quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Riachuelo Atlético Clube

Riachuelo Atlético Clube (RAC) foi fundado em 16 de agosto de 1948. Disputou o primeiro campeonato em 1950. A trajetória da equipe esteve ligada à Base Naval de Natal. No começo, os jogadores do RAC eram quase todos ligados à Marinha, quer como funcionários civis, ou militares. O próprio comando - dependendo do titular, dava maior ou menor ajuda ao clube. Quatro desses oficiais se destacaram como desportistas: os Comandantes Silveira Lobo, pai e filho, Capitão Kingsburry e o suboficial Antônio Pereira de Castro.

Ao longo dos 45 anos em que esteve em atividade com o futebol profissional, o Riachuelo formou boas equipes, algumas até fortes. A fase de ouro dos navais aconteceu quando o sub oficial Antônio P. de Castro era o "homem forte" do clube. Em 1967, por pouco o Riachuelo não se sagrou campeão, decidindo o título contra o América, empatando por 1 x 1. Resultado que deu o campeonato ao clube rubro.


Em 1994, o RAC pediu inscrição para disputar o Estadual daquele ano, porém na última hora desistiu.


O clube notabilizou-se pela facilidade com que revelava craques, sendo os mais famosos, o ala esquerdo Marinho Chagas; o meia Ivo, com passagem pelo Flamengo; o ponta esquerda Garcia, que fez sucesso no Sport Recife; o centro-avante Aladim, ex-seleção potiguar e titular do São Cristóvão; o meia Pádua e o ponta direita Messias, ex-seleções do RN. Além de outros como Maia, Adalberto, Zé Maria, Clodoaldo e Guilherme.


CURIOSIDADES

*- Marinho Chagas começou ainda juvenil no Riachuelo em 1969, foi para o ABC levado por José Prudêncio, no começo de 1970, trocado por 10 pares de chuteiras.

*- Um fato curioso foi quando o árbitro da FNF, Omar Cunha, ao deixar o apito, no dia seguinte foi contratado para treinar o Riachuelo AC. Em ofício à Federação, o presidente da Junta Governativa do RAC, Francisco de Assis Muller comunicou a surpreendente contratação.

* - O RAC foi cinco vezes terceiro colocado do Campeonato Potiguar (1952, 56, 58, 60 e 65) e uma vez vice-campeão (1967).

* - O jogador que fez mais gols numa única partida no Machadão, foi o centro-avante Chiquinho das Araras, do Riachuelo, com seis gols numa goleada sobre o Atlético (8x1). Isso aconteceu no dia 28/02/1988, completando os gols Rômulo e João Maria, Mauro fazendo o do Rubro Negro.

* - Devidamente protocolado, o Riachuelo endereçou ofício 053/54 à FND, fazendo uma solicitação. Curioso é o despacho do presidente da entidade, João Machado, do próprio punho no alto do documento. Eis: "Pague a taxa respectiva e volte, querendo..."* Ainda outro ofício do Riachuelo, dessa vez comunicando à federação que o seu goleiro Sansão, numa partida disputada no dia 11/03/1956 contra o Alecrim FC, havia deixado passar bolas consideradas defensáveis, não revelando qualquer intenção de evitar o gol adversário. Após o jogo, abordado por um diretor, teria dito que, "enfrentando outros adversários virava bicho, porém contra o Alecrim a história era outra". Por isso, a diretoria do clube comunicou o desligamento do jogador do seu elenco.


Fonte:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Real Brasil Clube de Futebol

Fundado em 1º de março de 2005, a agremiação disputa em 2008 a Série Ouro do Campeonato Estadual pela primeira vez em sua história.
Como o futebol paranaense não possui terceira divisão, a equipe disputou seu primeiro campeonato profissional em 2007 e obteve a vaga na elite do Estado ao ser vice-campeã da Série Prata, equivalente à segunda divisão. O título da competição ficou com o Toledo.
Nos primeiros anos de existência, o primeiro presidente do clube, Aurélio Almeida, investiu na infra-estrutura da entidade. Mas, como a agremiação ainda não possui uma sede social, o time alternou várias mudanças de endereços, passando por Toledo, Curitiba, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. Hoje, o Real Brasil está sediado em São José dos Pinhais, onde utiliza o estádio da cidade para mandar seus jogos.
Almeida, acionista do Puebla Futbol Club, do México, também firmou uma parceria entre o time mexicano e a equipe paranaense para o intercâmbio de jogadores e profissionais do esporte.
Nos primeiros anos - 2006 e 2007 -, a equipe realizou diversas excursões para paises como México, Coréia do Sul e Arábia Saudita, para promover o nome da agremiação e servir de vitrine para a negociação de atletas, com o objetivo de obter lucro para se modernizar. Em 2008, terminou na 9ª colocação , mas acabou rebaixado com a acusação de ter falsificado a documentação do jogador Erinaldo. Além disso, o presidente já foi acusado até de estelionato.
Segundo Maria Helena, proprietária do Hotel Aymoré, no Centro de Curitiba, o dirigente está devendo cerca de R$ 90 mil referentes a três meses de hospedagem de 54 pessoas, entre jogadores e comissão técnica.
Aurélio Almeida, já foi dono de outros quatro clubes do Paraná: Império, Prudentópolis, Toledo e Grêmio Maringá, e neles revelou jogadores como Liédson e Josiel, que está no Flamengo, mas já passou pelo Brasiliense.

A partir de Fevereiro de 2009 passou a ter sua sede na cidade de Brasília-DF, a capital e o centro do nosso país, visando melhorar sua localização e assim facilitar o acesso nacional e internacional.


Site

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Araripina Futebol Clube

É a primeira vez que Araripina participa de um campeonato de futebol profissional, e para isso teve que contratar jogadores do próprio município e de outras regiões.
Classificado para a Série A do Campeonato Pernambucano após o vice-campeonato da Série A-2 .

Em uma pesquisa divulgada nesse Domingo, pelo instituto Maurício de Nassau, a torcida do Araripina Futebol Clube foi apontada como a quarta maior do estado de Pernambuco, com um índice de 0,6% da população. O time sertanejo ficou atrás apenas dos três grandes da capital – Sport, Santa Cruz e Náutico – nessa ordem, respectivamente. A torcida do Araripina é, portanto, a maior do interior do estado de Pernambuco.
O motivo de tamanha torcida se deve também ao fato do time ser um autêntico representante do Araripe, contando com torcedores em todo o Araripe, sobretudo Trindade, cidade que vem se destacando pelas caravanas que realiza em dia de jogo no Chapadão, onde os trindadenses deixam o conforto dos seus lares, para pegar a estrada e apoiar o Bode do Araripe.

Estádio
Estádio Municipal Gilson Tirbutino de Souza
Chapadão do Araripe
Capacidade 5.000
Mascote
O bode é um animal ruminante que tem como característica biológica processar sua alimentação de forma bastante complexa, em função de o seu estômago ser dividido em várias partes, o que lhe obriga mastigar os alimentos que ingere, por mais de uma vez.
Esta característica do ruminante foi copiada pelo time do Araripina Futebol Clube. O Bode do Araripe é um time de futebol ruminante que mastiga seu adversário o tempo todo, até terminar a partida que está jogando. Ele acredita na sua vitória e cresce cada vez mais nas competições que participa.
Site

domingo, 18 de outubro de 2009

Tubarão Futebol Clube

O Tubarão Futebol Clube surgiu da dissolução do Esporte Clube Ferroviário, com o objetivo de criar um timecommaior apelo popular e brigar por títulos. Isto teve início no dia 25 de maio de 1992. Manteve-se os sócios patrimoniais do extinto Ferroviário e teve admissão de novos sócios patrimoniais ao Tubarão Futebol Clube. O Conselho Deliberativo ficou formado por cem sócios.Foi definido que Antônio Olívio Benedet seria o presidente da equipe.
No final do ano de 1995 diretores do Hercílio Luz e do Tubarão assinaram um contrato de união. Dessa forma, o Tubarão passou a ser uma grande força no esporte catarinense sendo o primeiro clube a ter dois estádios e um ginásio. A equipe possuía o estádio Anibal Torres Costa do Hercílio Luz para mandar seus jogos profissionais, e o estádio Olimpico Domingos Silveira Gonzáles e o Ginásio José Warmuth Teixeira para suas categorias de base e lazer dos associados.
O número de torcedores nos jogos aumentou coisa nunca vista na cidade de Tubarão. O clube disputou campeonatos brasileiros, Copas Sul e Copas Sul-Minas e conquistou várias taças ao longo de suas disputas, entre eles torneios amistosos disputados na Europa.
Em 1998, o Tubarão disputou a final do Campeonato Catarinense, contra o Criciúma Esporte Clube. A partida foi apitada por Luiz Orlando de Souza, o qual entrou em uma polêmica após anular um gol da equipe de Tubarão aos 44 minutos do segundo tempo. A partida ficou empatada sem gols, dando o título ao Criciúma no Heriberto Hülse. As duas equipes se encontraram de novo em uma final no semestre seguinte, pela Copa Santa Catarina. O Tubarão jogou com os juniores e venceu a equipe de Criciúma por 2x1.
Em 2001, o Tubarão Futebol Clube conseguiu sua melhor posição em um Campeonato Brasileiro. Ficou em sexto lugar, posição esta que nenhum clube de Santa Catarina tinha chegado. Disputou pela primeira vez a Copa Sul-Minas em 2003 e terminou em quinto lugar.
Em abril de 2005, após o Campeonato Catarinense, o Tubarão Futebol Clube decidiu se licenciar do futebol profissional por questões financeiras, deixando de disputar a 1ª divisão do Campeonato Catarinense nos anos seguintes.


Mascote: Índio, Peixe


Estádio: Domingos Silveira Gonzales
Capacidade: 10.000 pessoas


Títulos



Campeão do Torneio Seletivo do Catarinense (2000)
Campeão da Copa Santa Catarina (1998)



Hino



Oh, Tubarão
Tu és a glória
Tu és o maior
No esporte és tradição
Oh, Tubarão Clube do meu coração
Nos gramados do Sul
Tua fibra estará presente
Honrando as cores tricolores
Orgulho de nossa gente

É nosso imenso prazer
Te ver sempre vencer
E ser o campeão

Tu és garra
Tu és raça
Tu és emoção
Tocando a bola com o coração
Levantando a galera
Com o grito de gol
É GOL
Tremulando as bandeiras

Tubarão és feito de amor!


Site


sábado, 17 de outubro de 2009

Fluminense Football Club

Oscar Cox, que introduziu o futebol no Rio de Janeiro, organizou uma excursão a São Paulo com companheiros de um time de futebol que havia formado em 1901. Foi na viagem de volta para o Rio que ele e seus amigos tiveram a idéia de fundar um clube dedicado totalmente à prática do esporte.

Depois de alguns problemas burocráticos, no dia 21 de julho de 1902 o Fluminense Football Club foi fundado. Os primeiros dirigentes logo conseguiram um pedaço de terra no que hoje é o bairro de Laranjeiras, onde começaram a construção do estádio do clube. As cores da agremiação eram cinza e branco.

Em 1904, as cores do uniforme foram alteradas para as três que duram até hoje. Devido à dificuldade de encontrar roupas com a coloração antiga, dirigentes do Fluminense sugeriram a mudança para o verde, branco e grená.

Em 1905, por iniciativa do Tricolor carioca, criou-se a Liga Metropolitana de Football, uma organização fundada com o objetivo de dirigir o primeiro Campeonato Carioca da história, disputado em 1906. O time das Laranjeiras não tomou conhecimento dos adversários e ganhou as quatro primeiras edições do torneio, em 1906, 1907, 1908 e 1909.

Mas nem tudo foram flores no início glorioso da história do Fluminense. Em 1911, o time foi campeão estadual invicto, a quinta taça conquistada em seis anos. Mas, devido a uma crise interna relacionada com o controle da escalação da equipe, nove titulares do esquadrão vencedor de 1911 deixaram o clube. Eles fundaram o departamento de futebol do Flamengo, criando uma forte rivalidade.

O primeiro Fla-Flu foi disputado no dia 7 de julho de 1912, nas Laranjeiras. O Flamengo, então, disputava o título ponto a ponto com o Paissandu, que acabou se sagrando campeão posteriormente. O Fluminense só tinha como motivação o orgulho ferido pela saída de nove de seus atletas mais importantes. E isso bastou. Os tricolores venceram por 3 a 2, dando início a um dos clássicos mais tradicionais da história do futebol brasileiro.

Apesar da vitória no Fla-Flu, a década de 1910 não estava indo tão bem para o Fluminense. Mas, quando a glória viesse, viria em dobro. Ou melhor, em triplo! O primeiro tricampeonato do Flu aconteceu nos anos de 1917, 1918 e 1919. Comandado pelo lendário goleiro Marcos Carneiro e pelo inglês Welfare, os tricolores voltavam a ser hegemonia no Rio.

No meio da década de 30, os dirigentes do Fluminense foram a São Paulo buscar os melhores jogadores brasileiros da época, Batatais, Romeu e Hércules. Os reforços formaram um dos times mais fantásticos a vestir a camisa tricolor. Em 1937, chegou o atacante Tim, mais uma peça importante. E assim veio o segundo tricampeonato: 1936, 1937 e 1938.

Em 1940 e 1941, o Fluminense foi bicampeão estadual. Depois, cinco anos de jejum até o próximo título, em 1946. Desde os anos 20, o clube enviava ao Comitê Olímpico Internacional sua candidatura para concorrer à Taça Olímpica, honraria dada à instituição, clube ou comitê que mais contribuísse para a prática esportiva em um determinado ano. Em 1949, o Tricolor foi agraciado com este troféu.

Próximo de seu cinqüentenário, o Flu continuava colecionando glórias. Em 1951, foi campeão estadual, ganhando classificação para a II Copa Rio Internacional, torneio semelhante ao Mundial de Clubes organizado pela Fifa em 2000. Com vitórias memoráveis, como o 3 a 0 sobre o Peñarol, base da seleção uruguaia campeã do mundo em 1950, os tricolores se sagraram campeões. A final foi disputada contra o Corinthians.

Naquela equipe, fazia parte o lendário goleiro Castilho, tido como o melhor da posição na história do clube. Além dele, o zagueiro Pinheiro e o ponta-direita Telê Santana se tornaram grandes ídolos da torcida tricolor.

Em 1957 e 1960, o clube conquistou o Torneio Rio-São Paulo. Em 1959, se sagrou campeão estadual depois de oito anos na fila. A década de 60 foi escassa de títulos para os tricolores. Apenas dois estaduais foram conquistados, em 1964 e 1969.

Um grande contraste com os anos que estavam por vir. Em 1970, o Fluminense desbancou adversários mais cotados, como o Cruzeiro de Tostão, e foi campeão da Taça de Prata, o principal campeonato nacional da época. Era tão semelhante ao Brasileirão que este surgiu no ano seguinte, em 1971.

No Campeonato Estadual, o Fluminense foi campeão de 1971 e 1973. Em 1975, o presidente recém-eleito, Francisco Horta, resolveu montar um time para encher os olhos do torcedor tricolor. Para começar, trouxe Rivelino para as Laranjeiras. Depois, ainda contratou Mário Sérgio, Paulo César Caju e Zé Mário. O esquadrão era tão formidável que a torcida pendurava faixas com as frases “Vencer ou vencer” e “Compre que a torcida garante”. Foi a época da Máquina Tricolor.

A Máquina foi desmontada em 1977. O Fluminense só voltou a ser campeão estadual em 1980, liderado pelo zagueiro Edinho, com uma vitória épica sobre o Vasco. Foi naquele campeonato que a torcida tricolor adotou o cântico “A benção João de Deus” como forma de motivar o time a superar momentos difíceis.

Em 1983, o Fluminense montou um time de desconhecidos. Para a surpresa dos adversários, os tricolores se sagraram campeões estaduais, com o histórico gol de Assis sobre o Flamengo no último minuto da partida final, quando os rubro-negros já comemoravam o título. Em 1984, repetiu o feito no Estadual, mais uma vez com Assis marcando sobre o maior rival. Por esses gols, o atacante recebeu o apelido de “Carrasco do Flamengo”.

Mas 1984 reservava glória ainda maior para o Fluminense: glória nacional. Comandado pelo craque paraguaio Romerito, contratado naquele ano, o time tricolor foi despachando seus adversários com um futebol compacto e eficiente. A equipe do técnico Carlos Alberto Parreira levantou o troféu depois de um empate por 0 a 0 com o Vasco, pois havia vencido o jogo de ida por 1 a 0, gol de Romerito.

Depois da conquista do Estadual de 1985, o último título desse time, o Fluminense viveu um jejum de nove anos. Foi Renato Gaúcho, em 1995, que tirou o clube da fila, em um dos mais sensacionais Fla-Flus de todos os tempos, vencido por 3 a 2 pelo Fluminense no ano do centenário do rival. O atacante marcou um gol de barriga aos 41 min do segundo tempo, dando o título para o clube.

Nos anos seguintes, a era mais negra da história tricolor. Em 1996, o clube foi rebaixado para a segunda divisão. Devido a um escândalo envolvendo compra de árbitros e manipulação de resultados, cujo pivô era o diretor da Comissão de Arbitragem na época, Ivens Mendes, o Fluminense foi reconduzido à Série A.

Mas a lição não foi aprendida e os mesmos erros continuaram a ser cometidos. O clube sofreu sua segunda queda seguida. Desta vez, caiu mesmo. Em 1998, o momento mais humilhante da história do Fluminense. O time foi rebaixado para a terceira divisão.

Em 1999, o presidente David Fischel investiu na recuperação do clube e trouxe de volta o técnico Carlos Alberto Parreira. Com o treinador, veio grande parte da comissão técnica campeã do mundo em 1994.

O investimento deu certo e, depois de campanhas fracas no Estadual, Rio-São Paulo e Copa do Brasil, o Fluminense foi campeão da Série C. O destaque daquele ano foi a torcida tricolor, que teve uma das dez maiores médias de público do Brasil disputando a terceira divisão nacional.

Os anos 2000 seriam bem melhores para o clube. O time se preparava para a disputa da Série B, mas a confusão do caso Sandro Hiroshi, protagonizado por Botafogo, São Paulo e Gama, acabou levando à criação da Copa João Havelange, organizada pelo Clube dos Treze. Assim, o Fluminense pulou uma etapa e voltou à elite do futebol nacional.

Os tricolores surpreenderam o Brasil e fizeram grande campanha, terminando em terceiro na fase de classificação. Apesar disso, um gol de falta marcado por Adhemar, do São Caetano, diante de 60 mil torcedores no Maracanã, deu fim ao sonho do Fluminense de conquistar o título.

Em 2001, o Flu chegou às semifinais do Campeonato Brasileiro, mas foi eliminado pelo Atlético-PR, que seria o campeão. No ano seguinte, quando foi comemorado o centenário do clube, os tricolores foram campeões estaduais depois de sete anos. Além disso, chegaram mais uma vez às semifinais do Brasileiro, mas perderam para o Corinthians.

Em 2005, voltou a conquistar o Campeonato Estadual e chegou à final da Copa do Brasil, mas perdeu para o Paulista. Em 2006, mais uma fuga do rebaixamento. O susto levou os dirigentes do Fluminense a investirem na modernização do clube, em uma gestão mais profissional. E foi nestes moldes que a equipe conquistou seu primeiro título nacional em 23 anos.

Apesar de começar desacreditado, o time comandado pelo agora técnico Renato Gaúcho se superou e foi campeão do torneio com uma vitória por 1 a 0 sobre o Figueirense, em Florianópolis, com gol do zagueiro Roger. No Campeonato Brasileiro, fez sua melhor campanha desde a instituição dos pontos corridos, terminando em quarto lugar. Em 2008, o Fluminense disputará a Copa Libertadores pela primeira vez desde 1985.

Títulos

Copa Rio Internacional 1952
Torneio Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) 1970
Campeonato Brasileiro 1984
Copa do Brasil 2007
Torneio Rio-São Paulo1957 e 1960
Campeonato Estadual do Rio de Janeiro 1906, 1907, 1908, 1909, 1911, 1917, 1918, 1919, 1924, 1936, 1937, 1938, 1940, 1941, 1946, 1951, 1959, 1964, 1969, 1971, 1973, 1975, 1976, 1980, 1983, 1984, 1985, 1995, 2002 e 2005
Campeonato Brasileiro da Série C 1999

Estádio

Laranjeiras

Hino

Sou tricolor de coração
Sou do clube tantas vezes campeão
Fascina pela sua disciplina
O Fluminense me domina
Eu tenho amor ao tricolor

Salve o querido pavilhão
Das três cores que traduzem tradição
A paz, a esperança e o vigor
Unido e forte pelo esporte
Eu sou é tricolor

Vence o Fluminense
Com o verde da esperança
Pois quem espera sempre alcança
Clube que orgulha o Brasil
Retumbante de glórias e vitórias mil

Vence o Fluminense
Com o sangue do encarnado
Com calor e com vigor
Faz a torcida querida
Vibrar de emoção o tricampeão

Sou tricolor de coração... (refrão)

Vence o Fluminense Usando a fidalguia Branco é paz e harmonia Brilha com o sol da manhã Com a luz de um refletor Salve o tricolor

Mascote

A mascote do Fluminense é o Cartola, símbolo da aristocracia do clube. Ele foi idealizado pelo caricaturista argentino Mollas devido à característica peculiar do clube de possuir torcedores ilustres e famosos.

Site

www.fluminense.com.br/

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Cristalina Atlético Clube

Fundação: 1952

Estádio: Salvador Amado
Capacidade: 3000 pessoas

Cronologia

1991 - Participou pela primeira vez do Campeonato Goiano da Segunda Divisão;
1994 - Ficou em terceiro lugar na Segunda divisão, porém por alguns problemas acabou pedindo licenciamento á Federação Goiana de Futebol;
2009 - O Clube disputará a 3ª Divisão do Campeonato Goiano.

Depois de vários anos inativo, o Cristalina Atlético Clube, também conhecido como CAC, começará neste sábado, dia 10 de outubro de 2009 a sua caminhada rumo a Série A2 (Segunda Divisão) do Campeonato Goiano de 2010. O time cristalinense, abrirá o Campeonato Goiano da Terceira Divisão, contra o Itaberaí Esporte Clube, da cidade de Itaberaí – GO, no Estádio Salvador Amado em Cristalina. A partida está marcada para iniciar às 15:30 hrs. O CAC vem realizando diversos amistosos com times de Brasília e Goiás, os dois últimos foram contra o Botafogo-DF, no estádio do CAVE, no Guará-DF, onde o destaque ficou por conta do artilheiro Túlio Maravilha, que marcou os dois gols da vitória do Botafogo, por 2 a 0. O outro foi um jogo-treino contra o time reserva do Clube Atlético Goianiense em Goiânia, time que está preste de consegui o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Zumbi Esporte Clube

ZUMBI ESPORTE CLUBE fundado no dia 15 de novembro de 1954, por um grupo de jovens desportistas da época, foi o primeiro clube do interior a disputar a primeira divisão do Campeonato Alagoano, chegando, inclusive, a ser a terceira força do estado, porém, hoje, o clube encontra-se parado, sem apoio e não dispõe sequer de um time, ou seja, só vive na lembrança de alguns palmarinos saudosos.

O nome do clube é uma homenagem ao grande mártir ZUMBI, o último chefe do QUILOMBO DOS PALMARES. No momento o time do Zumbi encontra-se inativo e o seu estádio, ORLANDO GOMES DE BARROS (ORLANDÃO), com capacidade para quatro mil pessoas, está em péssimas condições de jogo, mas, mesmo assim alguns ainda se aventuram em jogar por lá.

O Zumbi subiu para a primeira divisão no ano de 1996, ficando em 6º lugar no final do campeonato. Em 1997, Marcelo Fumaça, atacante do Zumbi, foi artilheiro do Campeonato Alagoano com 14 gols. Apesar de fazer sua melhor campanha na 1ª divisão do Campeonato Alagoano, o Zumbi ficou em 5º lugar e não se classificou para a Segunda Fase.

A última competição oficial do Zumbi foi a segunda divisão no ano de 2001, o Zumbi precisava vencer para se classificar para a segunda fase e o jogo era no estádio Coaracy da Mata, em Palmeiras dos Índios e seria contra o Igaci, mas, não se sabe por qual motivo o Zumbi não compareceu ao estádio e sendo assim o Zumbi perdeu a chance e beneficiou a equipe do CSE, de Palmeira dos Índios, que se classificou junto do Igaci.

Estádio
Estádio Orlando Gomes de Barros, ou “Praxedão"
Capacidade 4.000

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas

Aos 06 (seis) dias do mês de maio de 2008 anos do nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo e data em que se completam 165 anos de elevação à categoria de cidade, fundada em 1623 pelo português oriundo da Ilha do Cabo Verde, Diogo de Braga, que em 03 de Agosto de 1645 fez surgir o Sentimento Nativista do povo brasileiro, na histórica Batalha de Tabocas, onde nasceu o exército brasileiro, pois, pela primeira vez em solo brasileiro Negros, brancos Índios, céu e terra se uniram para gerar a Nação, foram com estas palavras que às 20h00min horas, na Rua do Estudante, 112, Bairro Universitário, neste Município da Vitória de Santo Antão, Estado de Pernambuco, um grande grupo de pessoas atendem ao convite do Sr. Paulo Roberto, foram recebidas, e reuniram-se em Assembléia Geral para fundar um Clube de Futebol que viesse representar a Terra de TABOCAS.

O nome escolhido para o Clube foi: Associação Acadêmica e Desportiva Vitória das Tabocas, por incorporar o sentimento, educativo, esportivo e coletivo que urge no seio do povo Vitoriense, e que a partir desta data sua sigla será A.A.D.V.T, representada socialmente pelo nome VITÓRIA.
Com relação às cores, a Assembléia resolveu: serão o Azul do céu, o Grená do sangue dos guerreiros das Tabocas, e o Branco da paz, em seu escudo constará o Amarelo do Sol e o Verde dos Tabocais, os quais representarão os seus símbolos no Pavilhão no seu escudo e em seu Hino, neles constarão a simbologia do Monte e dos Leões das Tabocas, do Sol, do Globo, da Cruz de Malta e das Armas com a inscrição de autoria de Paulo Roberto,.


Fundada em 06/05/2008, a Associação Acadêmica e Desportiva Vitória tem como desafio repetir o sucesso obtido pelo extinto Desportiva Vitória, que surgiu no estadual de 1991 dando muito trabalho aos grandes da capital, sendo 3º colocado em seu primeiro ano de existência.Um bom indicador do novo Vitória é a campanha realizada pelo time na Série A-2, na qual já conquistou seu primeiro título antes mesmo de completar 6 meses de existência. Uma campanha quase irretocável, perdendo apenas 1 vez em 18 jogos disputados.


Títulos


Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 - 2008



Estádio: Carneirão

Capacidade: 10.000 lugares

Site

terça-feira, 13 de outubro de 2009

São Gonçalo Futebol Clube

Fundado em 28 de julho de 1999, nascido de um sonho do desportista Francisco Potiguar Cavalcanti Jr, Dep. Poti Jr, que queria ver seu município participando da elite do futebol do Estado do Rio Grande do Norte, reuniu um grupo de 69 amigos para fundar o São Gonçalo, em uma noite inesqueçível na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante. Nesta mesma noite, ficou definido que o mascote do time seria a imagem de um boi, em homenagem a mais tradicional dança folclórica do município, que é o Boi Calemba. Entretanto, o boi tornou-se "Touro", em decorrência da torcida ter tomado conta da divulgação do nome deste último, sendo, hoje, o touro uma marca forte no futebol potiguar. O nome São Gonçalo Futebol Clube foi escolhido depois da análise de algumas alternativas, prevalecendo este por simbolizar o município, facilitando a integração da cidade em torno do time. São Gonçalo do Amarante sempre foi considerado um dos principais celeiros de craques do futebol potiguar, destacando-se, entre outros, Odilon, Odisser, Gonsaga, Ribeiro, Zé Ireno, Tito, Assis e Paulinho, até porque foi o único município a conquistar por cinco vezes o tradicional Campeonato de Futebol do Interior, popularmente conhecido como Matutão. Vice-Campeonato Potiguar por duas vezes (2000 e 2003) e Campeão do Torneio Início 2005, o São Gonçalo F C ocupa o 255 lugar no Ranking criado pela CBF que pontua todos os times do Brasil.


Estádio



Luiz Rios Bacarau(Alçapão do Touro)
Capacidade 5 mil lugares





Hino



Vou para o estádio vibrarCom minha bandeira na mãoEu visto a camisaEsfrego o emblemaNo meu coraçãoMeu time é forte e valenteSão Gonçalo é meu tesouroQuero ver jogarE eu poder gritarÉ gol do touroSão Gonçalo tu és o melhorDo interior à capitalÉs a minha maior alegriaNo Rio Grande do NorteMeu time é forteÉ o meu maioralEu vou pedir proteçãoSão Gonçalo chegou para jogarVai na raça ele é meu campeãoO “Touro” é forteÉ bom no esporteEu não posso negarSou São Gonçalo e sou muito fielSuas cores engrandecem o futebolCom o “Touro” eu vou mais alémPode até chover cair tempestadeOu então fazer sol.



Mascote: Touro


Site


http://www.saogoncalofc.com.br/

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sociedade Esportiva Nacional

A Sociedade Esportiva Nacional é um clube de futebol, da cidade de Santa Inês, no estado do Maranhão. Suas cores são azul, amarelo e branco.Fundação: 1º de novembro de 2002.

2002 - O clube estréia na Segunda Divisão Maranhense


2006 - Fica com o Vice Campeonato da Segunda Divisão, perdendo a final para o Santa Luzia, e ficando com a vaga na Primeira Divisão.
2007 - 8º colocado ; 2008 - 6º colocado

Estádio
Artema Santos
Capacidade 5.000

domingo, 11 de outubro de 2009

Associação Atlética Flamengo

Fundado no dia 1º de julho 1954 por uma carioca chamada Guiomar Pereira Xavier, o Flamengo de Guarulhos foi durante mais de 20 anos, como amador, uma das forças do Campeonato Guarulhense de Futebol. Entre 1969 e 1977, a equipe foi heptcampeã do torneio. Os bons resultados levaram a diretoria do clube a filiar-se à Federação Paulista de Futebol.

A estréia no profissionalismo aconteceu na quinta divisão, em 1979. No ano seguinte, esta categoria foi extinta e o Flamengo disputou a terceira divisão. Não conseguindo o acesso, o clube licenciou-se e voltou ao amadorismo.

A década 1980 ficou marcada pela construção do estádio do Flamengo, o Antonio Soares de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um ex-presidente da Liga Guarulhense de Futebol. Na década de 1990, mais precisamente entre 1994 e 1997, o time rubro-negro somou mais quatro títulos municipais e, entre as conquistas, em 1996, foi campeão amador do Estado de São Paulo.

Em 1998, o clube voltou definitivamente ao profissionalismo. Em 1999 foi campeão paulista da Série B2 (quinta divisão, sem equivalência atual), o que garantiu o acesso à Série B1 (equivalente à atual Segunda Divisão). Em 2000, o Flamengo obteve sucesso mais uma vez, conquistando o título e o acesso para a Série A3.

O ano de 2003 foi especial para o time, que viajou para o Líbano, onde realizou um amistoso na capital, Beirute. O adversário foi o Nejmeh e o placar da partida foi 3 a 0 para os brasileiros. O destaque do jogo foi o atacante tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, Bebeto. O jogador atuou um tempo em cada equipe.

Em 2005, mais um fato histórico para o clube de Guarulhos. A equipe Sub 13 foi convidada para participar de um torneio comemorativo à Copa do Mundo de 2002, que ocorreu na Coréia do Sul e no Japão. Apesar de não conquistar o título, o rubro-negro teve um grande desempenho. Em 2008, após três anos de disputa na Série A3, o clube sagrou-se campeão e conseguiu chegar à Série A2 pela primeira vez. Em sua estréia no torneio, em 2009, o clube chegou ao quadrangular final, mas não conseguiu o acesso.

Títulos

Campeonato Paulista Série A3: 2008.
Campeonato Paulista - Série B: 2000.
Campeonato Paulista Segunda Divisão B2: 1999.

Estádio

Antonio Soares de Oliveira

Capacidade: 15.000 espectadores


Hino

Minha paixão tem oito listras
Com duas cores eu me cubro
Pois sou Flamengo, sou Flamengo meu amor
Meu coração é negro e rubro

No Município de Guarulhos
Está gravada sua história
Pois sou Flamengo, sou Flamengo meu amor
No seu futuro está a glória

Flamengo, Flamengo, Flamengo
A voz ninguém há de calar
O grito de guerra que trago
No tempo irá ecoar

Transborda o meu coração
De amor pela Associação
Atlética Flamengo
Meu eterno campeão


Mascote


Se a raça, o símbolo, as cores e o nome são idênticos, haveria de existir para o rubro-negro de Guarulhos alguma diferença em relação ao clube inspirador. Ao invés do “Urubu”, do Flamengo carioca, seu irmão de sangue, o de Guarulhos preferiu o “Corvo” como mascote. Mas urubu não é a mesma coisa que corvo? A resposta é não. No Brasil, erroneamente costuma-se chamar corvo de urubu, mas ambos pertencem a “famílias” diferentes. Entre o Flamengo do Rio de Janeiro e o de Guarulhos acontece o mesmo


sábado, 10 de outubro de 2009

Profute Futebol Clube

O Profute Futebol Clube se encontra em uma região privilegiada para a prática do futebol, contemplando os municípios de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito no Estado do Rio de Janeiro. Região notória formadora de jogadores conhecidos, desde Zizinho (Copa do Mundo de 1950), Bismarck (Copa do Mundo de 1990) à Alex (Chelsea) e Ibson (Flamengo). Atingem uma população estimada de 2.500.000 pessoas, com enorme potencial para revelar inúmeros talentos.

Estréia no Campeonato da Terceira Divisão de Profissionais em 2005. Na primeira fase se classifica em segundo lugar. Chega às quartas-de-final quando é eliminado.
Em 2006, é convidado a disputar a Segunda Divisão, se classificando na primeira fase.
Em 2007, a campanha é ruim e o clube é quase rebaixado, mas consegue permanecer através de uma espécie de requalificação ou torneio da morte, no qual fica em primeiro lugar.
A agremiação, antes sediada na capital do Rio de Janeiro se transfere para Tanguá.
Em 2008, não passa da primeira fase. Em 2009, continua a disputar o Campeonato Estadual da Segunda Divisão de Profissionais do Rio de Janeiro.
Utiliza-se atualmente para mando de seus jogos do Estádio Municipal de Itaboraí Alziro de Almeida, conhecido como Alzirão. Suas cores são verde, vermelho e branco.

O clube vem demonstrando ser uma nova opção no mercado de clubes formadores de jovens talentos, se destacando pelo seu profissionalismo e seriedade. O clube disputa atualmente o Campeonato Carioca da 2ª divisão do Rio de Janeiro nas categorias Profissional, Junior, Juvenil, Infantil, Mirim e Pré-mirim.



Estádio
Alziro de Almeida (Alzirão)
Capacidade 800


Site


http://www.profute.com.br/

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Grêmio Esportivo Laranjeiras

Surgiu em 15 de maio de 1980, por meio de um grupo de desportistas com o intuito de ingressar em jogos de veteranos existentes na época.Porém, em 1993 esse grupo percebeu que o clube poderia disputar campeonatos amadores, filiando-se à Federação de Futebol do Estado do Espírito Santo (FES). Entre os anos de 2001 a 2003, a equipe de várzea começou a se preparar no futebol amador do Estado. De 2004 a 2007, a equipe que leva o nome de Laranjeiras iniciou as participações em campeonatos da 2º divisão. Em 2008 o GEL se classificou para competir pelos jogos da 1º divisão da elite do futebol capixaba.Neste ano o Gel deu continuidade à sua participação no Capixabão 2009, mas atualmente, por causa de uma irregularidade, encontra-se sub-júdice a sua permanência na Primeira Divisão. O processo foi julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva e o clube obteve o ganho da causa. Porém o mesmo TJD reuniu-se e fez com que o Gel perdesse 6 pontos. O presidente Hozano Pires informou que recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, localizado no Rio de Janeiro. “Aguardamos resultado positivo. Caso o Gel ganhe, o clube irá somar 20 pontos conquistados no campeonato e, com isso, o time permanecerá na 1ª divisão”.

Estádio


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Esporte Clube Siderúrgica

Fundado no dia 31 de maio de 1930, por iniciativa de funcionários da Usina Siderúrgica Belgo-Mineira, o Esporte Clube Siderúrgica foi um exemplo de responsabilidade social em seu tempo, pois oferecia, através da Belgo Mineira, uma garantia de aprendizado de uma outra profissão, com a possibilidade, quando encerrava-se a carreira futebolística, do jogador trabalhar no ramo siderúrgico.A primeira partida do clube aconteceu em 17 de agosto de 1930, no campo do Alves Nogueira Foot Ball Club, atual PRAESA, quando o Siderúrgica perdeu para o rival, mais antigo e participante dos campeonatos mineiros de então. O primeiro presidente foi Felicio Roberto e o primeiro campo de futebol foi construído com o patrocínio da Belgo, em terreno doado pelo Recreio Club Siderúrgica. O famoso estádio da Praia do Ó foi palco de memoráveis embates da simpática “Tartaruga”.Em 1931, filiou-se a Liga Mineira de Desportos Terrestres e disputou seu primeiro torneio oficial, conquistando o título de Campeão da 2ª Divisão de Amadores. Em 1933, fez sua primeira partida como profissional, vencendo o Palestra Itália, atual Cruzeiro, pelo placar de 2 a 1.Em 1937 conquistou o título estadual em cima do Villa Nova, vencendo um jogo desempate. Carazo, ex-Palestra (Cruzeiro), perdeu um pênalti que poderia ter mudado o curso da histórica decisão, segundo os torcedores do Villa. O Siderúrgica teve ainda o artilheiro da competição, Arlindo, com 10 gols. Após belas participações nas décadas seguintes, quando conquistou quatro vice-campeonatos e dezenas de vitórias contra os rivais de Belo Horizonte, o clube conseguiu o título mineiro de 1964.




O título de 1964


Em 13 de dezembro de 1964, a Tartaruga, animal escolhido pelo cartunista Mangabeira para simbolizar o time de Sabará, protagonizou o capítulo final de uma fase romântica no futebol mineiro, ao conquistar o último título estadual antes da inauguração do Mineirão. No Estádio Otacílio Negrão de Lima, a Alameda (hoje, um supermercado), o time comandado por Dorival Knipell, o Yustrich, venceu o anfitrião América por 3 a 1 e deu início à festa na cidade histórica, dsitante apenas 25 km de Belo Horizonte. O time campeão formou com Djair, Geraldinho, Chiquito, Ze Luiz e Dawson Laviolla; Edson e Paulista; Ernani, Silvestre, Noventa (Aldeir) e Tião Cavadinha. Ninguém sabia então, mas esse foi o canto de cisne do clube sabarense.


Na heróica campanha da Tartagura em 64, houve apenas uma derrota, por 1 a 0, para o Cruzeiro, no Barro Preto, com um gol de Tostão (então com apenas 17 anos), contestado pelos jogadores e dirigentes do Siderúrgica, pois o jovem craque celeste estaria impedido.




Em 1965, já na era Mineirão, o Siderúrgica conseguiu a terceira colocação no Estadual, atrás de Cruzeiro e América e à frente do Atlético Mineiro, utilizando a mesma base que conquistara o título de 64. Aliás, como campeão mineiro em 1964, coube ao Siderúrgica a honra de representar Minas Gerais na Taça Brasil de 1965, disputando o primeiro jogo oficial da história do recém inaugurado Mineirão. No dia 29 de setembro de 1965, 24 dias após a inauguração do estádio, o Siderúrgica recebeu o Atlético-GO, no estádio da Pampulha, no jogo de volta da decisão da Zona Centro e venceu por 3 a 1, seguindo adiante na competição, quando perdeu para o Grêmio.




Mas já em 1966, em penúltimo lugar no campeonato mineiro, acompanhou o lanterna Renascença, da capital, no rebaixamento e em 1967, com o fim do apoio financeiro da Belgo-Mineira, o clube extinguiu o seu departamento de futebol profissional. Foi o mesmo triste caminho de outros tradicionais times da época, como Metalusina (Barão de Cocais), Asas (Lagoa Santa), Meridional (Conselheiro Lafaiete) e Bela Vista (Sete Lagoas).


Depois de 26 anos desativado, voltou a disputar, em 1993 e 1997, o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, mas sem o mesmo sucesso do passado.




Títulos



Campeonato Mineiro: 1937 e 19644

Torneio Início: 1942, 1951, 1956 e 1965

Taça Brasil Central: 1965.



Estádio

Praia do Ó


Nome Oficial: Estádio Eli Seabra Filho

Capacidade: 3.000 pessoas

Endereço: Rua da Ponte, s/n - Sabará-MG

Inauguração: 26/08/1934



MASCOTE
O Esporte Clube Siderúrgica tem como mascote uma Tartaruga, criação do cartunista Fernando Pierucetti, o Mangabeira, por encomenda do jornal 'Folha de Minas, em 1943

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Ipiranga de Aliança Esporte Clube

Depois de cinco titulos estaduais 1996/97/98/99/2005 e um vice em 2006, no campeonato amador, a equipe da cidade de Aliança do Tocantins faz em 2007 a estreia no Campeonato Estadual de Profissionais. Por questões burocráticas, o Aliança Esporte Clube, estará com novo nome no certame. A equipe foi inscrita como Ipiranga de Aliança, time que também contribuiu para o sucesso do futebol Aliancense. A profissionalização da equipe e a confirmação no campeonato só foi possível graças ao apoio da Prefeitura e Câmara Municipal, que oficializaram a parceria.
No ano de 2009, o Ipiranga desistiu de participar do campeonato. Conforme prevê o regulamento da competição, fica estabelecido que todas as partidas, realizadas ou não pelo clube, ficam com o placar de 3x0 para o adversário.


Títulos

5 Campeonatos Tocantinense Amador: 1996, 1997, 1998, 1999 e 2005

Estádio

Ipirangão
Nome Oficial: Estádio Vanderlei Afonso da Silva
Capacidade: 5.000 pessoas

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Barra Mansa Futebol Clube

O Barra Mansa Futebol Clube, fundado em 1908, foi o primeiro clube do Brasil a se profissionalizar, em 1911 , segundo alguns historiadores, sendo considerado pioneiro no País.
Ainda em 1908, o clube atendia por outro nome: Barramansense. Pouco mais tarde, atraiu a atenção do rico empresário sírio Espiridião Geraidini, que não mediu esforços para formar times de ponta. Pelos quadros do Leão do Sul passou gente como o filho ilustre da cidade Jair da Rosa Pinto, na época conhecido como Jajá de Barra Mansa, um dos mitos do futebol que brilhou na Vasco, na Seleção de 50 e em 56, ao lado de Dorval, Pelé e Pepe, marcou época no Santos, formando um ataque infernal.O período de profissionalização do Barra Mansa se manteve até a década de 60. A partir daí, o clube passou a participar de torneios amadores e, em raríssimas vezes, montou times profissionais mas que acabaram desfeitos. “ Somente em 1915, no dia 10 de outubro, é que o Barra Mansa passou a adotar o nome atual.
Amistoso contra o Atlhetic
Em dezembro de 1915, dois meses após ser denominado Barra Mansa, o Leão do Sul recebeu em casa o Atlhetic, do Rio Janeiro, para uma partida amistosa. Toda a movimentação do jogo foi descrita no extinto jornal local, Cartão Postal. O resultado frustrou aos torcedores, pois os visitantes venceram por 3 a 2, num confronto muito disputado, realizado sob temporal.
Nas décadas de 20 e 60, o clube era tido como um furacão nos gramados, ou como um verdadeiro Leão do Sul, que amedrontava os adversário. Nesse período, o Barra Mansa conquistou vários títulos, entre os quais, destacam-se o de campeão fluminense de 1953 e o de super-campeão fluminese também de 1953, organizados pela extinta Federação Fluminense de Desporto.
Nos anos 70 e 80, o clube passou totalmente em branco, mas foi na década de 90 que o Leão do Sul voltou a rugir. Em 1995, o Barra Mansa foi campeão do Módulo Intermediário do Campeonato Carioca. O regulamento do torneio previa que o campeão e o vice subissem para a elite do Futebol Carioca, mas por arbitrariedade da FERJ tal façanha não foi permitida.
Em 2008, o Barra Mansa Futebol Clube retorna oficialmente às atividades. Com a ajuda de empresários e políticos, o clube disputa a 3ª Divisão do Campeonato Carioca para que, no ano do seu centenário, retorne às glórias de velhos tempos.



Títulos


Campeonato Fluminense de Futebol: 2 vezes - 1953 e 1953 (Supercampeonato).
Campeonato Carioca (Grupo B da 1ª Divisão)*: 1995.
Torneio Início do Campeonato Fluminense: 1953.


Mascote: Leão
Uniforme: Camisa azul com detalhes brancos, calção branco e meia azul

Estádio


Prefeito Ismael de Souza (Leão do Sul) - Capacidade 5000


Site

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

União Desportiva Messejana

A União Desportiva Messejana - UDM, como o nome já diz União dos Desportistas de Messejana - bairro da cidade Fortaleza-CE -, foi uma iniciativa partida de um sonho, onde vendo-se a força do futebol em nossa comunidade, notou-se a necessidade da criação de uma equipe que podesse representar, e mostrar a todo o estado, valores individuais até então passado despercebido, que é o grande número de atletas com potencial suficiente para suprir as necessidades de equipes de maior representação no futebol local, que defendem o 'investimento nas categorias de base' - na teoria - e que nunca colocaram em pratica esta que sem dúvida nenhuma é a grande salvação para o futebol de nosso estado.
Por sermos uma equipe de bairro, as dificuldades são enormes, a começar pela parte financeira. Para se montar uma equipe sem a condição financeira necessária é muito dificil, e nossa comunidade, apesar da grande paixão pelo esporte, e com sacrificio, ainda assim achavam uma maneira de, alguma forma, está participando junto com a equipe. Esta atitude e colaboração é que nos deixa felizes, cientes de que é do primeiro degrau que se começa uma escalada vitoriosa. A principio pode se dizer que ainda estamos ingatiando. Trës competições pode ainda ser considerado aceitável os resultados conseguidos. No primeiro ano começamos duas semanas antes do inicicio da competição. No segundo começamos com um mës de antecedëncia. Já no terceiro, devido a indecisões internas, começamos no limite e nem por isso deixamos de cumprir - com sacrificio - a nossa participação como filiados a Federação Cearense de Futebol-FCF. O importante é que a cada ano aprende-se algo, e melhora-se no aperfeiçoamento, hora na parte interna, hora no futebol especificamente, para com isso tirar um melhor aproveitamento, até que se encontre o equilibrio necessário para o bom funcionamento em um todo.
Nós da UDM, começamos colocar em prática a iniciação - não de garotos muitos jovens - mas com atletas de equipes que participavam dos muitos campeonatos de nossa comunidade. E pensando neles, trabalhamos junto a Federação Cearense de Futebol - FCF, filiamos a equipe, abrimos conversações com representantes e/ou responsáveis pelas equipes, criamos um campeonato de onde tiraria-mos nossos atletas, e fizemos nossa primeira participação no Campeonato Cearense de Futebol Terceira Divisão 2005.
Fizemos parte do 'GRUPO A' daquela competição juntamente com ( Santana-Jaguaruana-CE, Aracati, Eusébio, Caucaia, Morada Nova e Calouros ). Terminamos a primeira fase como primeiro colocado, com uma campanha que chamou atenção logo de inicio, devido a idade média de nossa equipe, onde havia na relação do jogo três a quatro jogadores entre 17 (dezessete) e 18 (dezoito) anos, média mantida em toda a competição -. Marcamos 24 (vinte e quatro) pontos, com 07 (sete) vitórias, 01 (um) empate, 02 (duas) derrotas, 18 (dezoito) gols pró, 12 (doze) gols contra e um saldo positivo de 06 (seis) gols. Ao final terminamos na quarta colocação geral. Dai por diante, nossa equipe começou a ser notada, o futebol da grande Messejana ficou bem mais visto, e os campeonatos nos bairros mais bem disputados.
Dado o primeiro passo - vamos chamar assim -, juntamente com a fundação de nossa equipe, fundamos tambem a SUPER LIGA MESSEJANA DE DESPORTOS, onde, alem do futebol, formariamos tambem com outras modalidades esportivas, uma maior interação do esporte em nossa região. Dai formamos sua diretoria, onde no ano seguinte, organizou-se. Filiou as equipes até então desgarradas. Juntou a força das grandes equipes da região, e hoje é um dos campeonatos de suburbio mais bem visto por toda a cidade, bem como com grande perspectiva de um fortalecimento maior nos anos de 2008 / 2009.
No ano 2006, fizemos parte do 'GRUPO D' juntamente com (Caucaia, Terra e Mar e América) e vendo o desempenho anterior, mudamos um pouco a politica, invertendo - mais experiencia, menos juventude. Fizemos uma campanha razoavel, participando somente da primeira fase, marcamos 09 (nove) pontos, em 06 (seis) jogos, 02 (duas) vitórias, 03 (tres) empates, 01 (uma) derrota, 14 (quatorze) gols pró, 08 (oito) gols contra e um saldo de 06 (seis) gols. Apesar do baixo número de derrotas, nos despidimos do campeonato em terceiro de um grupo que classificavam-se dois.
No ano de 2007 formamos o grupo com (Terra e Mar, Calouros e América). Marcamos 18 (dezoito) pontos sendo: 04 (quatro) vitórias, 08 (oito) derrotas, 06 (seis) empates, 16 (dezesseis) gols pró, 23 (vinte e tres) gols contra. Uma campanha considerada abaixo das expectativas no Campeonato Cearense, devido a uma maior participação e 'apoio', onde apesar das dificuldades - até viagem em tres carros particulares com o número necessário de atletas para um jogo em Barbalha-CE, distante 500 Km da capital aconteceu - cumprimos nosso papel. Mas neste ano, começamos tudo as pressas, tudo foi muito adiado, e quando demos conta, já estavamos batendo o primeiro centro de campo.
Agora em 2008, abrimos um leque maior em nossaas categorias de futebol. Já temos o Futebol Feminino, de onde já saiu uma jogadora, que integra a Seleção Brasileira sub-20 - ver reportagem pagina inicial -, tivemos a primeira experiencia no Campeonato Cearense da categoria, ficamos de fora por saldo de gols - 15 a 17. Já começamos trabalhar a equipe para o Campeonato Cearense sub-15 e sub-17. Destas categorias, faremos a base para o Campeonato Cearense de 2008 Terceira Divisão. Enfim, espectativa de um grande ano, mantendo sempre o pé no chão e acreditando sempre no potencial dos atletas de nossa comunidade, pois é com eles - em sua maioria - que faremos uma União Desportiva Messejana - UDM forte, e com uma base de sustentação (alicerce) de perspectivas duradoura, tendo em vista a sempre média de idade a qual começa-se o trabalho, apostando sempre nos valores que brotam aqui do nosso lado, e que ao contrário da maioria das equipes, não deixaremos escapar e, nem de apostar nesses garotos.

Atualmente, o Messejana disputa a Terceira Divisão do futebol cearense. Em 2009 , foi um ano para esquecer. Com apenas uma vitória em toda a competição, a U.D.M. faz sua pior participação no campeonato Cearense de futebol terceira divisão em toda a sua existencia, e agora espera 2010 para tentar alcançar melhor desempenho e ascenção a segundona Cearense.


Estádio


Murilão
Capacidade 3.000


Site


domingo, 4 de outubro de 2009

União Esportiva

Foi fundado no dia 15 de agosto de 1906, na Praça Justo Chermont, onde funcionava a Associação Recreativa “Ernesto Matoso”. Naquele período no estado do Pará existiam somente a Associação Desportiva Recreativa e Beneficente e o Esporte Clube do Pará. Foi o primeiro vencedor do campeonato estadual de futebol em 1908 e também o primeiro bicampeão consecutivo em 1908 e 1910, no ano de 1909 não houve disputa. Também conquistou o Torneio Província do Pará e a Taça O Estado do Pará, além do Torneio Início de 1924 e 1927. O clube deixou de existir no ano de 1967, ao entrar numa grave crise financeira.

