Pular para o conteúdo principal

Club de Fútbol Jaguares de Chiapas S.A. de C.V.

O C. F. Jaguares de Chiapas é uma equipe de futebol que atualmente joga na Primeira Divisão do México e tem como sede a cidade de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas.
Por trás do acesso do CD Veracruz a Primeira Divisão mediante uma promoção contra  o Club León, eram já   duas equipes que se encontraban no porto veracruzano, pois 6 meses antes o CD Irapuato havia mudado de sede para a cidade de Veracruz por motivos administrativos. Grupo Pegasso tinham então 3 franquias na Primeira Divisão, o que abria a possibilidade de que uma delas se mudasse para Chiapas. Apesar de estar em cima do tempo e não se contava com um estádio ou um time apto, Alejandro Burillo, presidente do Grupo Pegasso, e  Pablo Salazar Mendiguchía, governador do estado, anunciaram em 27 de junho de 2002  que o estado de Chiapas teria futebol de Primeira Divisão. A equipe se chamaria Jaguares de Chiapas e teria sua sede em Tuxtla Gutiérrez, capital do Estado.

Em meados de  2010, depois de finalizar o Bicentenario 2010, se deu o anúncio que um importante grupo de investidores encabeçados pelo Grupo Salinas e Interticket chegaram a um acordo com o Governo de Chiapas para a compra da franquia de Jaguares de Chiapas em sua totalidade.
Escudo Antigo
No torneio Apertura 2010, o primeiro na nova etapa da equipe, os Naranjas ficaram em 6º lugar, que lhe deu a vaga pela primeira vez a Copa Libertadores, depois da eliminação do torneio InterLiga, a FMF decidiu que os 3 primeiros lugares da classificação geral qualificariam ao torneio internacional, sem contar as equipes participantes na Concacaf Liga Campeones 2010-2011.
Na  Copa Libertadores 2011 obteve resultados positivos, pois na Pré-Libertadores contra Alianza Lima de Peru, ganhou por 2-0 tanto a ida em Lima como a volta em Tuxtla Gutiérrez. Se colocou no Grupo 6, ao lado do atual campeão continental Internacional, o vice-campeão equatoriano Emelec e o campeão boliviano  Jorge Wilstermann. Finalizou em 2º lugar somando 9 pontos, atrás do Inter de Porto Alegre, e nas oitavas de final, enfrentou ao 1º lugar do Grupo 2, o Atlético Junior de Colombia. Na ida jogada no Estadio Víctor Manuel Reyna terminaram empatados em 1-1, e a partida de volta jogado em Barranquilla finalizou com um impressionante empate a 3 gols que dava a qualificação as quartas de final ao Jaguares, que enfrentou ao clube paraguaio Cerro Porteño. No jogo de ida terminou em empate por 1-1, enquanto na volta se concretizou a eliminação dos chiapanecos com uma derrota 1-0.

Estádio

Estadio Víctor Manuel Reyna está situado em Tuxtla Gutiérrez. Inaugurado em 1982, tem capacidade para 31.500 espectadores.
Víctor Manuel Reyna (1910-1973), foi professor de educação física em Tuxtla Gutiérrez, onde criou as primeiras ligas de futebol estadual e municipal. Se distinguia não só por investir grande parte de seu salário em equipar as crianças de rua para a prática desse esporte, mas também transmitir aos jovens amplos valores sociais. É considerado o pai do futebol em Chiapas.

Apelidos Felinos, Los de la selva, Naranjas, Súper Jaguar.

Site
http://www.soyjaguar.com/

Postagens mais visitadas deste blog

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005. Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1. Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols. Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense. Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante...

Comerciário Futebol Clube

Fundado em 08 Janeiro de 2004, o Comerciário Futebol Clube surgiu já com um grande número de torcedores. Segundo a diretoria da equipe, os mais de 100 mil comerciários do Maranhão agora têm uma nova paixão no Estado. “É um dia histórico. É um sonho que está sendo realizado. Em pouco mais de um ano de fundação, o Comerciário atravessa por grandes momentos do futebol local. Logo em sua primeira competição profissional, conquistou o título da Segunda Divisão em 2004. Em 2005, após o término do campeonato, houve uma grande discussão se os rebaixados deveriam ser Americano e Comerciário, os dois últimos colocados ou Viana e São Bento, que desistiram antes do início da competição. No conselho arbitral de outubro de 2005, os clubes unanimimente decidiram que os rebaixados seriam Viana e São Bento, confirmando o Americano e o Comerciário para as disputas de 2006. Em 2006 e 2007, faz péssimas campanhas, terminand...

FC Tokyo

FC Tokyo é um japonês associação de futebol do clube jogando em J. League Division 1. Sua cidade natal é Tokyo Prefecture. A equipe é um dos apenas quatro da J. League para ser simplesmente chamado Football Club sem um nome estendido. A equipe começou como uma equipe da empresa, Tokyo Gas Football Club .  Sua primeira aparição nas ligas nacionais foi em 1991, a última temporada do velho Japão Soccer League. [2] Com a adição do futebol brasileiro jogador Amaral eo gerente Kiyoshi Okuma no comando, o time tornou-se gradualmente competitivo e em 1997, a equipe terminou em segundo, ganhando a JFL campeonato do próximo ano.No entanto, no momento em que a equipe não tinha as qualificações necessárias para uma promoção para a liga J1 e assim ficamos em J2. Depois disso, em 1 de Outubro de 1998, empresas como a Tokyo Gas, TEPCO, AMPM, TV Tokyo e Cultura Conveniência Clube, criar uma empresa conjunta Tokyo Football Club Companhia com o objetivo de tornar a equipe elegível para a adesão ao...