sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ideal Futebol Clube

O Ideal Futebol Clube foi fundado no dia 31 de maio de 1968, ocupando o lugar da antiga agremiação Associação Esportiva Bom Jardim, que organizava torneios e disputava jogos amistosos desde o inicio dos anos 60.Na fase amadora, o Ideal sempre manteve-se entre os primeiros nas disputas municipais em diversas categorias. Foi campeão amador adulto em 1986 e 1999, conquistou o municipal de juniores de 1978 e 1979, ganhou os campeonatos infantis e juvenis de 1995 e 1996, foi campeão infantil de 2001 e campeão de veteranos e da Copa Vanguarda em 1987. O time sempre polarizou contra os grandes clubes de Ipatinga da época, todos eles representantes dos departamentos da Usiminas que apresentavam estrutura invejável para os padrões amadores.Até 1988, o Ideal viveu no amadorismo. No mesmo ano, passou pela profissionalização. Disputou o Campeonato Mineiro da Terceira Divisão em 1989, 1991 e 1992, e a Segunda Divisão em 1993 e 1994. Jogou por várias vezes contra o Cruzeiro, América, Atlético, Uberlândia, Villa Nova e outros clubes profissionais, inclusive a Seleção de Futebol do Qatar.Em 2007, apos vários anos de afastamento, um grupo de empresários da cidade, liderados pelo emprésario Kelisson Silva Ramos, anuncia o retorno do Ideal ao profissionalismo, com todo apoio público e privado, inclusive do prefeito de Ipatinga, Sebastião Quintão.
Estádio

Ferreirão
Nome Oficial: Estádio João Teotônio Ferreira
Capacidade: 5.000
Origem do Nome: O nome do estádio homenageia o torcedor do Ideal que, assistindo uma partida contra o Ipaminas, no centro da cidade, sofreu uma parada cardíaca, vindo a falecer em setembro de 1970.

Pela sua infra-estruturorganizavam em grupos e colocavam nas bandeiras o símbolo que muito os identificava. O símbolo do Ideal era a, o estádio atrai a atenção dos principais clubes da cidade, que têm transferido para o ferreirão alguns de seus jogos por competições da cidades e regionais.

Alcunhas: Verdão de Aço

Mascote
O mascote do Ideal é um pequeno índio. A origem do mascote vem de uma partida amistosa realizada em 1983, contra o Vila Ipanema.
Por apresentar uma torcida de origem humilde, os torcedores do Ideal foram pejorativamente chamados de "índios" pela torcida adversária. Na ocasião do amistoso, a torcida do Ideal, que era a visitante, foi recepcionada com gritos
citando o apelido. Após empatar o jogo, os torcedores do Ideal devolveram o deboche, comemorando com grande algazarra e acompanhados pela sua charanga gritavam: "índio! índio! índio!".
Desde então, os torcedores se uma homenagem ao bravo Índio Botocudo ou Nak-nanuk do vale do Rio Doce representado pelos caciques que fizeram história na região e receberam os apelidos de Oratinon, Timóteo, Pote, Krakatan, Tanhomi, entre outros
.

Site

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Grêmio Esportivo Tiradentes

Em 1988 foi campeão Brasiliense tendo como destaque o veterano zagueiro Beto Fuscão. Em 1989 participou da Copa do Brasil comandado pelo técnico Dadá Maravilha. Com padrões táticos que chamava de Banguela Convexa (uma variação do seu esquema anterior o Carrosel Côncavo) enfrentou o Corínthians de São Paulo e ganhou de 1x0 em Brasília (depois disso foi goleado e eliminado em São Paulo). A vitória contrao Corínthians foi o seu momento mais famoso no futebol nacional. Entre 1995 e 1996 mudou seu nome para Flamengo Tiradentes. Ficou na divisão principal do DF até 1996, quando foi rebaixado juntamente com o Samambaia, Taguatinga e Ceilândia, no quadrangular da morte (Taguatinga e Ceilânida não disputaram e foram rebaixados). Após esse ano, o time ficou inativo até 2000, quando voltou, disputando a segundona, e também disputou em 2001, sem conseguir o acesso. Após esses anos, o Tiradentes nunca mais voltou a disputar um campeonato brasiliense, sendo que nunca mais se ouviu falar em uma possível volta do clube, assim como acontece com o Taguatinga Esporte Clube e Planaltina Esporte Clube, que também encerraram suas atividades e nunca mais voltaram, em um período em que clubes como Brasília, Sobradinho e Guará também começaram a declinar. Espera que esses clubes voltem com as atividades no futebol para melhorar cada vez mais o campeonato do DF.

