sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Itapipoca Esporte Clube


Data de Fundação: 20/12/1993


Apelido: Garoto Travesso

Títulos

Segunda Divisão de 2002

Estádio

Estádio: Perilo Teixeira

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Comercial Atlético Clube


O Comercial Atlético Clube tenta representar mais uma vez a terra dos carnaubais de forma honrosa. O Comercial nunca teve o privilégio de conquistar um titulo de 1º divisão. Sua maior façanha foi em 2004, conquistando a 2º divisão.Fundação: 21 de Abril de 1945.


No Estadual de 2008, realizou uma brilhante participação quando tinha a frente da comissão técnica Cícero Monteiro (hoje no Picos). Para esta nova temporada, a diretoria aposta no técnico carioca Nelson Mourão. Nelson, é velho conhecido do futebol piauiense, em seu retorno, promete uma campanha no propósito de conquistar o titulo.
 
Títulos:


1 Campeonato Piauense da 2ª divisão: 2004
1 Torneio início: 1977
 
Estádio
 
Nome Oficial: Estádio Municipal Deusdeth de Melo
Capacidade: 2.000 pessoas
Proprietário: Prefeitura Municipal de Campo Maior

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Germânia Football Club


O GERMÂNIA Football Club, fundado em agosto 1910 (Estrada Dona Castorina, no Jd. Botânico), cores: azul, branco e preto. Localizado na Rua da Escola (Jardim Botânico), começou a ser divulgado pela imprensa em 1910. Era um clube que jogava no campo Público da Quinta da Boa Vista em São Cristovão, em 1912/1913, pois não tinha campo próprio.


Entre 1912 e 1917, também atuou no Jd. Botânico, local onde foi fundado em 1910, no campo do Carioca FC. O clube disputou o Campeonato Carioca da AFRJ em 1912 e foi campeão dos segundos quadros (o campeão dos primeiros quadros foi o Botafogo Football Club, atual Botafogo FR).

Estreou na 1ª Divisão em 1912, na Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ). Em 14-06-1917, o Jardim Football Club, clube do Jd. Botânico-Gávea, fundado em 08-09-1907, fez uma união com Germânia Football Club.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Esporte Clube de Patos


O Esporte foi fundado no dia 7 de julho de 1953, por alguns ex-atletas do extinto Botafogo de Patos, sob o comando do sr. Zéu Palmeira e de Antônio Araújo, conhecido como Araújo, maior glória do Esporte. A reunião de fundação do clube ocorreu na sede do Tiro de Guerra patoense. Admiradores do futebol pernambucano, os fundadores homenagearam o Sport e o Náutico, ao denominar a equipe como Esporte Clube de Patos e ao utilizarem o mesmo padrão adotado pelo alvirubro recifense na época.


O Esporte disputou o Torneio Intermunicipal cearense representando a cidade do Cedro, chegando a rivalizar com a cidade de Juazeiro do Norte. Em 1964, o clube deu início à profissionalização, passando a disputar o Campeonato Paraibano a partir de 1965, permanecendo até 1974. Disputou ainda em 1976 e 1977, retornando apenas em 1982 e disputando até 1995.

Participou ainda das edições de 1997, 1998 e 2002. Após a conquista do Campeonato Paraibano da Segunda Divisão, o alvirrubro patoense retornou mais uma vez a elite do futebol paraibano.

Hino

Esporte, Esporte, Esporte,
O Alvirrubro do meu coração. Bis
Esporte, Esporte, Esporte,
É o Patinho terror do sertão.
Quando ele arranca

Todos sabem como é
É mais um gol
E a turma segue dando olé
Desde Inocêncio
Muita Glória, Muito Amor
Esse Patinho é mesmo o Terror.

Estádio: José Cavalcanti - Capacidade para 15000 torcedores


Uniforme: Camisa vermelha e branca, calção branco e meias brancas

Título: Campeonato Paraibano - 2ª Divisão: 2005
 
Alcunhas Alvirrubro ; O Terror do Sertão

Mascote Pato Donald

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Esporte Clube São Bento


De acordo com registros históricos, o Esporte Clube São Bento foi fundado em 14 de setembro de 1913, na cidade de Sorocaba, interior do estado de São Paulo. Nascido sob o nome de Sorocaba Athletic Club, a agremiação passou a adotar a denominação atual em 18 de outubro de 1914. A motivação para tal mudança pode ter sido dois fatores: uma homenagem ao clube homônimo existente na capital paulista, e em destaque na época, ou o fato de o clube treinar em um campo localizado nos fundos do Mosteiro de São Bento, na região central da cidade.

Permanecendo amador e disputando campeonatos municipais e regionais durante quase 40 anos, a primeira partida oficial do clube como equipe profissional ocorreu no dia 10 de junho de 1953, com a vitória sobre a Ferroviária de Botucatu por 4 a 2, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Nesse mesmo ano, a equipe enfrentou o primeiro desafio internacional, empatando com o time uruguaio Nacional de Montevidéu por 2 a 2, em Sorocaba.
Em 1963, o Azulão obteve acesso à Divisão Especial do Futebol Paulista, após conquistar o título da Primeira Divisão, atual Série A2. A final foi disputada em três jogos contra o América, sendo a partida decisiva realizada no estádio do Pacaembu, em São Paulo, na noite do dia 22 de fevereiro de 1963.
O São Bento venceu a disputa por 2 a 1. Antes, houve empate sem gols no primeiro jogo, realizado em São José do Rio Preto, e por 1 a 1 no segundo, disputado em Sorocaba. Cerca de 3 mil torcedores sorocabanos foram acompanhar a decisão no Pacaembu. Caravanas foram formadas e até trens especiais colocados à disposição dos torcedores. A final entre as duas equipes, apesar de realizada em 1963, referia-se ao Campeonato de 1962.
E foi na década de 1960 que o clube obteve suas melhores colocações no Campeonato Paulista. Logo no ano de estréia na Divisão Especial, em 1963, o São Bento terminou a competição na quarta colocação, à frente de Corinthians e Portuguesa. Nos anos de 1964, 65 e 68 ficou em sexto e em 1966, 67, 69 e 1970 em oitavo. Na elite do futebol paulista, o Esporte Clube São Bento permaneceu por 29 anos consecutivos, sendo rebaixado em 1991 e, na sequência, para a série A3.
Durante todo esse tempo, inúmeros talentos foram lapidados no clube. Destacam-se, entre tantos, os jogadores Mickey, Pires, Luís Pereira, Paraná, Marinho Peres, Cabralzinho, Odair Patriarca, e Tupãzinho.
Em 2001, os ventos voltaram a soprar em favor do Azulão com a conquista do título do Campeonato Paulista da Série A3. No ano seguinte, em 2002, mais um título. Com uma boa campanha, o São Bento chegou à decisão da Copa Estado de São Paulo e, por ter a vantagem de pontos no campeonato, garantiu o título no dia 7 de dezembro de 2002, após dois empates contra o Jaboticabal.
Em grande fase, a equipe conseguiu retornar à série principal do Futebol Paulista em 2005, quando venceu o Noroeste e conquistou uma das vagas para a Série A1. A permanência na elite durou apenas dois anos. Em 2007, o São Bento acabou sendo rebaixado novamente para a Série A2. Em 2008, a equipe chegou a alcançar o quadrangular final, mas sem obter o acesso. No ano seguinte, porém, não passou da primeira fase, ficando em 12º lugar na classificação final.
Hoje, com uma nova estrutura administrativa e gestão profissional, o clube trabalha seriamente para buscar uma vaga na Série A1 e a posição de destaque que merece no futebol paulista.



Títulos

Campeonato Paulista de Futebol - Série A2: 1962
Campeonato Paulista de Futebol - Série A3: 2001
Copa Estado de São Paulo: 2002

Estádio

O Centro de Integração Comunitário Walter Ribeiro mais conhecido como CIC ou Estádio Municipal Walter Ribeiro se localiza na cidade de Sorocaba e recebe jogos do Esporte Club São Bento e do Clube Atlético Sorocaba. Tem capacidade atual de 12.525 torcedores. Foi inaugurado em 14 de outubro de 1978 para aposentar o então estádio da cidade "Humberto Reale".
Na época da inauguração, foi criticado pelo gramado fofo e irregular, assim permanecendo por 22 anos. Após a volta do Esporte Club São Bento a primeira divisão do campeonato paulista em 2005, foi feita uma reforma completa, passando de pinturas nas arquibancadas a reforma no gramado e a instalação de um moderno sistema de irrigação.
Hino

(Ulderico Amêndola)

Gol sorocabano, vai ganhando Azulão...
Gente de tutano tricotando o balão...
Arte do bailado sobre as linhas de cal,
ritmo exaltado, precisão genial!
Gol alvi-celeste ecoando no ar...
Quando bem fizeste
ensinando a ganhar
na emoção mais alta da porfia,
no calor da simpatia
de quem já te viu jogar.
Força e mocidade,
glória da cidade...
Que monumento
É o meu querido São Bento
de Sorocaba expansiva,
em prol do esporte e do labor...
Salve a chama sempre viva,
que me inspira, minha lira
de torcedor!
Salve o afã beneditino,
nossa História, mais um hino,
meu imenso amor!

domingo, 1 de novembro de 2009

Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante


O Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante, mais conhecido como Dom Pedro, é um clube de futebol brasileiro, da cidade-satélite do Núcleo Bandeirante, no Distrito Federal. Foi fundado em 22 de fevereiro de 1996 com o nome Espore Clube Dom Pedro II e tinha como sede a cidade-satélite do Guará, mas teve seu nome alterado para Esporte Clube Dom Pedro Bandeirante no começo de 2009, já que o clube se estabilizou no Núcleo Bandeirante, em Brasília. Até mesmo o escudo foi alterado. O símbolo do Corpo de Bombeiros deu lugar à Fênix, animal mitológico que ressurge das cinzas.
É conhecido como Time dos Bombeiros por ter sido fundado por membros do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Manda seus jogos na Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, e suas cores são o vermelho e o branco.

Títulos


Vice-Campeonato Brasiliense: 2 vezes — 1999 e 2008
Campeonato Brasiliense - 2ª Divisão: 2002

Estádio

O Estádio Vasco Viana de Andrade, chamado de Metropolitana é um estádio de futebol localizado na cidade-satélite de Núcleo Bandeirante no Distrito Federal, tem capacidade para 3.000 pessoas e é utilizado pelo Clube Atlético Bandeirante e pelo Esporte Clube Dom Pedro II em seus jogos pelo Campeonato Brasiliense de Futebol.

sábado, 31 de outubro de 2009

São Gabriel Futebol Clube


O São Gabriel Futebol Clube foi fundado em março de 2000 na fusão da Sociedade Esportiva Recreativa São Gabriel e do Grêmio Esportivo Gabrielense. Nesse mesmo ano, a equipe disputou a 3ª divisão do futebol gaúcho subindo para a 2ª divisão. Em 2001, no seu primeiro ano na Série B a equipe ascendeu a 1ª divisão do futebol gaúcho.No seu primeiro ano na 1ª divisão, em 2002, a equipe foi vice-campeã do interior e chegou na sexta colocação no Gauchão. No 2º semestre disputou o seu primeiro Campeonato Nacional, a Série C do Brasileirão, sendo eliminada na 1ª fase da competição. Em 2003, o São Gabriel chegou em 4º lugar no Gauchão, o que lhe deu direito de disputar a Copa do Brasil do ano seguinte. Em 2004, o São Gabriel conquistou o seu 1º título, o Torneio de Verão Cidade de São Gabriel. Logo após a equipe disputou a Copa do Brasil e o Campeonato Gaúcho. No Gauchão chegou no 10º lugar. Na Copa do Brasil, o São Gabriel deu show. Na 1ª fase eliminou o Figueirense (SC), no 1º jogo empatou por 2 a 2 , em São Gabriel, no jogo da volta, venceu por 1 a 0, com gol de Luciano Fonseca, em Florianópolis. Na 2ª fase enfrentou o grande Palmeiras de Marcos, Magrão, Pedrinho e Cia. Num jogo histórico no Estádio Sílvio de Faria Corrêa venceu por 2 a 1 com dois gols de Alê Menezes. Na volta no Parque Antarctica foi derrotado por 4 a 1, sendo eliminado. O Brasil inteiro conheceu a força do São Gabriel Futebol Clube, orgulho do pampa gaúcho. Rebaixado para segunda divisão em 2005, onde permanece. Em 2009, teve a pior campanha entre os participantes da segunda divisão.

Estádio
 
O Estádio Sílvio de Faria Corrêa é um estádio de futebol localizado na cidade de São Gabriel, Estado do Rio Grande do Sul, pertence à prefeitura municipal e tem capacidade para 8.500 pessoas. Localiza-se ao lado da rodoviária municipal, no Bairro Capiotti.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Misto Esporte Clube


De brincadeira de criança a Equipe Profissional assim é a história do Misto Esporte Clube: No dia 1º de Maio de 1987 reuniu-se um grupo de garotos liderados por José Aparecido Rodrigues de Oliveira (Cidinho). Foram participar de um torneio na vila carioca e na hora da inscrição o time não tinha nome. Então foi sugerido pela moça que fazia as inscrições que fosse dado o nome do bairro que residiam , cidinho disse que era impossível porque aqui é cada um de um bairro e é uma mistura , foi quando a moça disse : ”Põe o nome de misto ! “ . Foi ai que nasceu o MISTO ESPORTE CLUBE.
O estatuto foi feito no ano de 1991 como clube amador , disputando também os campeonatos amadores do município . O ano mais vitorioso do Misto Esporte Clube foi em 1998 quando foi Campeão Varzeano invicto, Campeão Amador , Bi-Campeão do Campeonato de Futebol de Areia realizado pelo TLC ( Três Lagoas Clube). Em 1999 o clube foi novamente Bi-Campeão do Futebol de Areia , organizado pelo Comercial . No mesmo ano o Misto foi convidado a participar de um campeonato amador estadual pela Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) . Quando já estava preparado para o Campeonato Estadual de Amadores , com promessa de o Campeão ser Profissionalizado , houve um problema com a que estava a cargo SRº Marcos Antonio Tavares que era Vice – Presidente e não foi realizado a competição e os diretores do Misto (Miro , Heri , Dito e Amauri ) foram até a Federação e negociaram com o Presidente , Francisco Cezário , a Profissionalização do Misto para o ano de 2000. Profissionalizado no dia 20 de Dezembro de 1999, participou do seu 1º Campeonato Estadual Profissional em 2000 alcançando a 7ª colocação entre 17 Times.
Para tentar não repetir a crise dos últimos dois campeonatos, quando o time teve de abandonar a cidade para competir por outros municípios. A ajuda tem de vir até abril, quando começa o Campeonato Estadual Profissional da Série B.

Em 2000, o time contou com apoio da prefeitura, no outro ano teve auxílio da Federação de Futebol e de uma emissora de TV. Em 2002, Governo do Estado e federação bancaram as despesas. Já em 2003, os dirigentes não conseguiram quem os apoiasse, por conta disso o time não participou do Estadual, o que fez com que caísse para Segunda Divisão.

