Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube Ypiranga

No início do Século XX, jovens excluídos sociais trabalhadores de ofícios e de ganhos impedidos por fatores étnicos, sociais e econômicos, cotizaram-se e fundam o Sport Club Sete de Setembro, em 17 de abril de 1904, que é extinto em 7 de Setembro de 1906 para dar lugar ao Sport Club Ypiranga atualmente Esporte Clube Ypiranga. O nome do novo time é escolhido de forma emblemática, fruto do momento conjuntural de construção da identidade nacional. O Esporte Clube Ypiranga é a síntese da união dos pobres da cidade, que querem se integrar construindo um tempo novo, rompendo com privilégios das elites arraigadas pelo escravismo do antigo regime imperial. O Ypiranga não é o time que apenas permitia que negros e pobres figurassem no seu elenco, de maneira oportunista e utilitária. Ele foi fundado e dirigido por esses segmentos, seus torcedores eram os excluídos sociais e quem se identificava com esses.

Primeiro Uniforme: camisa verde, calção branco, depois trocado por camisa toda preta, calção branco. O uniforme listrado passou a ser utilizado em 1911. Depois, a camisa amarela entrou no guarda roupa. As primeiras bolas do Ypiranga eram feitas de meia, pois não havia recursos para comprar material esportivo.

O nome atual só foi adotado em 1914, quando o clube efetivamente iniciou suas participações no Campeonato Baiano. Nos primeiros anos, o aurinegro ficou à margem de clubes já extintos como São Salvador, Internacional e Fluminense de Salvador. Apenas em 1917 veio o primeiro título. Mas vale dizer que foi categórico. Em um campeonato com seis times disputando o título em pontos corridos, o Ypiranga venceu oito e empatou apenas dois (contra Fluminense de Salvador e Internacional). No ano seguinte, a superioridade da equipe ficou ainda mais evidente, com oito vitórias em igual número de jogos.
Após uma queda de rendimento em 1919, o clube conquistou mais um bicampeonato, com 21 vitórias, um empate e uma derrota nos dois anos somados. Ainda na década de 1920, os canários conquistariam mais três títulos, em 1925 e um bi 1928-29. Sempre invicto.

As grandes goleadas aplicadas pelo Ypiranga

A primeira grande goleada do campeonato baiano de futebol foi aplicada pelo Ypiranga sobre o Nacional, pelo placar de 10x1 no certame de 1920. Deu-se ainda no prado do Rio Vermelho, na véspera da inauguração oficial do estádio da Graça. Mas foi nesse estádio que teve lugar a fase histórica das grandes goleadas, cujo sinal precursor foi o escore de 9x0 que o Fluminense aplicou no Itapagipe, no primeiro domingo após a inauguração festiva do estádio (15.11.20) e que marcou a despedida do alvinegro peninsular.

O período histórico das goleadas maiúsculas se estende de 1927 a 1938, quando foram registrados dez resultados onde o clube vencedor fez dez ou mais gols, e que podem ser assim distribuídos: a) cinco goleadas "normais" verificadas entre clubes grandes ou médios e um pequeno: Botafogo 12 x 0 Democrata (8.12.27), Ypiranga 13 x 1 Guarani (5.5.29), Ypiranga 16 x 0 Democrata (1.5.30), Fluminense 10 x 0 São Cristóvão (12.11.31 e Ypiranga 11 x 0 Guarani (19.6.32); b) duas goleadas entre clubes pequenos: Energia 11 x 1 Guarani (25.5.33) e São Cristovão 12 x 0 Guarani (4.6.33) Vê-se que o Guarani tomou 23 gols em apenas dois jogos consecutivos; c) três goleadas entre não pequenos: Vitória 11 x 0 Botafogo (16.12.34), Botafogo 11 x 1 Fluminense (25.10.36) e Bahia 10 x 2 Vitória (20.11.38).

A partir daí começaram a escassear as goleadas maiúsculas. Cabe uma especial menção à maior delas, ou seja, o acachapante placar de 16 x 0 pelo Ypiranga ao Democrata, no certame de 1930, no Dia do Trabalho.

O primeiro tempo terminou em 9 x 0. O goleiro Zilô, do Democrata, tomado de profundo abatimento, não retornou para o segundo tempo, sendo substituído pelo meia Benzeno, ficando o democrata com dez jogadores. Temendo que outra crise psicológica se abatesse, agora sobre o goleiro substituto, o Ypiranga marcou apenas 7 gols na segunda etapa...Golearam: Lago (5), Oscar (4), Mila (3), Pelágio (2), Sandoval e Pópo. No Democrata, o mais atuante foi o centroavante Grilo, com 17 saídas na marca central.

O primeiro campeão estadual no Estádio Otavio Mangabeira (Fonte Nove) foi o Ypiranga. No primeiro jogo noturno realizado na Fonte Nova o Ypiranga “bateu” no grandioso São Paulo. Por uma lamentável falha do seu goleiro, ainda na Fonte Nova, perdendo para o E. C. Bahia por 1 x 0, o Ypiranga deixou de ser Bi-Campeão em 1952. O Vasco da Gama depois de uma longa e invicta temporada no Norte e Nordeste, tendo vencido, inclusive, nosso co-irmão E.C. Bahia, teve sua invencibilidade “quebrada” pelo Ypiranga. Em memorável jogo com o REMO do Pará, a quem venceu, o Ypiranga foi campeão do primeiro torneio Norte/Nordeste.

Atualmente, a equipe profissional disputa a 2ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol. O nosso Estádio Deputado Galdino Leite (Vila Canária) tem capacidade para 4.000 espectadores. Mas por falta de condições de jogo atuamos no Estádio Roberto Santos que tem capacidade para 15.000 espectadores. O clube não participou da segunda divisão baiana em 2008. A atual situação, com dificuldades de cunho financeiro-administrativo, fez com que o clube tivesse dificuldades em disputar mesmo o campeonato baiano de juniores, além der ter sido privado de treinar em seu próprio CT a Vila Canária, devidos a problemas na realização de contratos.

Títulos

Campeão Baiano em 1917,1918,1920,1921,1925,1928,1929,1932,1939, e 1951
Campeão Baiano em 1984 e 1990

Estádio

Estadio Deputado Galdino Leite (Vila Canária)

Capacidade:4000 pessoas

Hino

(VALTER QUEIRÓZ)
Meu amarelo e preto
meu time do peito
meu velho Ypiranga
o povo foi quem te criou,
consagrou
time do nosso amor
a gente enfrenta chuva,

a gente enfrenta o sol
bandeira aurinegra
honrando o futebol

é o povo reunido,
cantando mais uma vez:

agora um, dois, três
vai pra frente mais um gol
eu só saio daqui com o
Ypiranga vencedor (repete)


Mascote

Canário




Site

http://ec.ypiranga.zip.net

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância