Pular para o conteúdo principal

Brasiliense Futebol Clube de Taguatinga

O Brasiliense Futebol Clube de Taguatinga foi fundado em 1º de agosto de 2000 pelo ex-senador Luiz Estevão, um dos homens mais ricos do Distrito Federal. Após ter seu mandato cassado, o empresário mudou de ramo e comprou o Atlântida Futebol Clube, dando início à história do Jacaré.

Em seu primeiro campeonato disputado, no mesmo ano de sua fundação, o time de Taguatinga, cidade satélite de Brasília, sagrou-se campeão Metropolitano e conseguiu seu primeiro acesso à divisão de elite do Distrito Federal.

No ano seguinte, em 2001, com um elenco totalmente renovado, a equipe alcançou o vice-campeonato brasiliense, fazendo de seu início um dos mais meteóricos do futebol brasileiro. O principal responsável pela bela campanha foi o atacante Wéldon, artilheiro do certame com 13 gols.

Em 2002, o clube fez uma de suas melhores temporadas e chegou à final da Copa do Brasil. Durante a campanha surpreendente, o time eliminou agremiações tradicionais como Fluminense e Atlético-MG, até chegar à decisão e esbarrar no Corinthians.

Tendo como peças fundamentais Wellington Dias e Gil Baiano e sob o comando de Péricles Chamusca, o time do DF empatou o primeiro jogo da final por 1 a 1, no Morumbi, mas não conseguiu segurar os paulistas, em casa, na segunda partida e acabou derrotado por 2 a 1.

Nesse mesmo ano, o clube obteve outro feito inédito: foi campeão nacional pela primeira vez. Em sua segunda participação na Terceira Divisão, a equipe amarela, verde e branca, encerrou sua participação na primeira posição, e juntamente com o Marília ascendeu à Série B.

Após um fraco desempenho em 2003, o Brasiliense fez mais uma ótima temporada em 2004 e conseguiu mais dois títulos inéditos. A equipe se sagrou campeã metropolitana pela primeira vez e ganhou o Campeonato Brasileiro da Série B, garantindo mais uma subida de divisão, dessa vez para a cobiçada elite nacional.

Sua estréia no Brasileirão da primeira divisão, em 2005, não foi das melhores e o sonho de conviver com os “grandes” times do país durou pouco. O clube de Taquatinga venceu apenas dez jogos dos 42 disputados, obtendo 41 pontos e encerrando sua participação na última colocação, sendo rebaixado ao lado de Coritiba, Atlético-MG e Paysandu.

Em 2007, o clube fez outra boa campanha na Copa do Brasil e alcançou às semifinais da competição, mas acabou eliminado pelo Fluminense por 5 a 3 na somatória dos dois jogos (4 a 2 fora de casa e 1 a 1, na Boca do Jacaré).

Em 2008 é penta-campeão estadual após bater o Esportivo Guará por 4 x 0 no CAVE e iguala o feito do rival Gama, que também foi penta-campeão seguido no DF. No Brasileiro da Série B vem se recuperando após sofrer muitos revéses, principalmente pelo número de veteranos no time que acabou atrapalhando a campanha do Jacaré.

Títulos

Campeonato Brasileiro - Série B: 2004.
Campeonato Brasileiro - Série C: 2002.
Campeonato Brasiliense: 5 vezes (2004, 2005, 2006, 2007 e 2008).
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2000.

Estádio

O Estádio Elmo Serejo Farias, também conhecido por Serejão ou Boca do Jacaré, é um estádio de futebol localizado na cidade de Taguatinga, no Distrito Federal .

Com capacidade para 32.000 pessoas o estádio abriga os jogos do Brasiliense Futebol Clube.


Hino
Autor: Walter Queiroz

Com muita raça e toda a nossa vibração
Salve o Brasiliense, futebol clube, meu irmão
No campo, uma pintura, uma aquarela
E na torcida explode essa febre amarela

Bis
As cores do meu coração
Verde, amarelo e branco
O meu time é campeão

Refrão
É na palma da mão
É com a bola no pé
É na palma da mão
É com a bola no pé
Vacilou caiu na boca, na boca do Jacaré

Mascote

A mascote do Brasiliense é um jacaré de papo amarelo. O símbolo foi escolhido por ser predominante no cerrado brasileiro, vegetação típica do Distrito Federal. Em homenagem ao animal, o estádio da equipe ganhou o apelido de Boca do Jacaré, representando o local onde o clube “engole” seus adversários.



site
http://www.brasiliensefc.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...