Pular para o conteúdo principal

Club Atlético Osasuna

O nome do clube, Osasuna, proposto por Benjamín Andoain Martínez, significa saúde em basco.

Existe certa incerteza em quanto a data de constituição de Osasuna. Em 24 de outubro de 1920 apareceu uma notícia no jornal El Pueblo Navarro sobre a criação de Osasuna e a disputa de sua primeira partida contra o Regimento da Constituição, tendo como resultado o empate a 1. O Osasuna surgiu em 1920 a partir da fusão de duas equipes da cidade de Pamplona, o New Club e o Sportiva. Dessa união redundou o Club Atlético Osasuna, que em seus primeiros anos disputou torneios regionais em busca de afirmação.

O início, porém, foi irregular. O time não conseguia bons resultados nem contra equipes do seu município e, assim, foi disputar a terceira divisão do Campeonato Espanhol quando a competição foi criada, em 1929.
Já na temporada 1931/32, o Osasuna conseguiu o acesso à segunda divisão. O auge dessa geração aconteceu na disputa de 1934/35, quando o time subiu pela primeira vez na sua história à elite do futebol espanhol.No entanto, a permanência entre os melhores do país duraria apenas uma temporada, já que o clube acabou em último lugar e retornou à divisão de acesso.
Depois disso, com a paralisação das competições por três anos devido à Guerra Civil Espanhola, a situação do Osasuna se complicou ainda mais. Isso porque o time perdeu a base que havia consolidado e só voltaria à divisão principal na década de 1950.
Isso ocorreu em 1953/54. Porém, novamente o Osasuna não conseguiu se sustentar na elite e foi rebaixado, em um calvário que duraria dois anos. Em 1956/57, o clube voltou a conquistar o acesso e obteve sua primeira seqüência de duas temporadas na competição principal. Depois de ascender no começo dos anos 1960, o clube voltou à segunda divisão e retornou a figurar entre os melhores em 1980/81.
Nesse espaço de tempo de 20 anos, o Osasuna passou por algumas transformações. A principal delas foi no palco em que recebia seus jogos. Em 1967, o clube abandonou o antigo San Juan para inaugurar o El Sadar, com capacidade para 25 mil pessoas.
No início dos anos 80, finalmente o clube emendou uma série de boas temporadas. Foram 14 campeonatos seguidos na elite, com campanhas que oscilaram entre razoáveis e boas.
Nesse período, o Osasuna conseguiu, inclusive, sua primeira classificação a uma competição européia. Isso ocorreu na temporada1984/85, quando o sexto lugar no Campeonato Espanhol valeu ao time de Pamplona uma vaga na Copa da UEFA.
A série de participações na primeira divisão terminaria em 1993/94, quando o clube não resistiu ao crescimento do futebol espanhol (que via os grandes voltarem à briga pelos títulos continentais) e sentiu mais uma vez o amargor do rebaixamento.

Aí então, seriam mais alguns anos longe do grupo principal. O Osasuna só voltaria à primeira divisão já no século XXI. O clube ascendeu na temporada 2000/01 e desde lá estabeleceu uma seqüência de desempenhos razoáveis.
O auge ocorreu em 2004/05, quando foi à final da Copa da Espanha pela primeira vez em sua história, perdendo na decisão para o Bétis. Na temporada seguinte, o Osasuna conseguiu o quarto lugar no Campeonato Espanhol e seu maior feito até hoje: uma vaga na Liga dos Campeões, principal competição interclubes do continente europeu.
Em 16 de maio de 2006 se classificou pela primeira vez em sua história para a Liga dos Campeões da UEFA, mas foi eliminado pelo Hamburger SV da Alemanha na fase de classificação.

Em 25 de fevereiro de 2007 disputou sua partida número 1.000 na Primeira Divisão da Espanha contra o Espanyol de Barcelona no Estádio Reyno de Navarra. O resultado foi de 0-2 favorável à equipe catalã.
Em 14 de março de 2007 conseguiu uma histórica classificação às quartas de final da Copa da UEFA, eliminando o poderoso Glasgow Rangers de Escócia. Em 12 de abril de 2007 volta a fazer história ao se classificar pa as seminais da Copa da UEFA após vencer o Bayer Leverkusen. Nesta semifinal foi derrotado pelo Sevilla, posteriormente campeão do torneio.
Após um mau começo da equipe na temporada 2008/2009, a direção do Osasuna resolveu destituir o técnico "Cuco" Ziganda e colocar em seu lugar José Antonio Camacho, permanecendo a equipe em posição desconfortável na classificação. O Osasuna só conseguiu sua permanência na Primeira Divisão na partida disputada em Pamplona, contra o Real Madrid, com uma vitória por 2-1.

Estádio

Joga no estádio de Reyno de Navarra, que tem uma capacidade de 19.800 espectadores sentados. Inaugurado em 1967, suas dimensões são 105 metros de comprimento e 67,5 metros de largura.

Nas Instalações Desportivas de Tajonar, inauguradas em 1982, se encontra a escola de futebol de Tajonar, onde se formam jogadores com o fim de que se participam na disciplina profissional do CA Osasuna. Foram inaguradas de acordo com a presidencia de Fermín Ezcurra, uma superfície de 80.000 metros quadrados, completando assim uma velha pretensão do Clube com o fim de trabalhar com a canteira.
Na temporada de 1987/88, se adquiriram na propriedade de 80.000 metros quadrados mais de terrenos lindões com as instalações de Tajonar. No ano de 2001, quando a Cidade Desportiva se veio ampliada com a construção de três novos campos e seus respectivos vestiários, tinha 2 campos de grama natural, um de grama artificial, quatro de arena e um campo de grama natural que se utiliza para o treinamento de jogadores.

Hino

El "once" de Osasuna, valiente y luchador

defiende sus colores con brío arrollador
y por eso los hinchas le gritan sin cesar
Osasuna ¡aúpa!, que tú sabes triunfar.

De tu blusa y tu bandera, fuerte y rojo es el color
de tu blusa y tu bandera, como el roble montañés
y el vino de la ribera vibra en tí Navarra entera
en donde quiera que estés.

Artistas en el juego, dominan el balón,
derrochan valentía y luchan con tesón
y el público entusiasta así suele gritar
Osasuna ¡aúpa!, que tú sabes triunfar.

De tu blusa y tu bandera, fuerte y rojo es el color
de tu blusa y tu bandera, como el roble montañés
y el vino de la ribera vibra en ti Navarra entera
en donde quiera que estés.

Osasuna valiente, no dejes de luchar
que Navarra te admira porque sabes jugar.
Osasuna valiente, juega con ilusión
que jugando y venciendo tú serás campeón.

Alcunhas Rojillos, Gorritxo

Site

http://www.osasuna.es/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...