
Por sermos uma equipe de bairro, as dificuldades são enormes, a começar pela parte financeira. Para se montar uma equipe sem a condição financeira necessária é muito dificil, e nossa comunidade, apesar da grande paixão pelo esporte, e com sacrificio, ainda assim achavam uma maneira de, alguma forma, está participando junto com a equipe. Esta atitude e colaboração é que nos deixa felizes, cientes de que é do primeiro degrau que se começa uma escalada vitoriosa. A principio pode se dizer que ainda estamos ingatiando. Trës competições pode ainda ser considerado aceitável os resultados conseguidos. No primeiro ano começamos duas semanas antes do inicicio da competição. No segundo começamos com um mës de antecedëncia. Já no terceiro, devido a indecisões internas, começamos no limite e nem por isso deixamos de cumprir - com sacrificio - a nossa participação como filiados a Federação Cearense de Futebol-FCF. O importante é que a cada ano aprende-se algo, e melhora-se no aperfeiçoamento, hora na parte interna, hora no futebol especificamente, para com isso tirar um melhor aproveitamento, até que se encontre o equilibrio necessário para o bom funcionamento em um todo.
Nós da UDM, começamos colocar em prática a iniciação - não de garotos muitos jovens - mas com atletas de equipes que participavam dos muitos campeonatos de nossa comunidade. E pensando neles, trabalhamos junto a Federação Cearense de Futebol - FCF, filiamos a equipe, abrimos conversações com representantes e/ou responsáveis pelas equipes, criamos um campeonato de onde tiraria-mos nossos atletas, e fizemos nossa primeira participação no Campeonato Cearense de Futebol Terceira Divisão 2005.
Fizemos parte do 'GRUPO A' daquela competição juntamente com ( Santana-Jaguaruana-CE, Aracati, Eusébio, Caucaia, Morada Nova e Calouros ). Terminamos a primeira fase como primeiro colocado, com uma campanha que chamou atenção logo de inicio, devido a idade média de nossa equipe, onde havia na relação do jogo três a quatro jogadores entre 17 (dezessete) e 18 (dezoito) anos, média mantida em toda a competição -. Marcamos 24 (vinte e quatro) pontos, com 07 (sete) vitórias, 01 (um) empate, 02 (duas) derrotas, 18 (dezoito) gols pró, 12 (doze) gols contra e um saldo positivo de 06 (seis) gols. Ao final terminamos na quarta colocação geral. Dai por diante, nossa equipe começou a ser notada, o futebol da grande Messejana ficou bem mais visto, e os campeonatos nos bairros mais bem disputados.
Dado o primeiro passo - vamos chamar assim -, juntamente com a fundação de nossa equipe, fundamos tambem a SUPER LIGA MESSEJANA DE DESPORTOS, onde, alem do futebol, formariamos tambem com outras modalidades esportivas, uma maior interação do esporte em nossa região. Dai formamos sua diretoria, onde no ano seguinte, organizou-se. Filiou as equipes até então desgarradas. Juntou a força das grandes equipes da região, e hoje é um dos campeonatos de suburbio mais bem visto por toda a cidade, bem como com grande perspectiva de um fortalecimento maior nos anos de 2008 / 2009.
No ano 2006, fizemos parte do 'GRUPO D' juntamente com (Caucaia, Terra e Mar e América) e vendo o desempenho anterior, mudamos um pouco a politica, invertendo - mais experiencia, menos juventude. Fizemos uma campanha razoavel, participando somente da primeira fase, marcamos 09 (nove) pontos, em 06 (seis) jogos, 02 (duas) vitórias, 03 (tres) empates, 01 (uma) derrota, 14 (quatorze) gols pró, 08 (oito) gols contra e um saldo de 06 (seis) gols. Apesar do baixo número de derrotas, nos despidimos do campeonato em terceiro de um grupo que classificavam-se dois.
No ano de 2007 formamos o grupo com (Terra e Mar, Calouros e América). Marcamos 18 (dezoito) pontos sendo: 04 (quatro) vitórias, 08 (oito) derrotas, 06 (seis) empates, 16 (dezesseis) gols pró, 23 (vinte e tres) gols contra. Uma campanha considerada abaixo das expectativas no Campeonato Cearense, devido a uma maior participação e 'apoio', onde apesar das dificuldades - até viagem em tres carros particulares com o número necessário de atletas para um jogo em Barbalha-CE, distante 500 Km da capital aconteceu - cumprimos nosso papel. Mas neste ano, começamos tudo as pressas, tudo foi muito adiado, e quando demos conta, já estavamos batendo o primeiro centro de campo.
Agora em 2008, abrimos um leque maior em nossaas categorias de futebol. Já temos o Futebol Feminino, de onde já saiu uma jogadora, que integra a Seleção Brasileira sub-20 - ver reportagem pagina inicial -, tivemos a primeira experiencia no Campeonato Cearense da categoria, ficamos de fora por saldo de gols - 15 a 17. Já começamos trabalhar a equipe para o Campeonato Cearense sub-15 e sub-17. Destas categorias, faremos a base para o Campeonato Cearense de 2008 Terceira Divisão. Enfim, espectativa de um grande ano, mantendo sempre o pé no chão e acreditando sempre no potencial dos atletas de nossa comunidade, pois é com eles - em sua maioria - que faremos uma União Desportiva Messejana - UDM forte, e com uma base de sustentação (alicerce) de perspectivas duradoura, tendo em vista a sempre média de idade a qual começa-se o trabalho, apostando sempre nos valores que brotam aqui do nosso lado, e que ao contrário da maioria das equipes, não deixaremos escapar e, nem de apostar nesses garotos.
Atualmente, o Messejana disputa a Terceira Divisão do futebol cearense. Em 2009 , foi um ano para esquecer. Com apenas uma vitória em toda a competição, a U.D.M. faz sua pior participação no campeonato Cearense de futebol terceira divisão em toda a sua existencia, e agora espera 2010 para tentar alcançar melhor desempenho e ascenção a segundona Cearense.
Estádio
Murilão
Capacidade 3.000
Site