Pular para o conteúdo principal

Ituano Futebol Clube



Fundado a 24 de maio de 1947, com o nome de Associação Atlética Sorocabana, o Ituano Futebol Clube antes de firma-se com esse nome, ainda foi, Clube Atlético Ituano e Ferroviário Atlético Ituano. Os nomes mudaram, mas a determinação, garra e disposição dos atletas e dirigentes que vestiram a camisa ou trabalharam pelo Galo são exemplo de amor ao clube. Em seus primórdios a grande conquista aconteceu quando, já em 1956, o clube sagrou-se bicampeão da Terceira Divisão de Profissionais, 1954/55.

A partir de 1977, com o nome de Ferroviário Atlético Ituano (FAI), o clube passou a dar maior atenção ao profissionalismo e em 1978 voltou a disputar o Campeonato Paulista da Terceira Divisão. Em 1982, sob nova reestruturação feita pela Federação Paulista de Futebol o clube passou a integrar a Segunda Divisão. Nesta época o time já havia deixado de ser tricolor para assumir o rubro-negro e o Galo era seu mascote.

O ano de 1984 inicia-se nova fase com a conquista de campeão da fase classificatória da Segunda Divisão. Em 1989 o time conquistou o Campeonato Paulista da Divisão Especial, o que lhe rendeu o acesso à elite do futebol paulista: Primeira Divisão –Série A1. A partir de 1990, já entre os “grandes” do futebol paulista o clube passa a se chamar Ituano Futebol Clube. Em 1993 o time foi rebaixado para a Série A-2, em 1997 volta à A-1 e em 1999 volta a cair para A-2.

Maio de 1999 marca a terceirização do futebol do Ituano à uma empresa que consegue alguns expressivos resultados como o Campeonato Paulista da Primeira Divisão de 2002, Campeonato Brasileiro da Série C em 2003 e o direito de disputar a Copa do Brasil.

Ao final de 2006 a Diretoria do Ituano Futebol Clube reassume o comando do futebol com um trabalho sério e profissional visando manter-se na elite do futebol Paulista, o que foi conseguido. Porém no Brasileiro B o clube enfrentou uma série de problemas que culminou com a queda para a Série C de 2008. No final de 2007 acontece a eleição para a nova Diretoria, assumindo a presidência Fernando Francisco Vieira, o Major Vieira que inicia grande reformulação, conseguindo firmar uma parceria do clube com a Traffic Marketing Esportivo, iniciando novos tempos para o Ituano Futebol Clube. Porém é rebaixado para Série C.

Estádio

O Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior é o palco das apresentações do Ituano Futebol Clube desde 1954, quando foi inaugurado. Atualmente o estádio comporta 18 mil expectadores e seu campo tem 100m x 70m de dimensão.

O Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior fica na Praça Washington Luis, s/n.º - Vila Nova.

Hino

(Carlos Roberto de Jesus Polastro)

Galo rubro negro altaneiro
Forte, valente e audaz
És um gigante guerreiro
Ituano
, você é demais

Vencedor, sempre em frente
Não há ninguém como tu
Joga essa bola na rede

Ah, ru
bro negro de Itu
Olê Olá pode o mundo se acabar
Olê Olê vamos sempre com você
Não h
á ninguém como tu
Ah, rubro negro de Itu

Ituano, Ituano, Ituano...
Que coisa linda, és o maioral!
Dentro de campo, um só pensamento
Outra
vitória, seu lema é ganhar

Sua bandeira balança
Distinto e amado brasão
A grande massa proclama
Ituan
o, és o grande campeão!

Mascote

A mascote do Ituano surgiu na década de 50, após uma vitória do time contra seu maior rival, a Associação Atlética Sorocabana. A partida, como todas as outras, paralisou a cidade e, com a vitória do Rubro-Negro contra o adversário superior tecnicamente, a torcida apelidou a equipe de Galo de Itu, por sua força e pelo modo como brigou, semelhante ao do animal.­

Site

http://www.ituanofc.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...