
Os trabalhos eram dirigidos pelo Sr. Higino Pires Ferreira, que além de ser um grande líder da região, também era um dos idealizadores do projeto e naquela mesma data, foi criado o nome Atlético Cajazeirense de Desportos, nascido de uma fusão do Botafogo de Emi Maciel e do Oratório Festivo do Selesiano.
Sob a presidência de Higino Pires Ferreira, o Atlético Cajazeirense de Desportos foi fundado em 21 de julho de 1948, com os seguintes sócios fundadores: Higino Pires Ferreira, Heraldo Alves Costa, Geraldo Maurício Sobreira, Abdon Cipriano Rocha, Guilherme de Oliveira, Francisco de

Neste mesmo ano, o Atlético participou do Campeonato Municipal de Cajazeiras, ficando na segunda colocação, ou seja, foi vice-campeão, repetindo o feito em 1949. Em 1955, o Atlético conquistou o título de Campeão do Matutão, competição com participação de clubes amadores do Estado da Paraíba e em 1959, se sagrou pela primeira vez, Campeão Municipal de Futebol.
Em 1984, o então governador da Paraíba Wilson Braga, alugou à Cajazeiras o Nacional Atlético Clube de Cabedelo com o objetivo de recolocar a cidade no cenário futebolístico do Estado. Nesta

Em 1991, foi vice-campeão da Copa da Integração, sendo que desta forma, assegurou o direito de participar da Primeira Divisão do Futebol Profissional do Estado da Paraíba.
No dia 15 de julho de 1992, em reunião de Diretoria, a Confederação Brasileira de Futebol, homologa e reconhece o Atlético Cajazeirense de Desportos como seu afiliado e o consagra um clube de futebol profissional.
Ao longo de sua trajetória no campeonato Paraibano, o clube detém o título de 2002 e os vice-campeonatos de 1994/01 e 2003.
Em 2008, ano do seu 60º aniversário de fundação, o clube cajazeirense não fez uma boa campanha no campeonato estadual e acabou sendo rebaixado para a Segunda Divisão. Mesmo assim, os seus torcedores o abraçam e torcem para que em 2010, a bandeira alviazulina volte a desfraldar na elite do futebol paraibano.
Títulos
Campeão Paraibano 2002.
Estádio
O Estádio Perpétuo Corrêa Lima (Perpetão) é um estádio de futebol localizado em Cajazeiras, Paraíba. Recebe jogos do Atlético Cajazeirense de Desportos. Tem capacidade para 1.800 espectadores sentados.
Hino
Letra: Deoberto Lopes Ferreira e Roberto Lacerda
Atlético o clube cazajeirense
Orgulha a gente o teu pendão
És e serás sempre assim
Fadado a glórias
Muitas hão de vir
Teu branco nos lembra a paz
E o azul do céu a grandeza nos trás
Te amamos de coração
Trovão azul do sertão.
Trovão azul do sertão.
1948, um ano iluminado
O Hegino Pires com a torcida uma festa
Um palco consagrado.
