Pular para o conteúdo principal

Fluminense de Feira Futebol Clube

No primeiro dia do ano de 1941, jovens feirenses se uniram e fundaram o Fluminense de Feira Futebol Clube. Com cores similares a de seu xará carioca, vermelho, verde e branco.

A primeira escalação, ainda como amadores, era formada por Newton (goleiro), Chico (lateral-direito), Zé Barros (zagueiro central), Brasilton (volante), Bianchi (volante), Tuta (lateral-esquerdo), Nogueira (ponta-direita), Heitor (meia-direita), Pamponet (centroavante), Tó (meia-esquerda) e Carlito (ponta-esquerda). Newton ainda se tornou prefeito da cidade em 1970.

A equipe se filiou à Liga Feirense em 1944 e, após três anos de filiação, o Touro do Sertão, como é conhecido o clube, conquistou o primeiro de quatro títulos amadores. As outras conquistas vieram em 1949, 1950 e 1953. Em 1953 o troféu de tricampeão foi recebido, já que o campeonato não foi disputado em 1951 e 1952.

Em 1954 aconteceu o primeiro grande passo na história do clube. Convidado pela Federação Baiana de Futebol, o Fluminense de Feira se tornou profissional e em 6 de junho do mesmo ano empatou com o Vitória no estádio da Fonte Nova por 1 a 1 em sua estréia. O gol da equipe foi marcado por Alfredo.Este clube foi o 1º do Interior a disputar o Campeonato Baiano de Futebol e com apenas dois anos no futebol profissional, em 1956 conquistou o seu 1º vice-campeonato baiano. Durante 13 anos o Flu foi o único time do interior a participar da primeira divisão do Campeonato Baiano.

A partir de 1967, outros clubes do interior, como o seu vizinho Bahia de Feira, juntaram-se ao Fluminense e aos grandes da capital para disputar a primeira divisão. Depois da regionalização do campeonato, o Touro do Sertão ainda faturou a taça em 1969 com uma rodada de antecipação, batendo o Vitória por 1 a 0. Esse título foi o último conquistado por uma equipe do interior até o ano de 2006, quando o Colo Colo de Ilhéus ficou com a taça.

No Campeonato Brasileiro o time nunca obteve sucesso. Participou apenas em três ocasiões, 1976, 1977 e 1979 e sua melhor classificação foi o 46º lugar em 1976.

Nos últimos anos o Fluminense não conseguiu resultados expressivos em nível regional e muito menos nacional. Seu melhor desempenho foi o vice-campeonato baiano de 1991 e o vice-campeonato da Terceira Divisão do Brasileiro em 1992.

Ídolos e títulos

O Fluminense de Feira contou com diversos jogadores que obtiveram grande destaque no cenário estadual. O lateral-direito Ubaldo, o meia Delorme, o atacante João Daniel e o zagueiro Sapatão, integrantes da grande equipe campeã baiana de 1969, participaram do heptacampeonato do Bahia, maior seqüência vencedora do estado. Sapatão ainda levou a braçadeira de capitão do tricolor da capital por sete anos.

Estádio

O estádio do Fluminense é o Alberto Oliveira, mais conhecido como “Jóia da Princesa”, em Feira de Santana, com capacidade para 30.000 espectadores.

Hino
Letra e música: Antônio Moreira


Fluminense, bravo touro pioneiro
Alegria da torcida tricolor
Entre os clubes da Bahia, o primeiro
No gramado tu és sempre o vencedor
Tua glória merecida e honrada
Em três cores
Ostentando tua fibra
A tua bandeira
É a mais querida.
Avante, avante, avante, Fluminense
É hora, é hora
Queremos mais um gooool!
Com ênfase, bradamos teu refrão
E repetimos a alegria da vitória.

Mascote

A mascote oficial do Fluminense de Feira de Santana é o touro, símbolo da força e do poder que o clube possui. É por meio de sua mascote que o Flu ganhou o apelido pelo qual é conhecido, Touro do Sertão.


Mascote do Fluminense de Feira

site: http://www.fludefeira.com.br/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...