Pular para o conteúdo principal

Stoke City Football Club

O Stoke City é considerado o segundo clube mais velho do futebol inglês, já que sua fundação ocorreu em 1863, na região de Stoke-on-Trent, sob o comando do jovem estudante da Charterhouse School, Henry Almond. No mesmo ano, Henry e seus colegas batizaram o time de Stoke Ramblers, mas a primeira partida documentada aconteceu apenas em 1868. O duelo foi contra o EW May XV, no Victoria Cricket Club, local que abrigou os jogos durante sete anos, até ser substituído pelo Sweetings Field.
A passagem pelo Sweetings Field também foi rápida, apenas três anos, já que em 1878 o Vitória Ground foi adotado como casa do então renomeado Stoke Football Club. O período também marcou a escolha das cores oficiais, o vermelho e o branco.
O estádio e o clube estavam prontos, mas não havia nenhum campeonato de grande porte no país. Porém, em 1888, o Stoke e outros 11 agremiações fundaram a Football League, competição na qual o clube não obteve bons resultados, já que terminou em último nas duas primeiras edições.
O nome atual do clube, Stoke City F.C., foi implantado em 1928, três anos após a região de Stoke-on-Trent assumir o status oficial de cidade. O final dos anos 1920 e o início da década de 1930 foi especial para o clube. Além da mudança do nome, foi nessa época que surgiu o primeiro grande craque da agremiação, Stanley Matthews.
Presente nas convocações da seleção inglesa e um dos melhores jogadores de sua época, Stanley foi o expoente dos anos de glória do Stoke. O primeiro título da Football League (1932/33), o recorde de público do Victoria Ground (51,723 contra o Arsenal em 1937) e o recorde de gols na liga (Freddie Stelle, 33 gols em 1936/37) foram obtidos durante a década de 1930.
Contudo, as vitórias deixaram de ser freqüentes e o declínio veio. Durante 20 anos o clube não conquistou nenhum resultado expressivo, até a chegada de Tony Waddington, dirigente e treinador.
Waddington trouxe craques como o ídolo Stanley Matthews e o grande goleiro Gordon Banks. A equipe evoluiu, voltou a obter bons resultados e, na temporada 1971/72, conquistou o título da Copa da Liga, batendo o favorito Chelsea por 2 a 1, em Wembley.
George Eastham, substituto de Waddington, não conseguiu manter o bom trabalho e o clube chegou a ser rebaixado para a terceira divisão nacional. Vários anos se passaram e o Stroke não conseguiu sair do buraco.
O único momento de glória do clube, entre o fim da década de 1970 e a volta para a primeira divisão em 2008, foi a mudança de estádio. Após 119 anos, o Britannia Stadium foi construído para substituir o Victoria Ground.
Durante o segundo mandato do presidente Tony Pulis, mais precisamente em 2008, o Stoke City conseguiu o tão sonhado acesso. Após bater o Leicester por 2 a 1, a equipe vermelha e branca conquistou vaga à Premier League, a elite do futebol inglês.

  • Perdeu o primeiro jogo contra o West Bromwich Albion F.C. em 8 de setembro de 1888
  • Seu empate cheio de controvérsias de 0x0 contra o Burnley em 30 de abril de 1898 levou para a partida de teste de promoção e rebaixamento sendo depois substituída pela promoção e rebaixamento automático mais tarde.
  • Em 1967 eles jogavam na United Soccer Association como Cleveland Stokers.
  • Em 1997 o clube mudou-se de sua tradicional casa no Victoria Ground para sua nova casa com 28.383 acentos Britannia Stadium. Máxima alocação para visitantes é 4,800.
  • 1999 um grupo islandês, o Stoke Holding, adquiriu o time.
  • Terminou a temporada de 2005-06 na 13º posição no The Championship.
  • Em 22 de maio de 2006, Peter Coates comprou novamente o time Stoke Holding por um valor estimado em £ 1,7 mi.

Títulos
 
Segunda Divisão Inglesa 1932/33 e 1962/63
Copa da Liga 1971/72 

Estádio

Britannia Stadium é o estádio do Stoke City, time da primeira divisão inglesa e se localiza em Staffordshire, Inglaterra, com capacidade para 28.383 pessoas e já sediou jogo da seleção inglesa sub-21 contra Portugal.








Mascote
Stoke CityO Stoke City tem o hipopótamo como sua mascote. O imponente animal, conhecido como Pottermus ou Hippo, foi criado durante a temporada 1997/98, período em que o clube se mudou para seu novo estádio, o Britannia Stadium.


Alcunhas The Potters


Site

http://www.stokecityfc.com/ 

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç