No dia 23 de Julho de 1983 , surge o Futebol Clube do Porto, nas cores branco e vermelho, na Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto, em Caruaru (Pernambuco), o clube tinha inicialmente o simples intuito de participar das competições amadoras da Liga Desportiva Caruaruense.O nome do clube, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não faz referência ao seu xará de Portugal, mas sim ao nome de rua onde foi fundado, a Rua Coronel Francisco Rodrigues Porto.Assim, nos primeiros 10 anos, o clube teve como filosofia o célebre conceito do Barão de Coubertin : O importante é participar.
Antecipando-se à modernização por que passa o futebol brasileiro desde a aprovação da Lei Pelé, assumiu a presidência do clube o empresário José Porfírio de Oliveira, um apaixonado pelo futebol, que decidiu implantar um ousado projeto: transformar a agremiação, já conhecida como Gavião do Agreste, numa força do desporto pernambucano.
Para tanto, traçou-se como meta inicial a conquista dos títulos em disputa na Liga Desportiva Caruaruense, objetivo este alcançado já no primeiro ano de seu mandato, com a conquista dos títulos de futebol em todas as categorias (adulto e juniores).
Em janeiro de 1994, se profissionalizou com o nome Clube Atlético do Porto, filiando-se à Federação Pernambucana de Futebol. Expressivos resultados e vários títulos foram conquistados já no início da história profissional do clube, fruto de participações brilhantes nos Campeonatos Estaduais e Nacionais.
Na verdade o Clube herdou as cores do antigo também clube da cidade o Atlético Clube Caruaru, pois as suas cores originais eram vermelho e branco.

A primeira partida oficial como profissional foi realizada contra o Ferroviário do Recife, pela segunda divisão do Campeonato Pernambucano de 1994 e foi vencida pelo Tricolor do Agreste por sonoros 6 a 0. Três anos após a primeira partida, o Porto conquistou o vice-campeonato, perdendo para o Sport na final e, no ano seguinte, o feito se repetiu, sendo novamente derrotado pelo Leão da capital.
Em janeiro de 1998 assume a presidência do clube o conceituado empresário Cadmo Matos Barros, um jovem e dinâmico empreendedor com grande trânsito no futebol nacional e internacional, que decide implantar uma filosofia vencedora no Clube Atlético do Porto e transformá-lo em uma fábrica de craques.Investimentos são feitos na aquisição de equipamentos e na modernização das instalações existentes, ao mesmo tempo que são contratados profissionais de renome no cenário pernambucano e nacional...
Acreditando na juventude, as categorias juvenil e juniores passam a ter tratamento prioritário, tornando o clube um atrativo para jovens de todo nordeste que procuram a agremiação no intuito de mostrar o seu valor.
A partir dai, o Clube Atlético do Porto passa a fazer parte do seleto grupo dos Grandes Clubes do Futebol Pernambucano, sendo os seus confrontos com os demais considerados, pela crônica regional, um clássico do futebol pernambucano.

Atualmente, o Clube Atlético do Porto possui o mais moderno centro de treinamento do futebol pernambucano, que ocupa uma área de aproximadamente 20 hectares, compreendendo.
Títulos
Campeonato Estadual da Segunda Divisão - 2003.
Copa Pernambuco - 1999.
Estádio
Antônio Inácio de Souza, com capacidade para 6000 pessoas, está situado na Rua Heleno Feijó, 50 - São Francisco.
Os times Porto e Central fecharam um acordo de parceria. A partir do Campeonato Pernambucano do próximo ano, o Gavião vai passar a jogar na casa da Patativa. Em troca de ceder o estádio, o alvinegro vai treinar no nino do Gavião, próximo a BR-232. Adiretoria do Porto reclamava do pouco espaço no Antonio Inácio e também discordava do preço cobrado pela Liga Desportiva de Caruaru. O contato terá vaidade de três anos.
Hino
Sou do Clube Atlético do Porto
Clube do meu coração
Suando a camisa na força da torcida
Somos uma só nação (tricolor)
Sou do Clube Atlético do porto
Meu Gavião (tricolor)
O preto, azul e branco é a nossa bandeira
Cores do meu coração
Meu Gavião do Agreste, mais uma vitória
No teu destino de glória, meu grito de gol (Gol)
Quem é do Porto fica, quem vem não quer voltar
Porto pra sempre será.
No vôo do gavião uma nova história
Bola no pé a jogada é fazer mais um gol (Gol)
Da rua preta és filho, orgulho e tradição
Porto do meu coração
Da rua preta és filho, orgulho e tradição
Meu tricolor gavião
GaviãoSite
http://www.clubedoporto.com/