Em 2002 e 2003, o Misto representou duas cidades em competições no Estado: Aquidauana e Campo Grande. Segundo o presidente do Clube, Jamiro Rodrigues de Oliveira, a medida foi tomada, contra seu gosto, mas aconteceu para manter o nome do time na Primeira Divisão do Campeonato Estadual. “Nós não tivemos apoio em Três Lagoas por isso recorremos a patrocinadores de outras cidades”, lembra.

Referência em Três Lagoas e região, tendo em pouco tempo de existência se comparado aos principais times do Estado, ficando em boas colocações em competições importantes, o Misto Futebol Clube busca patrocínio e condições para continuar a defender o nome do município e conseguir voltar para Primeira Divisão.Em 2005 , por não ter participado do Campeonato Estadual Profissional Série A por 2 anos , foi rebaixado para a Série B, na qual com o apoio do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal , chegou a Semi-Final, perdendo nos pênaltis para o Clube Desportivo 7 de Setembro de Dourados-MS, saindo do Campeonato invicto sem perder nem um jogo em tempo normal.



Em 2008 voltou a Série A e foi Vice-Campeão Sul-Mato-Grossense.
Em 2009, o Misto Esporte Clube participou pela 1ª vez de um campeonato nacional, a Copa do Brasil de Futebol.Na primeira fase, enfrentou o Campinense da Paraíba, derrotando-o apenas na disputa por pênaltis.
Na 2ª fase, enfrentou o poderoso Corinthians de São Paulo, onde perdeu por 2 a 0, mas a passagem para a segunda fase trouxe bastante orgulho tanto para o povo três-lagoense, tanto para os sul-mato-grossenses.


Estádio
Manda seus jogos no estádio Estádio Benedito Soares Mota (Madrugadão), com capacidade para 10 mil espectadores.


Site
http://www.mistodetreslagoas.com.br/

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Colorado Esporte Clube


Em 1971, três times de Curitiba passavam por dificuldades. O Clube Atlético Ferroviário, com a federalização das ferrovias perdeu o apoio que tinha da Viação Ferroviária Paraná-Santa Catarina (que foi incorporada à Rede Ferroviária Federal).
O Britânia, que havia sido resultado da fusão entre Leão e Tigre (um animal híbrido, responderia o bom aluno em biologia) estava em decadência e não era mais aquele time que na virada das décadas de 10 e 20 havia conquistado um hexacampeonato. O Palestra Itália, que na guerra chamou-se Paranaense EC, CA Comercial e SE Palmeiras e, depois, voltou a ter o nome original era conhecido como Periquito (por conta da camisa) e Nem Que Morra (pela raça dos jogadores), também não era a equipe que buscava títulos nos primórdios do futebol paranaense. Inclusive, Britânia e Palestra já tinham parado com o futebol profissional quando foram procurados pelo Ferroviário para fazer a fusão. Assim nasceu o Colorado Esporte Clube, que seria integrante de uma nova versão do Trio de Ferro, substituindo o Ferroviário. O Palestra não cedeu o verde da camisa, mas cedeu a área do Estádio Palestra Itália (na Rua Konrad Adenauer, Tarumã), que virou sede social, hoje do Paraná Clube. O Britânia cedeu o Estádio Paula Soares (Av. das Torres com a antiga BR-116), que recentemente foi vendido a um hipermercado com nome que, segundo os torcedores, significa que o Britânia Incendiou a Galera. O Ferroviário cedeu, além do apelido Boca-Negra, o Estádio da Vila Capanema que passou a ser a casa do novo clube. O plano era ampliar a Vila Capanema, mas uma ação da Rede Ferroviária Federal impediu que isso fosse feito e impede até hoje. O que poderia ser um clube vencedor tornou-se a maior tragicomédia do futebol paranaense, quiçá brasileiro e mundial. Até 1979 foi uma série de vices. Em 1979 o mais trágico deles, pois o Coritiba, adversário daquela final ficou com 10 jogadores aos 10 minutos do primeiro tempo e mesmo assim foi para cima do Colorado, que perdeu por 2 a 0. Neste meio tempo, o clube não era chamado para participar do Brasileirão (que era inchado e era feito por meio de convite e como a Arena ia bem no Paraná…). Em 1974, o clube, ao invés de ser convidado para o Brasileirão, foi fazer amistosos na África para ajudar João Havelange na campanha para presidente da Fifa. Em 1975, fez amistosos pela Europa Oriental e pelo Oriente Médio e nada de Brasileirão.
Curiosidades, as coisas que só aconteciam com o Colorado.
Em 1978, o Colorado vencia um clássico na Baixada contra o Atlético-pr por inacreditáveis 4 a 0. Eis que de repente Ziquita faz o primeiro gol do Atlético. Logo depois, Ziquita faz o segundo, o terceiro, o quarto e só não faz o quinto por que a cabeçada foi na trave e não havia mais tempo para nada ficando no 4 a 4. Essas coisas só aconteciam com o Colorado.
Outra foi tomar gol de goleiro. Num jogo em Cascavel, o goleiro Zico repôs uma bola lá no fundo do gol do arqueiro Joel Mendes. Contra o mesmo Cascavel, o clube esteve para ganhar o primeiro título. O Colorado perdeu a primeira partida po 3 a 0 (foi o jogo do gol do goleiro Zico) e precisava vencer por 3 gols de diferença no segundo jogo para ser campeão. Na Vila Capanema, Jorge Nobre abriu 2 a 0 Colorado. O Cascavel teve um jogador expulso após o primeiro gol, por retardar o jogo (segurou a bola no gol). No primeiro tempo, o Cascavel fez a primeira substituição (era a única permitida na época). No final do primeiro tempo, outro jogador do Cascavel foi expulso (são 9 do Time da Cobra em campo). Após o intervalo, o Cascavel voltou com 7 jogadores, pois segundo o médico, dois jogadores teriam passado mal no vestiário. No início do segundo tempo, o goleiro Zico caiu no chão alegando contusão, sendo vetado e a partida encerrada por falta de jogadores. A decisão foi para o tapetão, que deu o título para os dois, isto é: o único título do Colorado é dividido com o Cascavel (Paranaense de 1980). Vendo o estrago que o goleiro Zico fez com o Colorado, o clube resolveu contratar o guarda-metas. Num jogo contra o Botafogo no Rio, o goleiro teve uma diarréia no intervalo e ficou reinando no trono, o árbitro impaciente, recomeçou a partida sem o goleiro e, minutos depois, em rede nacional, o goleiro Zico entrou correndo em campo, com chuteiras desamarradas e tudo. Essas coisas só aconteciam com o Colorado. O goleiro Zico voltou para o Cascavel e numa semifinal do Paranaense, o arqueiro se machucou, mas continuou jogando com o braço imobilizado, já que o Cascavel havia queimado a Regra 3. Zico fechou o gol, garantindo o empate em 0 a 0 e levando o jogo para os pênaltis. Nos pênaltis, o inacreditável, Zico pegou uma cobrança e na seqüência converteu a decisiva.
Uma vez, na Vila Capanema, o Colorado jogava muito mal contra o Toledo. O preparador físico do Colorado já saía do estádio, quando uma bola do ataque do Toledo ia entrando no gol, quando de repente surge o preparador físico e mete uma bicuda para a lateral, salvando o Tricolor da Vila. Essas coisas só aconteciam com o Colorado. Em 1984, o clube montou um timaço: a Sele-Boca. Foi um fiasco, chegou ao quadrangular contra Atlético, Coritiba e Pinheiros, mas o título não veio.
Fusão com o Pinheiros
Em 1989, o Colorado, que tinha torcida (a terceira da capital), passava por dificuldades financeiras. Resolveu se fundir com o EC Pinheiros, que não tinha torcida, mas tinha administração fantástica. Assim nasceu o Paraná Clube, vencedor nos primeiros anos, mas que cada vez mais parece o velho Colorado pela situação financeira e pela uruca que parece abater a Vila Capanema. Talvez, essa história contada sobre o Colorado ajude a explicar todo o azar do Paraná Clube, um time com camisa… para fugir do rebaixamento. Essas coisas só aconteciam com o Colorado.

Títulos
Campeonato Paranaense: 1980

Estádio

O Estádio Durival Britto e Silva, também conhecido como Vila Capanema localizado em Curitiba e inaugurado em 1947. Foi uma das sedes da Copa do Mundo de 1950, relizada no Brasil, e ao longo de seus mais de 60 anos pertenceu ao Ferroviário, Colorado, e atualmente ao Paraná Clube. Seu nome é uma homenagem ao então Superintendente da Rede Ferroviária do Paraná na época da sua construção, e o apelido vem da sua localização.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Sport Club Santos Dumont


Fundado nesse ano de 1904 (3 de maio) foi o Sport Club Santos Dumont. Um grupo de alunos do Ginásio Bahiano e de outros colégios, juntando-se após rapazes estudantes das Escolas Superiores e do Comércio, para prestar homenagem ao grande brasileiro, “Pai da Aviação”, sob a chefia de Octaviano de Souza Paraíso, e com a preciosa colaboração dos irmãos Torres, Oscar, Enoch e Carlos, Aloísio Sá, Francisco Salles Gomes, Ion Camargo, Euvaldo e Fernando Soares de Pinho, Auto e João Guimarães, Afonso Moreira, Reinaldo Silva, Carlos Vieira, Ciro Bittencourt, Fábio Vasconcellos, Josué F. Andrade, Honório Ribeiro, Mário, Aloísio e Heitor Almeida e outros, organizaram um clube de garotos com o nome de Santos Dumont. Escolheram as cores rosa e preta para as camisas. Coube a presidência da associação a Octaviano Paraíso e a direção de esportes a Ciro Bittencourt. Já em 1906 o clube foi inscrito para disputar o campeonato oficial. Em 1910, o Santos Dumont sagrou-se campeão baiano, ao derrotar o Vitória por 2 a 1, no dia 11 de dezembro.

Mais tarde, em 1912, mudou de nome e passou a chamar-se Athlético Club, com as cores azul e preto. Foi dissolvido em 1913.

Títulos

Campeonato Baiano: 1910

Vice-Campeonato Baiano: 1908 e 1909.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Goytacaz Futebol Clube


O Goytacaz foi fundado no dia 20 de agosto de 1912, a partir de um desentendimento de um grupo de remadores do clube Natação de Regatas Campista, que tiveram negado um pedido de barco para passear no Rio Paraíba. O nome do clube foi uma homenagem aos primeiros habitantes da cidade de Campos: os índios goytacazes, que segundo o Historiador Eduardo Bueno, eram os mais ferozes índios do atual território conhecido como Brasil, além de exímios nadadores, o que lhes dava uma vantagem extra nas batalhas.

A primeira diretoria do Goytacaz foi formada assim: Luiz Carlos Cabral (presidente), Roberto Melo (vice-presidente), Otto Nogueira (1º tesoureiro), Jaime Rego (2º tesoureiro), Rudah Martins (1º secretário), Álvaro Nogueira (2º secretário), João Cunha (fiscal) e Manoel Patrão (procurador) e também ficou decidido, ainda, que a casa de Otto Nogueira, situada à Rua 21 de Abril, nº. 14, no centro da cidade, ficaria sendo provisoriamente a sede do novo clube.
A primeira partida foi em 25 de Agosto de 1912 contra o Internacional e a equipe alvi-anil venceu por 2 x 1 e o time jogou com: Claudinier, Mário Manhães e Catete, Álvaro Nogueira, Estevam Almeida, e Adelino, Laranjeira, Linconl, Jorge Gomes, Didi e Otto Nogueira.
O primeiro campo do Goytacaz foi defronte à igreja de Santo Antônio, em Guarus e, por isso, o santo é considerado o padroeiro do time. Mais tarde o campo passou para a Praça da República, onde a Prefeitura Municipal cedeu um terreno, mas ali o clube não ficaria por muito tempo, pois logo se mudaria para perto do Liceu de Humanidades, no antigo campo do Luso Brasileiro, no mesmo terreno onde, mais tarde, seria construído o palacete de Finazinha de Queirós, transformado após a sua morte na Casa de Cultura Villa Maria.O clube, porém, mudaria novamente e, dessa vez, se estabeleceria em frente à linha férrea campista, no início da Rua do Gás, na Lapa. Foi nesse campo que o Goyta tornou-se, definitivamente, um dos maiores times da cidade, chegando a ter ali mesmo o primeiro campo com iluminação elétrica do interior do Estado, em 5 de junho de 1930, o que causou muita polêmica, já que a cidade vivia sérios problemas de abastecimento de energia.
O Goytacaz foi o primeiro time de Campos dos Goytacazes e o terceiro do antigo Estado do Rio a jogar no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Isso aconteceu em novembro de 1963, contra a equipe carioca do Madureira e a partida terminou empatada em 2 x 2. Antes dele, jogaram no Maracanã o Canto do Rio, que disputava especialmente o Campeonato Carioca desde 1941 e estreou no Maracanã já em 1950, e o Fonseca, que disputava o Campeonato Fluminense mas enfrentou Fluminense e America no estádio pela Taça Brasil de 1960 e 1961.
O Goytacaz foi o primeiro campeão da cidade de Campos dos Goytacazes, isto em 1914. O clube conquistou vinte campeonatos campistas, sendo o de 1955 de forma invicta, além de ter sido o primeiro tetracampeão (1940 / 41 / 42 / 43), levantou duas taças Cidade de Campos e cinco campeonatos estaduais (antigo campeonato Fluminense - 55 / 63 / 66 / 67 / 78).
Em campeonatos brasileiros, a melhor performance do Goytacaz na primeira divisão foi em 1978, quando conquistou o 30° lugar, entre 74 participantes. Em 1985 foi vice-campeão da Taça de Prata, equivalente a segunda divisão nacional.
O Goytacaz foi o primeiro clube campista a ter um jogador na seleção brasileira, Amaro da Silveira, titular absoluto no Sul Americano de 1923 e que deixaria um outro craque como seu herdeiro, Amarildo, “o possesso”, campeão do mundo em 1962 no Chile.
Os presidentes do Goytacaz foram: Luís Cabral, Vicente do Amparo Ferraiuolli, Osvaldo Cunha, Luís Sérgio Silva, Francisco Carvalhal, Augusto Faria, Salim Nagem, Ary de Oliveira e Souza, Dr. Jacintho Simões, Martinho Santafé, Domingos Guimarães, Abelardo Brito, Antônio Ribeiro Alvarenga Filho, Gumercindo Freitas, Sebastião Lírio, José Gabriel, Nilson Cardoso de Souza, Salvador Araújo Nunes, Edson Alvarenga, Antônio José Coutinho, Jacynto Simões , Ramiro Alves Pessanha Filho, Rubens Vieira Rios, Roberto Krunfly, Rafael Martins, Edecyr de Oliveira, Jorge Fernandes de Souza, Amaro Escovedo, Amaro Gimenes, Arizo Azevedo, Manoel Santana, Antônio Eraldo Lopes Riscado,Armando Zanata, Silvio Pinheiro, Dartagnan Fernandes , Valtair de Almeida e atualmente quem comanda o clube é o presidente Zander Pereira..
Em 2007, o Goytacaz conquistou acesso ao Campeonato Carioca da 1ª Divisão de 2007, ao terminar em quarto lugar na Seletiva de 2006. Nesta Seletiva os públicos do Goytacaz ficaram entre 3.000 e 4.000 pessoas por partida. No jogo final, contra a Portuguesa, no Rio de Janeiro, 1.300 torcedores viajaram mais de 300 km para incentivar o clube campista. Posteriormente, a Justiça não reconheceu a validade jurídica do torneio, não permitindo o acesso dos clubes que haviam conquistado as vagas dentro do campo.

