Pular para o conteúdo principal

Ipatinga Futebol Clube

O Ipatinga foi fundado em 21 de maio de 1998, pelo empresário Itair Machado. O fundador decidiu criar um time para a cidade pelo fato de Ipatinga possuir o terceiro maior estádio de Minas Gerais, o Ipatingão, mas não ter nenhuma equipe para aproveitar a boa estrutura.

Machado tinha na cabeça o projeto do Ipatinga Futebol Clube, mas não tinha meios de levar à frente a sua idéia. Então o empresário, ex-atleta de Atlético-MG e Cruzeiro, saiu do time que patrocinava, o Social Futebol Clube, de Coronel Fabriciano, cidade vizinha a Ipatinga, e foi em busca de parceiros que pudessem ajudar na fundação da agremiação.

O principal colaborador do projeto foi o presidente do Novo Cruzeiro Futebol Clube, Gercy Mathias, time de futebol amador da cidade de Ipatinga. Além dele, Itair Machado ainda contou com o apoio de Cosme Mattos, um antigo esportista de Ipatinga, Dr. Rinaldo Campos Soares, presidente do Sistema Usiminas, Dr. Ronaldo Monteiro de Souza, presidente do Usisaúde, e Francisco Carlos Delfino, prefeito de Ipatinga.

Para finalmente dar vida ao projeto Ipatinga Futebol Clube, Itair Machado conseguiu registrar o Novo Cruzeiro Futebol Clube na Federação Mineira de Futebol com o nome de Ipatinga Futebol Clube. Em 21 de maio de 1998, nascia então o Tigre do Vale do Aço, que passou a defender as cores da cidade, vermelho, azul, verde e branco.

O clube apresentou um crescimento rápido e já em 2005, sete anos após sua fundação, conquistou o título de Campeão Mineiro superando os tradicionais clubes mineiros: Cruzeiro e Atlético.

Para confirmar que seu aparecimento não era efêmero, quase repetiu o título em 2006, ficando com o vice-campeonato.

A força do Clube voltaria a ser sentida na Copa do Brasil, o segundo título mais importante do país. Ainda no ano de 2006 o Ipatinga chegou às semifinais do campeonato depois de superar as equipes do Botafogo e do Santos (equipes que se sagraram campeãs dos dois torneios estaduais mais importantes do país naquele ano: Carioca e Paulista).

Já era um grande feito para um time recém-criado, mas a equipe do Ipatinga só foi eliminada por um empate e uma vitória do Flamengo, time que, contra o Vasco, se tornou campeão.

Após as belas campanhas no primeiro semestre, o Ipatinga se credenciou como um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro Série C, torneio que concedeu ao Tigre o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

No ano em que disputou a série B pela primeira vez, o Ipatinga garantiu uma vaga na elite do futebol brasileiro. O Tigre fez uma bela campanha e conquistou o vice-campeonato. Com atuações de encher os olhos, o Ipatinga encantou a todos e conseguiu um grande feito: Venceu seis partida seguidas na competição e ainda fez com que o atacante Alessandro fosse o artilheiro da segunda divisão, com 25 gols.

Infelizmente o Ipatinga não foi bem no Campeonato Mineiro de 2008 e, ao lado do Democrata, foi rebaixado e disputará a segunda divisão do Campeonato Mineiro em 2009. No segundo semestre, continuando com seu ano fatídico, terminou na última colocação do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado também para Série B em 2009.


Títulos

2000
Campeão Mineiro do Interior

2004
Campeão da Taça Minas Gerais

2005
Campeão Mineiro do Interior
Campeão Mineiro

2006
Campeão Mineiro do Interior
Vice-Campeão Mineiro
Semifinalista e Terceiro Colocado da Copa do Brasil 2007
Vice-campeão Brasileiro da série B

Estádio

Para sediar seus jogos, o Ipatinga conta com o estádio Epaminondas Mendes Brito, mais conhecido como Ipatingão. O estádio é o terceiro maior do estado de Minas Gerais.

Com sua infra-estrutura, o Ipatingão atrai a atenção de outros grandes clubes mineiros, que têm transferido para Ipatinga, alguns de seus jogos em competições nacionais e internacionais. O estádio já sediou clássicos de campeonatos como o Mineiro, Copa Sul Minas, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Mercosul e Libertadores da América, com transmissão ao vivo por redes de rádio e televisão.

Nome: Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito ( Ipatingão )
Inauguração: 13 de Novembro de 1982
Capacidade de público: 24.500 pessoas

Hino

Com muita raça e glória,
jogando com emoção,
estou falando do Ipatinga,
o time do
meu coração.
Um Tigre com garras de aço,
pronto pra atacar,
representando o Vale do Aço,
em território nacional.

O Ipatinga é fruto desse chão,
o Ipatinga, orgulho dessa nação,
com muita garra e pronta pra vencer,
com a força de tigre,
nunca vamos morrer.

Eu sou Ipatinga com raça e muito amor, onde o Ipatinga for, com muito orgulho eu vou. Em busca de novas vitórias, histórias pra contar, Posso bater no meu peito, Por ter motivos de me orgulhar.

Mascote

A mascote do Ipatinga é o tigre. O animal foi definido como um dos símbolos do clube após uma votação feita na cidade em 1º de junho de 1998. O tigre venceu a votação com mais de 50% dos votos, deixando a águia, segunda colocada, com apenas 25% da preferência.


Site

http://www.ipatingafc.com.br

Postagens mais visitadas deste blog

Sport Club Germânia

O futebol foi o motivo da fundação do Sport Club Germania em 7 de setembro de 1899, quando o jovem alemão Hans Nobiling reuniu seus companheiros para criar uma agremiação que servisse à colônia alemã, inspirada no clube Germania de Hamburgo. Além de Hans Nobiling participaram da fundação do clube, os irmãos Wahnschaffe, A. Ravache, 0. Behmer, Guilherme Kawall, Jorge Riether, Witte, Ernst Deininger e outros. Antes da aquisição do terreno atual, os treinos passaram por campos alugados no Bom Retiro, Mooca e no Parque Antártica. Dois anos mais tarde, esse clube viria a ser um dos criadores da Liga Paulista de Futebol. Já em 1903, o Germania, o Internacional, o São Paulo Athletic, o Mackenzie College e o Clube Athlético Paulistano formavam os cinco grandes do futebol paulista. Nesse mesmo ano, quando os treinos na Chácara Dulley já haviam sido transferidos para a Chácara Witte - ambas no Bom Retiro, berço do futebol paulista - o Germania surgiu com a primeira surpresa do campeonato e

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao J.

Real Valladolid Club de Fútbol

O Real Valladolid é um clube da cidade de Valladolid que surgiu em junho de 1928 depois da fusão de outras duas equipes: a Real Uniõn Deportiva e o Club Deportivo Español. Como originou-se logo no início da profissionalização do futebol espanhol, o clube sequer foi cogitado para integrar a divisão principal do Campeonato Espanhol, em 1929. O primeiro acesso à elite aconteceu apenas em 1947/48. E não foi uma ascensão simples. Logo no primeiro ano entre os melhores do país, o Valladolid conseguiu ficar com o vice-campeonato da Copa da Espanha, perdendo a final para o basco Athletic Bilbao. Após esse momento de auge, o Valladolid teve uma seqüência de desempenhos medianos e se manteve na primeira divisão por dez anos consecutivos. Isso porque, em 1957/58, o time decepcionou, ficou na 15ª posição e foi rebaixado para a divisão de acesso. A ausência não durou muito, e logo na temporada seguinte o Valladolid ascendeu novamente à elite. No início da década de 1960, depois de alternância