O clube sempre se fez presente nas disputas do campeonato Paraense, até os idos da década de 60, quando sucumbiu e fechou as suas portas.Seu maior astro foi Euclides Pessoa do nascimento o famoso “Marituba”.

Em 2008 o União Esportiva disputou a Copa do Centenário do Campeonato Paraense representado pelo Clube Municipal Ananindeua, terminando a disputa em segundo lugar, perdendo no saldo de gols para a Tuna Luso.


Títulos

sábado, 3 de outubro de 2009

Sport Club Rio Grande

No dia 19 de Julho de 1900, junto a um grupo singular de senhores, composto por sobrenomes alemães, ingleses e portugueses, e com o apoio imprescindível de Arthur Lawson, Minnemann concretizou seu sonho, e fundou o Sport Club Rio Grande, o clube de futebol mais antigo do país.
Junto à euforia da novidade, toda uma estrutura foi montada, a fim de popularizar o esporte.
Os primeiros jogos aconteceram a partir do embate entre os próprios sócios, divididos em quadros, o Quadro B e o Quadro A.
A partir de infindáveis reuniões, foi-se aos poucos definindo as cores do clube (uma homenagem ao Rio Grande do Sul,estado que acolhia tantos estrangeiros), a captação de recursos, os jogos de exibição, entre outras decisões práticas.
Em 1911, erguia-se o primeiro Pavilhão, no Estádio das Oliveiras, palco dos belos jogos e de vitórias significativas. O Estádio foi construído com a colaboração dos sócios e com o apoio de toda a sociedade rio-grandina. O fogo que destruiu o Pavilhão em 1934 não destruiu o sonho. Pelo contrário, foi um impulso para a melhoria das condições físicas do clube. No mesmo local, um novo Pavilhão, agora de material, passou a abrigar os torcedores, que desde o início apoiavam e lotavam o Estádio para assistir as exibições do Tricolor rio-grandino.
Dentre as conquistas significativas, cabe ressaltar a Taça Centenário da Independência, conquistada em 1922, a conquista do Campeonato Gaúcho de 1936 e dos vice-campeonatos estaduais em 1941 e 1951, todos esses motivos de orgulho para o Sport Club Rio Grande.

Em 1936, em Porto Alegre, o S.C. Rio Grande levantou o título de Campeão Estadual de Futebol do Rio Grande do Sul, abatendo o Vitoriense de Santa Vitória do Palmar, o Farroupilha de Pelotas, o Novo Hamburgo (da cidade de mesmo nome) e, finalmente, o Internacional de Porto Alegre, campeão porto-alegrense. O título veio em melhor de duas contra o Internacional.
O time do Rio Grande que levantou o Campeonato Estadual de 1936 estava assim constituído: Ernestinho, Darinho, Paulinho, Pesce, Fruto, Juvêncio, Sanguinha, Cazuza, Curruíra, Munheco, Chinês, Tocco, Marzol e Roberto; e esteve confiado à seguinte comissão técnica: presidente, dr. Oswaldo Miller Barlem; secretário-tesoureiro, Oscar Lema Garcia; técnico, Comte. Gustavo Cramer Filho.


Nesse mais de um século, o clube enfrentou todas as mazelas e glórias que se enfrenta numa caminhada longa. Criou ídolos, mudou conceitos, foi e é parte da vida de várias gerações de pessoas. O resgate e a manutenção dessa memória fazem parte do trabalho do Memorial. Nossa preocupação é manter vivo o espírito daqueles pioneiros que acreditaram num sonho e se dedicaram na construção de uma realidade que viria a tomar conta do país: o futebol.


Em 2000, como homenagem ao centenário do clube, o Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol para participar da 1ª divisão do Gaúchão. Esse campeonato recebeu o nome de "Copa Sport Club Rio Grande - Um Século de Futebol".
Jogou a 1ª fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou em 5º, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois), fazendo uma péssima campanha.
Além do convite para disputar o Gaúchão, o Rio Grande realizou um jogo festivo para comemorar os 100 anos, recebendo no Estádio Colosso do Trevo (do rival Rio-Grandense) o Fluminense, do Rio de Janeiro.


O Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo ainda em atividade no Brasil. Está localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol".

O Rio Grande temdois rivais em sua cidade, o São Paulo (clássico Rio-Rita) e o Rio-Grandense (clássico Rio-Rio).
Atualmente, disputa a Segunda Divisão Gaúcha.


Títulos


Campeonato Gaúcho: 1936.
Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão: 1962.


Estádio

Estádio Arthur Lawson


Possui capacidade para 3.000 pessoas e fica dentro de um complexo esportivo, nos arredores de Rio Grande. Foi construído após o clube ter deixado seu estádio no Centro da Cidade, que ficava ao lado do antigo campo do rival Rio Grandense.
Público Recorde 3.700 - Campeonato Estadual da Segunda Divisão 2008


Hino
Letra de: WAlTER ROBINSONMúsica de: MADIR BRITTO NEVES



RIO GRANDE -- O teu nome é um hino, que milhões de gargantas entôam e daqui deste recanto Sulino, no Brasil seus acórdes ecôam.
Teu passado é brilhante e reluz, em confronto não teme igualdade, e, por isso, és um facho de luz, entre os Clubes da nossa cidade!
Quantas vezes, teu quadro, o mais forte em pelejas de grande emoção, consagrou-se, por fim, no Esporte, o egrégio e viril campeão!
Tuas vitórias perenes estão na memória dos teus torcedores, e daqui por diante serão mais fulgentes nos seus resplendores.
Glorioso é o teu pavilhão com seu verde, encarnado e amarelo, sendo um símbolo de tradição, entre outros tremula mais belo!
Veterano do esporte bretão tens o palma de ser pioneiro, e nas côres do teu pavilhão, vive na alma do povo "Pampeiro"
De passado e presente glorioso, o teu nome fulgura e se expande, porque és o mais velho e garboso, do Brasil e do nosso "Rio Grande".
Glorioso é o teu pavilhão, com seu verde, encarnado e amarelo, sendo um símbolo de tradição, entre outros tremula mais belo!


Site


http://www.sportclubriogrande.com.br/

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Botafogo de Futebol e Regatas

Um grupo de jovens do bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, já pensava em fundar um clube de futebol desde o surgimento do Fluminense Football Club, em 1902. Então, em uma reunião em um casarão no bairro do Humaitá, no dia 12 de agosto de 1904, foi criado o Eletro Club. Porém, devido a uma sugestão de Dona Chiquitota, avó de um dos fundadores, a instituição mudou de nome, tornando-se Botafogo Football Club.

O primeiro jogo da história do Botafogo foi realizado em 2 de outubro de 1904 contra o Football and Athletic Club. Esta foi também a primeira vitória do recém-fundado clube alvinegro. Eles venceram por 3 a 0. Pouco depois, a agremiação foi um dos membros fundadores do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro.
Em 1907, o Botafogo terminou o Campeonato Estadual empatado em primeiro com o Fluminense. O Botafogo teria de enfrentar o Internacional, lanterna da competição, na última rodada. Porém, o Internacional não compareceu ao jogo e o Botafogo venceu o jogo por W.O., mas não teve gols acrescentados na tabela.

Enquanto isso, o Fluminense venceu o Paissandu por 2 a 0 e empatou na classificação final do campeonato com o alvinegro. Prejudicado por não ter a oportunidade de marcar gols na última partida, o Botafogo pediu um jogo extra. O Fluminense, alegando que o regulamento previa que em caso de empate entre duas agremiações a decisão seria pelo saldo de gols, negou-se a realizar a partida extra. Como tinha melhor saldo, o Fluminense reivindicou o título. O regulamento da competição não especificava nenhum critério de desempate além do número de pontos, ficando o

Muito tempo depois, em 1989, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro declarou o Botafogo campeão, aceitando as alegações desse clube de que não havia um regulamento, mas sim, um estatuto que não fazia referência a decisão do título por saldo de gols.

Não satisfeito com a decisão, o Fluminense recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol que quase 100 anos após, em 1996, finalmente decidiu declarar o Fluminense e o alvinegro, campeões cariocas de 1907.

O Botafogo foi o vice-campeão dos dois anos seguintes, conseguindo finalmente seu primeiro título incontestável em 1910. Nesta época ganhou o apelido de "Glorioso", que dura até os dias atuais. Devido a problemas administrativos, o Botafogo se desligou da LMSA (Liga Metropolitana de Sports Athleticos) e se filiou à AFRJ (Associação de Football do Rio de Janeiro). Isso significa que o time alvinegro disputou um estadual à parte, sem a presença de rivais tradicionais como Fluminense e Flamengo. Em 1912, foi campeão desta liga. Hoje, as duas competições são consideradas como Campeonatos Estaduais e o título é dividido. Em 1912, por exemplo, Paissandu e Botafogo foram campeões estaduais.