Títulos

Campeonato Fluminense: 5 vezes (1955, 1963, 1966, 1967 e 1978*).
Campeonato Carioca - 2ª Divisão: 1982.
Estádio
 
O Goytacaz manda seus jogos no Estádio Ary de Oliveira e Souza, com capacidade para 15 mil espectadores. O alvi-anil é conhecido como "O mais querido de Campos", uma referência as suas origens populares, tendo sido o primeiro campeão da cidade de Campos, ainda em 1914.

O estádio Ary de oliveira e Souza foi inaugurado em 9 de janeiro de1938 com uma partida entre os donos da casa, que venceram por 2 x 1 o Internacional, tendo sido um de seus fundadores, Otto Nogueira, o autor do primeiro gol no estádio, cuja inauguração se deu na gestão do então presidente Augusto Alexandre de Faria.
O Estádio Ary de Oliveira e Souza teve o seu recorde de público em 13 de abril de 1986, quando 14.708 pagantes estiveram presentes para assistir ao jogo entre o Goytão e o grande time do Flamengo, com Zico e Cia, pelo campeonato carioca daquele mesmo ano.

Hino

"Sou Goytacaz,

Sou Goytacaz até morrer,
Nosso lema é vencer, vencer,
Na vitória, na derrota,
Na alegria no amargor,
Sou Goytacaz sim senhor,
Sou Goytacaz por amor.
Nossa camisa, Alvianil,
Tem suas cores destacadas na bandeira do Brasil,
Minha Campos te amo demais,
Por isso sou torcedor do Goytacaz,
E no gramado,
Ninguém faz o que ele faz"

Site

http://www.goytacazfc.com/

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Clube Atlético Tupi


Desde 3 de janeiro de 1942 o Clube Atlético Tupi faz parte da história de Gaspar. Patrimônio histórico-cultural, não há como falar de Gaspar sem lembrar do Clube onde parte da comunidade gasparense já fez parte de sua história, seja como atleta, dirigente, torcedor ou colaborador.
1959 - Participa pela primeira vez do Campeonato Catarinense

1987 - Com um clube profissional disputa a Segundona Catarinense
1995 - O clube é convidado pela federação á participar do estadual, pedindo licenciamento á logo depois da competição.
2001 - Volta como Clube Atlético Tupi, sem o "y" na grafia. Desativa o futebol profissional novamente.
Hoje, o Tupi disputa campeonatos amadores, e vê em sua escolinha de futebol um berço para a formação de atletas e cidadãos. A escolinha conta em média com 400 crianças e adolescentes entre 05 e 17 anos.



Estádio:
Carlos Barbosa Fontes
Conhecido também como Estádio dos Eucaliptos, o Estádio Carlos Barbosa Fontes leva o nome de um de seus fundadores e ex-atleta do clube, e acomoda aproximadamente 2.000 mil pessoas, sendo que 500 em sua arquibancada coberta. A arquibancada recebeu o nome de "Arquibancada Orlando dos Anjos", o popular Nego Lando, que foi também ex-atleta do índio.



Mascote: Índio

Site
http://www.clubeatleticotupi.com.br/

domingo, 25 de outubro de 2009

Clube Atlético Juventus


O Juventus foi fundado em 20 de abril de 1924, na região da Mooca, na capital paulista, por funcionários do Cotonifício Rodolfo Crespi, sob a denominação Extra São Paulo. A idéia era meramente uma diversão para os dias de folga, numa época em que havia muitos campos de futebol na cidade
Logo em seguida, o time foi rebatizado para Cotonifício Rodolfo Crespi Futebol Clube, em 1925. Nesse ano pediu inscrição na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e já foi campeão da Liga Amadora. O estatuto dessa mudança, registrado no dia 1º de Maio do mesmo ano, é guardado pelo clube até os dias de hoje.

Sempre na região da Mooca, o clube mudou de sede por algumas ocasiões. Em 1925, se instalou na Rua da Mooca, 504. Já em 1928, foi para a rua João Antônio de Oliveira, número 9. No ano seguinte, conseguiu, enfim, o ingresso na APEA, e trocou de sede pela terceira vez, desta vez para a mais famosa: a Rua Javry, 25 (antigo nome da Rua Javari, cujo número é hoje o 117). No fim desse mesmo ano de 1929, foi campeão da Liga Amadora, conseguindo o acesso à primeira divisão do Campeonato Paulista no ano seguinte.
Os patronos do clube, os italianos Rodolfo Crespi e o filho, Adriano Crespi, eram torcedores de dois times da Itália. Rodolfo era fanático pela Juventus, e o filho era torcedor da Fiorentina. Então, quando a equipe conseguiu a vaga no Campeonato Paulista de 1930, renomearam a agremiação, a chamando Clube Atlético Juventus, com o uniforme em lilás – como o do time de Florença. Com o passar dos anos a cor foi passando ao grená de hoje em dia.
O Juventus foi chamado de “Moleque Travesso” quando já disputava o Campeonato Paulista. O caçula enfrentou e venceu o Corinthians por 2 a 1, em pleno estádio Parque São Jorge, casa do rival do Tatuapé. Com o feito, o jornalista Thomaz Mazzoni, do Jornal A Gazeta, publicou matéria em seu jornal com o apelido. A partir dali, o Moleque Travesso passou a ser o símbolo do clube.
O Juventus teve desempenhos relativamente bons em seus primeiros campeonatos, mas, em 1933, surgiu um problema. O futebol passou a se profissionalizar no Brasil e a alta cúpula juventina não estava completamente decidida sobre a adesão ao movimento. Portanto, não ingressou diretamente na Liga Profissional, ficando no Campeonato Amador. Com a nova direção futebolística, os Crespi decidiram efetuar uma nova mudança: o time passou a se chamar Clube Atlético Fiorentino, mantendo o uniforme lilás. Seguiu desempenhando a sua função no futebol amador, vencendo o campeonato de 1934.
Depois, no entanto, os dirigentes italianos se arrependeram e resolveram tornar o clube profissional. Em 1935, o Clube Atlético Fiorentino voltava, então, a ser o Clube Atlético Juventus, passando a disputar a Liga Bandeirante de Futebol.

Em 1941 o estádio da Rua Javry sofreu a primeira reforma. Foram instaladas arquibancadas e vestiários de madeira, e o nome foi alterado para estádio Conde Rodolfo Crespi. Já no final dos anos 40, o clube se juntou a Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Portuguesa, Ypiranga, Jabaquara, Nacional e Comercial e fundou a Federação Paulista de Futebol.

Em 1954, o Juventus caiu para a segunda divisão, fato que causou crise na direção da equipe, com o presidente Rodolfo Crespi deixando o clube. No entanto, um ano depois o Moleque Travesso já estava de volta à elite paulista.

Em 1959, uma partida histórica. O time recebeu o Santos de Pelé, e o atacante era muito vaiado. Foi ai que o camisa 10 marcou o que julga ser o gol mais bonito de sua carreira, no dia 2 de agosto, quando aplica seguidos lençóis em seus marcadores. O gol foi para o filme que conta a história do craque, Pelé Eterno, com uma animação gráfica computadorizada.

Nos anos 1960 o novo presidente Roberto Ugolini iniciou um projeto de reforma generalizada no clube. A agremiação, que até então só contava com o departamento de futebol, passou a ter as atividades de basquete, vôlei, futebol de salão, judô, karatê, tênis e outros. A reforma durou, no total, 20 anos. Em meio à obra, o clube completou cinqüenta anos e fez uma grande festa, tendo inclusive a composição de um novo hino para a data.

