quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Murici Futebol Clube

O Murici Futebol Clube é um time de futebol da cidade de Murici (Alagoas). Foi fundado em 7 de setembro de 1974. Seu uniforme consiste em camisa verde com gola branca, calção verde e meias verdes.

Estádio

O estádio foi inaugurado no dia 26 de outubro de 1986. Recebeu o nome de um ilustre desportista de Murici, homenageado pelo então prefeito da cidade, Olavo Calheiros. O Estádio José Gomes da Costa possui refletores, arquibancada e uma pequena geral. Conta ainda com seis cabines de imprensa para as transmissões de rádio e televisão, e vestiários para as equipes e árbitros.
Capacidade 4000.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pão de Açúcar Esporte Clube

O Pão de Açúcar Club foi fundado no dia 08 de dezembro de 1985, como um projeto social para proporcionar oportunidade de práticas esportivas para crianças de 07 a 14 anos. Porém, neste início, as modalidades eram focadas no atletismo.
O futebol só começou em 2003, com a realização da Super Copa Compre Bem. A competição reuniu cerca de 70 mil garotos e, destes, 72 foram escolhidos para fazer parte das equipes Sub 15 e 17, que, no ano seguinte, representariam o clube nos campeonatos estaduais.
Os jovens cresceram e chegaram à idade de se profissionalizarem. Por isso, no ano de 2006, o clube firmou uma parceria com o Juventus e emprestou seus atletas para a disputa da Série A1 do Campeonato Paulista. O oitavo lugar do time da capital animou a diretoria do Pão de Açúcar Esporte Clube (PAEC), que no ano seguinte inscreveu a equipe na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
A primeira partida oficial dos profissionais do clube foi no dia 7 de Abril de 2007, contra o Jabaquara, válida pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Neste mesmo ano, o clube também participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, além de ter conseguido chegar até as finais dos campeonatos Sub 15 e 17.
Apesar das expectativas, no ano de estreia dos profissionais o PAEC não passou da segunda fase da competição e viu frustrado o sonho de avançar à Série A3. Porém, 2008 reservava resultados melhores. Após ser vice-líder de seu grupo na primeira fase, foi acumulando vitórias, liderou os grupos da segunda e terceira fases e sagrou-se campeão com duas vitórias contra o Batatais, passando a integrar a Série A3 do Campeonato Paulista em 2009. Neste ano, com o segundo lugar do Grupo 3 da competição, o clube ganhou o direito de disputar a Série A2 do torneio estadual em 2010.

Estádio

Nos primeiros anos, as Artes, porém em 2009, com a promoção à série A3 do Campeonato Paulista, passou a disputou seus jogos no Estádio Hermínio Esposito, na cidade vizinha de Embu das Artes, para utilizar o Estádio do Pacaembu. Hoje faz a maioria de suas partidas no estádio da Rua Javari.

Mascote

A mascote do clube está intimamente ligada ao “Programa Superbola”, que tem o objetivo de selecionar os talentos do futuro por meio de uma formação humana, profissional e esportiva. A logomarca do projeto é uma bola sorrindo. E como ela é a base da criação do clube, foi também escolhida para ser a mascote do PAEC no Paulistão.

Site
http://www.paec.com.br/

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Sampaio Corrêa Futebol e Esporte

Em Sampaio Corrêa, distrito de Saquarema localizado a 20 quilômetros do centro da cidade, o Sampaio Corrêa Futebol Esporte avança, tendo em vista o acesso à Segunda Divisão ainda em 2009.

O clube-empresa da Região dos Lagos estreou no profissionalismo da Terceira Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro em 2006. Ficou em primeiro lugar em sua chave ao fim da primeira fase do campeonato, à frente do também classificado Rio Bonito Atlético Clube e dos eliminados Bela Vista Futebol Clube e Faissal Futebol Clube. Chegando à segunda fase, eliminou em jogos de ida e volta o Juventus Futebol Clube. Na terceira fase, bateu o Cardoso Moreira Futebol Clube na primeira partida por 3 a 1 e empatou sem abertura de contagem na segunda, mas por ter escalado um jogador em condição irregular, foi eliminado da competição, ficando em sexto na classificação geral.
Em 2007, se classificou em segundo lugar em sua chave na primeira fase, atrás somente do Clube Atlético Castelo Branco e à frente do terceiro classificado Canto do Rio Football Club e dos eliminados Bela Vista Futebol Clube e Esporte Clube Nova Cidade. Na segunda fase, ficou em quarto (último), sendo eliminado da competição. Se classificaram na chave Aperibeense Futebol Clube e Teresópolis Futebol Clube, ficando o eliminado Semeando Cidadania Futebol Clube na terceira colocação.
Em 2008, é segundo na primeira fase em seu grupo, atrás somente do Quissamã Futebol Clube, que viria a conquistar o campeonato. O terceiro na chave, também classificado, foi o São João da Barra Futebol Clube e o Tanguá Esporte e Cultura foi eliminado. Na segunda fase se classifica em segundo no grupo, atrás somente do São João da Barra Futebol Clube, superando os eliminados Barra Mansa Futebol Clube e Várzea Futebol Clube. Na terceira fase termina em terceiro e acaba eliminado em sua chave, que teve como classificados Quissamã Futebol Clube e Campo Grande Atlético Clube. O outro eliminado foi o Clube Atlético Castelo Branco.
Em 2009, disputa a Terceira Divisão do Rio de Janeiro na categoria de Juniores e Profissional com grande êxito. Na primeira fase se classifica em segundo lugar, atrás somente do Rio das Ostras Futebol Clube e à frente do outro classificado na chave, Paraíba do Sul Futebol Clube, e dos eliminados Três Rios Futebol Clube e Real Esporte Clube. Na segunda fase termina como o primeiro colocado, à frente do outro classificado Paraíba do Sul Futebol Clube, e dos eliminados Independente Esportes Clube Macaé e Serrano Foot Ball Club. Na terceira fase se classifica em segundo, atrás somente do Rio das Ostras Futebol Clube. Leme Futebol Clube Zona Sul e União Central Futebol Clube são eliminados. Nas semi-finais bate o Clube Atlético Castelo Branco, vencendo-o por 3 a 0 na partida de ida e perdendo fora por 2 a 1, chegando à final, sendo promovido, e pondo o adversário para disputar a terceira vaga. Finalmente na final vence o Fênix 2005 Futebol Clube fora de casa por 3 a 1 e por 3 a 0 em casa, coroando a sua grande campanha em 2009 com a conquista da Série C do Rio de Janeiro.