Logo no ano seguinte, o Botafogo voltou à LMSA e foi vice-campeão. Viveu um período longo sem títulos, o primeiro grande jejum da história do clube. O próximo campeonato só veio em 1930. Esta década foi mais um período de sucesso para os alvinegros. Em 1932, foi campeão estadual. Então, o futebol do Rio de Janeiro se profissionalizou e criou a Liga Carioca de Futebol.

O Botafogo não concordou com esta mudança e seguiu participando de um campeonato paralelo, que não contava com seus principais rivais (Flamengo, Fluminense e Vasco). Ainda assim, aquela equipe conseguiu uma das séries mais expressivas da história do clube, sendo tetracampeã estadual em 1932, 1933, 1934 e 1935. Destes títulos, o único que não é dividido com algum adversário é o de 1932.

No dia 8 de dezembro de 1942, o Botafogo Football Club se fundiu com o Clube de Regatas Botafogo, se tornando o Botafogo de Futebol e Regatas. Com isso, mudanças no uniforme também foram feitas. Para começar, o escudo do clube passou a ser apenas a Estrela Solitária, em vez das iniciais B.F.C. com letras entrelaçadas.

Com o novo nome, o Botafogo foi vice-campeão estadual quatro vezes em 1944, 1945, 1946 e 1947. Depois dos segundos lugares em seqüência, o clube finalmente conseguiu um título em 1948, em uma vitória memorável sobre o Vasco, que na época tinha um dos melhores times de sua história, conhecido como Expresso da Vitória. Depois disso, ficou mais nove anos sem vencer o Campeonato Estadual.

As décadas de 1950 e 1960 foram a melhor época da história do Botafogo. Para começar, em 1957, o clube interrompeu o jejum de títulos com uma vitória espetacular sobre o Fluminense na final do Campeonato Estadual, por 6 a 2. Esta é a maior goleada da história das finais da competição. O herói foi Paulinho Valentim, que marcou cinco dos seis gols alvinegros.

Naquela decisão, craques como Garrincha e Nilton Santos já eram jogadores do Botafogo. Estes dois e Didi foram para a Copa do Mundo de 1958, onde ganharam o primeiro título mundial da história da seleção brasileira. No Estadual de 1961, os alvinegros mais uma vez não deram chances para os adversários e foram campeões. No ano seguinte, venceram o Rio-São Paulo pela primeira vez.

Em 1964 e 1966, o time alvinegro voltou a vencer o Rio-São Paulo, mas em ambas as vezes o título foi dividido, na primeira com o Santos e na segunda com Santos, Vasco e Corinthians. Em 1967 e 1968, o clube foi bicampeão estadual. Em 1968, também se sagrou campeão da Taça Brasil, sendo a primeira agremiação do Rio de Janeiro a ganhar um título nacional. Nesta época, craques como Paulo César Caju, Gérson e Jairzinho atuavam no time.

Este foi o último ano de glória do Botafogo em um longo tempo. Em 1971, por exemplo, o clube chegou à final do Campeonato Estadual contra o Fluminense. Com um gol de Lula aos 42 minutos do segundo tempo, a equipe perdeu a decisão. Voltou a chegar perto de uma taça no Brasileirão de 1971, mas perdeu duas vezes para o Atlético-MG no quadrangular final e ficou em terceiro.

No dia 15 de novembro de 1972, um dos momentos marcantes positivamente para o Botafogo. Esta data é o dia do aniversário do Flamengo, um dos maiores rivais do clube alvinegro. E foi exatamente neste dia que os botafoguenses derrotaram os rubro-negros por 6 a 0.

Outra marca positiva foi a maior seqüência sem ser derrotado na história do futebol brasileiro, quando ficou 52 jogos sem perder entre 1977 e 1978. O clube chegou a fazer boas campanhas no Campeonato Brasileiro na década de 1980, mas nunca levantou a taça. Foi com o título estadual de 1989 que o jejum de 21 anos foi quebrado, com um gol de Maurício na final contra o Flamengo de Zico.

Em 1990, o Botafogo sagrou-se bicampeão estadual. Dois anos depois, chegou na final do Brasileirão contra o Flamengo. Acabou vice-campeão. O confronto foi marcado por um grave acidente no segundo jogo da final. Parte da arquibancada do Maracanã cedeu e dezenas de torcedores caíram na geral. Três flamenguistas morreram. De positivo, o vice-campeonato deu ao time alvinegro uma vaga na Copa Conmebol do ano seguinte, que acabou vencendo.

Em 1995, o Botafogo finalmente conseguiu conquistar o Campeonato Brasileiro. Comandado pelo ídolo Túlio e por jogadores como Donizete, Gonçalves e Sérgio Manoel, a equipe derrotou o Santos na final. Túlio foi o artilheiro da competição. Dois anos depois, Dimba marcou na final contra o Vasco e deu ao Botafogo mais um título estadual.

Em 1998, mais um título do Rio-São Paulo, conquistado em final contra o São Paulo. No ano seguinte, uma das maiores decepções da história do clube alvinegro. O Botafogo chegou até a final da Copa do Brasil contra o Juventude. Perdeu a primeira partida por 2 a 1 e só precisava de uma vitória por 1 a 0 no Maracanã para ser campeão. O público de 101.581 torcedores viu o empate por 0 a 0 e o vice-campeonato alvinegro.

Depois disso, o Botafogo passou anos fazendo péssimas campanhas no Brasileiro e no Estadual. Em 1999, o clube terminou a competição nacional na zona de rebaixamento, mas entrou na Justiça contra o São Paulo, alegando que o clube paulista tinha escalado irregularmente um atleta em jogo contra o Alvinegro, Sandro Hiroshi. O Botafogo ganhou os pontos no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e saiu da zona de rebaixamento, colocando o Gama na segundona.

A equipe do Distrito Federal não aceitou a decisão e entrou na Justiça Comum contra a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O Gama ganhou a causa e o direito de disputar a primeira divisão. A CBF não cedeu e se recusou a organizar um campeonato com a equipe alviverde na elite. O Clube dos Treze, então, criou a Copa João Havelange, trazendo clubes como Fluminense e Bahia da segunda divisão para a primeira e impedindo o rebaixamento do Botafogo.

Em 2002, o que a torcida alvinegra temia desde 1999 aconteceu. Com uma campanha muito ruim no Campeonato Brasileiro daquele ano, terminou rebaixado para a segunda divisão. Disputou a competição em 2003 e conseguiu o acesso sendo vice-campeão, ficando atrás apenas do Palmeiras.

No seu primeiro ano de volta à elite, o Botafogo lutou novamente contra o rebaixamento, mas se salvou. A diretoria do clube começou a investir na estabilização das dívidas e no pagamento em dia dos salários dos atletas. Em 2006, finalmente veio o primeiro título em sete anos. Com duas vitórias sobre o Madureira na final do Estadual, o Botafogo foi campeão.

O ano de 2007 foi de decepção para os alvinegros. O clube disputou com boas condições de vencer todos os campeonatos em que entrou, mas não ganhou nenhum. Favorito para o título estadual e da Copa do Brasil, viu ambos serem vencidos por rivais: o primeiro pelo Flamengo, que fez a final contra o próprio Botafogo, e o segundo pelo Fluminense. No Brasileirão, começou liderando, mas não conseguiu mais do que uma classificação para a Copa Sul-Americana.

Estádio: João Havelenge (Engenhão)

Títulos

Campeonato Brasileiro: 1995.
Taça Brasil:1968.
Torneio Rio-São Paulo: 1962, 1964, 1966 e 1998.
Copa Conmebol: 1993
Campeonato Estadual: 1907, 1910, 1912, 1930, 1932, 1933, 1934, 1935, 1948, 1957, 1961, 1962, 1967, 1968, 1989, 1990, 1997 e 2006

Hino

Botafogo, Botafogo
Campeão desde 1907*
És herói em cada jogo, Botafogo
Por isso que tu és
E hás de ser
Nosso imenso prazer
Tradições
Aos milhões tens também
Tu és o Glorioso
Não podes perder
Perder para ninguém

Em outros esportes Tua fibra está presente Honrando as cores Do Brasil de nossa gente Na estrada dos louros Um facho de luz Tua estrela solitária te conduz

*Originalmente, a letra dizia 1910. Quando o Botafogo ganhou o título de 1907 na Justiça, a letra foi alterada. O Estadual de 1907 é dividido com o rival Fluminense.

Mascote

A mascote oficial do Botafogo é o Manequinho. Uma réplica da estátua Manneken Pis, que se encontra em Bruxelas, na Bélgica, foi colocada no Rio de Janeiro em 1922. Quando o time alvinegro foi campeão estadual de 1957, torcedores vestiram a estátua com uma camisa do clube. Desde então, ele é considerado a mascote da equipe. Hoje, existe uma estátua desta localizada em frente à sede alvinegra, em General Severiano.

Site

www.botafogo.com.br/