No final dos anos 60 e início dos anos 70, o Juventus contou com os serviços do jogador argentino César Luis Menotti, em fim de carreira, por pouco mais de um ano. Nos anos 80, o técnico Candinho, famoso posteriormente na Portuguesa, comandou o time que foi campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, na época Taça de Prata, no ano de 1983.

Na década de 1990, o Moleque Travesso continuou aprontando das suas. Em 1992, venceu o Corinthians por 2 a 1. No ano seguinte, venceu o campeão Palmeiras pelo mesmo placar. Em 1997, disputou a Série C e, após muitas partidas de ida e volta, classificou-se para a Série B.
Em 2006, o clube subiu para a Série A1 do Campeonato Paulista após muitos anos em que perdeu espaço na elite. Com uma parceria com o grupo Pão de Açúcar, o Juventus venceu a Série A2 em 2005 e passou a revelar jovens valores, dando continuidade a um projeto já existente no clube. O Juventus foi o responsável por revelar nomes como Deco (Barcelona-ESP), Thiago Motta (Atlético de Madrid-ESP), Luisão (Benfica-POR), Pinga (Internacional-RS) e outros.

Infelizmente o Juventus não foi bem no Campeonato Paulista 2008 e, ao lado do Rio Preto, Sertãozinho e Rio Claro, acabou rebaixado e terá que disputar a série A2 do Campeonato Paulista em 2009.

Títulos

Campeonato Brasileiro Série B: 1983
Campeonato Paulista - Série A2: 2 vezes (1929 e 2005).
Copa Paulista: 2007.

Estádio

O Estádio Conde Rodolfo Crespi conhecido com Estádio da Rua Javari ou Rua Javari, na Mooca, em São Paulo, pertence ao Clube Atlético Juventus. Este estádio, construído em 26 de abril de 1925, inaugurado em 10 de novembro de 1929 e adquirido da família Crespi pelo Clube Atlético Juventus em 1967, possui capacidade oficial para 7.000 pessoas.

O Estádio da Rua Javari chama-se oficialmente Conde Rodolfo Crespi, mas é conhecido popularmente pela sua localização. Esta rua situa-se bairro italiano e tradicional da Mooca, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

Hino
Autor: Carlos Roberto de Jesus Polastro

Juventus querido

Juventus de glória
Moleque travesso
entrou para a história
Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
merece o nosso respeito
está fazendo cinqüentão
Juventus querido
Juventus de glória
moleque travesso
entrou para a história
Juventus, Juventus
pra confirmar a tradição
cinqüenta anos de vitórias
força jovem da nação
Juventus querido
Juventus de glória
moleque travesso
entrou para a história
Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
merece o nosso respeito
está fazendo cinqüentão
Este moleque travesso
é o maior clube paulistão
cinqüenta anos de vitórias
força jovem da nação

Mascote
A mascote do clube é o Moleque Travesso. Foi criado em 1930, quando o time do Juventus enfrentou o Corinthians pela Liga Paulista e venceu o clube alvinegro por 2 a 1, em pleno Parque São Jorge. Depois da partida, o jornalista Thomaz Mazzoni publicou em seu jornal a expressão “Moleque Travesso” para denominar o grande feito juventino. A figura do jovem garoto surgiu anos depois, na disputa do primeiro Campeonato Paulista oficializado pelos clubes, em 1933.




sábado, 24 de outubro de 2009

Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural


Na cidade de Veranópolis (RS), no ano de 1976, Dalban e Verense, dois times de futebol da região, até então rivais, passavam por dificuldades financeiras. A saída encontrada, para que as duas agremiações não fossem obrigadas a fechar as portas, foi a fusão entre as equipes, criando assim a Associação Veranópolis.
A união parecia ter tudo para dar certo. Mas quando o assunto foi a junção do patrimônio dos clubes, as duas partes entraram em litígio, não chegando a um denominador comum. Passado pouco tempo do “casamento” entre os rivais, Dalban e Verense seguiram novamente seus rumos e tornaram-se independentes.
Porém, como a situação para nenhum dos dois lados melhorou de forma significativa, em 1992 foram iniciadas novas negociações com a mesma intenção anterior. E após as duas agremiações se entenderem, no dia 15 de janeiro deste mesmo ano, nasceu o Veranópolis Esporte Clube.
E para agradar gregos e troianos, seus dirigentes resolveram unir também as cores originais de cada instituição, fazendo com que o VEC seja um dos únicos clubes pentacolor do esporte bretão, trazendo em seu escudo as cores azul, vermelho, amarelo, verde e branco.
Já vacinados pela experiência sem sucesso da década de 70, e com o amadurecimento natural da idéia de as duas entidades, juntas, lutarem para conseguir vencer no futebol, o Pentacolor teve tranqüilidade para trabalhar e logo obteve resultados satisfatórios.
No ano seguinte da fundação do VEC, em 1993, o time de Veranópolis conquistou a segunda divisão do Campeonato Gaúcho, conseguindo o tão sonhado acesso para a elite do futebol do Rio Grande do Sul. Mas o clube queria continuar crescendo, e com o passar do tempo as campanhas na primeira divisão do Campeonato Estadual foram melhorando.
O título gaúcho ainda é um sonho para o Veranópolis, mas, em algumas oportunidades, ele quase virou realidade. Nos anos de 1997, 98 e 99, o time teve excelentes campanhas no Campeonato Estadual, chegando à fase semifinal das três edições, por pouco não conseguindo uma vaga na grande decisão.
Outra campanha parecida aconteceu em 2007, quando o VEC realizou um excelente campeonato, terminando na terceira colocação. Na fase semifinal, em duas partidas emocionantes contra o Juventude, o Veranópolis acabou eliminado, ficando de fora da final do torneio. Nesta edição do Campeonato Gaúcho, o Grêmio foi o grande campeão.

Títulos
Campeonato Gaúcho da 2ª Divisão (1): 1993.
Campeonato do Interior: 2 vezes — 1997 e 1999.

Estádio
Antônio David Farina
Capacidade 7.000


Hino


Surgiste da força de um povo
Que unido provou seu valor
Hoje és orgulho, timaço do peito
VEC pentacolor.

Oh! Veranópolis
Meu campeão
Bravo e forte
Vibra coração.

Teu nome ecoa na Serra
Faz parte da nossa história
Torcida unida é raça
Teu lema é sempre vitória

Site

http://www.veranopolis.esp.br/

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Presidente Prudente Futebol Clube

A história do Presidente Prudente Futebol Clube começou em 1989, quando um grupo de amigos, Roque Nanci Grosso, Ronaldo Nanci Grosso, Paulo Ponce Arroio, Arlindo Grosso, Almir Fernandes da Silva e Edgard Augusto Cândido Xavier, moradores da Vila Industrial, resolveram formar uma equipe master de futebol. O primeiro jogo da equipe ocorreu no dia 09 de Abril de 1989, com um empate de 2 a 2 frente à equipe do Santa Catarina E.C., tradicional equipe master. Em seguida, formou-se a equipe amadora, filiando-se a Liga Prudentina de Futebol e o Clube passou a disputar o campeonato amador do estado, promovido pela Federação Paulista de Futebol. Em fevereiro de 2000 o clube constrói o seu centro esportivo, onde retoma as atividades da escolinha de formação de futebol. Atualmente (mais de duzentas) crianças e jovens de 5 a 21 anos treinam e compõem as equipes do Presidente Prudente Futebol Clube, além das equipes amadoras e master. Em abril de 2004, num jogo histórico realizado no Prudentão, o clube sagra-se Campeão Amador Municipal, campeonato organizado pela Liga Prudentina de Futebol, sob a batuta da Federação Paulista de Futebol. Em 2005, também no dia 21 de abril, às 10 horas, no Prudentão, em um momento histórico, o time amador venceu novamente o Santos/Hinomoto por 2 a 1 e conquistou o Bicampeonato Amador (fase municipal do Campeonato Paulista de Futebol Amador).

