Pular para o conteúdo principal

Clube Atlético Lages

O Clube Atlético Lages foi fundado em 10 de julho de 2002, buscando preencher a lacuna do futebol da serra catarinense, que há muitos anos não tinha um representante para identificar-se no campeonato estadual.

Começou com uma idéia vaga, mas que serviu de princípio fundante: fazer um time de futebol que fosse uma extensão da cidade de Lages, e que fosse persistente como o povo lageano. Cogitou-se chamar o time de Serrano, mas nada podia ser mais direto e mais forte do que o nome mais óbvio: Lages. Em poucos dias foram escolhidas as cores, o escudo, a primeira diretoria. Já sob a expectativa da estréia foi encomendado o primeiro jogo de uniformes.
Camisas e calções azuis seriam o cartão de visitas do time que entrou em campo na cidade de Caçador, no dia 10 de agosto de 2002, para enfrentar o Kindermann. A partida valia pela Série B do campeonato estadual de 2002 e foi vencido pelo time lageano por 1x0. O primeiro gol do CAL foi marcado pelo jogador Rodrigo Nunes.
O Lages venceu este primeiro campeonato disputado e a partir de então os sucessos se acumularam. Campeão dos troféus Raimundo Colombo e Antônio Ceron, disputados contra o Internacional de Lages, campeão do segundo turno da Seletiva 2003, campeão do primeiro turno da Série A-2 de 2004, e finalmente campeão desta mesma Série A-2, contra o Atlético de Ibirama. Com isso, o CAL conseguiu a vaga no campeonato brasileiro da Série C deste ano. Fazia trinta anos que um clube lageano não disputava uma competição nacional.

Atualmente, o clube encontra-se desativado.


Títulos

Campeonato Catarinense - Divisão Especial (Série A2): 2004.


Estádio


O estádio Vidal Ramos Júnior está localizado em Lages, Santa Catarina, é de propriedade da prefeitura do município e tem capacidade para 12 mil torcedores. Ele é sede dos jogos do time profissional de futebol da cidade, o Internacional, e também recebe os jogos dos torneios amadores da cidade. Foi sede ainda dos jogos do Clube Atlético Lages, extinto em 2006, e do Grêmio Pinheiros, que disputou em 2007 a segunda divisão do Campeonato Catarinense. Em 2008, o Inter de Lages disputa a divisão de acesso (ou segunda divisão) do Campeonato Catarinense.

Capacidade: 12.000 pessoas
Inauguração: 7 de setembro de 1954

A idéia da construção do estádio surgiu na década de 1940. Nessa época, o prefeito de Lages era Vidal Ramos Júnior, responsável pela doação do terreno onde seria construído o centro esportivo. As obras só começaram na década seguinte. Ao ser inaugurado, em 7 de setembro de 1954, recebeu o nome de "Estádio Municipal da Ponte Grande". Em 1961, a Câmara de Vereadores aprovou Projeto de Lei do prefeito Wolny Della Rocca para que o local fosse rebatizado como "Centro de Esportes Vidal Ramos Júnior".

O estádio passou por algumas reformas ao longo de sua história. No dia 26 de janeiro de 1969 foi inaugurada a arquibancada de cimento - até então, o estádio tinha arquibancadas de madeira. O jogo que marcou a reinauguração foi realizado entre o Grêmio Atlético Guarany e o Internacional, os maiores rivais da história do futebol profissional da cidade. O clássico "Gua-nal" foi vencido pelo Inter por 4 a 2.
Em 1976, Internacional e Vasco da Gama disputaram a partida que marcou o lançamento dos refletores do Vidal Ramos Júnior. O jogo foi vencido pela equipe do Rio de Janeiro por 2 a 1. A última grande reforma ocorreu em 2004, com a troca do gramado e a ampliação de parte da arquibancada, que passou a ser coberta.

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...