As primeiras camisetas utilizadas pelo Guarany pertenciam ao Nacional de Montevidéu, trazidas pelo fundador alvirrubro Carlos Garrastazu, que havia atuado pelo clube uruguaio.
A grande maioria dos títulos do Guarany é municipal. A cidade de Bagé possuía um torneio anual, em que o único clube que era realmente páreo para esta equipe era o Grêmio Bagé, principal rival ao alvirrubro. Mas uma das maiores glórias da história do time do interior não demoraria a vir.
Grêmio e Internacional são, notoriamente, as maiores forças do Rio Grande do Sul quando se trata de futebol. O Juventude surge como a terceira potência estadual. No interior, a equipe que conseguiu mais destaque no decorrer dos anos foi o Guarany. Em 1920, o time de Bagé conquistou seu primeiro Campeonato Gaúcho, algo considerado um grande feito em um cenário dominado pelos poderosos clubes da capital.
Em 1926, o Guarany conseguiu ir à final do Gaúcho, mas terminou vice-campeão. O feito se repetiu três anos depois com um novo segundo lugar na competição estadual. Depois, segui com suas conquistas municipais e sem grande destaque no cenário regional até 1938, quando se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho, seu segundo grande título da história.
Esta foi a última vez em que o Guarany foi campeão estadual. Mas o time chegou a disputar as finais em outras oportunidades, como em 1958, por exemplo. Depois, passou um longo tempo sem grande destaque, a não ser, naturalmente, em nível municipal. No total, o Guarany venceu 21 Campeonatos da Cidade de Bagé.
Em 1999, a equipe disputou a terceira divisão do Campeonato Gaúcho e conseguiu mais um título estadual, mesmo sendo de um escalão inferior. Em 2006, conquistou a segunda divisão e o direito de participar do Campeonato Gaúcho de 2007. Estava de volta à elite depois de 25 anos. Em 2008, o time jogou a primeira divisão estadual mais uma vez. Porém, o time não foi bem e, ao lado do 15 de Novembro, foi rebaixado e terá que disputar a segunda divisão do Campeonato em 2009.
O Guarany também é conhecido por revelar jogadores que obtiveram grande destaque em equipes de maior expressão, como o tetracampeão mundial Branco, que saiu do clube para brilhar no Fluminense na década de 80. Além dele, outro jogador do time de Bagé disputou uma Copa do Mundo: trata-se de Martim Silveira, que foi ao Mundial em 1934 e em 1938.
Em 2008 ocorreu sua pior campanha em campeonatos gauchos, ganhou apenas uma partida diante do Juventude, em casa. Nas demais partidas só derrotas.
Campeonato Gaúcho: 2 vezes (1920 e 1938).
Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 2 vezes (1969 e 2006).
Campeonato Gaúcho - 3ª Divisão: 1999.
Estádio
O Estádio Antônio Magalhães Rossel, também conhecido como Estrela D'Alva, é um estádio de futebol situado na cidade de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul, pertence ao Guarany Futebol Clube e tem capacidade para 10.000 pessoas.
Hino
Nós somos os gigantes operários Do trabalho, do amor e liberdade; Das modernas idéias emissários; Pois somos o porvir, a mocidade!Site
Eia, amigos sempre avantes Da honradez vamos na trilha Arrojados caminhantes Para nos a glória brilha!
Repousa a força em nós, - somos o dia É dos povos manha ridenta em luz; E buscamos na luta na porfia A senda que o futuro nos conduz. CORO Estendemos a mão se o fraco tomba; D'imbella invalidez nós temos dó; Mas se o forte, soberbo de nós zomba Ilade a fronte dobrar, morder o pó. Caminhamos dos povos na vanguarda Levando os oprimidos - redenção Generosa nobreza em nós se guarda Em escrínio sem par, - o coração.
http://www.guaranyfutebolclube.com.br