Em 1950, um grupo de engenheiros e demais servidores da Estrada de Ferro Araraquara (EFA) reuniu-se no salão de festas do Clube 22 de Agosto. O encontro havia sido articulado pelo engenheiro Antonio Tavares Pereira Lima. Era sua intenção fundar um clube esportivo de empregados da EFA. Esclareceu a todos as linhas gerais do seu plano, com o propósito de conseguir os recursos necessários à manutenção da entidade. À Pereira Lima se deve a fundação do clube e o nome "Associção Ferroviária de Esportes" (O seu distintivo ficou sendo o mesmo da EFA, porém com as letras ao contrário: AFE). Ele desejava para a AFE as mesmas cores utilizadas pela seleção carioca de futebol (azul "guanabara" e branco). Foi uma confusão danada, já que Pereira Lima encontrou reação à sua idéia.
Por isso, venceu a combinação grená e branco, idêntica à do Clube Atlético Juventus. Não houve confusão, mas debates a respeito do que melhor poderia representar o clube e venceu, por sugestão de Silvio Barini, a cor grená porque era semelhante àquela que distinguia as locomotivas da EFA (depoimento de Jacob Martins no livro "Fonte Luminosa"). Talvez por isso, quando mais tarde fundou a Associação Desportiva Araraquara (ADA), Pereira Lima não abriu mão das suas cores preferidas. Pereira Lima adotou as cores azul e branca para a ADA, resultado da fusão do Paulista e do São Paulo de Araraquara, porque são as cores da cidade e era a cor da camisa da Associação Atlética Araraquara que existiu de 1927 a 1930 (depoimento de Arnaldo de Araujo Zocco e noticiado no jornal O Imparcial da data da fundação da ADA).
Na mesma reunião que decidiu a cor da camisa, foi aclamada também a Diretoria provisória da Ferroviária, assim constituída: Presidente, Antonio Tavares Pereira Lima; Vice, Hermínio Amorim Júnior; Primeiro Secretário, Jacob Martins; Segundo Secretário, Ciro Campos; Primeiro Tesoureiro, Augusto Campos e Segundo Tesoureiro, Lázaro Ferreira de Almeida Júnior. Obtida a área de terreno, foi iniciada a construção do estádio de futebol, que mais tarde levaria o nome "Dr. Adhemar Pereira de Barros", em homenagem ao conhecido político. Hoje, popularizou-se chamar o estádio de "Fonte Luminosa", mas alguns radialistas ainda dizem, quando estão transmitindo jogos em Araraquara: "Estamos falando do estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros…"
Foi constituída uma comissão encarregada de angariar fundos, integrada por Abel de Almeida Magalhães, Francisco Eugênio de Campos Júnior, Orlando Drumont Murgel, Jader Lessa Cesar, Amador Galucci, Frederico Meller, Orlando Mantezi, Azor Garcia dos Santos, Dorival Carvalho e Antonio de Barros Serra. Dez cruzeiros seria a quantia a ser paga pelo associado, a partir de junho de 1950.
Nos anos 1960, o time da Ferroviária brilhou dentro de campo, tendo conquistado por três vezes o título de Campeão do Interior – em 1967, 1968 e 1969 – e a Taça dos Invictos, em 1972, entregue à equipe pelo jornal A Gazeta Esportiva. Nos anos seguintes, a equipe continuou muito bem na disputa dos campeonatos estaduais, mas em 1990, com uma campanha aquém das expectativas, foi rebaixada para a Série A3.
A Ferroviária tornou-se um clube-empresa em novembro de 2003, com o objetivo de alcançar as principais divisões do futebol paulista. O projeto teve o apoio da Prefeitura de Araraquara e, três anos depois, a primeira conquista: o título da Copa Federação Paulista de Futebol – hoje chamada de Copa Paulista de Futebol – e uma vaga na Copa do Brasil de 2007. Ainda em 2006, o time de Araraquara ficou a apenas um ponto do acesso para a Série A2, objetivo que, no entanto, só foi alcançado em 2007.
Em 2008, a equipe teve uma boa campanha na Série A2, avançando para a segunda fase da competição. No entanto, em 2009, a Ferroviária não conseguiu repetir o bom desempenho e terminou o campeonato na última colocação da tabela, sendo rebaixada novamente para a Série A3.
Títulos
Campeonato Paulista do Interior: 3 vezes (1967, 1968 e 1969).
Campeonato Paulista - Série A2: 2 vezes (1955 e 1966).
Estádio
Adhemar Pereira de Barros (Fonte Luminosa)
O Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, popularmente conhecido como Fonte Luminosa, foi inaugurado no dia 10 de junho de 1951, após muito esforço do fundador da Associação Ferroviária de Esporte (AFE), Antônio Tavares Pereira Lima.
O jogo de inauguração foi marcante. Sensação do futebol brasileiro na época, o Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, foi convidado para jogar contra a Ferroviária na primeira partida no estádio. O time cruzmaltino aceitou o convite e foi a Araraquara. Com uma atuação de gala, os cariocas venceram por 5 a 0. O primeiro gol do estádio foi marcado por Friaça.
Em 2009, após um ano e quatro meses de reformas, foi a inaugurada a Arena Multiuso da Fonte Luminosa, o mais moderno estádio do interior de São Paulo. No jogo de inauguração, com direito a recorde de público, a Ferroviária bateu o Ituano por 2 a 1, com gols de Fernando Luís e Joel. Diego Faria descontou para o time de Itu.
Hino
O Povo está feliz, tem futebol
Com a Ferroviária, da Morada do Sol
Avinhado na camisa, que emoção!
Salve Ferroviária do meu coração!
Ferroviária amo você
Em qualquer hora e tempo
seu lema é vencer
Araraquara, venturas mil
Viva a Ferroviária
um orgulho do Brasil!
Mascote
A Ferroviária de Araraquara tem, talvez, a mascote que mais honre as tradições de suas origens. Criada a partir dos funcionários da Estrada de Ferro Araraquarense, em 1941, o clube projetou-se como uma locomotiva em alta velocidade na elite do futebol paulista
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Associação Esportiva Eletrovapo
A Associação Esportiva Eletrovapo era um grêmio dos funcionários da Cia. Eletrovapo de Serviços Marítimos, da Ilha da Conceição, em Niterói. Parece que a companhia era de empresários portugueses (informação conseguida pelo Alexandre).
O “clube” foi fundado em 1957, e em 1963 tornou-se profissional. Suas cores eram o azul e branco.
O clube inscreveu-se na Primeira Zona de Profissionais da FFD em 1963, mas o campeonato atrasou, muito. Acabou sendo disputado apenas em 1964, depois que o Goytacaz já havia sido proclamado campeão fluminense de 1963 por falta de adversários. Começou nesse ano a briga na justiça para que a FFD considerasse a competição como parte da temporada de 1964. Essa briga foi comprada pelo Fonseca, diga-se de passagem.
O clube foi o campeão da Primeira Zona em 1964 (vice: EC Metalúrgico, de São Gonçalo) e do campeonato municipal de Niterói, em 1964 misturando equipes profissionais e amadoras (vice: Manufatora AC).
A FFD finalmente aceitou os argumentos do clube e marcou as finais entre Eletrovapo e Americano, os únicos campeões de zonas disputadas em 1964. O Eletrovapo foi o campeão e classificou-se para a Taça Brasil de 1965 como o representante fluminense. O Americano brigou contra a final perdida, e acabou sendo proclamado co-campeão de uma final que perdeu (a FFD era bastante esquiva para resolver essas pendengas), mas a vaga já era do Eletrovapo mesmo, moralmente único campeão .
Na Taça Brasil, não perdeu uma partida (mas também não venceu), sendo eliminado por sorteio (os regulamentos da Taça Brasil eram vergonhosos) após três empates com os campeões capixabas.
Em 1967 o grêmio acabou, após dez anos. Palavras de “O Fluminense”: “Um time de empresa nunca será um clube…”
Fonte : http://blog.cacellain.com.br/2009/12/17/associacao-esportiva-eletrovapo-niteroi-rj/
O “clube” foi fundado em 1957, e em 1963 tornou-se profissional. Suas cores eram o azul e branco.
O clube inscreveu-se na Primeira Zona de Profissionais da FFD em 1963, mas o campeonato atrasou, muito. Acabou sendo disputado apenas em 1964, depois que o Goytacaz já havia sido proclamado campeão fluminense de 1963 por falta de adversários. Começou nesse ano a briga na justiça para que a FFD considerasse a competição como parte da temporada de 1964. Essa briga foi comprada pelo Fonseca, diga-se de passagem.
O clube foi o campeão da Primeira Zona em 1964 (vice: EC Metalúrgico, de São Gonçalo) e do campeonato municipal de Niterói, em 1964 misturando equipes profissionais e amadoras (vice: Manufatora AC).
A FFD finalmente aceitou os argumentos do clube e marcou as finais entre Eletrovapo e Americano, os únicos campeões de zonas disputadas em 1964. O Eletrovapo foi o campeão e classificou-se para a Taça Brasil de 1965 como o representante fluminense. O Americano brigou contra a final perdida, e acabou sendo proclamado co-campeão de uma final que perdeu (a FFD era bastante esquiva para resolver essas pendengas), mas a vaga já era do Eletrovapo mesmo, moralmente único campeão .
Na Taça Brasil, não perdeu uma partida (mas também não venceu), sendo eliminado por sorteio (os regulamentos da Taça Brasil eram vergonhosos) após três empates com os campeões capixabas.
Em 1967 o grêmio acabou, após dez anos. Palavras de “O Fluminense”: “Um time de empresa nunca será um clube…”
Fonte : http://blog.cacellain.com.br/2009/12/17/associacao-esportiva-eletrovapo-niteroi-rj/
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Sociedade Esportiva Tupan
O Tupan Futebol Clube começo a disputar o campeonato Maranhense em 1926, depois disputou o ano de 1930, foi campeão maranhense em 1932, disputando os anos de 1933, 1934, 1935, provavelmente 1937, campeão novamente 1938, provavelmente disputou 1939, disputou 1940, provavelmente os anos de 1941,42,43 e 44, disputou 1945, 46, 47, por falta de dados não sei se disputou os anos seguintes. Em algumas sitações de participação aparece como Tupan Sport Club.
Qual seria o verdadeiro nome do campeão maranhense de 1932 e 38?
Bom, em um informativo dos clubes sociais de São Luís, que obtive por correspondência, tem um pequeno histórico da Sociedade Esportiva Tupan, que não faz nenhuma referencia ao clube Tupan das décadas anteriores.
No dia 23 de dezembro de 1958 foi fundado o Tupan Futebol Clube por um grupo de abnegados amigos do Bairro de Madre de Deus, tendo o escudo a cara do índio, as cores oficiais azul, amarelo, verde e branco e seis estrelas, posteriormente foi introduzido mais uma estrela (as estrelas representam seus fundadores).
Disputou o campeonatos da 1a divisão em 1976.Em 1977 foi adquirido um terreno no Bairro de Renascença, mudou o nome para Sociedade Esportiva Tupan e e novas cores Azul, branco e vermelho.
Segundo o informativo a mudança do nome foi para abranger novos esportes.
Disputou o campeonatos até 1994, com exceção ao ano de 1991. Hoje é um clube social e de esportes amadores de São Luís. O clube revelou jogadores que se destacaram no futebol nacional e internacional, pode citar-se como exemplo o goleiro Clemer e o atacante Oliveira que disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Bélgica.
Títulos
Campeonato Maranhense: 3 vezes (1932, 1935 e 1938).
Estádio
Governador João Castelo (Castelão)
Capacidade: 75000 pessoas
Inaugurado: 1982
Qual seria o verdadeiro nome do campeão maranhense de 1932 e 38?
Bom, em um informativo dos clubes sociais de São Luís, que obtive por correspondência, tem um pequeno histórico da Sociedade Esportiva Tupan, que não faz nenhuma referencia ao clube Tupan das décadas anteriores.
No dia 23 de dezembro de 1958 foi fundado o Tupan Futebol Clube por um grupo de abnegados amigos do Bairro de Madre de Deus, tendo o escudo a cara do índio, as cores oficiais azul, amarelo, verde e branco e seis estrelas, posteriormente foi introduzido mais uma estrela (as estrelas representam seus fundadores).
Disputou o campeonatos da 1a divisão em 1976.Em 1977 foi adquirido um terreno no Bairro de Renascença, mudou o nome para Sociedade Esportiva Tupan e e novas cores Azul, branco e vermelho.
Segundo o informativo a mudança do nome foi para abranger novos esportes.
Disputou o campeonatos até 1994, com exceção ao ano de 1991. Hoje é um clube social e de esportes amadores de São Luís. O clube revelou jogadores que se destacaram no futebol nacional e internacional, pode citar-se como exemplo o goleiro Clemer e o atacante Oliveira que disputou a Copa do Mundo de 1998 pela Bélgica.
Títulos
Campeonato Maranhense: 3 vezes (1932, 1935 e 1938).
Estádio
Governador João Castelo (Castelão)
Capacidade: 75000 pessoas
Inaugurado: 1982
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Serrano Foot Ball Club
O Serrano é um clube decidido a lutar com todas as suas forças para se manter vivo. Mesmo diante de uma crise que, na opinião de seu próprio presidente o deixa perto do estado de insolvência, o azul e branco sabe que é o passado que o fortifica e o ajuda a se manter vivo em Petrópolis. Campeão estadual por duas vezes, o clube foi fundado no dia 29 de junho de 1915 e aos poucos se tornou o mais popular do município.
No dia em que a cidade festejava a data de São Pedro, um grupo de dirigentes se reuniram num campo de futebol no Terra Santa, no Valparaíso, onde decidiram fundar o Serrano Futebol Clube. Mas a sua sede iria se transferir, dois anos depois, para a rua Visconde de Itaboraí, também no Valparaíso, ocupando o lugar do então extinto Esporte Petrópolis. Em 1945, decidiu então abandonar esta sede e seus dirigentes adquiriram um espaço maior na rua Madre Francisca Pia, onde está até hoje. Só que houve um jogo de despedida da antiga sede, em que o Serrano derrotou o Rio Branco, por 3 a 1.
O sucesso do Serrano no futebol, na realidade, começou três anos após a sua fundação. O clube foi o primeiro campeão oficial da cidade, de acordo com o relato feito pelo escritor Gabriel Fróes, em seu livro Esporte em Petrópolis, publicado em 1953. O clube conquistaria o tricampeonato e começava a despertar a inveja dos demais adversários. A série de títulos foi interrompida em 1921, quando então o Internacional, numa decisão contra o Cascatinha, ganhara seu primeiro campeonato na categoria de adultos.
No futebol, porém, fez história de verdade, principalmente depois que ingressou no profissionalismo, em 1979, por intermédio da administração de Carlos Gonçalves. A partir dali, um capítulo novo começou a ser contado.
Considerado um dos emergentes do futebol do Rio de Janeiro, o Serrano misturava bom futebol com a paixão de sua torcida. Adversários temiam jogar no estádio Atílio Marotti e tinham a sua razão de ser, afinal de contas, com uma equipe com jogadores como Jorge Demolidor, Átila, Israel, Índio, Milton - sendo que este viria, mais tarde, integrar a seleção brasileira olímpica de 1988 - e o goleiro Acácio, que foi reserva na Copa do Mundo de 1990, era necessário ter cautela. O Flamengo, em 1981, experimentou o gosto da derrota com o gol antológico de Anapolina e que eliminou todas as suas chances de conquistar o tetracampeonato estadual.
Em 2005 e 2006, o Serrano participou do Campeonato Carioca da 2ª Divisão, fazendo uma campanha pífia, terminando em último. Em 2007, o clube não pôde participar de nenhum campeonato profissional. O ano de 2008 marcou o retorno do clube aos campeonatos profissionais, disputando o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, porém, com a pior campanha da competição, foi rebaixado para a Terceira divisão estadual.
Em 2009, o Serrano disputa o Campeonato Estadual da Terceira Divisão das categorias de Juniores e Profissional.
Títulos
Campeonato Fluminense: 1925, 1945.
Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2 vezes (1992 e 1999).
Campeonato Citadino de Petrópolis: 12 vezes (1918, 1919, 1920, 1930, 1931, 1932, 1933, 1936, 1939, 1945, 1957 e 1967).
Estádio
O Estádio Atílio Marotti é um estádio de futebol, pertence ao Serrano Foot Ball Club. Localizado na Rua Madre Francisca Pia, 400, na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, possui capacidade atual para 8.500 espectadores.
Site
http://www.serranofc.com.br/ - fora do ar
No dia em que a cidade festejava a data de São Pedro, um grupo de dirigentes se reuniram num campo de futebol no Terra Santa, no Valparaíso, onde decidiram fundar o Serrano Futebol Clube. Mas a sua sede iria se transferir, dois anos depois, para a rua Visconde de Itaboraí, também no Valparaíso, ocupando o lugar do então extinto Esporte Petrópolis. Em 1945, decidiu então abandonar esta sede e seus dirigentes adquiriram um espaço maior na rua Madre Francisca Pia, onde está até hoje. Só que houve um jogo de despedida da antiga sede, em que o Serrano derrotou o Rio Branco, por 3 a 1.
O sucesso do Serrano no futebol, na realidade, começou três anos após a sua fundação. O clube foi o primeiro campeão oficial da cidade, de acordo com o relato feito pelo escritor Gabriel Fróes, em seu livro Esporte em Petrópolis, publicado em 1953. O clube conquistaria o tricampeonato e começava a despertar a inveja dos demais adversários. A série de títulos foi interrompida em 1921, quando então o Internacional, numa decisão contra o Cascatinha, ganhara seu primeiro campeonato na categoria de adultos.
No futebol, porém, fez história de verdade, principalmente depois que ingressou no profissionalismo, em 1979, por intermédio da administração de Carlos Gonçalves. A partir dali, um capítulo novo começou a ser contado.
Considerado um dos emergentes do futebol do Rio de Janeiro, o Serrano misturava bom futebol com a paixão de sua torcida. Adversários temiam jogar no estádio Atílio Marotti e tinham a sua razão de ser, afinal de contas, com uma equipe com jogadores como Jorge Demolidor, Átila, Israel, Índio, Milton - sendo que este viria, mais tarde, integrar a seleção brasileira olímpica de 1988 - e o goleiro Acácio, que foi reserva na Copa do Mundo de 1990, era necessário ter cautela. O Flamengo, em 1981, experimentou o gosto da derrota com o gol antológico de Anapolina e que eliminou todas as suas chances de conquistar o tetracampeonato estadual.
Em 2005 e 2006, o Serrano participou do Campeonato Carioca da 2ª Divisão, fazendo uma campanha pífia, terminando em último. Em 2007, o clube não pôde participar de nenhum campeonato profissional. O ano de 2008 marcou o retorno do clube aos campeonatos profissionais, disputando o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, porém, com a pior campanha da competição, foi rebaixado para a Terceira divisão estadual.
Em 2009, o Serrano disputa o Campeonato Estadual da Terceira Divisão das categorias de Juniores e Profissional.
Títulos
Campeonato Fluminense: 1925, 1945.
Campeonato Carioca da Segunda Divisão: 2 vezes (1992 e 1999).
Campeonato Citadino de Petrópolis: 12 vezes (1918, 1919, 1920, 1930, 1931, 1932, 1933, 1936, 1939, 1945, 1957 e 1967).
Estádio
O Estádio Atílio Marotti é um estádio de futebol, pertence ao Serrano Foot Ball Club. Localizado na Rua Madre Francisca Pia, 400, na cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, possui capacidade atual para 8.500 espectadores.
Site
http://www.serranofc.com.br/ - fora do ar
domingo, 6 de dezembro de 2009
Moto Esporte Clube
Criado para disputar um torneio de futebol em homenagem ao aniversário do deputado federal Aluízio Ferreira, em 1952, uma competição entre funcionários da administração do então Território Federal, o Moto Clube era constituído àquela altura apenas por motoristas, mecânicos e auxiliares da Garagem do Território, sob comando do mecânico Eduardo Lima e Silva,o "seu Dudu", técnico da seleção do Guaporé que disputava o Campeonato Brasileiro de Seleções e do atleta Pirralho.
O que era o "time da Garagem", logo o Moto entrou na disputa do campeonato da FDG - Federação de Desportos do Guapore, e em 1954 foi campeão a primeira vez.
O clube teve seu auge no futebol estadual durante a era amadora, anterior à 1991, quando conquistou o campeonato estadual em 10 oportunidades.
Nas décadas de 70 e 80, o torcedor simplesmente sentia vontade e prazer de freqüentar o “velho” Aluizão, denominação carinhosa ao estádio Aluízio Ferreira, pois simplesmente cada partida era a esperança de se ver um grande espetáculo em campo, deixando saudades a quem realmente era amante do futebol amador.
Com a profissionalização do futebol do estado, os torcedores imaginavam que o clube seguiria a tendência do futebol moderno, porém o Moto Clube simplesmente abandonou o esporte mais popular do mundo e passou a se dedicar a seus sócios. Com mais de 8 mil sócios cadastrados, o clube procurou se manter no período de 1989 até 1999, obtendo uma grande renda, porém com o passar do tempo, o Moto foi acumulando dívidas e simplesmente abandonado quando a situação ficou insustentável.
O vertiginoso crescimento da dívida ainda é um “mistério”, pois todos os presidentes, os quais passaram pelo clube sempre colocam a culpa uns nos outros, mas nunca admitem o erro ou falha na administração.
Segundo informações, a dívida do clube ultrapassa os R$ 100 mil reais, um valor considerado impagável para a atual situação econômica do Moto Clube, cuja estrutura física simplesmente se deteriora à margem da Br-364.
Segundo um ex-funcionário do Moto Clube, o qual preferiu não revelar seu nome, era comum os presidentes simplesmente “limparem” o caixa após um final de semana e simplesmente não prestarem conta do dinheiro adquirido, o que contribuiu para a inadimplência dentro do clube.
A “morte” do Moto não foi decretada apenas por abandonarem um dos clubes de maior torcida dentro do estado de Rondônia e que dificilmente voltará a ativa, mas sim por falhas dentro da administração do clube, principalmente durante o final da década de 90.
Campeão da segunda divisão em 2009, retorna a elite em 2010.
Titulos
Campeão Rondoniense (1954, 1968/69, 1971/72, 1975/76/77 e 1980/81)
Campeão Rondoniense - 2ªdivisão 2009
Hino
O hino do Moto Clube, foi composto por Hilton Valle e Onofre M. Mendes.
Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
Bi-campeão da Amazônia Ocidental
Primeiro clube a jogar no Maracanã
Em 1969, meu Moto Clube eu sou
Teu fã
Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
12 de maio do ano de 52
Nasceu meu orgulho do esporte estadual
Meu alvi rubro meu Moto Clube
Timão de fé meu alto astral
Mascote
O time do Moto Clube é representado pelo "bom velhinho", o Papai Noel. O Clube é o mais antigo em funcionamento em Rondônia, O mascote representa assim toda a tradição e fanatismo com suas vestimentas Vermelhas e Brancas.
Site
http://www.motoesporteclube.com/
O que era o "time da Garagem", logo o Moto entrou na disputa do campeonato da FDG - Federação de Desportos do Guapore, e em 1954 foi campeão a primeira vez.
O clube teve seu auge no futebol estadual durante a era amadora, anterior à 1991, quando conquistou o campeonato estadual em 10 oportunidades.
Nas décadas de 70 e 80, o torcedor simplesmente sentia vontade e prazer de freqüentar o “velho” Aluizão, denominação carinhosa ao estádio Aluízio Ferreira, pois simplesmente cada partida era a esperança de se ver um grande espetáculo em campo, deixando saudades a quem realmente era amante do futebol amador.
Com a profissionalização do futebol do estado, os torcedores imaginavam que o clube seguiria a tendência do futebol moderno, porém o Moto Clube simplesmente abandonou o esporte mais popular do mundo e passou a se dedicar a seus sócios. Com mais de 8 mil sócios cadastrados, o clube procurou se manter no período de 1989 até 1999, obtendo uma grande renda, porém com o passar do tempo, o Moto foi acumulando dívidas e simplesmente abandonado quando a situação ficou insustentável.
O vertiginoso crescimento da dívida ainda é um “mistério”, pois todos os presidentes, os quais passaram pelo clube sempre colocam a culpa uns nos outros, mas nunca admitem o erro ou falha na administração.
Segundo informações, a dívida do clube ultrapassa os R$ 100 mil reais, um valor considerado impagável para a atual situação econômica do Moto Clube, cuja estrutura física simplesmente se deteriora à margem da Br-364.
Segundo um ex-funcionário do Moto Clube, o qual preferiu não revelar seu nome, era comum os presidentes simplesmente “limparem” o caixa após um final de semana e simplesmente não prestarem conta do dinheiro adquirido, o que contribuiu para a inadimplência dentro do clube.
A “morte” do Moto não foi decretada apenas por abandonarem um dos clubes de maior torcida dentro do estado de Rondônia e que dificilmente voltará a ativa, mas sim por falhas dentro da administração do clube, principalmente durante o final da década de 90.
Campeão da segunda divisão em 2009, retorna a elite em 2010.
Titulos
Campeão Rondoniense (1954, 1968/69, 1971/72, 1975/76/77 e 1980/81)
Campeão Rondoniense - 2ªdivisão 2009
Hino
O hino do Moto Clube, foi composto por Hilton Valle e Onofre M. Mendes.
Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
Bi-campeão da Amazônia Ocidental
Primeiro clube a jogar no Maracanã
Em 1969, meu Moto Clube eu sou
Teu fã
Meu alvi rubro
Timão de raça
O campeão das grandes decisões
Eternamente erguendo as taças
Orgulho e raça desse meu torrão
12 de maio do ano de 52
Nasceu meu orgulho do esporte estadual
Meu alvi rubro meu Moto Clube
Timão de fé meu alto astral
Mascote
O time do Moto Clube é representado pelo "bom velhinho", o Papai Noel. O Clube é o mais antigo em funcionamento em Rondônia, O mascote representa assim toda a tradição e fanatismo com suas vestimentas Vermelhas e Brancas.
Site
http://www.motoesporteclube.com/
sábado, 5 de dezembro de 2009
América Futebol Clube
O América Futebol Clube foi fundado no dia 12 de Maio de 1936 e sua história é no mínimo curiosa. Um grupo de amigos apaixonados por futebol e sua prática reuniu-se debaixo de uma gameleira,onde atualmente está situado o ginásio da praça de esportes. No campo da Baixinha, liderados por Bem-Vindo Viana, decidiram que daquele momento em diante estava formado um clube, com o objetivo de praticar e promover o esporte, principalmente o futebol. Para escolher o nome do clube eles escreveram em brogodós os nomes dos clubes do Rio de Janeiro e colocaram dentro de uma cumbuca. Foi convidado uma criança de 14 anos, com o nome de Antônio Juvenal para tirar o brogodó, no qual constava o nome do América, sendo esta a origem do nome.
No ano de 2008, o clube assinou um acordo com a Ramos Transportes, que assumiu a administração do futebol, fato que culminou na promoção do clube no campeonato mineiro no final do mesmo ano.
No dia 10 de novembro de 2009, após desistência por parte do Rio Branco de Andradas, a Federação Mineira de Futebol promoveu o América ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2010. Será a primeira participação da equipe do Vale do Mucuri na elite do futebol do estado.
Estádio
Manda suas partidas no Nassri Mattar, com capacidade total para 5.000 torcedores.
Mascote: O dragão do corcovado
Hino
Sou Americano
Sou time de raça pra vencer
Na moral, na fé, no futebol que não tem medo de chuva nem medo de sol
Sou Americano e em qualquer gramado eu vou ganhar com a torcida cheia de emoção que vem vibrar com o Mecão
Salve América
Salve o nosso nome
Sou Americano de Teófilo Otoni
Salve América
Salve o nosso nome
Sou Americano de Teófilo Otoni.
Site
http://www.afcto.com.br/
No ano de 2008, o clube assinou um acordo com a Ramos Transportes, que assumiu a administração do futebol, fato que culminou na promoção do clube no campeonato mineiro no final do mesmo ano.
No dia 10 de novembro de 2009, após desistência por parte do Rio Branco de Andradas, a Federação Mineira de Futebol promoveu o América ao Módulo I do Campeonato Mineiro de 2010. Será a primeira participação da equipe do Vale do Mucuri na elite do futebol do estado.
Estádio
Manda suas partidas no Nassri Mattar, com capacidade total para 5.000 torcedores.
Mascote: O dragão do corcovado
Hino
Sou Americano
Sou time de raça pra vencer
Na moral, na fé, no futebol que não tem medo de chuva nem medo de sol
Sou Americano e em qualquer gramado eu vou ganhar com a torcida cheia de emoção que vem vibrar com o Mecão
Salve América
Salve o nosso nome
Sou Americano de Teófilo Otoni
Salve América
Salve o nosso nome
Sou Americano de Teófilo Otoni.
Site
http://www.afcto.com.br/
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
Serrano Centro Sul Esporte Clube
O Serrano Centro-Sul EC desponta prometendo que veio para ficar. O time, que já disputou a Taça Paraná (competição amadora) foi profissionalizado em setembro de 2007, depois da união de membros da comunidade de Prudentópolis e empresários do futebol, em parceria com a empresa Lexesportes. “O time vai ocupar o vazio deixado em Prudentópolis, uma das cidades de maior beleza do Brasil e apaixonada pelo futebol”, afirmou Paulo Sérgio Guedes, vice-presidente do clube.
Foi campeão do Campeonato Paranaense de Futebol de 2008 - Terceira Divisão ao vencer o Sport Clube São José, e foi promovido para Campeonato Paranaense de Futebol de 2009 - Segunda Divisão onde com uma campanha razoável o Serrano conquistou o Título da divisão de acesso e também garantiu sua presença na elite do futebol Paranaense.
Títulos:
1 Campeonato Paranaense da 3ª Divisão (2008)
1 Campeonato Paranaende da 2ª Divisão (2009)
Estádio: Newton Agibert
Capacidade: 10.000 espectadores
Foi campeão do Campeonato Paranaense de Futebol de 2008 - Terceira Divisão ao vencer o Sport Clube São José, e foi promovido para Campeonato Paranaense de Futebol de 2009 - Segunda Divisão onde com uma campanha razoável o Serrano conquistou o Título da divisão de acesso e também garantiu sua presença na elite do futebol Paranaense.
Títulos:
1 Campeonato Paranaense da 3ª Divisão (2008)
1 Campeonato Paranaende da 2ª Divisão (2009)
Estádio: Newton Agibert
Capacidade: 10.000 espectadores
quinta-feira, 3 de dezembro de 2009
Botafogo de Futebol e Regatas do Distrito Federal
Em 14 de julho de 2009, foi oficializado o acordo entre os diretores do Esportivo Guará e do Botafogo de Futebol e Regatas. O clube do Distrito Federal, que se encontrava na segunda divisão do Campeonato Brasiliense, encontrou na equipe carioca a oportunidade de mútua cooperação. O novo Botafogo-DF passaria a realizar trabalhos de desenvolimento e revelação de atletas que seriam repassados à matriz em caso de interesse do clube e talento indivudual do futebolista, enquanto receberia do Rio de Janeiro jogadores que não teriam mais espaço na equipe ou em busca de experiência na filial. Logo, o antigo presidente do Guará, José Paulino da Silva (José Neto), foi alçado ao posto de presidente de honra do novo clube, com Walter Teodoro assumindo o cargo máximo da entidade.
Dentre os projetos do novo clube, consta a inauguração do Centro de Treinamento no Recanto das Emas, para o ano de 2010.
Em agosto de 2009, o clube anunciou a contratação do jogador Túlio Maravilha,que teve passagem marcante na matriz carioca. O atacante foi destaque da primeira partida do novo clube, fazendo dois gols na vitória por 4-2 sobre o Brazsat, no CAVE, aumentando a expectativa para o 900º gol do artilheiro.
Logo em seu primeiro ano, o Botafogo-DF conseguiu acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol de 2010, mesmo sendo derrotado na final, por 2-1, para a Ceilandense.
Estádio
O Estádio Antônio Otoni Filho, mais conhecido como CAVE, é um estádio de futebol localizado na cidade-satélite do Guará, Distrito Federal, Brasil. Foi inaugurado em 1977 e tem capacidade para aproximadamente 7.000 pessoas. Seu apelido, CAVE, é a sigla para Centro Administrativo Vivencial e Esporte, complexo de lazer do Guará onde se encontra o estádio e que conta, entre outras estruturas, com um ginásio coberto, um kartódromo, um teatro de arena e a Feira do Guará.
No CAVE, mandam seus jogos as três equipes da cidade, Esportivo Guará, Guará e Capital, além do Brasília, time do Plano Piloto, que decidiu se mudar para o CAVE ante a iminente demolição do Mané Garrincha, estádio onde mandava seus jogos.
Site
http://botafogo-df.com.br/
Dentre os projetos do novo clube, consta a inauguração do Centro de Treinamento no Recanto das Emas, para o ano de 2010.
Em agosto de 2009, o clube anunciou a contratação do jogador Túlio Maravilha,que teve passagem marcante na matriz carioca. O atacante foi destaque da primeira partida do novo clube, fazendo dois gols na vitória por 4-2 sobre o Brazsat, no CAVE, aumentando a expectativa para o 900º gol do artilheiro.
Logo em seu primeiro ano, o Botafogo-DF conseguiu acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasiliense de Futebol de 2010, mesmo sendo derrotado na final, por 2-1, para a Ceilandense.
Estádio
O Estádio Antônio Otoni Filho, mais conhecido como CAVE, é um estádio de futebol localizado na cidade-satélite do Guará, Distrito Federal, Brasil. Foi inaugurado em 1977 e tem capacidade para aproximadamente 7.000 pessoas. Seu apelido, CAVE, é a sigla para Centro Administrativo Vivencial e Esporte, complexo de lazer do Guará onde se encontra o estádio e que conta, entre outras estruturas, com um ginásio coberto, um kartódromo, um teatro de arena e a Feira do Guará.
No CAVE, mandam seus jogos as três equipes da cidade, Esportivo Guará, Guará e Capital, além do Brasília, time do Plano Piloto, que decidiu se mudar para o CAVE ante a iminente demolição do Mané Garrincha, estádio onde mandava seus jogos.
Site
http://botafogo-df.com.br/
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Votoraty Futebol Clube
Com experiência de parcerias em alguns clubes de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro, um grupo de empresários teve a idéia de investir em projetos para constituir um time próprio e, após análises de várias cidades, decidiu-se pela parceria com a cidade de Votorantim, que tem em torno de 100 mil habitantes. Nasceu assim, em 12 de maio de 2005, o Votoraty. O nome remete ao histórico da cidade, já que em Tupi-Guarani, Votoraty significa cascata branca, símbolo que deu origem ao nome da cidade.
Em seu primeiro ano de filiação na Federação Paulista de Futebol, o Votoraty participou e venceu o Campeonato Paulista Sub 20 da Segunda Divisão. Com isso, o clube conquistou o coração dos torcedores de Votorantim. A equipe deu mais alegrias aos torcedores no início de 2006, quando teve participação invicta na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Empatou com times tradicionais do futebol nacional, como Santo André e Vitória (BA). A eliminação se deu apenas por critérios técnicos entre os segundos colocados.
No mesmo ano, já em sua primeira participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a equipe conquistou sua maior glória: o acesso à Série A3, além de revelar o artilheiro do campeonato, com 24 gols, Marcelo Nicácio. Ainda em 2006, representado por seu time de juniores, o Votoraty foi campeão dos Jogos Regionais, título inédito para a cidade de Votorantim.
Em 2007, em sua primeira participação no Campeonato Paulista da Série A3, com a segunda melhor campanha da primeira fase, classificou-se para o quadrangular final, chegando muito perto de conquistar o acesso à Série A2. Naquele ano, Marcelo Nicácio foi novamente o artilheiro do campeonato, desta vez com 20 gols. Em 2008, o clube classificou-se mais uma vez para a fase semifinal, na qual terminou sua participação no terceiro lugar de seu grupo, sem conseguir o acesso.
Em 2008 o clube perdeu seu principal patrocinador e para disputar a Série A3 de 2009, fechou uma parceria com o grupo que controla o Olé Brasil, de Ribeirão Preto, que passou a ser responsável pelas despesas do clube.
Além de manter sempre um time competitivo para as disputas das competições, o Votoraty mantém um centro de treinamento completo, contando com alojamentos, centro médico, refeitório, sala de musculação, motricidade e recuperação fisioterápica.
O clube também aposta em projetos sociais em parceria com a prefeitura da cidade. O projeto “Pé de Moleque” atende a cerca de 1.200 crianças de 7 a 15 anos, em vários campos espalhados pelo município de Votorantim. Elas recebem, gratuitamente, aulas de futebol nos períodos da manhã e da tarde, bem como noções de cidadania. Além disso, os atletas que se destacam neste projeto integram o programa de formação do Votoraty Futebol Clube.
Graças ao bom trabalho realizado dentro de campo e à nova parceria do clube, o Votoraty encerrou a Série A3 de 2009 como campeão, conquistando não só o acesso à Série A2, como também o título mais importante de sua história. No segundo semestre, para completar o ano a equipe ainda conseguiu chegar a final da Copa Paulista, vencendo o Paulista de Jundiaí por 5x1 em Votorantim, e garantindo vaga a Copa do Brasil de 2010.
Títulos
Copa Paulista de Futebol: 2009.
Campeonato Paulista de Futebol - Série A3: 2009.
Estádio
O Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri é um estádio de futebol localizado na cidade de Votorantim, no estado de São Paulo, pertence à prefeitura municipal e tem capacidade para 10.034 pessoas.
O estádio foi construído na década de 20, para receber os jogos do Savóia, um clube de operários italianos da Fábrica de Tecidos de Sorocaba que foi um dos primeiros times de futebol da história brasileira.
Seu nome foi dado em homenagem ao pai do Comendador Alfredo Metidieri, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.
O Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri fica na Avenida Newton Vieira Soares, Centro.
Hino
(José da Cruz)
Eu tenho um coração brasileiro
Que no peito mais forte ele bate
Quando joga este time guereiro
Que tem o nome de Votoraty
Oh Votoraty!
Força jovem colossal
Vai em busca da vitória
Porque é seu ideal!
Hás de ser a nova estrela
A brilhar no esporte nacional
O azul que ornamenta o brasão
Enfeitado de estrelas douradas
Faz nascer em nosso coração
Confiança nas tuas jornadas
Que sejas como o nosso Savóia
Imbatítel e valente esquadrão
E resgate o passado da glória
Com vigor da Nova Geração!
Da esperança a chama ardente
Brilha mais que a estrela do céu
Sonho em ver esse time valente
Vitorioso erguer sempre o troféu
Esportistas Nova Geração
Torcedores todos desta terra
Nos unamos num só coração
Para dar nosso grito de guerra!
http://www.votoraty.com.br/
Em seu primeiro ano de filiação na Federação Paulista de Futebol, o Votoraty participou e venceu o Campeonato Paulista Sub 20 da Segunda Divisão. Com isso, o clube conquistou o coração dos torcedores de Votorantim. A equipe deu mais alegrias aos torcedores no início de 2006, quando teve participação invicta na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Empatou com times tradicionais do futebol nacional, como Santo André e Vitória (BA). A eliminação se deu apenas por critérios técnicos entre os segundos colocados.
No mesmo ano, já em sua primeira participação no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, a equipe conquistou sua maior glória: o acesso à Série A3, além de revelar o artilheiro do campeonato, com 24 gols, Marcelo Nicácio. Ainda em 2006, representado por seu time de juniores, o Votoraty foi campeão dos Jogos Regionais, título inédito para a cidade de Votorantim.
Em 2007, em sua primeira participação no Campeonato Paulista da Série A3, com a segunda melhor campanha da primeira fase, classificou-se para o quadrangular final, chegando muito perto de conquistar o acesso à Série A2. Naquele ano, Marcelo Nicácio foi novamente o artilheiro do campeonato, desta vez com 20 gols. Em 2008, o clube classificou-se mais uma vez para a fase semifinal, na qual terminou sua participação no terceiro lugar de seu grupo, sem conseguir o acesso.
Em 2008 o clube perdeu seu principal patrocinador e para disputar a Série A3 de 2009, fechou uma parceria com o grupo que controla o Olé Brasil, de Ribeirão Preto, que passou a ser responsável pelas despesas do clube.
Além de manter sempre um time competitivo para as disputas das competições, o Votoraty mantém um centro de treinamento completo, contando com alojamentos, centro médico, refeitório, sala de musculação, motricidade e recuperação fisioterápica.
O clube também aposta em projetos sociais em parceria com a prefeitura da cidade. O projeto “Pé de Moleque” atende a cerca de 1.200 crianças de 7 a 15 anos, em vários campos espalhados pelo município de Votorantim. Elas recebem, gratuitamente, aulas de futebol nos períodos da manhã e da tarde, bem como noções de cidadania. Além disso, os atletas que se destacam neste projeto integram o programa de formação do Votoraty Futebol Clube.
Graças ao bom trabalho realizado dentro de campo e à nova parceria do clube, o Votoraty encerrou a Série A3 de 2009 como campeão, conquistando não só o acesso à Série A2, como também o título mais importante de sua história. No segundo semestre, para completar o ano a equipe ainda conseguiu chegar a final da Copa Paulista, vencendo o Paulista de Jundiaí por 5x1 em Votorantim, e garantindo vaga a Copa do Brasil de 2010.
Títulos
Copa Paulista de Futebol: 2009.
Campeonato Paulista de Futebol - Série A3: 2009.
Estádio
O Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri é um estádio de futebol localizado na cidade de Votorantim, no estado de São Paulo, pertence à prefeitura municipal e tem capacidade para 10.034 pessoas.
O estádio foi construído na década de 20, para receber os jogos do Savóia, um clube de operários italianos da Fábrica de Tecidos de Sorocaba que foi um dos primeiros times de futebol da história brasileira.
Seu nome foi dado em homenagem ao pai do Comendador Alfredo Metidieri, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.
O Estádio Municipal Domenico Paolo Metidieri fica na Avenida Newton Vieira Soares, Centro.
Hino
(José da Cruz)
Eu tenho um coração brasileiro
Que no peito mais forte ele bate
Quando joga este time guereiro
Que tem o nome de Votoraty
Oh Votoraty!
Força jovem colossal
Vai em busca da vitória
Porque é seu ideal!
Hás de ser a nova estrela
A brilhar no esporte nacional
O azul que ornamenta o brasão
Enfeitado de estrelas douradas
Faz nascer em nosso coração
Confiança nas tuas jornadas
Que sejas como o nosso Savóia
Imbatítel e valente esquadrão
E resgate o passado da glória
Com vigor da Nova Geração!
Da esperança a chama ardente
Brilha mais que a estrela do céu
Sonho em ver esse time valente
Vitorioso erguer sempre o troféu
Esportistas Nova Geração
Torcedores todos desta terra
Nos unamos num só coração
Para dar nosso grito de guerra!
http://www.votoraty.com.br/
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Hercílio Luz Futebol Clube
Fundado em 22 de dezembro de 1918, foi o primeiro clube catarinense na elite do futebol brasileiro (1959), primeiro campeão catarinense do sul e mais vezes campeão do "Sul do Estado".
1918 - Em 22 de dezembro é fundado o Hercílio Luz Foot-Ball Club, em homenagem ao governador do estado na época. O primeiro jogo foi dia 12 de fevereiro: Hercílio Luz 1x2 Francisco Matinelli de Florianópolis.
1939 - Participa pela primeira vez o estadual
1941 - Inaugurado o Estádio Aníbal Costa em 2 de fevereiro em jogo contra o Clube Atlético Catarinense
1958 - Conquista o Bicampeonato Catarinense
1959 - Estréia na Taça Brasil, contra o Atlético-PR. O primeiro clube catarinense a participar do campeonato.
1974 - Na madrugada de 23 de março, as águas destroem boa parte da cidade na maior enchente da história na região Sul. Destruindo parte do estádio. Para continuar no Catarinense, passa a jogar no campo do Nacional de Capivari, mas decide sair das disputas do Estadual
1985 - Em 13 de setembro, o estádio é reinaugurado em confronto com o Joinville. O Hercílio Luz despachou o visitante por 2 a 1 no jogo que marcou sua volta ao estadual
1991 - Cercado por dívidas trabalhistas o clube não suportou a pressão e despencou à Segunda Divisão
1994 - Torna-se Vice Campeão da Segunda Divisão, perdendo a final para o Avaí
1995 - O dia não foi fácil para os hercilistas. Em 20 de setembro, o clube paralisa suas atividades e licencia-se das competições. No mesmo ano, cede o Estádio Aníbal Costa ao Tubarão.
O clube uniu-se com o Tubarão Futebol Clube em 1995, pois na época o Hercílio passava por uma séria crise financeira.
Retornou às atividades em 2005, com mudança da diretoria, disputando os campeonatos amadores da Liga Tubaronense de Futebol. No início de 2008 fechou parceria com a Estrela Real de Viamão, rescindida no início de abril. A partir de julho disputará o campeonato catarinense da Divisão Especial (2ª divisão).
Mascote : Leão
Títulos : 2 Campeonatos Estaduais (1957 e 1958 ).
Estádio
O Estádio Aníbal Torres Costa, ou simplesmente Aníbal Costa é um estádio de futebol localizado na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina.
Pertencente à Prefeitura Municipal, o estádio foi utilizado pelo Hercílio Luz Futebol Clube no futebol profissional até 1995, ano que o clube licenciou-se dessas atividades. Nesse ano, o Tubarão Futebol Clube passou a mandar seus jogos nesse estádio.
Em 2005, duas semanas após o Tubarão anunciar o seu licenciamento, o Hercílio Luz quase perdeu o estádio, seu maior patrimônio, que foi a leilão para saldar dívidas.
Em 2008, com o retorno do clube tubaronense ao futebol profissional, o estádio voltou a ser utilizado por esse. Em 2009, foi emprestado ao Atlético Tubarão, que não podia usar o Estádio Domingos Silveira Gonzales, onde mandou os jogos na Divisão Principal do Catarinense.
Hino
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz.
Descendentes de nobre guerreira,
Não tememos lutar pela vida,
Somos fortes e a nossa bandeira,
Há de ser respeitada e querida.
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
A energia do corpo se funde,
Pelo esporte nossa alma risonha,
E queremos que o clube se inunde,
De alegria como a glória que sonha.
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
É no jogo com raça e destreza,
Que dá louros ao branco encarnado,
Invencível com grande surpresa,
Qualquer seja o rival combinado.
Hey! Hey!
Hey! Hey!
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
Este clube possui torcedoras,
Que nos deram até o coração,
Sempre lindas e tão sedutoras,
Que nos fazer ganhar, perder não!
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
Site
http://vamossubirleao.blogspot.com/
http://herciloucos.blogspot.com/
1918 - Em 22 de dezembro é fundado o Hercílio Luz Foot-Ball Club, em homenagem ao governador do estado na época. O primeiro jogo foi dia 12 de fevereiro: Hercílio Luz 1x2 Francisco Matinelli de Florianópolis.
1939 - Participa pela primeira vez o estadual
1941 - Inaugurado o Estádio Aníbal Costa em 2 de fevereiro em jogo contra o Clube Atlético Catarinense
1958 - Conquista o Bicampeonato Catarinense
1959 - Estréia na Taça Brasil, contra o Atlético-PR. O primeiro clube catarinense a participar do campeonato.
1974 - Na madrugada de 23 de março, as águas destroem boa parte da cidade na maior enchente da história na região Sul. Destruindo parte do estádio. Para continuar no Catarinense, passa a jogar no campo do Nacional de Capivari, mas decide sair das disputas do Estadual
1985 - Em 13 de setembro, o estádio é reinaugurado em confronto com o Joinville. O Hercílio Luz despachou o visitante por 2 a 1 no jogo que marcou sua volta ao estadual
1991 - Cercado por dívidas trabalhistas o clube não suportou a pressão e despencou à Segunda Divisão
1994 - Torna-se Vice Campeão da Segunda Divisão, perdendo a final para o Avaí
1995 - O dia não foi fácil para os hercilistas. Em 20 de setembro, o clube paralisa suas atividades e licencia-se das competições. No mesmo ano, cede o Estádio Aníbal Costa ao Tubarão.
O clube uniu-se com o Tubarão Futebol Clube em 1995, pois na época o Hercílio passava por uma séria crise financeira.
Retornou às atividades em 2005, com mudança da diretoria, disputando os campeonatos amadores da Liga Tubaronense de Futebol. No início de 2008 fechou parceria com a Estrela Real de Viamão, rescindida no início de abril. A partir de julho disputará o campeonato catarinense da Divisão Especial (2ª divisão).
Mascote : Leão
Títulos : 2 Campeonatos Estaduais (1957 e 1958 ).
Estádio
O Estádio Aníbal Torres Costa, ou simplesmente Aníbal Costa é um estádio de futebol localizado na cidade de Tubarão, no estado de Santa Catarina.
Pertencente à Prefeitura Municipal, o estádio foi utilizado pelo Hercílio Luz Futebol Clube no futebol profissional até 1995, ano que o clube licenciou-se dessas atividades. Nesse ano, o Tubarão Futebol Clube passou a mandar seus jogos nesse estádio.
Em 2005, duas semanas após o Tubarão anunciar o seu licenciamento, o Hercílio Luz quase perdeu o estádio, seu maior patrimônio, que foi a leilão para saldar dívidas.
Em 2008, com o retorno do clube tubaronense ao futebol profissional, o estádio voltou a ser utilizado por esse. Em 2009, foi emprestado ao Atlético Tubarão, que não podia usar o Estádio Domingos Silveira Gonzales, onde mandou os jogos na Divisão Principal do Catarinense.
Hino
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz.
Descendentes de nobre guerreira,
Não tememos lutar pela vida,
Somos fortes e a nossa bandeira,
Há de ser respeitada e querida.
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
A energia do corpo se funde,
Pelo esporte nossa alma risonha,
E queremos que o clube se inunde,
De alegria como a glória que sonha.
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
É no jogo com raça e destreza,
Que dá louros ao branco encarnado,
Invencível com grande surpresa,
Qualquer seja o rival combinado.
Hey! Hey!
Hey! Hey!
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória,
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
Este clube possui torcedoras,
Que nos deram até o coração,
Sempre lindas e tão sedutoras,
Que nos fazer ganhar, perder não!
Hercilistas é nossa vitória,
Hey avante, Hey avante eia sus, (Leão do sul)
Trabalhemos com a fã pela glória
Nesse intrépido Hercílio Luz. (bis)
Site
http://vamossubirleao.blogspot.com/
http://herciloucos.blogspot.com/
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Moinho Recife Esporte Clube
Em 1935 era fundado no Recife, por funcionários e dirigentes desta empresa o MOINHO RECIFE ESPORTE CLUBE, que adota as cores azul e branco. Inicialmente a função deste clube, era o lazer e recreação de seus funcionários e familiares. Nesta fase inicial o clube disputa torneios amadores e amistosos pelo estado, levando o nome da empresa a diversas cidades.
Ao final de 1946 seus dirigentes resolvem disputar o campeonato pernambucano de futebol. A equipe disputa durantes dois anos (1947 e 1949) e afasta-se por não conseguir manter as despesas de uma equipe de futebol.
Em 1947, a equipe faz uma péssima campanha e é eliminada logo no 1º turno.
Em 1949 a equipe volta a disputar o campeonato, mas também com uma campanha desastrosa. Após o térmico do 1º turno, a equipe abandona o campeonato por dificuldades financeiras.
Após esta aventura no futebol do estado, a equipe se afasta de competições oficiais e desaparece alguns anos depois.
Ao final de 1946 seus dirigentes resolvem disputar o campeonato pernambucano de futebol. A equipe disputa durantes dois anos (1947 e 1949) e afasta-se por não conseguir manter as despesas de uma equipe de futebol.
Em 1947, a equipe faz uma péssima campanha e é eliminada logo no 1º turno.
Em 1949 a equipe volta a disputar o campeonato, mas também com uma campanha desastrosa. Após o térmico do 1º turno, a equipe abandona o campeonato por dificuldades financeiras.
Após esta aventura no futebol do estado, a equipe se afasta de competições oficiais e desaparece alguns anos depois.
domingo, 29 de novembro de 2009
Palmeiras Esporte Clube
Fundado em 01/08/1948 Cores: Verde e Branco
Alcunha: Periquito do Bairro do Porto
Quando o time do Mixto, tricampeão matogrossense, deixou o Estádio José Fragelli - VERDÃO, no dia 9 de junho de 1982, amargando uma derrota de 3x2 para o humilde Palmeirinha ou carinhosamente chamado de Periquito do Porto, alguns torcedores do todo poderoso alvinegro da Vargas, tentavam justificar a derrota invocando a já consagrada figura da zebra. Mas deixando de lado a paixão futebolística, qualquer observador atento, pôde concluir analisando a vitoriosa campanha do Palmeirinhas, que a conquista da TAÇA GIULLITE COUTINHO, coube-lhe por merecimento ao esforçado futebol dos moleques, dos jovens talentos da equipe do Porto. Um time modesto, sem recursos e despretensioso, que jogou para escanteio as consideradas grandes equipes do Futebol Matogrossense.
A façanha do Periquito do Porto, inédita para o clube que nunca havia ganhado um título profissional e que para o próprio futebol do estado, há muito monopolizado pelos grandes Mixto, Operário e Dom Bosco, pode ser vista como sinal da crise por que passam os tradicionais representantes da terra e como prévia do que aconteceria mais tarde na Espanha. Contrariando o tradicional papel conferido aos pequenos em cada Copa, Argélia, Honduras e Camarões surpreenderam o mundo vencendo os tubarões na base da vontade e garra.
Campanha Brilhante - O Palmeiras iniciou sua campanha na COPA GIULLITE COUTINHO perdendo para o Mixto e Operário, mais reagiu vencendo o União em Rondonópolis, e Dom Bosco em duas oportunidades, classificando-se, portanto, para enfrentar o Mixto Esporte Clube na final da Copa.
Na melhor de três com o Mixto, o Palmeiras venceu a primeira no Verdão por 1x0, perdeu a segunda por 2x0, no Estádio Presidente Dutra e no dia 9 de Junho de 1982, de maneira insofismável derrotou o Mixto por 3x2, com dois de Carli e um de Adilson o Discoteca, sagrando-se Campeão da Copa, conquistando, portanto, o seu primeiro e único título profissional em toda sua história.
O torcedor mixtense que compareceu ao Verdão naquela noite memorável, teve que admitir e reconhecer a superioridade do Periquito do Porto, e que o placar não retratava a impecável atuação do adversário, face as inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos atacantes alviverde.
O Palmeiras esteve fora do profissionalismo por 20 anos. Volta ao profissionalismo em 2008, conquista a segunda divisão e retorna a divisão principal em 2009.
Títulos
Copa Giullite Coutinho 1982
Campeão Mato Grossense da 2ª Divisão/MT 2008
Estádio
Com relação a sua inauguração, existem relatos que o Presidente Dutra esteve em Cuiabá em 1952, para a inauguração do Estádio e constatando que o imóvel não fora construído conforme previsto no projeto, um Mini-Maracanã, recusou-se a inaugurá-lo, retornando imediatamente para o Rio de Janeiro, a capital brasileira.
Com a construção do Estádio presidente Dutra em 1952, os campeonatos passam a ser disputado no referido estádio.
O Estádio Presidente Dutra foi declarado "Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-Mt", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria de vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo.
Site
http://www.palmeirasmt.com.br/
Alcunha: Periquito do Bairro do Porto
Quando o time do Mixto, tricampeão matogrossense, deixou o Estádio José Fragelli - VERDÃO, no dia 9 de junho de 1982, amargando uma derrota de 3x2 para o humilde Palmeirinha ou carinhosamente chamado de Periquito do Porto, alguns torcedores do todo poderoso alvinegro da Vargas, tentavam justificar a derrota invocando a já consagrada figura da zebra. Mas deixando de lado a paixão futebolística, qualquer observador atento, pôde concluir analisando a vitoriosa campanha do Palmeirinhas, que a conquista da TAÇA GIULLITE COUTINHO, coube-lhe por merecimento ao esforçado futebol dos moleques, dos jovens talentos da equipe do Porto. Um time modesto, sem recursos e despretensioso, que jogou para escanteio as consideradas grandes equipes do Futebol Matogrossense.
A façanha do Periquito do Porto, inédita para o clube que nunca havia ganhado um título profissional e que para o próprio futebol do estado, há muito monopolizado pelos grandes Mixto, Operário e Dom Bosco, pode ser vista como sinal da crise por que passam os tradicionais representantes da terra e como prévia do que aconteceria mais tarde na Espanha. Contrariando o tradicional papel conferido aos pequenos em cada Copa, Argélia, Honduras e Camarões surpreenderam o mundo vencendo os tubarões na base da vontade e garra.
Campanha Brilhante - O Palmeiras iniciou sua campanha na COPA GIULLITE COUTINHO perdendo para o Mixto e Operário, mais reagiu vencendo o União em Rondonópolis, e Dom Bosco em duas oportunidades, classificando-se, portanto, para enfrentar o Mixto Esporte Clube na final da Copa.
Na melhor de três com o Mixto, o Palmeiras venceu a primeira no Verdão por 1x0, perdeu a segunda por 2x0, no Estádio Presidente Dutra e no dia 9 de Junho de 1982, de maneira insofismável derrotou o Mixto por 3x2, com dois de Carli e um de Adilson o Discoteca, sagrando-se Campeão da Copa, conquistando, portanto, o seu primeiro e único título profissional em toda sua história.
O torcedor mixtense que compareceu ao Verdão naquela noite memorável, teve que admitir e reconhecer a superioridade do Periquito do Porto, e que o placar não retratava a impecável atuação do adversário, face as inúmeras oportunidades desperdiçadas pelos atacantes alviverde.
O Palmeiras esteve fora do profissionalismo por 20 anos. Volta ao profissionalismo em 2008, conquista a segunda divisão e retorna a divisão principal em 2009.
Títulos
Copa Giullite Coutinho 1982
Campeão Mato Grossense da 2ª Divisão/MT 2008
Estádio
Com relação a sua inauguração, existem relatos que o Presidente Dutra esteve em Cuiabá em 1952, para a inauguração do Estádio e constatando que o imóvel não fora construído conforme previsto no projeto, um Mini-Maracanã, recusou-se a inaugurá-lo, retornando imediatamente para o Rio de Janeiro, a capital brasileira.
Com a construção do Estádio presidente Dutra em 1952, os campeonatos passam a ser disputado no referido estádio.
O Estádio Presidente Dutra foi declarado "Tombado como Patrimônio Histórico de Cuiabá-Mt", pela Lei Municipal 2.761 de 25/05/1990, de autoria de vereador Emanuel Pinheiro, como forma de preservá-lo.
Site
http://www.palmeirasmt.com.br/
sábado, 28 de novembro de 2009
Comercial Futebol Clube
O Comercial Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Viçosa, no estado de Alagoas. Fundado em 06 de junho de 1965. Seu uniforme principal é camisa amarela com detalhes verdes, calção amarelo e meias também amarelas. Foi Vice-Campeão Alagoano de 1990, tendo o seu jogador Dentinho como um dos Artilheiros do Campeonato com 8 gols marcados.
O Comercial não resistiu a administração corrupta de 1997 a 2000 e foi rebaixado no campeonato Alagoano. Passando longos 9 anos inativo.
Seu time infantil foi vice-campeão alagoano em 2006.
No dia 8 de Março de 2009 o Comercial foi Reativado e irá disputar a segunda divisão do campeonato Alagoano 2009.
Após 9 anos fora dos gramados, o Comercial, retorna em partida que acontece no estádio Teotônio Vilela, o Vilelão, onde enfrentou o CRB.
Em apenas dois meses já foi possível reestruturar o estádio e montar o time para dar início a nova fase da história do Comercial. Desde o dia primeiro de janeiro estamos empenhados em valorizar o esporte de Viçosa. O Comercial existia apenas nas lembranças, agora ele volta a ser realidade. O retorno do Comercial beneficia o nosso município, proporciona lazer, colabora com o comércio local e enaltece o nome de Viçosa na mídia. Vamos continuar os investimentos nesta área”.
A prefeitura reestruturou o ‘Vilelão’. As mudanças já podem ser vistas no gramado, nas instalações elétricas, hidráulicas e nas cabines de rádio. O estádio ganhou pintura nova e saiu da situação de abandono que viveu nos últimos quatro anos.
Estádio
Teotônio Vilela, com capacidade para 10 mil pessoas, tendo sido inaugurado em 12 de Novembro de 1986.
O Comercial não resistiu a administração corrupta de 1997 a 2000 e foi rebaixado no campeonato Alagoano. Passando longos 9 anos inativo.
Seu time infantil foi vice-campeão alagoano em 2006.
No dia 8 de Março de 2009 o Comercial foi Reativado e irá disputar a segunda divisão do campeonato Alagoano 2009.
Após 9 anos fora dos gramados, o Comercial, retorna em partida que acontece no estádio Teotônio Vilela, o Vilelão, onde enfrentou o CRB.
Em apenas dois meses já foi possível reestruturar o estádio e montar o time para dar início a nova fase da história do Comercial. Desde o dia primeiro de janeiro estamos empenhados em valorizar o esporte de Viçosa. O Comercial existia apenas nas lembranças, agora ele volta a ser realidade. O retorno do Comercial beneficia o nosso município, proporciona lazer, colabora com o comércio local e enaltece o nome de Viçosa na mídia. Vamos continuar os investimentos nesta área”.
A prefeitura reestruturou o ‘Vilelão’. As mudanças já podem ser vistas no gramado, nas instalações elétricas, hidráulicas e nas cabines de rádio. O estádio ganhou pintura nova e saiu da situação de abandono que viveu nos últimos quatro anos.
Estádio
Teotônio Vilela, com capacidade para 10 mil pessoas, tendo sido inaugurado em 12 de Novembro de 1986.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Associação Desportiva Bahia de Feira
O Bahia de Feira é o clube mais antigo do município, tendo sido fundado numa data histórica: 2 de julho de 1937. O Bicho-papão, como era conhecido pelas sucessivas e surpreendentes vitórias contra até clubes nacionais. Originalmente, o clube se chamava apenas Associação Desportiva Bahia. O termo “de Feira” foi acrescentado ao nome em 1967.Em 2010 o Tremendão, como é carinhosamente conhecido o time, disputará a elite do futebol estadual depois de 23 anos.
Esse foi a terceira vez que o Bahia de Feira conquistou o torneio de acesso do Campeonato Baiano, os outros títulos foram obtidos em 1982 e 1986. A última vez que o Tremendão participou da elite do futebol estadual foi em 1987.
Estádio
Estádio Municipal Alberto Oliveira – Feira de Santana/BA
Capacidade : 16.000
Títulos
Campeonato Baiano - 2ª Divisão: 3 vezes (1982 1986 e 2009).
Site
http://www.bahiadefeira.com.br/
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Clube Atlético Linense
Fundado em 12 de junho de 1927, o Clube Atlético Linense passou anos participando apenas de competições amadoras regionais até que, em 1944, iniciou a disputa do Campeonato do Interior, organizado pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, sua estreia no Campeonato Paulista aconteceu somente em 1947. Já no ano seguinte, o Linense chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Piracicaba, perdendo por 5 a 1, mas não conseguiu o acesso já que, naquela época, era privilégio só do campeão.
Em 1951, o Linense ficou mais uma vez perto de conquistar o acesso, quando chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Jaú, sendo derrotado por 4 a 2. Assim, o acesso à Série A3 ficou para o ano seguinte, quando venceu a Ferroviária de Araraquara por 3 a 0 na final. O clube seguiu na Primeira Divisão até 1957, quando foi rebaixado e disputou a Segunda Divisão no ano seguinte, antes de encerrar suas atividades por dois anos.
O Linense voltou às competições somente em 1961 e seguiu revezando-se entre a disputa do que é hoje o equivalente às Séries A2 e A3 até 1993. O auge do clube foi em 1977, quando foi campeão da Terceira Divisão, vencendo por 1 a 0 a Votuporanguense, subindo para a Divisão Intermediária.
Depois de mais um período de recesso, o ano de 1998 marcou o novo retorno do Linense às competições profissionais. O clube seguiu na Segunda Divisão até 2006, quando o vice-campeonato garantiu um novo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, o clube terminou a primeira fase da Série A3 em primeiro lugar, conquistando o acesso ao encerrar sua participação como segundo colocado do Grupo 02, na segunda fase da competição. Em 2009, o Linense não repetiu a boa campanha e, em 2010, disputará mais uma vez a Série A2.
Títulos
Campeonato Paulista - Série A2: 1952.
Campeonato Paulista - Série A3: 1977 .
Estádio
Gilberto Siqueira Lopes
Localizado na cidade de Lins, o Gilbertão foi inaugurado em 1962 com o jogo Clube Atlético Linense 2 x 4 Botafogo Futebol Clube. O "Gilbertão", como é mais conhecido, tem capacidade para 15.000 espectadores. Os torcedores do Linense são conhecidos por sempre comparecer em excelente número ao Gilbertão. Em breve haverá a execução do projeto de modernização e aumento de capacidade para 20.000 lugares, a ser concluído em 2009.
Mascote
O Linense tem uma das mascotes mais curiosas de toda a fauna que habita as divisões de acesso do futebol paulista: o Elefante da Noroeste.
Em 1952, o Linense conseguiu o título mais importante de sua história: campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão. No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por sua mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.
Site
http://www.calinense.com.br/
Em 1951, o Linense ficou mais uma vez perto de conquistar o acesso, quando chegou à final da Segunda Divisão contra o XV de Jaú, sendo derrotado por 4 a 2. Assim, o acesso à Série A3 ficou para o ano seguinte, quando venceu a Ferroviária de Araraquara por 3 a 0 na final. O clube seguiu na Primeira Divisão até 1957, quando foi rebaixado e disputou a Segunda Divisão no ano seguinte, antes de encerrar suas atividades por dois anos.
O Linense voltou às competições somente em 1961 e seguiu revezando-se entre a disputa do que é hoje o equivalente às Séries A2 e A3 até 1993. O auge do clube foi em 1977, quando foi campeão da Terceira Divisão, vencendo por 1 a 0 a Votuporanguense, subindo para a Divisão Intermediária.
Depois de mais um período de recesso, o ano de 1998 marcou o novo retorno do Linense às competições profissionais. O clube seguiu na Segunda Divisão até 2006, quando o vice-campeonato garantiu um novo acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. Em 2008, o clube terminou a primeira fase da Série A3 em primeiro lugar, conquistando o acesso ao encerrar sua participação como segundo colocado do Grupo 02, na segunda fase da competição. Em 2009, o Linense não repetiu a boa campanha e, em 2010, disputará mais uma vez a Série A2.
Títulos
Campeonato Paulista - Série A2: 1952.
Campeonato Paulista - Série A3: 1977 .
Estádio
Gilberto Siqueira Lopes
Localizado na cidade de Lins, o Gilbertão foi inaugurado em 1962 com o jogo Clube Atlético Linense 2 x 4 Botafogo Futebol Clube. O "Gilbertão", como é mais conhecido, tem capacidade para 15.000 espectadores. Os torcedores do Linense são conhecidos por sempre comparecer em excelente número ao Gilbertão. Em breve haverá a execução do projeto de modernização e aumento de capacidade para 20.000 lugares, a ser concluído em 2009.
Mascote
O Linense tem uma das mascotes mais curiosas de toda a fauna que habita as divisões de acesso do futebol paulista: o Elefante da Noroeste.
Em 1952, o Linense conseguiu o título mais importante de sua história: campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Nunca o seu torcedor comemorou tanto um título. A festa foi tão grande que os jogadores chegaram a desfilar em cima de elefantes que se apresentavam em um circo da cidade. Foram apenas cinco anos na Primeira Divisão. No ano 2000, para demonstrar todo o carinho por sua mascote, o Linense promoveu um desfile de elefantes na pista de atletismo de seu estádio.
Site
http://www.calinense.com.br/
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Sá Viana Futebol Clube
No início dos anos 40, dois clubes rivais do centro da cidade: o Flamengo e o Rio branco, resolveram unir as forças e criar uma nova equipe de futebol.
Realizaram um confronto, cujo prêmio seria batizar o novo clube com o nome do vencedor, mas, em meio a disputa, da qual ninguém sabe ao certo quem foi o vencedor, foi sugerido que o novo clube homenageasse a pessoa, cujo busto encontrava-se a beira do rio Uruguai.
O busto, um presente vindo do Governo Argentino, pertencia ao Dr. Manoel Sá Viana, um jurisconsulto brasileiro, que morou no país vizinho. Assim, em 20 de fevereiro de 1940, nascia o Sá Viana Futebol Clube.
Hoje o Sá Viana, ocupa um grande espaço no mundo social de Uruguaiana, localizado na rua Julio de Castilhos, 2222. Possui um parque esportivo dos mais modernos da região, o Parque dos Álamos, com piscinas semi-olímpicas, sendo uma delas piscina térmica, quadras poliesportivas, local para lazer e camping. Mantêm o seu campo para prática do futebol, onde passaram os grandes craques do passado e do presente de Uruguaiana.
Títulos
Seus principais títulos foram de Campeão Gaúcho Profissional da 2ª Divisão em 1952, Campeão Gaúcho Amador em 1948 e 1951 e Campeão Citadino em 1947, 1948, 1951, 1952 e 2002.
Hino
"Na trilha ufana
Cheia de glória
Do esporte à história
Teu nome guardarás
És tu Sá Viana
Cujo lema ensina
Está na disciplina
A vitória final"
Estádio
Parque dos Álamos
Capacidade 2.000
Site
http://www.portaluruguaiana.com.br/saviana/
Realizaram um confronto, cujo prêmio seria batizar o novo clube com o nome do vencedor, mas, em meio a disputa, da qual ninguém sabe ao certo quem foi o vencedor, foi sugerido que o novo clube homenageasse a pessoa, cujo busto encontrava-se a beira do rio Uruguai.
O busto, um presente vindo do Governo Argentino, pertencia ao Dr. Manoel Sá Viana, um jurisconsulto brasileiro, que morou no país vizinho. Assim, em 20 de fevereiro de 1940, nascia o Sá Viana Futebol Clube.
Hoje o Sá Viana, ocupa um grande espaço no mundo social de Uruguaiana, localizado na rua Julio de Castilhos, 2222. Possui um parque esportivo dos mais modernos da região, o Parque dos Álamos, com piscinas semi-olímpicas, sendo uma delas piscina térmica, quadras poliesportivas, local para lazer e camping. Mantêm o seu campo para prática do futebol, onde passaram os grandes craques do passado e do presente de Uruguaiana.
Títulos
Seus principais títulos foram de Campeão Gaúcho Profissional da 2ª Divisão em 1952, Campeão Gaúcho Amador em 1948 e 1951 e Campeão Citadino em 1947, 1948, 1951, 1952 e 2002.
Hino
"Na trilha ufana
Cheia de glória
Do esporte à história
Teu nome guardarás
És tu Sá Viana
Cujo lema ensina
Está na disciplina
A vitória final"
Estádio
Parque dos Álamos
Capacidade 2.000
Site
http://www.portaluruguaiana.com.br/saviana/
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Atlético Clube Izabelense
O Atlético Clube Izabelense é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Santa Isabel do Pará, no estado do Pará.
Fundado em 26 de abril de 1924, manda seus jogos no Estádio Edilson Abreu, com capacidade para 2.000 espectadores. Suas cores são vermelho e branco. Seu uniforme consiste de camisa vermelha, calção branco e meias brancas. Seu maior feito foi o vice-campeonato da Segundona estadual em 2005.Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, 4ºcolocado em 2009.
Mascote: Frango
Estádio
Edílson Abreu
Capacidade: 3000 pessoas
Uniforme: Camisa vermelha, calção branco e meias brancas
Fundado em 26 de abril de 1924, manda seus jogos no Estádio Edilson Abreu, com capacidade para 2.000 espectadores. Suas cores são vermelho e branco. Seu uniforme consiste de camisa vermelha, calção branco e meias brancas. Seu maior feito foi o vice-campeonato da Segundona estadual em 2005.Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paraense de Futebol, 4ºcolocado em 2009.
Mascote: Frango
Estádio
Edílson Abreu
Capacidade: 3000 pessoas
Uniforme: Camisa vermelha, calção branco e meias brancas
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Plácido de Castro Futebol Clube
O Plácido de Castro foi fundado no dia 3 de novembro de 1979. Inicialmente, o clube atuava à beira do amadorismo, ocasionalmente disputando amistosos contra seleções de municípios ou combinados locais.
Em 1983, enfrentou pela primeira vez um clube de futebol profissional. O adversário foi a ADESG, em partida amistosa que terminou empatada em 1 a 1. A partir daí, o Plácido de Castro passou a disputar amistosos contra outras equipes profissionais, geralmente do Acre.
Embora dificuldades financeiras, pouca projeção e pouca torcida o impedissem de participar do Campeonato Acreano, o Plácido de Castro participou de competições: em 1987 e 1988, participou das duas únicas edições da Liga Independente do Norte, colocando-se, respectivamente, em quarto e terceiro lugar.
Na década de 90, envolveu-se em alguns torneios com times de várzea e seleções municipais. Somente em 2008, o Plácido de Castro se profissionaliza e participou pela primeira vez na história de uma edição do Campeonato Acreano. Em sua estréia, acabou na 3ª colocação da competição e teve o artilheiro da competição, Zico, com 9 gols.
Estádio
José Ferreira Lima
Capacidade 2000
Mascote
Tigre do Abunã
domingo, 22 de novembro de 2009
Manaus Compensão Esporte Clube
No esporte, o populoso bairro da Compensa, Zona Oeste de Manaus, não tem mais quase nada a provar. Quase, porque ainda falta mostrar que é forte no futebol profissional. No Peladão, o Compensão esteve nas quatro últimas finais e ganhou duas. Entretanto, se depender da vontade de toda a comunidade, em pouco tempo esse “quase” deixará de existir. Meio que na surdina, eis que surge o Manaus Compensão, cuja existência jurídica deve se concretizar nesta semana, com o recolhimento de taxas e protocolização de todos os documentos exigidos pela CBF. Em, no máximo dez dias, será o mais novo clube profissional do futebol brasileiro. O passo inicial é a disputa da Série B, a partir de setembro, mas o objetivo é conquistar o título estadual já em 2010.
Título
O Manaus Compensão conquistou neste sábado o título da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense 2009. O clube da Compensa venceu o ASA por 2 a 0, no estádio Vivaldo Lima, no jogo da volta da decisão da competição.
O Manaus Compensão abriu o placar somente na segunda etapa. Djalma fez grande jogada e tocou na saída do goleiro Matheus, abrindo o placar para o Manaus Compensão.
E, depois, em cobrança de falta, Reginaldo marcou o gol que garantiu o título estadual.
Com o resultado, o Manaus Compensão garantiu o título da Segundinha 2009.
A vitória por 2x0 marcou o título do Manaus e a última partida oficial do estádio Vivaldo Lima, que recebeu em sua despedida um público total de apenas 853 torcedores, dos quais 538 pagando ingresso.
Título
O Manaus Compensão conquistou neste sábado o título da Segunda Divisão do Campeonato Amazonense 2009. O clube da Compensa venceu o ASA por 2 a 0, no estádio Vivaldo Lima, no jogo da volta da decisão da competição.
O Manaus Compensão abriu o placar somente na segunda etapa. Djalma fez grande jogada e tocou na saída do goleiro Matheus, abrindo o placar para o Manaus Compensão.
E, depois, em cobrança de falta, Reginaldo marcou o gol que garantiu o título estadual.
Com o resultado, o Manaus Compensão garantiu o título da Segundinha 2009.
A vitória por 2x0 marcou o título do Manaus e a última partida oficial do estádio Vivaldo Lima, que recebeu em sua despedida um público total de apenas 853 torcedores, dos quais 538 pagando ingresso.
sábado, 21 de novembro de 2009
Esporte Clube Tupy
O Esporte Clube Tupy é um clube brasileiro de futebol, sediado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo.
Fundado no dia 16 de outubro de 1938, tornou-se profissional no dia 28 de junho de 1988. As cores de sua Bandeira são o verde, amarelo e branco. O Estádio Gil Bernardes da Silveira possui 18.000 metros quadrados.
Em 2003 , após 64 anos de existência, o Tupy chega à elite do futebol capixaba. O clube chegou nessa posição de uma forma incomum.No ano passado, o Tupy emprestou o nome oficial ao Vilavelhense. Depois do fim do Estadual, os dirigentes do Tupy e do Vilavelhense romperam relações e o Tupy ficou com a vaga pela qual lutava desde 38. Agora, o clube montou uma equipe com 27 jogadores, sendo 25 provenientes de Vila Velha.
Mascote: Índio Canela Verde.
Estádio: Gil Bernardes da Silveira (Toca do Índio).
Capacidade: 2.000 pessoas.
Uniforme: Camisa amarela com detalhes verdes, calção verde e meias verdes.
Títulos
Campeonato Capixaba da Segunda Divisão: 2001.
Site:
http://www.ectupy.com.br/
Fundado no dia 16 de outubro de 1938, tornou-se profissional no dia 28 de junho de 1988. As cores de sua Bandeira são o verde, amarelo e branco. O Estádio Gil Bernardes da Silveira possui 18.000 metros quadrados.
Em 2003 , após 64 anos de existência, o Tupy chega à elite do futebol capixaba. O clube chegou nessa posição de uma forma incomum.No ano passado, o Tupy emprestou o nome oficial ao Vilavelhense. Depois do fim do Estadual, os dirigentes do Tupy e do Vilavelhense romperam relações e o Tupy ficou com a vaga pela qual lutava desde 38. Agora, o clube montou uma equipe com 27 jogadores, sendo 25 provenientes de Vila Velha.
Mascote: Índio Canela Verde.
Estádio: Gil Bernardes da Silveira (Toca do Índio).
Capacidade: 2.000 pessoas.
Uniforme: Camisa amarela com detalhes verdes, calção verde e meias verdes.
Títulos
Campeonato Capixaba da Segunda Divisão: 2001.
Site:
http://www.ectupy.com.br/
Assinar:
Postagens (Atom)
