Futebol Profissional: Em janeiro de 2006 o clube compra a patente de filiação na Federação Paulista de Futebol para disputar o Campeonato Paulista da 2ª Divisão de Futebol Profissional. Os trabalhos de formação do time começaram no dia 3 de janeiro com a apresentação da diretoria, comissão técnica e jogadores. No dia 30 de julho de 2006, o Tricolor da Vila Industrial, jogou em Assis, diante do Assisense e perdeu por 3 a 1, completando 12 jogos, com uma vitória, dois empates e nove derrotas, na primeira participação no profissional. Quarenta e três equipes participaram e terminamos em 39º lugar. No Campeonato Paulsita de Futebol Junior, sub-20, da Federação Paulista de Futebol, o Presidente Prudente Futebol Clube utilizou jogadores que estavam no time profissional mas não conseguiu classificação para a segunda fase. No dia 07-04-2007 o time Profissional começa a disputa do Campeonato Paulista de Futebol Profissional da Segunda Divisão 2007, em sua segunda temporada, e consegue um empate em 0 a 0 diante do Tupã F. C., no Prudentão. Após 14 jogos, o time profissional consegue 3 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, fazendo 14 pontos ganhos, terminando em 5º lugar no grupo 1. No ranking geral também melhoramos pois terminamos em 35º com 48 participantes. O último jogo foi em Assis e o Presidente Prudente Futebol Clube obteve boa vitória por 2 a 0. No Campeonato Paulista de Futebol Júnior sub-20, da Federação Paulista de Futebol de 2007, realizamos seis jogos obtendo duas vitórias, dois empates e duas derrotas e ficamos de fora da fase seguinte por saldo de gols. Ranchariense e Assisense foram os times classificados em nosso grupo. Para a temporada de 2008, a diretoria do clube fez sérias ponderações sobre o time profissional e concluiu que as precárias condições estruturais da cidade de Presidente Prudente, sem campos adequados de treinamentos e a falta de alojamentos para os atletas de outras cidades, não viabilizaria um trabalho de alto nível como queria. Assim o clube resolveu pedir afastamento do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais de 2008 e dedicar-se a melhorias em seu CT da Vila Industrial e a aquisição de outra área para construir um moderno centro dre treinamento de futebol com quatro campos de treinamentos e alojamentos adequados para o time profissional e júnior. Com a crise econômica mundial que se abateu no final de 2008, muitas promessas de contratos de patrocínios não avançaram e a diretoria resolveu que seria bom não participar do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de Profissionais de 2009 e pede uma nova licença para a temporada.

Apelido: Tricolor da Vila Industrial/PPFC/PP

Estádio
Estádio da Vila Industrial (em construção)


Hino
Letra: Vanusa Nanci Música: Jéfersson Antônio Saviolo


Nasceu na Vila IndustrialTrês cores tem seu pavilhãoE a beleza deste sonhoFez tricolor meu coraçãoPresidente Prudente Futebol ClubePresidente Prudente Futebol ClubeTricolor desta cidadeÉ o time de PrudenteNos gramados buscaremosSempre a sua vitóriaVerde, Preto e Branco são as coresQue honrarão sua história


Site


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ordem e Progresso Futebol Clube

Em 1914, seis jovens tiveram a feliz idéia de fundar o Ordem e Progresso. Reuniram-se então tais membros e lançaram a semente que para germinar havia necessidade de ter uma área para prática do futebol. Lançada a idéia de se pedir ao Sr. Carlos de Figueiredo Firmo, ficou seu filho, um dos fundadores –José de Souza Firmo, incumbido de fazer o pedido da cessão do terreno, para a construção do Estádio. Embora não sendo um dos fundadores, a pedido de seu filho cedeu o referido terreno que com modificações é hoje o nosso Estádio que recebeu então o nome do seu doador Estádio Carlos Firmo. Em 1951 e 1952 foi vice-campeão capixaba.Em pesquisa feita pela Rádio Bom Jesus e Jornal “O Norte Fluminense” em 16 de outubro de 1957 o Ordem e Progresso foi considerado “o mais querido”, da região, com esmagadora vitória sobre os clubes do vale do itabapoana.Em 15 de agosto de 1959, por ocasião da festa de agosto, em memorável desfile na Praça Governador Portela, conquistou o trofeu Governador Roberto Silveira.O Ordem e Progresso foi chamado carinhosamente de canarinho em 1952, pela imprensa capixaba.“O Rio Itabapoana divide as duas Bom Jesus, mas o Ordem e Progresso Futeol Clube às une, com sua valorosa torcida e admiradores”.

Atualmente, dedica-se apenas as categorias menores.


Mascote: Canarinho.


Estádio: Carlos Firme.

Capacidade: 3.000 pessoas.


Site

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Riachuelo Atlético Clube

Riachuelo Atlético Clube (RAC) foi fundado em 16 de agosto de 1948. Disputou o primeiro campeonato em 1950. A trajetória da equipe esteve ligada à Base Naval de Natal. No começo, os jogadores do RAC eram quase todos ligados à Marinha, quer como funcionários civis, ou militares. O próprio comando - dependendo do titular, dava maior ou menor ajuda ao clube. Quatro desses oficiais se destacaram como desportistas: os Comandantes Silveira Lobo, pai e filho, Capitão Kingsburry e o suboficial Antônio Pereira de Castro.

Ao longo dos 45 anos em que esteve em atividade com o futebol profissional, o Riachuelo formou boas equipes, algumas até fortes. A fase de ouro dos navais aconteceu quando o sub oficial Antônio P. de Castro era o "homem forte" do clube. Em 1967, por pouco o Riachuelo não se sagrou campeão, decidindo o título contra o América, empatando por 1 x 1. Resultado que deu o campeonato ao clube rubro.


Em 1994, o RAC pediu inscrição para disputar o Estadual daquele ano, porém na última hora desistiu.


O clube notabilizou-se pela facilidade com que revelava craques, sendo os mais famosos, o ala esquerdo Marinho Chagas; o meia Ivo, com passagem pelo Flamengo; o ponta esquerda Garcia, que fez sucesso no Sport Recife; o centro-avante Aladim, ex-seleção potiguar e titular do São Cristóvão; o meia Pádua e o ponta direita Messias, ex-seleções do RN. Além de outros como Maia, Adalberto, Zé Maria, Clodoaldo e Guilherme.


CURIOSIDADES

*- Marinho Chagas começou ainda juvenil no Riachuelo em 1969, foi para o ABC levado por José Prudêncio, no começo de 1970, trocado por 10 pares de chuteiras.

*- Um fato curioso foi quando o árbitro da FNF, Omar Cunha, ao deixar o apito, no dia seguinte foi contratado para treinar o Riachuelo AC. Em ofício à Federação, o presidente da Junta Governativa do RAC, Francisco de Assis Muller comunicou a surpreendente contratação.

* - O RAC foi cinco vezes terceiro colocado do Campeonato Potiguar (1952, 56, 58, 60 e 65) e uma vez vice-campeão (1967).

* - O jogador que fez mais gols numa única partida no Machadão, foi o centro-avante Chiquinho das Araras, do Riachuelo, com seis gols numa goleada sobre o Atlético (8x1). Isso aconteceu no dia 28/02/1988, completando os gols Rômulo e João Maria, Mauro fazendo o do Rubro Negro.

* - Devidamente protocolado, o Riachuelo endereçou ofício 053/54 à FND, fazendo uma solicitação. Curioso é o despacho do presidente da entidade, João Machado, do próprio punho no alto do documento. Eis: "Pague a taxa respectiva e volte, querendo..."* Ainda outro ofício do Riachuelo, dessa vez comunicando à federação que o seu goleiro Sansão, numa partida disputada no dia 11/03/1956 contra o Alecrim FC, havia deixado passar bolas consideradas defensáveis, não revelando qualquer intenção de evitar o gol adversário. Após o jogo, abordado por um diretor, teria dito que, "enfrentando outros adversários virava bicho, porém contra o Alecrim a história era outra". Por isso, a diretoria do clube comunicou o desligamento do jogador do seu elenco.


Fonte:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Real Brasil Clube de Futebol

Fundado em 1º de março de 2005, a agremiação disputa em 2008 a Série Ouro do Campeonato Estadual pela primeira vez em sua história.
Como o futebol paranaense não possui terceira divisão, a equipe disputou seu primeiro campeonato profissional em 2007 e obteve a vaga na elite do Estado ao ser vice-campeã da Série Prata, equivalente à segunda divisão. O título da competição ficou com o Toledo.
Nos primeiros anos de existência, o primeiro presidente do clube, Aurélio Almeida, investiu na infra-estrutura da entidade. Mas, como a agremiação ainda não possui uma sede social, o time alternou várias mudanças de endereços, passando por Toledo, Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Hoje, o Real Brasil está sediado em São José dos Pinhais, onde utiliza o estádio da cidade para mandar seus jogos.
Almeida, acionista do Puebla Futbol Club, do México, também firmou uma parceria entre o time mexicano e a equipe paranaense para o intercâmbio de jogadores e profissionais do esporte.
Nos primeiros anos - 2006 e 2007 -, a equipe realizou diversas excursões para paises como México, Coréia do Sul e Arábia Saudita, para promover o nome da agremiação e servir de vitrine para a negociação de atletas, com o objetivo de obter lucro para se modernizar. Em 2008, terminou na 9ª colocação , mas acabou rebaixado com a acusação de ter falsificado a documentação do jogador Erinaldo. Além disso, o presidente já foi acusado até de estelionato.
Segundo Maria Helena, proprietária do Hotel Aymoré, no Centro de Curitiba, o dirigente está devendo cerca de R$ 90 mil referentes a três meses de hospedagem de 54 pessoas, entre jogadores e comissão técnica.
Aurélio Almeida, já foi dono de outros quatro clubes do Paraná: Império, Prudentópolis, Toledo e Grêmio Maringá, e neles revelou jogadores como Liédson e Josiel, que está no Flamengo, mas já passou pelo Brasiliense.

A partir de Fevereiro de 2009 passou a ter sua sede na cidade de Brasília-DF, a capital e o centro do nosso país, visando melhorar sua localização e assim facilitar o acesso nacional e internacional.


Site

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Araripina Futebol Clube

É a primeira vez que Araripina participa de um campeonato de futebol profissional, e para isso teve que contratar jogadores do próprio município e de outras regiões.
Classificado para a Série A do Campeonato Pernambucano após o vice-campeonato da Série A-2 .

Em uma pesquisa divulgada nesse Domingo, pelo instituto Maurício de Nassau, a torcida do Araripina Futebol Clube foi apontada como a quarta maior do estado de Pernambuco, com um índice de 0,6% da população. O time sertanejo ficou atrás apenas dos três grandes da capital – Sport, Santa Cruz e Náutico – nessa ordem, respectivamente. A torcida do Araripina é, portanto, a maior do interior do estado de Pernambuco.
O motivo de tamanha torcida se deve também ao fato do time ser um autêntico representante do Araripe, contando com torcedores em todo o Araripe, sobretudo Trindade, cidade que vem se destacando pelas caravanas que realiza em dia de jogo no Chapadão, onde os trindadenses deixam o conforto dos seus lares, para pegar a estrada e apoiar o Bode do Araripe.

Estádio
Estádio Municipal Gilson Tirbutino de Souza
Chapadão do Araripe
Capacidade 5.000
Mascote
O bode é um animal ruminante que tem como característica biológica processar sua alimentação de forma bastante complexa, em função de o seu estômago ser dividido em várias partes, o que lhe obriga mastigar os alimentos que ingere, por mais de uma vez.
Esta característica do ruminante foi copiada pelo time do Araripina Futebol Clube. O Bode do Araripe é um time de futebol ruminante que mastiga seu adversário o tempo todo, até terminar a partida que está jogando. Ele acredita na sua vitória e cresce cada vez mais nas competições que participa.
Site

domingo, 18 de outubro de 2009

Tubarão Futebol Clube

O Tubarão Futebol Clube surgiu da dissolução do Esporte Clube Ferroviário, com o objetivo de criar um timecommaior apelo popular e brigar por títulos. Isto teve início no dia 25 de maio de 1992. Manteve-se os sócios patrimoniais do extinto Ferroviário e teve admissão de novos sócios patrimoniais ao Tubarão Futebol Clube. O Conselho Deliberativo ficou formado por cem sócios.Foi definido que Antônio Olívio Benedet seria o presidente da equipe.
No final do ano de 1995 diretores do Hercílio Luz e do Tubarão assinaram um contrato de união. Dessa forma, o Tubarão passou a ser uma grande força no esporte catarinense sendo o primeiro clube a ter dois estádios e um ginásio. A equipe possuía o estádio Anibal Torres Costa do Hercílio Luz para mandar seus jogos profissionais, e o estádio Olimpico Domingos Silveira Gonzáles e o Ginásio José Warmuth Teixeira para suas categorias de base e lazer dos associados.
O número de torcedores nos jogos aumentou coisa nunca vista na cidade de Tubarão. O clube disputou campeonatos brasileiros, Copas Sul e Copas Sul-Minas e conquistou várias taças ao longo de suas disputas, entre eles torneios amistosos disputados na Europa.
Em 1998, o Tubarão disputou a final do Campeonato Catarinense, contra o Criciúma Esporte Clube. A partida foi apitada por Luiz Orlando de Souza, o qual entrou em uma polêmica após anular um gol da equipe de Tubarão aos 44 minutos do segundo tempo. A partida ficou empatada sem gols, dando o título ao Criciúma no Heriberto Hülse. As duas equipes se encontraram de novo em uma final no semestre seguinte, pela Copa Santa Catarina. O Tubarão jogou com os juniores e venceu a equipe de Criciúma por 2x1.
Em 2001, o Tubarão Futebol Clube conseguiu sua melhor posição em um Campeonato Brasileiro. Ficou em sexto lugar, posição esta que nenhum clube de Santa Catarina tinha chegado. Disputou pela primeira vez a Copa Sul-Minas em 2003 e terminou em quinto lugar.
Em abril de 2005, após o Campeonato Catarinense, o Tubarão Futebol Clube decidiu se licenciar do futebol profissional por questões financeiras, deixando de disputar a 1ª divisão do Campeonato Catarinense nos anos seguintes.


Mascote: Índio, Peixe


Estádio: Domingos Silveira Gonzales
Capacidade: 10.000 pessoas


Títulos



Campeão do Torneio Seletivo do Catarinense (2000)
Campeão da Copa Santa Catarina (1998)



Hino



Oh, Tubarão
Tu és a glória
Tu és o maior
No esporte és tradição
Oh, Tubarão Clube do meu coração
Nos gramados do Sul
Tua fibra estará presente
Honrando as cores tricolores
Orgulho de nossa gente

É nosso imenso prazer
Te ver sempre vencer
E ser o campeão

Tu és garra
Tu és raça
Tu és emoção
Tocando a bola com o coração
Levantando a galera
Com o grito de gol
É GOL
Tremulando as bandeiras

Tubarão és feito de amor!


Site