O complexo esportivo Ciro Carvalho contendo cinco campos somados ao estádio oficial, projetado para dez mil pessoas, está em fase de construção. O CT terá o apelido de Ninho do Galo e o estádio, Lourival Gomes de Almeida, será conhecido como Lourivalzão.

O mascote da agremiação é o Galinho da Serra, por ser uma espécie de ave primitiva da Região dos Lagos, predominantemente com habitat nas serras que circundam o complexo esportivo. As cores do Sampaio Corrêa são o azul, branco e o amarelo.

Títulos


2009 - Campeão Estadual da Série C do Rio de Janeiro;
 
Site
http://sampaiocorreafe.com.br/

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

União Atlética Araguainense


Em 1993, a Caixa incluiu pela primeira vez clubes tocantinenses na Loteria Esportiva. O jogo entre União Atlética Araguainense x Tocantins, de Miracema foi o número 10 do concurso 92. Deu coluna 1, União 3 a 0. A partida foi realizada no dia 4 de abril de 1993, em Araguaína.

O clube do povo estar voltando, mesmo que seja na Segunda Divisão do Tocantinense. A equipe tem uma certa tradição e já foi campeão estadual em 1994, já jogou a Copa do Brasil e a Série C do Brasileiro.

Disputou o seu último campeonato estadual em 1996. Retornou em 2009, na segunda divisão estadual.

Títulos


1 Campeonato Tocantinense: 1994.
1 Copa Tocantins: 1995.

Estádio

Gauchão

Nome Oficial: Estádio George Yunes
Capacidade: 3.000 pessoas

Inauguração: 1978
Proprietário: Prefeitura Municipal de Araguaína
 
Mascote: Boto do Lontra

domingo, 27 de dezembro de 2009

Guamaré Esporte Clube


O Guamaré Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Guamaré, no estado do Rio Grande do Norte. Foi fundado no dia 7 de maio de 2004. Suas cores são verde, branco e preto.

Títulos


Campeonato Potiguar da Segunda Divisão: 2006.
Vice-Campeonato Potiguar da Segunda Divisão: 2005.

Estádio

O Estádio Municipal de Guamaré, ou Pajezão, como é mais conhecido, é o estádio de futebol da cidade de Guamaré, situada no norte do estado do Rio Grande do Norte.

Mascote Tubarão

sábado, 26 de dezembro de 2009

Intercontinental Futebol Clube do Recife


Fundado em 26 de dezembro de 1999, pelo Presidente Dr. Walberto Barros Dias o Intercontinental Futebol Clube surgiu no futebol substituindo o antigo Grêmio Petribu. O nome foi adotado visando a interação entre os continentes, por isso que o escudo as cores: amarelo representa o continente asiático; vermelho, o continente americano; azul, o continente europeu; preto, o continente africano e verde, a Oceania. O fundo branco do escudo simboliza a paz entre os povos. O Intercontinental passou para a primeira divisão após as vitórias de 3x2 em cima do Unibol e 1x0 no Petrolina.
Disputou os campeonatos de 2002 e 2003.
Possuia um CT com cinco campos com gramado em condições ideais, com sistema de irrigação computadorizado, uma sala de musculação ao ar livre e um hotel-concentração formam o CT do clube que se enquadra no conceito de um clube-empresa, de propriedade de Walberto Dias, sem sede, nem estádio próprio. O escritório da empresa funciona no bairro do Derby, o CT fica em Paulista e o estádio em que manda seus jogos é em Nossa Senhora do Ó, na cidade de Ipojuca.

Recentemente o CT foi comprado pelo Sport.
Encontra-se licenciado da federação.


