Ainda com suas três primeiras cores (branco, azul e vermelho) e com o nome de Tamoio, o time caxiense começou a dar seus primeiros passos no cenário do futebol. Em constantes acessos e descensos, o clube passou a maior parte de sua história disputando a segunda e a terceira divisões do Estadual do Rio.
Porém, em 2005, após uma parceria com a prefeitura da cidade, o clube mudou de nome, passando a se chamar Duque de Caxias Futebol Clube. Em virtude da aliança, a agremiação trocou também a cor vermelha pela laranja, continuando a ser tricolor, mas com uma pequena modificação.
Fundado em 08 de março de 2005, o Duque de Caxias Futebol Clube, também conhecido como "Gigante Tricolor da Baixada", tem como cores oficiais laranja, azul e branco.
Em seus poucos anos de vida, o clube teve uma ascensão meteórica. Já no ano de sua fundação sagrou-se campeão invícto da seletiva de acesso a segunda divisão de profissionais (2006) do estado do Rio de Janeiro.
Em 2006, o Gigante Tricolor da Baixada disputou pela primeira vez a segunda divisão do estadual, ficando de cara com a expressiva 6º colocação na classificação geral.
Em 2007, o clube disputou novamente a segunda divisão do campeonato carioca, e obteve maior sucesso, conseguindo a 5º colocação geral e conquistando a última vaga de acesso a Elite do futebol carioca (1ª Divisão - 2008).
Em 2008, o Duque de Caxias estará debutando na primeira divisão do campeonato estadual, esperando fazer uma boa campanha para se manter na elite e quem sabe até brigar por uma vaga na série "C" do brasileiro.
Estádio
O Duque de Caxias FC manda os seus jogos atualmente no estádio Romário de Souza Farias, localizado dentro do Centro Esportivo Romário de Souza Farias, o popular Marrentão, em Xerém, distrito da cidade de Duque de Caxias (no lugar do antigo Tamoio).
Em dezembro do ano passado, o clube inaugurou o Estádio Romário de Souza Farias, o Marrentão, num amistoso com uma equipe mista do Vasco que terminou empatado em 1 a 1. O centroavante dos mil gols, contudo, nunca compareceu ao estádio.
Hino
Tu és a alegria do povo,
O grande Tricolor da Baixada,
Espírito guerreiro de Campeão.
Pra sempre no nosso coração.
Majestoso Duque de Caxias,
Tuas cores são de explendor,
É Duque de Caxias Campeão.
É raça! É luta! É fibra! sempre a tua tradição.
É DUQUE! É DUQUE! É DUQUE CAMPEÃO.
No grito da galera, no tom da emoção,
Orgulho da imensa nação.
Mascote
Em virtude da torcida organizada Dragões de Caxias, a mascote do clube é uma referência ao símbolo criado pelos torcedores, sendo então escolhido um dragão para representar o Tricolor da Baixada.