O apelido “Tourão do Norte” é uma alusão ao mercado agropecuarista do município. A cidade de Araguaína é conhecida como “ A capital do boi gordo” pelo grande número de rebanhos bovinos que fazem da cidade a maior exportadora de carne bovina do estado do Tocantins.
O Araguaína estreou no futebol profissional do Tocantins no ano de 1997. Formada por jogadores pratas da casa, a equipe não conseguiu passar da primeira fase do estadual daquele ano que teve o Gurupi como campeão. Sem apoio de empresários da cidade e nem mesmo da prefeitura, o clube amargou campanhas sem brilho até disputar a sua primeira final do tocantinense em 2004 onde ficou com o vice.
Nas últimas cinco edições do campeonato, o Tourão do Norte disputou quatro finais consecutivas (2004/05/06/07) sendo campeão em 2006 derrotando o Tocantinopólis. Depois da primeira conquista, empresários da cidade resolveram investir no clube. Hoje o Araguaína é o time de futebol do Tocantins mais conhecido no cenário nacional.
Títulos
Campeão Tocantinense 2006
Estádio
O Tourão do Norte manda seus jogos no estádio Leôncio Miranda o “Mirandão”.
O estádio tem capacidade para 15.000 (quinze mil) torcedores e foi recentemente construído pelo governo do estado. A equipe mandava seus jogos no pequeno estádio Gauchão que tem capacidade para apenas três mil torcedores. Depois que o novo estádio foi inaugurado, o Gauchão virou centro de treinamentos do time.
Mascote
Touro
Site
http://www.arenadotouro.com.br
|