Estádio

O Estádio Nossa Senhora do Ó, apelidado de Municipal, é um estádio de futebol localizado na cidade de Ipojuca, no estado de Pernambuco,´pertence à Prefeitura Municipal e tem capacidade para 5.000 pessoas

Mascote
Saci

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Sociedade Esportiva Queimadense


Diferente dos demais, a nomenclatura da equipe chama a atenção, mas traduz a intenção do fundador. O título Sociedade Esportiva Queimadense foi criado para dar uma dimensão maior para instituir outras modalidades esportivas e ainda trabalhar com a sociedade como um todo.
Com o sonho de ter em sua cidade um time que estivesse presente em competições oficiais, o desportista Saulo Ernesto fundou em 15 de novembro de 2003 a Sociedade Esportiva Queimadense. No entanto, apenas no segundo semestre de 2007 o clube passou a existir para a Federação Paraibana de Futebol e para a Confederação Brasileira.
Foi neste ano, que a Queimadense uniu-se ao Treze e se inscreveu para as disputas do Campeonato Paraibano da segunda divisão. Até um mês antes de começar a competir não tinha sequer um grupo de jogadores.
Foi visando a formação do elenco e ter um local para realização dos jogos que a parceria foi firmada e a Queimadense acabou campeã da Série B daquele ano. O ano de 2007 foi escolhido aproveitando a ausência dos clubes de Campina Grande em competições oficiais, a exemplo da Copa do Brasil e do
Campeonato Brasileiro, o que deu a equipe de Queimadas a torcida de Campina Grande, cuja distancia é de 19 km.
A estréia da Queimadense nos gramados aconteceu no dia 12 agosto, quando enfrentou o Leonel e venceu pelo placar de 1 a 0, numa partida que mexeu com os ânimos de todos e terminou com distribuição de 12 cartões amarelos e seis vermelhos.
2007 - Campeão - 2ª. Divisão

2008 – 6º. Colocado
2009 -  5° Colocado


Títulos
Campeonato Paraibano - 2ª Divisão: 2007.
 
Estádio
 
Presidente Vargas
Capacidade 10.000

Mascote Carcará

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Pato Branco Esporte Clube


Fundação 5 de Novembro de 1979 (30 anos)
Fundado em novembro de 1979, o Tricolor já havia sido campeão na 2.ª divisão do Paranaense, em 81 e 86, e por muitos anos figurou na divisão de elite do futebol estadual. No ano em que completa 30 anos, a equipe que foi formada da fusão do Palmeiras e Internacional, dois clubes tradicionais no ano de 1979, ganhou novamente um título, encerrando com um jejum de 23 anos, quando foi Campeão da Segunda Divisão em cima do Umuarama.

Títulos


Campeonato Paranaense - Série Prata 2 vezes (1981 e 1986).
Campeonato Paranaense - Série Bronze 1 Vez (2009)

Estádio

Estádio Os Pioneiros

Capacidade 6.500 Lugares

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Uruburetama Futebol Clube


Foi fundado em 12 de fevereiro de 1994. Seu uniforme é camisa azul com estrelas brancas e amarelas nas mangas, calção azul e meias azuis. Seu mascote é a Banana Mecânica. Seu estádio, Antonio de Paula Sales, tem capacidade para 3.000 pessoas. Em 2008 foi suspenso do campeonato cearense, pois pediu licenciamento junto a FCF depois de se inscrever na terceira divisão de 2007, o que atrapalhou a tabela de classificação do torneio.

Títulos

Vice-Campeonato Cearense 2ª Divisão: 1994.

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Porto Alegre Futebol Clube



O Porto Alegre Futebol Clube foi fundado no dia 9 de Janeiro de 2006, pelo Sr. Roberto de Assis Moreira, presidente e proprietário. O clube está filiado à Federação Gaúcha de Futebol desde 25 de Janeiro, do mesmo ano. Desde então, o Porto Alegre, sediado na zona sul da capital, disputou o Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão.
Em três anos de Segundona, o Porto Alegre FC conquistou muitas vitórias, cresceu como instituição e se capacitou para conquistar seu objetivo maior: o acesso à elite do futebol gaúcho, que foi alcançado brilhantemente no ano de 2009. A ascensão à divisão principal do futebol do Rio Grande do Sul aconteceu antecipadamente, no dia 19 de agosto, com a vitória sobre a equipe do Cerâmica, por 2 a 0, em Gravataí.
Após garantir a ascensão à elite do futebol gaúcho em 2010, o ano foi coroado com a conquista do Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, no dia 23 de agosto, quando o Porto Alegre derrotou o time do Pelotas, por 2 a 0, no estádio João da Silva Moreira (antigo Parque Lami).

Estádio

Estádio João da Silva Moreira

O Estádio Parque Lami, hoje renomeado João da Silva Moreira está totalmente repaginado. Além da renovação do gramado e da reestruturação das arquibancadas, a mais recente obra incluiu também a reforma dos espaços internos e do projeto paisagístico externo do local. Atualmente, o estádio tem capacidade para 3 mil pessoas, porém existe também a estrutura no entrono que abriga dois prédios, com vestiários de treinamento, rouparia, departamento médico, fisioterapia, academia, sala de palestras e dormitórios

Títulos

Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 2009


Site
http://www.poafc.com.br/

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Clube Atlético Sorocaba

A década de 1990 foi promissora para o basquetebol feminino brasileiro. A seleção nacional, liderada por Hortência, era a sensação nas quadras do mundo. Inspirado pelas meninas do basquete e com intuito de promover este esporte entre as jovens sorocabanas, o empresário João Caracante Filho fundou, em 21 de fevereiro de 1991, o Clube Atlético Sorocaba, que em pouco tempo tornou-se uma das principais forças do esporte do interior paulista.

Mas ao mesmo tempo em que a cidade ganhava uma potência nas quadras, o São Bento, tradicionalíssimo clube de futebol sorocabano, era rebaixado para a segunda divisão do Paulistão após 29 anos seguidos na elite. Tentando aproveitar-se da popularidade do time de basquete, a diretoria do Atlético decidiu montar uma equipe de futebol, para levantar o nome de Sorocaba no esporte.
Na época, para um clube inscrever-se no Paulistão era preciso ter passado por campeonatos amadores. Para cumprir o que era determinado, o Atlético fez uma parceria com o Barcelona, um dos mais tradicionais clubes amadores da cidade de Sorocaba. Juntos se filiaram à Federação Paulista de Futebol. Atlético/Barcelona estreou na Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A3) em 1993. Após um ano de parceria, os clubes se separaram e seguiram caminhos próprios.
Em sua primeira participação no Paulistão, ainda como Atlético/Barcelona, o clube de Sorocaba foi campeão paulista da Segunda Divisão e do Quadrangular Extra, que classificou o clube para a disputa da recém-criada Série A3, em 1994. A equipe disputou esta divisão até 2001, quando foi vice-campeão e conquistou o acesso para a Série A2, juntamente com outro sorocabano, o rival São Bento.
Em 2003, veio o maior feito. O Atlético, depois de dez anos de profissionalismo, chegou pela primeira vez à Série A1. O time foi vice-campeão da A2 naquela temporada, perdendo a final para o Oeste, de Itápolis. O período na elite no entanto durou apenas dois anos, até 2005. Desde então, clube frequenta a Série A2.

Outro grande feito veio em 2008, quando o clube venceu a Copa Paulista de Futebol, título que lhe deu o direito de disputar a Copa do Brasil, em 2009. Foram dois jogos na competição nacional, uma vitória e uma derrota, ambos contra o Juventude. Na Série A3 deste ano, o time ficou da 15ª colocação.

Estádio

O Centro de Integração Comunitário Walter Ribeiro mais conhecido como CIC ou Estádio Municipal Walter Ribeiro se localiza na cidade de Sorocaba e recebe jogos do Esporte Club São Bento e do Clube Atlético Sorocaba. Tem capacidade atual de 13.722 torcedores. Foi inaugurado em 14 de outubro de 1978 para aposentar o então estádio da cidade "Humberto Reale".
Na época da inauguração, foi criticado pelo gramado fofo e irregular, assim permanecendo por 22 anos. Após a volta do Esporte Club São Bento a primeira divisão do campeonato paulista em 2005, foi feita uma reforma completa, passando de pinturas nas arquibancadas a reforma no gramado e a instalação de um moderno sistema de irrigação.


Hino
(Leornes Ferreira/Jung Wang Lamberti Ferreira)

Atlético, Atlético.
Nova luz de alegria a brilhar
Atlético. Atlético.
Campeão eu quero te saudar.
Tua história gloriosa e tão jovem
É motivo de esperança e fé.
Sorocaba de braços abertos
Te recebe e te aplaude de pé.
Tua cor enaltece a bandeira
Da cidade que ama o que faz.
O teu lema: o amor e a paz
Te eleva e agrada ao Pai.
Atlético. Atlético...
Teu plantel é uma grande família.
Tua meta: um só coração.

Mascote


Foi para homenagear os famosos “atléticos” do Brasil, mineiro e paranaense, que surgiu a mascote do Galo de Sorocaba.
Curiosamente, o Atlético Sorocaba teve suas origens no ano de 1991 com o basquete, esporte de muita tradição na cidade. A entrada no futebol aconteceu dois anos depois, em 1993, e em 2004 o Galo de Sorocaba obteve sua maior glória: disputar a Série A1 do Campeonato Paulista. Havia 12 anos que a cidade não recebia um jogo da elite do torneio estadual mais importante do País.

Site Oficial:


http://www.casorocaba.com.br/

domingo, 20 de dezembro de 2009

Tramways Sport Club


O Tramways, time sustentado pela então companhia elétrica e de transportes do Recife, passou sem pedir licença. Como um furacão, causou estragos aos adversários nos sete anos em que esteve na elite do futebol local. Mantém até hoje uma exclusividade: é bicampeão invicto do Campeonato Pernambucano. Mas desapareceu da mesma forma, rapidamente.

Despachando no escritório central, que ficava na esquina da Rua Aurora com a Princesa Isabel, Domingos, Furlan e Rubinho. Na seção de energia, o ponteiro Olívio. O goleiro Zé Miguel ficava até altas horas da noite como chefe de quarto do departamento de luz. Sopinha, Guaberinha, Paisinho e Faustino exerciam outras funções na empresa. O entrosamento na inglesa Pernambuco Tramways and Power Company Limited, que foi concessionária dos serviços elétricos e de bondes do Estado durante 50 anos (até 1962), deu origem ao primeiro, e até hoje único, bicampeão invicto da história do Campeonato Pernambucano.
No biênio 1936/37, foi o Tramways Sport Club quem deu as cartas no certame local. O tricolor transviário – vestia branco, azul e vermelho –, não perdeu uma partida sequer nesses dois anos em que derrubou o trio de ferro Sport, Náutico, Santa Cruz, além do América, que na época, ainda tinha muito prestígio. Como o próprio nome indicava, o Tramways era patrocinado pela empresa inglesa, que foi responsável pela transição dos bondes puxados por burros para os elétricos, na primeira metade do século 20. Daí, a equipe de futebol também ser conhecida como os “elétricos”.
De uma certa forma, pode-de dizer que o Tramways foi o primeiro clube-empresa do futebol brasileiro. Brincadeiras à parte, a relação era bem curiosa. Na época, o profissionalismo ainda não tinha se consolidado em Pernambuco. A maioria dos “pebolistas” ainda não tinha contrato e não recebia dinheiro para jogar futebol. Mas no caso dos elétricos, a situação era um pouco diferente. “Muitos jogadores jogavam pelo Tramways em troca de emprego na empresa. Era uma espécie de amadorismo marrom, já que os atletas tinham sim salário, não pelo futebol, mas pelas funções que exerciam na companhia inglesa”, destaca o cardiologista e escritor Rostand Paraíso, que em 1997, lançou o livro Esses Ingleses, no qual comenta a presença e a influência inglesa no Recife.

Muitos dos jogadores que vestiram a camisa do Tramways também atuavam em times de bairros, na Liga Suburbana, que era muito forte na época. Casos de Zé Miguel, Olívio, Paisinho e Quetreco. Mas para ser bicampeão estadual foi preciso também tirar do Santa Cruz Zezé, Júlio Fernandes e Alcides Cachorrinho, que marcou 56 gols pelo Tramways em Pernambucanos, tornando-se o maior artilheiro da equipe na história da competição. Com dinheiro de sobra, o técnico Joaquim Loureiro veio de São Paulo para armar a equipe.
Os elétricos disputaram sete estaduais, de 1935 a 41. O primeiro título, em 1936, foi tumultuado. Mesmo ainda faltando 16 partidas para o fim da competição, os clubes e a Federação Pernambucana de Desportos resolveram encerrar o certame. Com sete pontos a mais do que Náutico e Santa Cruz, o Tramways foi declarado campeão. Sua última partida foi contra o Sport, o qual derrotou por 3x2, com dois gols de Sopinha e um de Olívio. Foram 11 vitórias e dois empates.
Mesmo com a campanha muito superior a dos rivais, ainda ficou a dúvida se o time teria fôlego para se manter na ponta, caso a competição seguisse até o final. Por isso, no ano seguinte, os transviários fizeram uma campanha ainda mais arrebatadora, para dizimar quaisquer dúvidas: 14 vitórias e apenas um empate. Sessenta e quatro gols marcados e 16 levados. A prova da superioridade do Tramways foi a goleada aplicada no Sport, por 5x2, no jogo que ratificou o título. Olívio, Navarra, Alcides, Quetreco e Sopinha marcaram os tentos dos elétricos.

Até 1941, quando disputou o seu último Estadual, o Tramways seguiu fazendo um papel digno. O fim da equipe foi assim explicado por Haroldo Praça, em seu livro O Gôl de Haroldo, de 2001. “Não obstante reunir bons jogadores e armar equipes destacadas, o ‘elétrico’ foi vitimado por moléstia incurável: clube de dono (Antônio Rodrigues de Souza, diretor da empresa britânica, responsável pelo investimento na montagem dos times de 1936/37). E aí começou a entrar para a história mais uma aparição brilhante efêmera.”

Títulos


Campeonato Pernambucano: 2 vezes (1936 e 1937). - Ambos invictos.

Alcunhas Expresso da Torre


Mascote Águia

 
Fonte: Jornal do Comércio/PE, Futebol de Pernambuco em Fotos e Blog do Roberto.zip.net. Publicado em:
http://blog.cacellain.com.br/2009/12/17/memoria-do-futebol-pernambucano-tramways-o-furacao-eletrico/

sábado, 19 de dezembro de 2009

Associação Esportiva e Recreativa USIPA


Fundação - Em 1959 foi criado pelos funcionários da Usiminas, tendo, como seu primeiro presidente o Sr. João Cláudio Teixeira Salles.

Inauguração Estádio Lanari Júnior - Inaugurado em 07 de setembro de 1961 o estádio, que contém sistema de drenagem, tribuna de honra e iluminação, foi idealizado para comportar 10.000 expectadores. Os tijolos para construção das arquibancadas e vestiários foram fabricados em uma maromba que existia há 2 anos passados, no estacionamento, ao lado do portão lateral do estádio. Os outors recursos financeiros para a construção do estádio foram obtidos com a venda de sacos de cimento, vazios, utilizados na construção da Usiminas.
No jogo de inauguração a equipe da Usipa empatou em 1 x 1 contra o Frimisa do Santa Luzia na partida principal. Na preliminar a equipe do América venceu por 4 x 1 Valério Doce
Primeiros jogos - Até 1966 foram realizadas diversas partidas contra grandes clubes do futebol Brasileiro. Em alguns desses jogos a Usipa venceu o Cruzeiro, empatou com Atlético Mineiro e Flamengo, perdeu e venceu o Botafogo. Nestas partidas atuaram jogadores consagrados do futebol Brasileiro como Tostão, Dirceu Lopes, Wilson Piaza, Raul, Fio Maravilha, Almir Pernambucano, Jairzinho, Didi, Zagalo, Gerson, Nilton Santos.
 
 
http://www.usipa.com.br/

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pantanal Futebol Clube


Fundado em 13 de dezembro de 1987 (inicialmente como Ladário FC mudou de nome em 2003 para Ladário Pantanal FC e em 2004 para o atual). O clube praticamente abandonou a cidade natal e agora se assumiu como um clube corumbaense.
O visual busca valorizar e identificar o time com a região. Camisa, calção e meião terão, de uma maneira harmônica a representação das nossas riquezas naturais, destacou. O verde faz referência à vegetação do santuário ecológico do Pantanal. O branco lembra o solo calcário da "Cidade Branca". O grená e o preto representam as reservas minerais de manganês e ferro, respectivamente. O distintivo do clube também foi modificado. Agora traz o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, com uma bola de futebol; com a representação do céu pantaneiro ao fundo.


Estádio

Estádio Vicente Fortunato

Capacidade 3.500

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sinop Futebol Clube

Fundado 16 de janeiro de 1977 .O Sinop Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol. Fica localizado na cidade de Sinop no Estado do Mato Grosso. Sinop significa Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná. Sua maior revelação foi do goleiro hoje do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni.


Títulos



Campeonato Mato-Grossense: 3 vezes (1990, 1998 e 1999).
Campeonato Mato-Grossense da Segunda Divisão: 1988.

Estádio

O Estádio Municipal Massami Uriu, conhecido como Gigante do Norte, é um estádio de futebol localizado na cidade de Sinop, no estado do Mato Grosso, tem capacidade para 13.000 pessoas

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Agremiação Esportiva Canedense

Agremiação Esportiva Canedense, mais conhecido simplesmente como Canedense, é um clube de futebol da cidade de Senador Canedo, Goiás. Possui o laranja, o azul e o branco como suas cores oficiais. Manda seus jogos no Estádio Plínio José de Souza. Foi fundada no dia 15 de junho de 2005.
Em competições oficiais, a Canedense estreou em 2005, na terceira divisão do Campeonato Goiano. Naquele ano, o time foi o vice-campeão do torneio, após uma vitória decisiva sobre a Alexaniense na última rodada, por 2x1.

Na segunda divisão, em 2006, a Canedense contratou Túlio Maravilha, ex-atacante do Botafogo e da Seleção Brasileira. A equipe foi a 3° colocada no campeonato. Túlio marcou 9 gols.
Em 2007, a equipe foi convidada a disputar a primeira divisão, após desistência da Aparecidense.


Em 2007, o clube foi o campeão da promoção em que a Federação Goiana de Futebol disponibilizou 12 jogadores para todos os clubes que participaram do Campeonato Goiano 2007. O Canedense escolheu então o atacante Túlio, que marcou 16 gols e foi vice-artilheiro do campeonato.Em sua estréia na primeira divisão, a Canedense obteve a 7°colocação no campeonato. 2008 - Faz a pior campanha do campeonato somando apenas 8 pontos e é rebaixado para a Segunda divisão. Na segunda divisão em 2009, conquista o vicecampeonato e retorna a divisão principal em 2010.

Criado em 2005, o Canedense, time de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, já disputou duas edições da primeira divisão do Campeonato Goiano. Caiu em 2008, mas conseguiu voltar ao conquistar a vice-liderança na segunda divisão do ano passado. Agora, para não fazer feio novamente e permanecer entre os oito melhores do Estado, o time buscou ajuda de uma pessoa de sucesso em uma área distante do esporte: a música sertaneja.

O cantor José Roberto Ferreira, 45 anos, o Marrone da dupla Bruno & Marrone, é dono dos direitos federativos de 23 dos 27 jogadores que iniciaram o Estadual deste ano no último dia 17 (empate por 1 a 1 com o Morrinhos, na estreia, e derrota por 2 a 1 para o CRAC na segunda rodada).
São profissionais novatos e alguns experientes, a maioria com passagem pelo futebol do interior de São Paulo. Para investir no time, Marrone fez parceria com um empresário mineiro, também da área musical.
Marrone se associou a um amigo dono da empresa K-10 Esportes, que agencia jogadores, para financiar o time. "Eles se conhecem há muitos anos, desde quando o Marrone começou a tocar com o Bruno. Ele queria entrar nessa área de futebol, aí, conversando com o dono da K-10, decidiram investir no Canedense", contou Gilson Garcia Costa, 41 anos, assessor da K-10 que acompanha diariamente o desenvolvimento dos jogadores em Senador Canedo.
O músico terá como retorno possíveis negociações de jogadores que se destacarem no campeonato, conforme explicou o supervisor de futebol do time, Dionísio Pereira de Melo. A intenção, inclusive, é vender alguns deles para o exterior.
Dionísio acompanha o time desde a fundação, há cinco anos. Em 2005, conquistou a vice-liderança da terceira divisão e subiu para a segunda. No ano seguinte, conseguiu o acesso à primeira divisão. O artilheiro Túlio Maravilha ajudou o Canedense na campanha de 2007, quando o time conseguiu permanecer na elite estadual. Na ocasião, Túlio foi o vice-artilheiro do campeonato.
Entretanto, em 2008, o Canedense ficou em último lugar, com apenas oito pontos e uma vitória e caiu à segunda divisão. Voltou no ano passado.
Para isso, é necessário permanecer entre os 10 times da primeira divisão. O contrato com Marrone e seu sócio só vale para o Goiano deste ano. Se o Canedense se sair bem e conseguir uma vaga para a Série D do Brasileiro, o músico deve negociar os destaques do time e deixar uma base para a disputa. Se cair, a parceria acaba.

Estádio: Plínio José de Souza - Capacidade 8.000
 
Mascote: Lobo Guará

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Espírito Santo Futebol Clube


O Espírito Santo Futebol Clube é um clube de futebol da cidade de Anchieta, no estado do Espírito Santo.O Espírito Santo Futebol Clube foi fundadao em 2008 como um clube de futebol empresa, com centro de excelência e gestão profissional localizado no Estado do Espírito Santo, região mais desenvolvida do país, a sudeste.

O Estado deve ter seu representante na indústria mais poderosa deste século, o esporte. Dentre os esportes de maior visibilidade e mais oportunidades de negócios no mundo, encontra-se o futebol.
Através da exploração da marca Espírito Santo Futebol Clube, serão criados programas buscando a identidade capixaba e a representatividade do estado no cenário do futebol brasileiro e mundial.
O projeto Espírito Santo Futebol Clube foi idealizado pelo mesmo grupo que controla a empresa de administração esportiva Squadra Esportes, vencedora do premio “Top Social 2003” com o Programa Educação Esportiva escrita para o Fluminense Football Club.
Em 2008 o foco principal era colocar o clube em campo no Campeonato Capixaba da Segunda Divisão, já em 2009 os objetivos seriam conquistar a vaga para a disputar o Estadual 2009 e fazer uma boa participação na Copa Espírito Santo.

Em 2009 foi  Vice-Campeão Capixaba da 2º Divisão

Estádio: Joaquim Viana Ramalheti.


Capacidade: 5.000 pessoas.




Site
http://www.espiritosantofc.com.br/

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Boa Viagem Esporte Clube


A história do Boa Viagem Esporte Clube tem início na década de 1980. Naquela época a seleção do município foi inscrita em uma competição Intermunicipal realizada pela Associação Profissional dos Cronistas Desportistas do Estado do Ceará. Em 1983 o clube, que ainda não era profissional, chegou à final da competição, todavia não conseguiu conquistá-la, foi derrotado na final pela equipe de Itapipoca pelo placar de 1X0. Quatorze anos depois, em 1997, o sonhado titulo tornou-se realidade, o Boa Viagem venceu a equipe de Maranguape na final da competição e tornou a repetir a façanha em 1998, quando conseguiu derrotar na final o selecionado de Aracati. Com a conquista do Torneio Intermunicipal o Boa Viagem Esporte Clube garantiu o direito de disputar a Segunda Divisão do Campeonato Cearense de 2000. Diante disso, a sociedade do Município de Boa Viagem se organizou em torno do clube e, com apoio da prefeitura municipal, foi fundado o Boa Viagem Esporte Clube em 22 de Dezembro de 1999 .
Em 2000, disputando pela primeira vez uma competição profissional, o Boa Viagem consegue o acesso a 1ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. Nesta oportunidade, sua estréia foi contra a equipe do Esporte Clube Limoeiro, no dia 19 de março de 2000, naquele dia, diante de sua torcida, o Boa Viagem derrotou a equipe rival pelo placar de 3X0.

Estádio : Sergismundo Rodrigues Neto (Serjão) - Capacidade 8000


Títulos: Vice-campeão Cearense da Segunda Divisão 2000 e 2007

Apelido: Galo do Sertão

domingo, 13 de dezembro de 2009

Clube Municipal Ananindeua


Fundado no dia 3 de janeiro de 1978, manda seus jogos no Estádio da Curuzu. O uniforme é composto de camisa azul com detalhes brancos nas mangas, calção azul e meias azuis. Seu mascote (e apelido) é a tartaruga.
O Clube Municipal Ananindeua só tem 31 anos de fundação, mas já provoca uma pontinha de ciúmes em torcedores de Remo e Paysandu, clubes mais tradicionais do Estado. A Tartaruga dispõe de Centro de Treinamento particular, academia própria e parte agora para adquirir uma sede social, além de um ônibus - sem falar que até o final deste ano, com a parceria do Ministério dos Esportes e a Prefeitura de Ananindeua, será concluído o estádio em que poderá mandar seus jogos. A capacidade é de 20 mil lugares.

Segundo o supervisor do clube e gerente de Futebol André Pinho, a diretoria trabalha com um planejamento definido e que prevê a manutenção do clube disputando e ganhando títulos, o que fará crescer paulatinamente o número de torcedores. Pinho lembra que, em razão da boa estrutura, a agremiação chega pela segunda vez à final de um turno do Paraense, tendo ficado com o vice-campeonato em 2006.


Títulos


Vice-Campeonato Paraense: 2006.
Campeonato Paraense - 2ª Divisão: 1996.
Vice-Campeonato Paraense 2ª Divisão: 2001.


Estádio

Francisco Vargas - Capacidade 5000

sábado, 12 de dezembro de 2009

Clube Esportivo Aimoré


Fundado em 26 de março de 1936, o Aimoré é um dos clubes de futebol mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Natural de São Leopoldo, o time realizou sua primeira partida contra o Voluntários, no dia 5 de abril de 1936, e perdeu por 3 a 1.

A primeira vitória, no entanto, veio na semana seguinte, no dia 12 de abril do mesmo ano, quando a equipe bateu o 20 de Setembro por 3 a 2.
O primeiro presidente foi João Inácio da Silveira. Apesar da fundação ter ocorrido em 1936, o clube passou a ser profissional no ano de 1953, quando recebeu um convite especial do Sport Club Internacional para fazer parte da primeira divisão do futebol gaúcho.
O primeiro nome sugerido para o clube foi Maba Foot-Ball Clube, sendo alterado no dia da fundação para Clube Esportivo Aymoré. A primeira sede situava-se em um prédio ao lado de um armazém pertencente a João Ignácio da Silveira, primeiro presidente do Aimoré, no número 1.058 da Rua do Comércio (atual Rua Dr. Hillebrand, no Bairro Rio dos Sinos).

A década de 50 marca o início da profissionalização do Aimoré. Em 1953, o Internacional, através do seu presidente Ephraim Pinheiro Cabral, convidou o Aimoré para integrar a elite do futebol gaúcho (então chamada Divisão de Honra). Foi uma resposta ao Grêmio, que dias antes fizera o convite ao maior rival do Aimoré da época, o Floriano (atual Novo Hamburgo). No mesmo ano, seria realizado o primeiro "Clássico do Rio dos Sinos", em 19 de abril, com derrota do Aimoré para Floriano por 6 a 1. Geada (4 vezes), Soligo e Martins marcaram os gols da equipe de Novo Hamburgo, enquanto Charuto anotou o gol solitário do Aimoré.
No final de 1955, o Aimoré jogaria pela primeira vez fora do estado, ao realizar excursão à Santa Catarina, onde perdeu apenas uma partida.
Teve o seu momento de auge no ano de 1959, quando foi vice-campeão gaúcho, tendo apenas três derrotas em 63 jogos. Um empate em 2 a 2 deu o título ao Grêmio. A equipe vice-campeã: Suli, Soligo, Mengálvio, Marinho, Toruca, Afonso, Telmo, Marino, Abílio, Fernando e Gilberto Andrade. O técnico do Aimoré era Carlos Froner. No ano seguinte, cedeu cinco jogadores para seleção gaúcha que conquistou o campeonato panamericano de 1960 representando o Brasil. Eram eles: Suli, Soligo, Marino, Mengálvio (que acabou indo jogar no Santos de Pelé) e Gilberto Andrade.
O lançamento da pedra fundamental do atual estádio do Aimoré ocorreu em 1958. Através do empresário João Correa da Silveira, o Aimoré conseguiu a elaboração gratuita da planta para a nova praça de esportes do clube, feira pela empresa construtora Dietschi.
Em 1959, dirigentes do Aimoré tentaram um empréstimo de dez milhões de cruzeiros junto à Caixa Econômica Federal, para a construção de seu novo estádio, no Bairro Cristo Rei. Porém, ao descobrir que o empréstimo sairia caro aos cofres do clube, os dirigentes desistiram da oferta e resolveram arrecadar dinheiro através de campanhas entre dirigentes e associados.
No dia 26 de março de 1961, data do 25º aniversário do Aimoré, foi inaugurado o Estádio João Correa da Silveira, popularmente conhecido como Cristo Rei, em uma partida amistosa do clube com o Internacional. O Aimoré venceu por 1 a 0, com gol marcado pelo centro-avante Uga, aos 44 minutos do primeiro tempo.
Ainda em 1961, o Aimoré realizou uma excursão à Argentina, disputando oito partidas, obtendo 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Estreou em solo argentino perdendo para o Huracán por 1 a 0. Em seguida, viajou para Tandil, onde venceu um selecionado local por 3 a 1, gols de Toruca, Osquinha e Bira. Empatou em 1 a 1 com o Boca Juniors no La Bombonera, com gol do centroavante Uga. Na seqüência, perdeu para o River Plate por 2 a 0. Em San Rafael, o Aimoré fez 3 a 0 na seleção local, com gols de Uga, Sebastião e René. Em San Juan, contra uma seleção da cidade, vitória por 2 a 1, gols de André Heinz e Parobé. Em nova partida com a Seleção de San Juan, o Aimoré venceu por 3 a 0 (dois gols de Uga e um de Daudt). No último jogo na Argentina, empate em 1 a 1 contra a Seleção de Mendoza. Sérgio Moacir Torres Nunes era o treinador na excursão.
Depois deste período, o Aimoré não conseguiu repetir mais boas campanhas. Em 1996, o clube fechou o departamento de futebol profissional por problemas financeiros, retornando às atividades somente em 2006.

Estádio


Nome: Monumental do Cristo Rei.
Nome oficial: João Correa da Silveira
Capacidade: 14 mil pessoas (sentadas).

Hino

Aimoré, Aimoré!
Clube do meu coração
Torço por ti, vibro por ti
Com toda minha emoção


Aimoré, Aimoré!
Oh! Bravo índio capilé
Tuas vitórias nos enchem de glórias
Por ti sempre de pé


Oh! Aimoré alvi-azul
Brilhas no Rio Grande do Sul
És o cacique da taba
Contigo ninguém acaba.

 Alcunhas Índio Capilé

Mascote Índio

Site

http://www.ceaimore.com.br/