Pular para o conteúdo principal

Clube Atlético Paulistinha

Fundado em 3 de agosto de 1958, o CAP, foi dirigido por muitos anos por Marivaldo Carlos Degan, um "ícone" na história do futebol infanto-juvenil na cidade e muito respeitado nacional e internacionalmente, conquistando muitos títulos em todas as categorias por vários países. Suas cores são vermelho, preto e branco, seu escudo tinha um desenho do tio patinhas, mas a Disney exigiu a retirada do mesmo alegando uso não autorizada do desenho, o clube passou mais de 50 anos trabalhando nas categorias de base.
O Paulistinha permaneceu até no anonimato paulista até o ano de 2008, quando passou a disputar os campeonatos da divisão de base organizados pela Federação Paulista.Em 2010 entrou no profissional e disputou o“Campeonato Paulista da Segunda Divisão”, no qual participou novamente em 2013 e classificou-se para as finais.
Neste ano,  as diretorias de Clube Atlético Paulistinha e São Carlos Futebol Clube selaram parceria inédita. A negociação durou cerca de cinco semanas, e irá alterar consideravelmente o calendário dos clubes sãocarlenses. O tempo de duração da sociedade não foi divulgado.
Pelo lado do São Carlos, as atividades profissionais continuarão normalmente, e nas categorias de base acontece a grande mudança. A equipe, que jogava apenas o Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão, passa a jogar também o Sub-15 e Sub-17, sendo o único representante da cidade nas três categorias. Além disso, as três categorias utilizarão o Recanto do Tio Patinhas, sede do CAP.
“A parceria agrega espaço para desenvolver o trabalho de base, porque além de treinar, o jogador vai se alimentar no centro de treinamento”, explicou Paulo Mayeda, coordenador de futebol do São Carlos FC.
Chegou a ser cogitado a possibilidade das partidas do campeonato estadual das categorias menores serem realizadas na cidade de Ibaté. “A gente está procurando manter os jogos em São Carlos. Com a Prefeitura ajudando, não vejo necessidade de nos deslocarmos para outras cidades para mandar nossas partidas”, comentou Mayeda.
Ainda sobre a sociedade São Carlos/Paulistinha, o coordenador do São Carlos FC disse também que o exemplo deveria ser seguido por outras cidades que tem mais de um clube profissional. “Haverá espaço para o Paulistinha desenvolver suas atividades no Sub-11 e Sub-13, e o poder público não precisa mais alimentar duas situações. Estamos unindo esforços para a cidade de São Carlos ser referência na base”, completa.

Já o Paulistinha, que além do profissional em 2013, disputou o estadual nas categorias Sub-15 e Sub-17, cederá seus atletas para o São Carlos FC, para seguir com os projetos sociais, incluindo a Escolinha CAP, para crianças a partir de 7 anos, além de disputar o Campeonato Paulista Sub-11 e Sub-13.
O presidente do CAP, Vilmar Rodrigues, tem um discurso semelhante ao de Paulo Mayeda, e garante que o objetivo é colocar o nome da cidade de São Carlos em evidência no futebol de base do estado de São Paulo. “Daqui alguns anos, o objetivo é usar os atletas que hoje estão na base na equipe profissional. Queremos dar oportunidade para os garotos da cidade, e por isso vamos fazer algumas peneiras. Mas também há a opção de trazer jogadores de fora”, salientou.
Um dos motivos para que as conversas entre os clubes começassem, foi porque dirigentes do Paulistinha afirmaram publicamente que estavam em busca de colaboradores para manter o futebol profissional do clube ativo no ano da Copa do Mundo. Como o prazo estipulado pela Federação Paulista de Futebol para inscrição no Campeonato Paulista da Segunda Divisão se encerrou no final de janeiro, e a parceria com o São Carlos foi selada após a data limite proposta pela entidade, o CAP não jogará o estadual em 2014 – único torneio profissional disputado pelo Tio Patinhas.
Espera-se que, em 2015, os jogadores formados pela equipe sub-20 que não forem utilizados no elenco profissional do São Carlos, disputem a Série B pelo Paulistinha, reativando assim a equipe profissional que chegou na última fase do estadual em 2013.


Alcunhas Paulistinha de São Carlos

Mascote Tio Patinhas

http://www.capaulistinha.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.