Pular para o conteúdo principal

Friburguense Atlético Clube

O Friburguense Atlético Clube foi fundado em 14 de março de 1980 resultante da fusão do Fluminense Atlético Clube com o Serrano Futebol Clube, ambos de Nova Friburgo-RJ. O primeiro presidente foi Francisco Mastrângelo. Os principais fundadores foram: Francisco Sampaio, Jorge El-Jaick, Tuffy El-Jaick, João Bizzoto, Ernesto P. Faria e Henrique F. Leal.

Como homenagem especial e em atenção aos relevantes serviços prestados ao Fluminense Atlético Clube, é conferido ao Dr. César Guinle o título de Patrono do clube. O quadro social do Friburguense tem hoje mais de 1.300 sócios proprietários e sua área é de 41.500 m2 e está localizado na Rua Jardel Hotz, S/N – Olaria – Nova Friburgo - RJ, funcionando de terça a domingo.

No mesmo endereço, encontra-se o estádio Eduardo Guinle, com capacidade para 12 mil pessoas, dimensões oficiais de 105 m X 68 m e com iluminação.

A cidade de Nova Friburgo está localizada no centro-norte do Estado do Rio de Janeiro, a 846 m de altitude, com área de 938 Km2, e distante da em 136 km , Nova Friburgo é a cidade que mais se destaca no futebol na região capital serrana.
As cidades limites ao Norte, são os municípios de Sumidouro, Duas Barras, Bom Jardim e Trajano de Moraes; a Leste com o município de Macaé; ao Sul com os municípios de Casimiro de Abreu, Silva Jardim e Cachoeiras de Macacu; a Oeste com o município de Teresópolis.

Os principais resultados da equipe profissional de futebol começaram a surgir na década de 90. O clube já disputou 13 campeonatos estaduais e está na elite do Campeonato Carioca desde a conquista de 1997, que permitiu o acesso à primeira divisão. Desde então, o tricolor serrano nunca correu o risco de rebaixamento e já pregou muitas peças nos grandes clubes do Rio. O Friburguense foi 4° colocado no Estadual de 1999, vencendo Botafogo e Fluminense no Maracanã. O time também foi 4° colocado no Carioca de 2002. No ano de 2004 chegou as semifinais da Taça Rio, sendo eliminado pelo Vasco nos pênaltis por 5x4, após empate de 1x1 em pleno Maracanã. O bom desempenho de 2004, premiou o time com a inédita classificação para a Copa do Brasil de 2005.

No campeonato Carioca de 2007, o Friburguense terminou na 6° posição. Com esse desempenho, o Friburguense se qualificou para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C de 2007. Também pelo Carioca, sofreu a maior goleada no campeonato, perdendo de 7x0 para o Botafogo.

Em 2008, o clube iniciou uma reforma no estádio, inaugurando, em 2009, um placar eletrônico, vestiários para árbitros e assistentes e uma cabine para transmissão televisiva, para poder receber em casa jogos contra os quatro grandes times do Rio.

Estádio

O Estádio Eduardo Guinle é um estádio de futebol do Brasil, localizado no bairro do Parque São Clemente, em Nova Friburgo, Estado do Rio de Janeiro. Pertence ao Friburguense Atlético Clube.

O recorde de público no estádio ocorreu no jogo Friburguense 1x3 Botafogo em 1984, pelo Campeonato Carioca. Estiveram presentes 12.689 pagantes.

O estádio passou por uma reforma em 2008 e agora conta com placar eletrônico, doado pela suderj, que recebeu, como forma de homenagem, o nome de um dos ex-presidentes do clube, Doutor Nilson Homem de Castro, cabines para transmissão pela televisão e vestiário para os árbitros e assistentes.

Títulos

Campeonato Carioca - 2ª Divisão: 1997.

Hino

Friburguense! Friburguense!
Orgulho da nossa terra
Friburguense! Friburguense!
Salve o Tricolor da serra.

O azul do céu te pertence
Vermelho é sangue é ardor
O
branco, a paz de quem vence
Friburguense é vencedor.

Iremos, contigo, a qualquer lugar
Vibrando, cantando, como um torcedor
Que sabe o que é ter o prazer de ganhar
Que sabe o que é ter coração tricolor.

Nos montes, nas fontes, um manto de glória
No peito uma estrela de luz e paixão
Eu sou Friburguense e a sua história
É minha vitória é minha emoção.

Mascote

Seu mascote é o Vovô Chopão, uma referência ao fato de Nova Friburgo ser colonizada inicialmente por suíços e que, a partir de 1824, recebeu também as primeiras levas de colonizadores alemães.



Site

http://www.friburguense.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...