Pular para o conteúdo principal

Club Deportivo Los Millonarios

O Club Deportivo Los Millonarios é um clube de futebol da Colômbia em Bogotá. Com 13 títulos,  igual ao América de Cali, são as equipes com mais campeonatos de Fútbol Profesional Colombiano, 13 no total, embora Millonarios não vence o torneio desde 1988. Eles também são o terceiro time da Colômbia a conseguir um grande título internacional, a Copa Merconorte em 2001. A equipe foi inicialmente criado em 1937 como Juventud Bogotana, por estudantes de duas escolas na cidade de Bogotá: "Colégio San Bartolomé"e "Instituto de La Salle". Sua constituição oficial com o atual nome foi em 18 de Junho de 1946, graças a gestão de de Alfonso Senior Quevedo, que foi seu primeiro presidente.

No ano de 1949, o Millonários se tornou um dos principais e mais fortes clubes do futebol no planeta com a criação da Liga Pirata colombiana desvinculada da Fifa, o chamado Eldorado Colombiano. No Millonarios desta época jogaram os meias argentinos Pedernera e Nestor Rossi, e o goleador e um dos maiores jogadores da história: Di Stéfano (foto ao lado). Nesse período o clube conquistou seus principais títulos.

Em 1951, o Millos (como é chamado o time), se converte na primeira equipe colombiana a vencer na altura de La Paz ao derrotar o Bolivar (3 a 1) e o Litoral (5 a 2). Também é a primeira equipe colombiana a vencer no Chile (vitória sobre o Audax Italiano). Neste mesmo ano se torna o primeiro clube da Colombia a vencer na Europa, clubes europeus - derrotou o Real Madrid, da Espanha, e o Norkopping, da Suécia. Por conseguinte, se tornou, também, o primeiro colombiano a vencer um europeu em terras colombianas, neste caso, o Real Madrid por 2 a 1. Em 1953 se torna no primeiro colombiano a vencer um clube brasileiro, o Madureira/RJ por 3 a 0.

Esta década, a de 60, foi uma das mais brilhantes do clube, conquistou o tetra campeonato nacional, de 1961 a 1964, e a Copa da Colômbia, em 1963. Foi uma década de confrontos memoráveis, enfrentando grandes equipes do futebol mundial, e saindo vencedor em quase todos os jogos.

Em 1960 estréia na Copa Libertadores da América vencendo o Universidad do Chile por 6 a 0. Na fase seguinte é derrotado pelo Olimpia, do Paraguai.

Em um feito inédito, em 1961, o clube conquista todos os títulos em todos os campeonatos de todas as categorias disputadas no país.

No mês de agosto de 1962, Millonarios e Botafogo-RJ do Brasil disputam uma das maiores e melhores partidas do futebol sulamericano em todos os tempos. O jogo termina 6 a 5 para a equipe carioca, que contava com as figuras de Garrincha, Zagallo, Amarildo e Manga.

Em 1967 o Millonarios enfrenta o Santos (Brasil) de Pelé, Edú, Toninho, Lima, Zito e Abel, e vence por 2 a 1 no estádio El Campín. No decorrer do ano vencería novamente pela diferença mínima. Depois enfrentaría o Racing (Argentina) de Pizzutti, Perfumo, Cejas e Raffo, o Borussia Dortmund (Alemania) e o Nápoli (Italia).

1968 – o Millonarios derrota por 2 a 1 o Jédnota (Checoslovaquia), empata em 0 a 0 com o Estudiantes (Argentina) de Zubeldía, Bilardo e Verón, e é vencido pelo Bayern München (Alemanha) de Franz Beckembauer, derrota a seleção da Polonia 3 a 1, e é derrotado ante a seleção da Argentina 1 a 0. De quebra, se torna na primeira equipe da Colombia a enfrentar o selecionado argentino.

Nos anos que se seguem poucas são as conquistas do clube; vence o "Torneio Especial Dimayor", em 1980, jogando com o nome do seu patrocinador "Colseguros", o campeonato nacional em 1972, 1978, 1987 e 1988, a Copa Merconorte em 2001, e alguns torneios amistosos.


Títulos

Copa Merconorte 2001
Campeonato Colombiano  1949, 1951, 1952, 1953, 1959, 1961, 1962, 1963, 1964, 1972, 1978, 1987 e 1988


Estádio: Nemesio Camacho ("El Campín")
Capacidade: 48.000 espectadores
O estádio foi construído por motivo da comemoração do quarto centenário da fundação da cidade de Bogotá - na época a capacidade do estádio era de 10.000 espectadores.

Hino

Millonarios, cumplamos la cita;
que es la nuestra una cita de honor:
Millonarios, el tiempo corona
solo aquel que en la cancha es mejor

A vencer, Millonarios marchemos,
nuestra hinchada ya colma el Campín
y la azul camiseta de gloria
la lucha sabremos cubrir

Tras la partida si fue adverso el marcador
y te afliges compañero por haber fallado el gol;
nada te importe esa mala suerte de hoy;
mira que hay desquite y eres maestro del fútbol

Millonarios, cumplamos la cita
que es la nuestra una cita de honor,
Millonarios, el tiempo corona
solo aquel que en la cancha es mejor

Millonarios, la envidia nos hiere;
nos acecha cobarde el rencor
Millonarios, recuerda que somos
once amigos, solo un corazón


Site 
www.millonarios.com.co

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...