Pular para o conteúdo principal

Asociación Civil Minervén Bolívar Fútbol Club

Fundado em 1985, na pequena cidade de El Callao, mandava os jogos e era sediado em Puerto Ordaz,capital do estado de Bolívar. Rivalizou arduamente com o Mineros de Guayana (da mesma cidade) no “clássico do Sul”. As vitórias do passado e as lembranças dos poucos torcedores que restaram, motivaram a volta do Expresso Azul.


O agora Asociación Civil Minervén Fútbol Club Bolívar foi oficialmente reaberto em 29 de julho. As cores azul e branca se mantém. O mesmo não acontece com o velho Estádio Hector Thomas, substituído pelo moderno Estádio Polideportivo de Cachamay, remodelado para a Copa América, com capacidade para mais de 40 mil expectadores. Foi o palco da vitória mexicana sobre o Brasil por 2X0.

A história do clube inveja qualquer apreciador de façanhas. Campeão da primeira divisão em 1993, foi o primeiro venezuelano a chegar às quartas-de-final de uma Libertadores, no ano seguinte. O sonho de “Los de Callao” parou no Vélez Sarsfield. Ficaram na memória os lances do atacante Stalin Rivas, autor de sete gols.

Participou também das edições de 1993, quando sofreu 8X2 do Flamengo, em 1996 e 1997. Nessa última, também foi humilhado pelo Bolívar, ao ser batido por 7X0 . A derrota indicava o martírio que viria pela frente, marcando a ascenção do Caracas, seis vezes campeão nacional desde 1997. Mesmo assim, o Minervén figura na 7ª colacação no ranking da Conmebol entre os clubes da Venezuela.

Em 2007 , o retorno foi possível graças ao Club Deportivo Iberoamericano Fútbol Club. A agremiação, que havia substituído o Minervén, cedeu às pressões da Federação Venezuelana de Futebol, e aceitou a troca de nome. Durante meses, a instituição negociou a mudança com dirigentes do Iberoamericano, concluída a poucos dias da estréia na série B. A base de jogadores e comissão técnica se manteve a mesma.
Escudo antigo

O ressurgimento do Expresso Azul provocou euforia nos torcedores – o Iberoamericano nunca conquistou a simpatia dos venezuelanos, por jamais ter alcançado a elite do futebol no país. Tão logo foi confirmada a participação na divisão de acesso, os adeptos do Mineros, da primeira divisão, não param de ouvir provocações dos fãs do Minervén. Esses sonham com o retorno do clássico do Sul, para a retomada da hegemonia de Puerto Ordaz. Quando ouvem alguma resposta, alegam que “o Mineros nunca chegará às quartas-de-final da Copa Libertadores. Ambos dividiram o Estádio Polideportivo de Cachamay.

Ao finalizar a temporada de 2008 o Minerven é obrigado a descender a Segunda pela FVF devido a ter recibido uma sanção que recibeu do Conselho de Honra, logo que suas categorias inferiores faltaram a um jogo programado contra o Monagas SC. Junto com uma grave crise economica o clube azul desaparece devido a que não era possível  manter-lo na Segunda Divisão.


Títulos

Primera División de Venezuela  1995/1996.

Apelidos El Expreso Azul, El Ballet Azul del Callao

Site
http://www.minervenfutbolclub.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...