Pular para o conteúdo principal

União São João Esporte Clube

O União São João Esporte Clube, time da cidade de Araras, foi fundado no ano de 1981 pelo empresário Hermínio Ometto, mas sua história começou muito antes. Com o nome de Sociedade Esportiva e Recreativa Usina São João de Araras, o clube, fundado em 8 de janeiro de 1953, disputou a terceira divisão do Campeonato Paulista entre os anos de 1961 e 1964. Nessa época, o proprietário da Usina São João, Hermínio Ometto, propôs uma fusão com os outros dois times da cidade: o Ararense e o Comercial. Porém, por conta da rivalidade entre ambos, a fusão acabou não acontecendo.

Apenas 20 depois, Ometto conseguiu concretizar seu sonho, quando fundou, com apoio de um grupo de funcionários da Usina São João, em Araras, no dia 14 de janeiro de 1981, o União São João Esporte Clube, como é conhecido hoje. Nesse mesmo ano, a equipe disputou seu primeiro torneio de forma oficial: o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. No ano seguinte, o time foi convidado a participar da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

O União São João conquistou seu primeiro título em 1987, ao vencer o São José por 1 a 0 no Campeonato Paulista da Série A2. Em 1988, garantiu o segundo título: o Campeonato Brasileiro da Série C e, no dia 18 de maio do mesmo ano, o clube inaugurou o Estádio Hermínio Ometto, com capacidade para 16 mil pessoas. Em 1991, venceu a Copa Benedito Teixeira e, em 1992, conseguiu o acesso para a elite do futebol brasileiro. Em 1994, sob o amparo da Lei Zico,o União São João se transformou em empresa, remunerando seus diretores e trabalhando em regime profissional.

Mesmo com o rebaixamento do ano seguinte, conseguiu retornar aos grandes campeonatos em 1996, quando conquistou o título do Campeonato Brasileiro da Série B. Entretanto, o clube acabou sendo rebaixado novamente no ano seguinte. Em 2004, a equipe teve outro descenso na competição nacional, desta vez para a terceira divisão. Na competição estadual, o União São João conseguiu manter-se na elite até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2, divisão que permanece até hoje.

Títulos

Campeonato Brasileiro - Série B: 1996
Campeonato Brasileiro - Série C: 1988
Campeonato Paulista - Série A2: 1987


Estádio


Dr. Hermínio Ometto

Inauguração
18/05/1988
Primeiro Jogo
União São João 1 x 1 Botafogo-SP.



Nome
Hermínio Ometto foi fundador e presidente do clube.


Hino
(Flávio Augusto / Carlos Rocha )

Alvi-verde são as cores
Do maior dos meus amores
Quem abrir meu coração
Vai encontrar lá, gravado
União são joão

É garra, é força, é fibra, é raça
Esse é, o time da massa
Não existe maior emoção
Que ser torcedor
Do união são joão

Tens a fibra e o fascinio
Do teu pai o grande herminio
És de araras o guerreiro

Não há nada que te espante
Nem que te faça tremer
No gramado és um gigante

Que ninguem pode vencer

União, união, união são joão
Eu sou união são joão prá valer

União, união, união são joão

União vou ser enquento eu vier



Mascote


A mascote do União São João não poderia ser outra. A cidade de Araras foi batizada assim por causa da grande quantidade deste pássaro existente às margens dos rios e bosques da região, desde sua formação na segunda metade do Século XIX.
O União São João fez seu vôo maior no ano de 1996 quando conquistou o título mais importante de sua história: Campeão Brasileiro da Série B. O importante título surgiu dois anos depois do clube de Araras tornar-se o primeiro clube empresa do Brasil.A estrutura invejável das categorias de base faz lembrar do ano de 1992 quando o Brasil ganhou de presente, a maior revelação formada no Centro de Treinamento do União: o lateral-esquerdo Roberto Carlos.


Site

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância