domingo, 1 de novembro de 2015

Gamba Osaka

Gamba Osaka (japonês:ガンバ大阪) é uma equipa de futebol profissional japonês. Jogou na 1ª divisão da J.League. Está localizado na própria Osaka e é uma das equipes japonesas mais populares.

Fundado em 1980, no distrito de Nara, como o clube de futebol Matsushita Electric Industrial Co., Ltd. (empresa que foi renomeada como Panasonic Corporation em 1 de outubro de 2008, o Gamba Osaka foi um membro da extinta liga de Futebol do Japão (JSL). Em 1992, afiliou-se à J.League.

Em 2005 o clube reivindicado seu primeiro campeonato na J.League em um dia final dramático durante que alguns de cinco clubes poderiam ter reivindicado o campeonato. O Gamba necessitou ganhar, e tem a tracção transversal de Cerezo Osaka dos rivais da cidade ou perde-a. O Gamba derrotou o Kawasaki Frontale 4 a 2, quando a vitória foi arrebatada de Cerezo por um último equalizador do minuto FC Tokyo. Recentemente em um fósforo da liga dos campeões de AFC, o Gamba Osaka derrotou a equipe vietnamesa o Da Nang FC em uma vitória igualando recorde de 15 a 0. No ano de 2007, venceu a Copa da Liga Japonesa, ao derrotar o Kawasaki Frontale por 1 a 0.

Em 2008, o Gamba Osaka venceu o Campeonato Pan-Pacífico ao derrotar na final a equipe estadunidense Houston Dynamo por 6 a 1 e perdeu a Copa Suruga Bank, na sua primeira edição, ao ser derrotado pela equipe argentina do Arsenal de Sarandí por 1 a 0.

No mesmo ano, em 12 de Novembro, o Gamba Osaka conquistou o título de Campeão da Liga dos Campeões da AFC, ao bater o Adelaide United na Austrália, por 5 a 0, com dois gols do atacante brasileiro Lucas. Com o resultado, ganhou o direitot de disputar, pela primeira vez em sua história, a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, onde chegou às semifinais da competição ao eliminar novamente o Adelaide United desta vez pelo placar de 1 a 0.

No dia 18 de novembro de 2008, o Gamba Osaka enfrentou na semifinal o temível Manchester United pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA, perdendo em um grande jogo por 5 a 3. Os gols do Manchester foram marcados por Vidić, Cristiano Ronaldo, Fletcher e 2 de Wayne Rooney. Os gols do Gamba Osaka foram de Yamazaki, Endo e Hashimoto. Na decisão do terceiro lugar da competição, o Gamba Osaka venceu o Pachuca do México por 1 a 0, gol marcado por Yamazaki aos 28 minutos do primeiro tempo.

Estádio 

Osaka Expo '70 é um estádio de futebol situado em Osaka, Japão. Onde joga como local Gamba Osaka. O estádio tem uma capacidade de 21.000 pessoas.