Pular para o conteúdo principal

Itumbiara Esporte Clube

Na década de 60, Itumbiara possuia duas equipes de futebol, que proprocionavam o clássico denominado NAGO (Nacional X Goiás). A rivalidade aí se expandia não apenas no âmbito esportivo , mas inclusive no aspecto político partidário (ARENA X MDB). O "Goiasinho" não conseguindo acesso a 1ªdivisão e o Nacional amargurando a queda para 2ªdivisão, sobretudo o Srº Modesto de Carvalho (membro da diretoria do Nacional), a mobilizar a junção dessas duas equipes com o objetivo de criar uma equipe mais competitiva e expressiva, objetivando-se o envolvimento mais fiel e intenso dos torcedores.

No dia 04 de março de 1970 , o Nacional Esporte Clube e o Goiás Esporte Clube reuniram-se para tratar do afastamento de ambos das atividades profissionais junto à Federação Goiana de Futebol, cedendo seus patrimônios a títulos de empréstimos à nova entidade que surgia: o Itumbiara Esporte Clube.
No dia 09 de março de 1970, às 19:30 , desportistas de Itumbiara, sócios do Nacional e do Goiás, reuniram-se no Salão Paroquial da Catedral de Santa Rita para fundar a nova agremiação. Na mesma reunião , decidiram por criarem as cores representativas da nova equipe, tendo como base o azul do Goiasinho, o vermelho do Nacional e o branco de ambas, tornando-se assim tricolor. O símbolo foi criado por Raussendil Pereira Borges, além disto os codinomes "Gigante do Vale e Tricolor da Fronteira" foram mencionados pelos presentes.

Para comemorar o surgimento do Itumbiara, realizou-se um jogo amistoso no dia 18 de março de 1970 contra a equipe do Floresta de Uberlândia, com o resultado terminando em 3 X 3. O primeiro gol da equipe por Lindomar Martins da Silva, o "Lindomar da Pedreira".

Após várias partidas amistosas no preparativo para o campeonato goiano, o Itumbiara fez sua estréia na competição no dia 4/6/70, jogando em casa com o América de Morrinhos, em partida disputada no Goiazinho e após o confronto o resultado era igual, de um gol para cada lado, onde Manezinho Garrote, foi o autor do primeiro gol em partidas oficiais do Itumbiara.

Campeão Goiano pela primeira vez em 2008.Primeiro título da história do Itumbiara. O time de Paulo César Gusmão aproveitou da vantagem construída no jogo de ida – 1 a 0 -, e matou o a final nos contra-ataques. Aplicou sonoros 3 a 0 no Goiás, em pleno Serra Dourada. Landu e Basílio (2), o dono do jogo, marcaram.

Estádio

Nome Oficial: Estádio Municipal Juscelino Kubitschek

Capacidade: 38.000 pessoas (Segundo FGF)

Inauguração: 10 de Outubro de 1977

Primeiro jogo: Itumbiara Esporte Clube 0 x 0 Vasco da Gama

Primeiro gol: Juarez (Atlético Clube Goianiense) - Itumbiara 0 X 2 Atlético

Recorde de público: 42.000(Itumbiara E.C. 1 x 0 Goiás E. C. - Final do Campeonato Goiano de Futebol 2008 - 27/4/2008)

Em 1977, os trabalhos em Estádio JK foram concluídos. A partida inaugural foi jogada em 10 de outubro 1977, quando o Itumbiara E. C. empatou com o Vasco da Gama em 0-0. O registro de comparecimento de maior público foi de 27.795 torcedores durante o inaugural. O primeiro gol do estádio foi marcado por Zé Carlos do Itumbiara em 19 de outubro de 1977.

Como dito acima, o maior público até este ano, havia sido de 27.795 torcedores, porém no primeiro jogo da final do Goianão 2008 esse número foi superado. Agora o registro de comparecimento de maior público foi de cerca de 42.000 torcedores, que presenciaram o Itumbiara Esporte Clube ganhar de 1x0 do Goiás.

Hino

Gigante temível do Vale
És tu, meu querido esquadrão
Tricolor que s
e empenha na luta,
Moras dentro do meu coração.

Na disputa em que entras, tens raça
E com bravura,
Tua força ultrapassa fronteiras
És o orgulho que tenho na vida.

Sob aplausos da tua torcida
Mostras garra e fineza tão rara
Sustentando o emblema que usas
És real, és o meu Itumbiara (2x).

GOL!

Tua massa
também é fiel,
Pois orgulhas o povo goiano.
Destemido Gigante do Vale,
Dessas plagas és o soberano.

Mascote

Gigante do Vale










Site
http://www.itumbiaraec.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...