Pular para o conteúdo principal

Le Mans Football Club

O clube foi fundado em 1985 como resultado de uma fusão sob o nome de Le Mans Union Club 72. Em 2010, Le Mans mudou seu nome para Le Mans FC para coincidir com a remodelagem do clube, que inclui a mudança para um novo estádio, MMArena, que abriu em Janeiro de 2011.
 Desde o início do século 20, o município de Le Mans vê os amantes do esporte do município se dividirem entre duas paixões: o futebol e o automobilismo. A cidade é uma das mais tradicionais da velocidade em todo o mundo, enquanto os clubes locais nunca conseguiram grandes resultados em campo.
Assim, ao longo do tempo, o futebol foi ficando em segundo plano em Le Mans. Para piorar, os fãs da modalidade ainda se dividiam em dois clubes de pouca expressão nacional, o US Le Mans e o SO Maine.
Até a década de 80, as duas agremiações sofreram com o descaso e não tinham mais o apoio da prefeitura, que estava cansada de seguidas más administrações que levavam muito dinheiro do município. A situação esportiva dos clubes, no entanto, continuava penosa.
Ambos alternavam de divisão com muita facilidade, sempre muito longe da elite do Campeonato Francês. Foi aí que o dirigente Roland Grandier, do SO Maine, começou a colocar em prática sua idéia de fundir os dois clubes, criando uma única e forte agremiação no município.
Isso começou a acontecer apenas nos anos 1980, com o apoio da câmara municipal. Depois de muita discussão, surgiu, enfim, o Mans União Clube, em 1985. De cara, começou a disputar a terceira divisão (herança esportiva do SOM) no estádio Léon Bollée (que era do USM).
Le Mans Union Club 72
Nos gramados, o time começou a crescer a partir de 1988, quando a equipe, comandada por Christian Gourcuff, conseguiu o acesso à segunda divisão nacional pela primeira vez em sua história, após terminar o certame na segunda colocação.
Daí em diante, passaria a contabilizar uma descida à terceira novamente e só se estabeleceria na série de acesso na década de 90. Foi quando o time começou a flertar com a elite francesa. A primeira vez foi em 1990/91, quando perdeu a vaga na última rodada para o Strasbourg, que venceu confronto decisivo por 3 a 1.
Essa relação com os melhores não seria constante. Se ocorria a aproximação dos primeiros lugares em alguns anos, em outros brigava ferozmente para fugir da terceira divisão. Teve outro momento de auge no fim daquela década, quando realizou campanha memorável na Copa da França. Na temporada 1998/99, o time chegou à semifinal de maneira inédita contra o Sedan, perdendo a vaga para a decisão apenas na prorrogação.
O grande momento do Le Mans, porém, apareceria já no século 21. Foi nesse período que o clube conseguiu seu primeiro acesso à primeira divisão. A campanha histórica aconteceu na temporada 2002/03, quando a equipe encerrou o certame na segunda posição, atrás apenas do campeão Toulouse.
A experiência seria breve. O Le Mans fez apenas 38 pontos em 38 jogos no ano e terminou com a vice-lanterna, caindo novamente para a segunda divisão. Felizmente, a agremiação conseguiria o retorno à elite logo em seguida.
Mais uma vez entre os melhores, o Le Mans já conseguiria um desempenho melhor. Em 2005/06 o time não se aproximou do título ou mesmo de nenhuma competição européia, mas, pelo menos, esteve longe do rebaixamento. Terminou na 11ª posição com 52 pontos em 38 jogos. No ano seguinte, desceria um lugar na tabela, se firmando na primeira divisão.
Rebaixado à Ligue  2 na temporada 2009-10.

Estádio

Stade Le Mans é um estádio multi-uso em Le Mans, na França, que foi inaugurado em janeiro de 2011. É utilizado principalmente para partidas de futebol e os anfitriões jogos em casa de Le Mans FC. O estádio tem capacidade para 25.000 pessoas. Ele substitui o seu atual estádio Stade Léon-Bollée.

Apelido: Mucistes

Mascote
A mascote do Le Mans é uma bolinha animada, que foi adotada pela torcida organizada do clube há alguns anos, apesar de não ser oficial. A escolha não tem motivo aparente.

Site

http://www.lemansfc.fr/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...