Pular para o conteúdo principal

Formiga Esporte Clube


O Formiga Esporte Clube foi fundado em maio de 1929 e teve como seus primeiros presidentesos Srs. José Corrêa de Melo e Otacílio Antunes Teixeira. Como todo clube do interior, o Formiga iniciou sua vida desportiva no futebol amador, sendo um dos primeiros clubes do interior de Minas a enfrentar Atlético, Vasco e Flamengo. No ano de 1950, o FEC conquistou um de seus maiores títulos: o de Campeão dos Campeões de Interior.
No ano de 1964, sob a presidência do Sr. Lubélio Laudares de Oliveira, o FEC iniciou seu projeto com o objetivo de disputar o futebol profissional de Minas. Em 1965, o time disputou a primeira divisão do campeonato mineiro correspondente naquela época ao módulo II de hoje. O módulo I era chamado de divisão extra. Mesmo com muitos problemas financeiros, inerentes à época, o Formiga fez bonito e venceu o Araguari por 2x1 no campo do Atlético e conquistou a vaga para a divisão extra.
Já na divisão extra do campeonato mineiro, os presidentes foram: Leopoldo Corrêa e Sebastião Carlos de Oliveira. Estava aberto um novo desafio. Disputar de igual para igual com grandes clubes como Atlético, Cruzeiro, América e Villa Nova era o sonho de todo formiguense. Mas, também o pesadelo em dia de derrotas. O FEC terminou o campeonato de 66 em penúltimo lugar. Porém, conseguiu se manter na divisão extra. Já em 1967, sob a presidência do Sr. Silvio Talibertti, o clube iniciou um novo trabalho de renovação e muita dedicação no profissionalismo. O Time do Formiga fez uma excelente campanha, tendo um aproveitamento de 45,45%. Com 6 Vitórias, 8 Empates e 8 Derrotas. O Ataque o FEC também fez bonito, fazendo 28 gols. Neste ano, o FEC conseguiu grandes feitos;o primeiro foi empatar com o Clúbe Atlético Mineiro em pleno Mineirão, e o segundo foi empatar com o América(que era um time muito forte na época) no Juca Pedro.
O Lendário e Tradicional Formigão 68, ficou conhecido pela campanha que fez neste ano; apesar de não ser campeão do interior (pois o Uberlândia acabou na frente do FEC. O FEC acabou em 4 Lugar, atrás de Cruzeiro, Atlético e Uberlândia).  O Time terminou a primeira fase como vice-líder invicto, Ganhado do América e empatando com Atlético e Cruzeiro( no lendário 2x2, Cristovão e Sudaco marcaram pelo FEC e Tostão descontou para o Cruzeiro).
Em 1969, embalado pelo sucesso de 1968, o FEC deu continuidade no trabalho e fez um campeonato honroso, o torneio em 69.
Na reunião do Conselho Divisional em 7 de janeiro decidiu mudar as regras do Campeonato Mineiro da Divisão Extra. A tabela dirigida foi abolida e o certame passou a ser disputado nos moldes antigos. Também foi definido a inclusão de mais quatro equipes no Campeonato - Democrata (Governador Valadares), Sete de Setembro e Tupi (Juiz de Fora) a título precário - aumentando o número de participantes de 12 para 16 equipes.
O FEC fez um bom primeiro turno, terminando em sexto. Mas o segundo turno foi um desastre, terminando na decima quinta colocação.
Na soma total o FEC terminou em 11 Lugar e nunca mais disputou a primeira divisão do campeonato mineiro. Neste ano o Formiga, Democrata/SL, Democrata/GV, Vila do Carmo,Sete de Setembro e USIPA; foram rebaixados. E o campeonato voltou aos moldes antigos, com apenas 12 equipes
Desde então o FEC nunca mais disputou a primeira divisão do campeonato mineiro.

Os anos 90 foram de muita dificuldade para o Formiga Esporte Clube. No ano de 1991 o time disputou a segunda divisão do futebol mineiro. Porém, sem muito sucesso. Muitos jogadores trabalhavam e não podiam viver apenas do futebol. Os principais jogadores foram: Esquilinho, Carlinhos, Dirceu e Careca. Passaram os anos e o FEC seguiu apenas disputando o futebol amador. Disputava campeonatos da cidade e da região.
Em 2005, o Formiga Esporte Clube retornou ao futebol profissional, disputando a segunda divisão do campeonato mineiro. Porém, com muita dificuldade financeira e com pouco apoio, não conseguiu uma das vagas para o Módulo II. Mas, a experiência não foi de toda ruim. Serviu para unir s cidade, os empresários, a torcida e ajudar a diretoria desenvolver um trabalho cada vez mais consistente.
No segundo ano após seu retorno ao profissional, o FEC, foi vice-campeão da segunda divisão do campeonato mineiro, no ano de 2006, conseguindo uma das vagas para o Módulo II, sob o comando do treinador Ronaldo Félix. O estádio Juca Pedro completamente tomado por uma torcida apaixonada e fiel. A cidade explodia em festa e o FEC definitivamente respirava o futebol profissional.
Em 2007 o FEC não alcançou a elite do futebol mineiro por apenas 1 gol de saldo, terminando a competição em terceiro lugar, sob o comando de Fred Incalado. Mais uma vez a torcida formiguense fez a diferença no Juca Pedro com a maior média de público do campeonato. Aproximadamente 2500 pessoas por jogo. A cidade de Formiga jamais vira tamanha manifestação de amor e carinho por um clube como naquela época.
Disputa até hoje, a segunda divisão mineira , Módulo I.

Títulos

Campeonato Mineiro da Segunda Divisão: 1965.
Campeão do Interior da Primeira Divisão 1967.
Campeão dos Campeões do Interior: 1950.

Estádio

O Estádio Juca Pedro encontra-se na Avenida Paulo Lins, em Formiga/MG pertecendo ao time Formiga Esporte Clube (FEC). Hoje apresenta uma capacidades de 2.500 pessoas.

Hino


Meu Formiga Esporte Clube
Entre em campo e faz vibrar os corações
e a massa explode e grita
salve salve o invencível campeão

Com garra. emoção e muitas glórias
meu time é só paixão, é só vitórias
Meu Formiga Esporte Clube
toca a bola, dá um show e faz tremer
e a galera explode e grita
nosso lema é lutar, vencer, vencer

Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão
Balança a multidão, é gol do Formigão
salve salve o invencível campeão


Site
www.formigaesporteclube.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Real Club Deportivo Mallorca

A história do Mallorca começou em 1916, quando um grupo de atletas que praticava futebol na cidade resolveu se unir e fundar uma agremiação organizada. No início, o nome do clube era Junta Directiva del Alfonso XIII FBC. No mesmo ano, recebeu o título de “real”, e transformou-se em Real Sociedad. Até o início do Campeonato Espanhol, o clube, assim como a maioria das agremiações do país, ocupou-se com torneios regionais, e ficou fora da primeira divisão quando o certame foi criado. Na verdade, o time só chegaria à elite do futebol espanhol no início da década de 1960. Antes disso, os principais acontecimentos do Mallorca foram longe dos gramados. A começar pelo próprio nome do clube. Em 1931, o time deixa de ser conhecido como Real Sociedad para se chamar Club Deportivo Mallorca. Pouco depois, mais uma alteração, e a nova denominação passa a ser Real Club Deportivo Mallorca, nome que permanece até hoje. Na década de 1940, o principal motivo de orgulho dos torcedores foi a inauguraç...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e...