Pular para o conteúdo principal

Esporte Clube XV de Novembro de Caraguatatuba

O XV foi criado em 18 de fevereiro de 1934. Foi o segundo clube de futebol da cidade. O primeiro clube de Caraguá foi o Anhimbu Futebol Clube, criado pelos funcionários da empresa de madeiras J. Charvolins, mais tarde conhecida como Fazenda dos Ingleses. Durante os anos de 1940 e 1947, o XV esteve inativo por conta da 2ª guerra mundial.

Após a guerra, o XV esteve focado nas atividades amadoras e foi um dos mais fortes do esporte amador do Litoral e Vale do Paraíba. O clube foi reformulado e ganhou uma nova sede social. O clube adota as cores verde e branco em homenagem ao Palmeiras.

No futebol amador, partidas envolvendo adversários de São Sebastião eram consideradas “clássicos regionais”, com casa cheia e muitas discussões. Clássicos locais, envolvendo o EC Indaiá, também movimentavam a cidade e, principalmente, o meio futebolístico local.

Em 1967, ocorreu uma grande tempestade em Caraguatatuba, causando avalanche de pedras, árvores e lama dos morros Cruzeiro. Jaraguá, Jaraguazinho, próximos a cidade, sepultando vários habitantes e danificando fortemente o estádio do XV.

Vinte anos depois desse acidente, em 1987, diretoria do clube reformou e reestruturou seu patrimônio, conseguindo inscrever o XV no futebol profissional no ano seguinte, para a disputa da 4ª divisão do Paulista. Em 1990, o clube sobe para a Terceira Divisão do Paulista, permanecendo lá até 1992, quando se afastou do profissional. Sua volta foi em 1995, na Quarta Divisão. Em 1996, o Leão quase subiu de divisão, mas no ano seguinte o acesso veio a Caraguatatuba, com uma campanha muito boa dentro de campo. Porém, o XV não pôde disputar a Série A3 de 1998 devido o seu estádio não ter capacidade para receber 10 mil pessoas. Por isso, permaneceu na Quarta Divisão.

Após isso, o XV não conseguiu emplacar uma boa campanha novamente, e ficou no profissional até 2005, onde o clube não aguentou os problemas financeiros e a falta de apoio na região e resolveu dar um tempo com o futebol.


Alcunhas Leão do Litoral
Mascote Leão


Estádio 

XV de Novembro "Toca do Leão"
Capacidade 7.000

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...