.gif)
Em 1995, quando o Esporte Clube Próspera deixava a Segunda Divisão do futebol catarinense seus torcedores não esperavam que o time pudesse vir a dar alegrias. Em 1999 o Próspera iniciou uma nova fase em sua história: a de uma empresa lucrativa. A idéia dos empresários é descobrir novos talentos, jovens estrelas que vão ser lapidadas no clube e vendidas por preços elevados.
Em 2001, participou mais uma vez da disputada Segunda Divisão Catarinense. A equipe é conhecida como o "Time da Raça" e tem seu maior clássico contra o Criciúma Esporte Clube, time da mesma cidade. Em 2006 as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Catarinense da Divisão Especial. Em 2007 ambos participaram da elite do futebol Catarinense, com participações bem distintas. O Criciúma liderou grande parte do Campeonato, já o Próspera, amargou a lanterna durante quase todo o 1º Turno. Quando iniciou a reação, a equipe foi punida por 6 pontos, devido a escalação de um jogador irregular, fato que consolidou o rebaixamento à Divisão Especial do mesmo ano, na qual teve uma modesta participação, ficando atrás do Joinville e da Camboriuense, tendo que disputar a Divisão de Acesso.
O Esporte Clube Próspera volta a fazer parte do cenário do futebol da cidade com o início das competições no dia 13 de junho, quando enfrenta a equipe do Videira, pela Divisão Especial do Campeonato Catarinense.
Estádio
Engenheiro Mário Balsini
Mascote