Pular para o conteúdo principal

Ibis Sport Club

O Íbis foi fundado no dia 15 de novembro de 1938, pela Tecelagem de Seda e algodão de Pernambuco (TSAP). A princípio apenas funcionários da empresa jogavam e mesmo assim eram partidas amistosas. Com a morte do proprietário da empresa, João Pessoa Queiroz, os herdeiros da tecelagem não tiveram interesse em manter o time. Foi então que apareceu a lendária figura de Onildo Ramos, na época gerente da empresa.

Foi o próprio Onildo que idealizou o Pássaro Preto como símbolo. O dirigente era admirador das histórias do Egito antigo e escolheu a ave por ser considerada sagrada. Foi só nos anos 70 que o Íbis acabou se transformando num símbolo de time que perde sem parar e ficou conhecido internacionalmente. Quanto à torcida, o Íbis tem sim senhor e esta já se acostumou com o time, e pouco se importa com os resultados negativos. Mas nem só de derrotas é feita a história do Íbis.

Ele foi bi-campeão em 1945 e 1946, num torneio início, incluindo os grandes times do estado ( Náutico, Santa cruz e Sport). Em 1948 o Íbis foi campeão pernambucano de juniores. Os torcedores do Pássaro Preto precisaram esperar até 1995 para comemorar o 2º título pernambucano de juniores. Em 1999 o Íbis causou empolgação geral, decidindo o título da segunda divisão com o Ferroviário de Serra Talhada, deixando escapar o título para o adversário.

Na elite do futebol estadual em 2000, o Pássaro Preto deu trabalho aos grandes times. Em uma parceria com o Sport, o time conseguiu bons resultados. O melhor deles foi contra o Náutico, no primeiro turno, do campeonato estadual, quando o time venceu por 1X0 em pleno estádio dos aflitos. Mesmo assim, acabou caindo para a segunda divisão.

Mas os dias de "glória" surgiram na década de 70, graças a nove derrotas consecutivas e depois
uma seqüência de 23 jogos sem vitórias. Começou a surgir o pior time do mundo. O apelido pegou e é orgulho dos torcedores e dirigentes.

O Íbis está definitivamente na história do Campeonato Pernambucano. O pássaro preto tem
cinco derrotas entre as maiores da competição: Náutico 11 x 0 Íbis, em 1958; Santa Cruz 11 x 0 Íbis, em 1976; Santa Cruz 13 x 0 Íbis, em 1978; Sport 11 x 0 Íbis, em 1980; e Santa Cruz 13 x 0 Íbis, em 1981.

Mas nem só de derrotas vive o Íbis. Três vitórias históricas estão na memória do torcedor. Elas foram há muito tempo: 1 a 0 sobre o Náutico, em 1961; 1 a 0 sobre o Santa Cruz, em 1965; e 1 a 0 no Sport, em 1967.

O Íbis Sport Club é conhecido mundialmente como o pior time do mundo. Mas, essa fama deve mudar. A Finincorp, empresa de investimentos, assinou um contrato com o clube para buscar novos patrocinadores e transformar o Íbis em um grande clube de futebol. Dentre os objetivos do projeto está a construção de um Centro de Treinamento no valor de R$15 milhões.

O projeto é grandioso, mas além da questão financeira, o que importa mesmo é o modelo de gestão que deve ser implantado no clube. O Íbis será um exemplo para os grandes clubes, com uma administração profissional, o novo clube pretende chegar à série B do campeonato brasileiro até 2014.

A empresa que irá captar investidores já negocia com clubes europeus e grandes empresas mundiais. Mas, além do CT, o projeto conta com um investimento no marketing, usando a visibilidade do Íbis, será criado um novo site, novo escudo, novo uniforme, etc. O objetivo é transformar o Íbis em uma marca rentável dentro do futebol.

Independente do quanto será investido e se o Íbis irá conquistar campeonatos, o importante é o modelo de gestão que será aplicado. O Íbis será um clube profissional, e em breve deixará de ser o “pior time do mundo”. Daqui a alguns anos veremos o resultado.

Hino

Letra e Música: Inaldo Vilarim


Vamos meu Íbis pra luta E em qualquer disputa Nós estamos ao seu lado Juro por Deus, eu prometo Que o pássaro preto Vai dar tudo no gramado. Nossa torcida é fiel e organizada Na geral e arquibancada Vai vibrar de emoção Quem espera sempre alcança A nossa esperança E ver o ÍBIS campeão. Nossa galera da poeira E do asfalto Quer ver o pássaro preto Voando sempre mais alto Somos unidos e queremos prosperar Nosso lema é competir Ver o ÍBIS triunfar.


Títulos

* Vice-Campeonato Pernambucano A2: 1999.
* Torneio Início: 2 vezes (1948 e 1950).

Mascote

"O nome Íbis foi tirado de uma ave pernalta que voa pelos céus da Europa e África. Reza a lenda que essa ave, que enfeita o escudo do pior time do mundo, transmite azar." Eu acrescento: não acreditem no azar supostamente trazido por essa ave ao time pernambucano.

Site

http://ibissportclub.com

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...