Pular para o conteúdo principal

Asociación Deportivo Cali

O Cali Football Club, fundado em 1912 por estudantes que voltavam da Europa com as regras do futebol, foi o clube preculsor do atual Deportivo Cali. Ao chegar à cidade de Cali foram organizadas sob os professores estrangeiros que vivem em Cali. Em 1912 a equipe é organizada, ao mesmo tempo, o seu primeiro treinador é o catalão Francisco Villa Bisa. A primeira partida foi entre ele mesmo. Cali FC "A" contra o Cali FC "B". O resultado terminou 3-1 a favor do elenco "A". O Público foi de 300 torcedores.
Cali FC
Em 1927 o Cali FC troca seu nome para Deportivo Cali e vai para representar o departamento de Valle del Cauca em jogos nacionais, no qual ganharam os títulos de 1928-1930.

Deportivo Cali foi um dos clubes fundadores da Liga profissional Colombiana. Em 1948, ele jogou a primeira temporada profissional, na Colômbia. Seu primeiro jogo foi uma derrota por 2-0 contra o Junior. Sua primeira vitória foi 4-1 Atletico Municipal. No final da temporada, terminou em oitavo.
Em 1949, o clube contratou o peruano Valeriano Lopez e outros jogadores daquele país para formar o que se recorda como "El rodillo negro de Cali" em um momento em que o futebol colombiano ostentava um poder económico (el "Dorado"). Esta equipe disputou ponto a ponto com o Millonarios, onde jogou Alfredo Di Stefano, alcançando o segundo lugar em 1949 e o terceiro lugar em 1950.
Contudo, a era dourada em que o Deportivo Cali chegaria na década de 60, onde conquistou três campeonatos. A equipe de Cali conquistou até agora 8 títulos, e conseguiu se tornar a primeira equipe da Colômbia a chegar a uma final da Copa Libertadores da América, que perdeu para o Boca Juniors.
Em 1965 ganhou o primeiro título, depois de um início vacilante da equipe, foi consolidada por vencer o torneio. O artilheiro da equipe foi Jorge Ramirez Gallego, com 32 gols, enquanto o jogador com mais partidas foi Iroldo Rodrigues de Oliveira, com 46. Em 1967, obteve o segundo título, este ano a equipe foi definida pelos especialistas como uma demonstração de poder, sincroização, bom toque, gols (o segundo maior em número de gols no campeonato), força, qualidade e classe. O brasileiro Iroldo Rodrigues de Oliveira foi a grande figura nessa época inesquecível.
Em 1969, ele conseguiu seu terceiro título, marcando 107 gols na temporada e o quarto título em 1970, este bicampeonato foi conduzido pelo peruano Miguel Loayza, que foi a grande figura da equipe, o argentino Juan Carlos Ramirez e Jorge Gallego Lallana foram os artilheiros.
Sob a liderança técnica do iugoslavo Vladimir Popovic, o Deportivo Cali venceu seu quinto campeonato em 1974, Pedro Antonio Zape estava no gol e Aristides del Puerto, paraguaio marcou 32 gols.
Depois de uma seca de 22 anos, em 1996, obteve o sexto título em uma grande campanha, permanecendo em primeiro por toda a temporada, neste ano, pela primeira vez um treinador colombiano foi o campeão, "o sardento" Fernando Castro Lozada.
Em 1998, alcançou seu sétimo título, com uma equipe composta por R. Dudamel, M. Marero, A. Mosquera, M. A. Yepes, G. Bedoya, M. Zapata, H. Gaviria, J. W. Perez (A. Viveros), A. Betancourth, M. Candelo, V. Bonilla.
Em 2005, o Deportivo venceu o oitavo título depois de liderar todas as fases e vencer o Júnior por apenas um gol na roda semifinal. No final, o time ultrapassou o placar agregado de 3-0 para o Real Cartagena. Nesse ano a equipe foi qualificado para a Copa Sul-Americana de 2005 contra o Atlético Nacional. O primeiro jogo foi no Pascual Guerrero de Cali, onde venceram por 2-0, mas no Atanasio Girardot, o Nacional venceu por 2-0, o que levou a uma disputa de pênaltis, no qual perdeu por 7-6. Já em 2007, conseguiu classificar-se a Copa Sul-americana de 2008, mas perdeu para o maior rival, o América de Cali.

Vice-campeonatos na Copa Libertadores

Em 1978, a equipe alvi-verde jogou a final da Libertadores contra o Boca Juniors da Argentina, tornando-se o primeiro time colombiano na final da competição, para a má sorte da equipe empatou sem gols em casa e perdeu por 4-0 na La Bombonera, sendo 4-0 no placar agregado. Em 1999, novamente disputou a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras. Na primeira partida o alvi-verde de Cali venceu em casa por 1-0 e perdeu a segunda partida por 2-1, que levou a partida para os penaltis . O resultado final foi 4-3 a favor do Palmeiras. Hoje o Deportivo Cali da Colômbia é uma clubes com mais estrutura e poder econômico. Atualmente construiu seu próprio estádio e um centro de esportes.

Títulos

Campeonato Colombiano: 1965, 1967, 1969, 1970, 1974, 1996, 1998 e 2005-II.

Estádio

O Estádio Deportivo Cali , também conhecido como Estadio de Palmaseca, Coloso de Palmaseca o Monumental de Palmaseca. É a casa do Deportivo Cali ( o primeiro estádio privado ) e tem capacidade para 55.000 torcedores ( o maior da Colômbia).

Foi inaugurado em 19 de novembro de 2008, com um amistoso entre Colômbia e Nigéria e vencido pelos locais por 1 a 0.

  
Alcunhas La Amenaza Verde,Azucareros,Verdiblancos,Deporvida

Site

http://www.deporcali.com

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...