojado e valoroso
Não receia dissabores
Sorri sempre vitorioso
O teu passado te enobrece

Teu presente é uma glória
No futuro resplandece
O Esplendor de sua história
Em cada cor que fulguras

No teu nobre Pavilhão
És o timbre da Bravura
Que te sagra campeão
O Branco é a disciplina

O Azul a simplicidade
E o clube nos ensina
A ter força de vontade




Mascote

A mascote do Rio Claro Futebol Clube é o Galo Azul. O animal foi adotado como símbolo do clube graças ao mascote do maior rival do Rio Claro, que é o Velo Clube e possui um galo vermelho. Por conta disso, o Rio Claro adotou seu Galo Azul como mascote.

Site

http://www.rioclarofc.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância