![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJIXB0A2w3vaP2vuoAED_86xCtXie4-_1v3ifpl8zutwxHnl_arL7q87Oy-R5531BAaMpQ-dEbJORQEjGZbGe3TbdhXUCgyoNumFTXes0u3QTnQkoHwSoAqsV3feM5ok4v-Sp05CnjXFs/s320/escudo.jpg)
A idéia do projeto é do Professor e Técnico Agenor Piccinin que apresentou aos empresários Irineu Picinini (Work) e Jean Paul Brandalise (INAB) e juntos aceitaram viabilizar o projeto social que tinha dois objetivos distintos, o social com escolinhas em cinco bairros do perímetro urbano da cidade e o outro era resgatar o futebol profissional de Toledo com escola de futebol de rendimentos.
E no dia 10 de fevereiro de 2004 no Restaurante Mamma Thereza foi lançada o Projeto Escola Oeste de Futebol do Toledo Colônia Work (TCW), com a presença de varias autoridades.
O projeto é de cunho esportivo, mas voltados para o social e está sendo desenvolvido em etapas, desde a formação de escolinhas de futebol nos bairros da cidade até a presença de uma equipe no âmbito profissional do Estado, todas as categorias são acompanhas por profissionais de cada área necessária para boa formação do atleta e do ser humano.
São Professores de Educação Física, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, entre outros profissionais, contratados pelo Toledo Colônia Work e colocados à disposições de cada um dos atletas do projeto.O Toledo Colônia Work, clube de futebol empresa, com poucos anos de vida, possui uma estrutura esportiva das melhores do Paraná.
O projeto social Educação pelo Esporte trabalha também com futebol de rendimento e não está restrito apenas aos ensinamentos teóricos e práticos, mas busca agregar o social e educacional a todos os participantes. Os jogadores participam de palestras, reuniões, treinamentos, cursos e acompanhamentos psicológicos, nutricionais e fisioterapêuticos, para que cada atleta tenha uma formação educacional centrada nas melhores propostas para a formação de um cidadão.
Passado do Futebol Toledano
Cinco anos depois da chegada dos pioneiros, ao mesmo tempo em que a Toledo era reconhecida como município em 1951, um grupo de boleiros locais se organiza para criação de um clube de futebol. Em sua primeira, vitória de virada contra o Cascavel, 2 a 1.
Tratava-se do Esporte Clube Toledo, clube amador que serviu de exemplo para criação de novas equipes na cidade, que conheceu o profissionalismo apenas em 1968. O representante foi o La
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheQqevPhfx0lmp2Qmnh-A4Ysp3PwC54gZMMkGRk74aVKESkHhHektRjmONpFi0oDdjOchXcv15moASelu46hbApH0_yXeegjsaKPQ15H-IMmDantBXeaPaRKy2bPi0uWiOfLBfSmaKJCI/s320/Gr%C3%AAmio+La+Salle.gif)
Conhecido pela população como Toledão, a equipe fez campanha
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGlZzw3Ajc1P6chu2et0UorI5OETur_gx56dmgPmk1n9Dh_jxENkgybfuE4_0rvJFTDu3JlC_yO3n8dKTq-vaGlEXrpAGnl7XsFQOnevHmrWDghHXlvjpUglqSy7dXnZ9rCT1g2oxj92g/s320/Toledo+FC.jpg)
Em 1981 o Toledo ganharia fama em um jogo contra o extinto Colorado. Quando perdia por 1 a 0, aos 44 do segundo tempo, o Toledão empataria a partida se não fosse a aparição de Luiz Matter, integrante da comissão técnica do Colorado que invade o campo e salva a equipe da capital. Por fim, o TJD anulou a partida e um novo jogo aconteceu terminando em 0 a 0.
Dois anos depois, o representante da cidade passa a ser o Toledo Esporte Clube,
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiW695w88HPFAUIOgty10-uFKwBftYbEUfeW3YMnhy-z93CWnuz_eXAlAoij0Qd1Wd32KrWoA8MHH7Yt57qT0Hc-dSlcg6UqhXsV7SgtEfMmcjCVkMV86FfHQYu8fc3HihAiFw8vlDL33Q/s320/Toledo+EC.jpg)
No ano de 1989, Toledo volta a disputar a primeira divisão, mas na Chave B, o chamado grupo dos discriminados, já que os clubes de maior torcida estavam na A. Ao invés de enfrentar times como Coritiba, Atlético, Colorado, Londrina e Grêmio de Maringá, o Toledo teve que bater de frente contra Pato Branco, Foz do Iguaçu e até mesmo o Pinheiros, da capital. Sem muitas pretensões a equipe fez boa campanha em 93, mas se arrastou até 1996 quando é rebaixada e some da elite do futebol paranaense.
Em 2002, entretanto, o estádio 14 de Dezembro teve novo motivo para ser aberto: o Império Toledo. A nova equipe, fundada nos moldes de uma sociedade civil, surgiu para acolher jogadores empresariados pelo agente Aurélio Almeida, também dono do Grêm
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHVM5wLxClfRztTC7WJuH_yV9U-r4DpPJRHLTn_QW7rYRCszZg9wvWvvqEfQAl_U5IXJ2PRljK-RT5UOXFCOPigNtZ1JR3X7UOY-vZiFJqY2rvc15qCf11AeH8OZ6dwOxNIW3rVzpzlJg/s320/Imp%C3%A9rio+Toledo.jpg)
Dois anos depois, o Império terminou a segundona estadual como vice-campeão, atrás apenas do Engenheiro Beltrão.Em janeiro de 2005 , o Império não quis permanecer em Toledo, onde foi fundado há dois anos, alegando falta de apoio da prefeitura e de empresas locais.
Estádio
O Toledo Colônia Work tem a concessão de uso para mandar seus jogos no Estádio Municipal 14 de Dezembro, propriedade da Prefeitura do Município de Toledo. O Estádio é um dos mais modernos estádios do Paraná, com capacidade para 15.000 pessoas, sendo 1.500 em cadeiras cobertas e 13.500 em arquibancadas, situado à Rua da Faculdade, próximo a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOSTE) no jardim La Salle. Inaugurado em 1968.
Hino
No passado conquistamos glórias/nossa história merece respeito
Somos homens de bem e de fé/amantes do esporte bretão
Nossa arte é com a bola nos pés/nosso orgulho e satisfação
É ver o Toledo em campo/sendo mais uma vez campeão
Camisa no corpo/bandeira na mão
Grito na garganta/explode coração
Toledo/Toledo/Toledo
Quero ver-te sempre campeão
Pra cantar/pra torcer/pra vibrar/onde está o Toledo eu estou
Não importa a hora/o lugar/onde for o Toledo eu vou
Só pra ver nossos craques em campo/completar o encanto do show
Só pra ver bandeiras tremulando/e a torcida vibrando com o gol
Camisa no corpo/bandeira na mão
Grito na garganta/explode coração
Toledo/Toledo/Toledo
Quero ver-te sempre campeão
Num toque de classe de bola/deita e rola/no verde da grama
A bela jogada/a magia/aumenta a fogueira em chamas
Com grande amor pelo time/a imensa torcida se inflama
E bate forte no peito/grita mais alto o que ama
Camisa no corpo/bandeira na mão
Grito na garganta/explode coração
Toledo/Toledo/Toledo
Mascote
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEghQfELvF7BERCMKlhbnsNKU5GkwF8TwWJZpVIYB_I55C1_m6ZKwS4p_IIDlkKYi68t9dhXz1iQv5Oz7mql4ZRDxhA4yO8pkDyvPIrmNuE0QvZn8neJ-8L7WEwKa4jne2xYt567ikJ220w/s320/mascote.gif)
site:http://www.toledotcw.com.br/