Pular para o conteúdo principal

Goiânia Esporte Clube


O Goiânia Esporte Clube foi criado em 1938, sendo o segundo da capital. Durante muito tempo protagonizou o principal clássico do Campeonato Goiano, ao lado do Atlético. Desde a primeira edição do torneio, em 1944 até 1960, esteve em todas as finais. Só neste período venceu 12 vezes. Coleciona 14 títulos estaduais, sendo que 13 são sobre o Dragão. Fica atrás apenas do Goiás e Vila Nova. Atualmente vive uma péssima fase e está na segunda divisão.
O time, que nasceu com o nome da capital do Estado, viveu momentos de glória, chegando a ser o maior colecionador de títulos por muito tempo, superado primeiro pelo Goiás, em 1997, e em 2005 pelo Vila. Apesar de poucos admitirem, a crônica esportiva dos anos 40 a 60 era apaixonada pelo time.
Apenas o Atlético tinha força para desafiar o soberano, que na maioria das vezes levou vantagem nas finais: de 18 disputadas, em 13 o Goiânia levantou a taça. Sua última final foi em 1990, derrotado pelo Goiás, e o último título na primeira divisão em 68, sobre o Atlético.
Depois desses 20 anos iniciais de glória, a equipe começou a perder espaço para os até então desapercebidos Vila e Goiás, que se tornou o clássico mais importante. O Goiânia foi rebaixado para a segundona e chegou a ficar sem disputar por falta de verbas. Em 1998 sagrou-se campeão da disputa e voltou ao grupo principal, dando esperança para os já não muitos (mas apaixonados) torcedores. Novamente fracassou na tentativa de se manter na primeira divisão.

Em 1999, o Goiânia participou da Terceira Divisão do Brasileirão e venceu por 4 a 3 no Serra Dourada Fluminense-RJ, que seria o campeão daquele ano.

Na sua segunda participação na Copa do Brasil, em 2001 eliminou o América/MG, vencendo o jogo de ida e volta, ambos pelo placar de 1 a 0. Já na segunda fase, foi eliminado pelo Corinthians, perdendo o primeiro jogo no Serra Dourada por 1 a 0 e perdendo também o segundo por 3 a 1 no Pacaembu.

Atualmente, o Galo vive em constantes crises, com pouco público em seus jogos e com freqüência lutando contra o rebaixamento no estadual.

Campeão goiano da segunda divisão em 2006, ganhando 8 dos 12 jogos disputados, o Galo qualificou-se para a divisão principal em 2007.

Mas em 2007, o Goiânia acabou sofrendo mais um rebaixamento. Foi o pior dos 12 times que participaram da primeira divisão de Goiás. Em 17 partidas disputadas, o Goiânia só venceu dois jogos. Chegou à última rodada do campeonato com um ponto de vantagem sobre a Jataiense. Mas o Goiânia perdeu da Canedense (1x3) e o rival, a Jataiense, fez 4x0 na Rioverdense. A combinação de resultados decretou o descenso do tradicional time da Capital.

Títulos

Campeonato Goiano 1945, 1946, 1948, 1950, 1951, 1952, 1953, 1954, 1956, 1958, 1959, 1960, 1968, 1974
Campeonato Goiano (2ª divisão) 1998 e 2006

Estádio

O clube manda seus jogos no Estádio Olímpico de Goiânia, com capacidade para dez mil pessoas, e utiliza para jogos de maior porte, o Estádio Serra Dourada , com capacidade para 54.049 torcedores.

Hino

O galo carijó é professor.
O galo carijó é brigador.

O galo quando entra no rebolo
pega a bola, faz o gol, esconde a
bola e ninguém vê

Cadê a bola?, cadê cadê?

Goiânia Esporte Clube
futebol é com você!

Com você!!

Cadê a bola?, cadê cadê?

Goiânia Esporte Clube
futebol é com você!

Com você!!Com você!!


Mascote
Galo Carijó

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...