Títulos


CAMPEÃO BRASILIENSE DE 1988



Hino


Na área dos esportes,

Estamos sempre em ação,

Vibrando com todas as forças,

Emotivos com fé e união
De dose em dose e outras,

Vencendo sempre com razão,

Lutando com todo amor,

Para glória do Timão
Tiradentes, com prazer,

Vivemos a dizer:

- Sabemos como ganhar

E como perder.

Hemos de vencer!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sociedade Esportiva Tiradentes

No dia 30 de junho de 1959 os Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado do Piauí decidiram fundar o “Clube Tiradentes dos Subtenentes e Sargentos da Policia Militar do Estado do Piauí”. Na época o Comandante da Policia Militar era o Coronel Pedro Borges da Silva Filho.
Em 14 de setembro de 1966 o então presidente, Luis Castro Araújo, solicitou filiação à Federação Piauiense de Desportos e o pedido foi deferido em 03. de outubro de 1966, passando o representante da PM a disputar competições de esporte amador.
No inicio de 1972 o Coronel Canuto Tupy Caldas, comandante da Policia Militar, anunciou que o Tiradentes iria disputar o Campeonato de Futebol Profissional.

O Amarelão da PM possui uma trajetória de significativa importância na história piauiense.Profissionalmente em funcionamento desde 1972, os Tigrão simbolizou a garra e esperança da terra da cajuína, tendo seu passado diretamente ligado aos governos estaduais da época ditatorial militar em vigência.
Um clube mais ligado ao Governo Estadual, que o Presidente Lula a Ministra Dilma nos dias de hoje, e era camufladamente um artifício usado pela gestão local para divulgar o Piauí a todo o Brasil.
Pentacampeão Piauiense em 1972, 1974, 1975, 1982 e 1990, o clube teve a oportunidade de disputar o campeonato Brasileiro série A por quatro vezes: 1973, 74, 75 e 1983. Sua melhor participação foi em 73 quando superou em Teresina, equipes como Fortaleza (1×0), Coritiba (2×1), Payssandu-PA (2×0), CRB-AL (2×0) entre outros.
O Tiradentes entrou para história do futebol brasileiro ao sofrer a maior goleada da história do Campeonato Brasileiro, na edição de 1983. Perdeu para o Corinthians pelo placar de 10 a 1.


Títulos

Campeonato Piauiense: 5 vezes (1972, 1974, 1975, 1982 e 1990).

Estádio

Lindolfo Monteiro
Capacidade 8000
0

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Associação Esportiva Tiradentes

Em 20 de agosto de 1952, foi criada uma associação para os policias locais. Era o início não oficial do Tiradentes. Esta associação foi criada para levar aos militares divertimento. A associação não durou muito, paralisou suas atividades em 1956. Em 1961, precisamente em 15 de setembro, era fundado oficialmente, sob a presidência do sargento Luís Benício da Silva a Associação Esportiva Tiradentes, o tigre da Polícia Militar.

O Tigre foi tri-campeão da Divisão de Acesso em 1962, 1963 e 1964. Depois de ter ingressado na Primeira Divisão, que não era a principal divisão local, foi vice-campeão em 1966 e 1967. Ganhou ainda o campeonato da Primeira Divisão de 1968 e subiu para a Divisão Especial onde estavam os principais clubes do estado. Também ganhou o título da Copa Cidade de Fortaleza de 1988, nome dado ao 2º turno do Campeonato Estadual daquele ano. Foi bi-campeão da Copa Integração de 1991 e 1992.

O Tiradentes conquistou também um título estadual no ano de 1992, justo no campeonato que teve quatro campeões (Ceará, Fortaleza e Icasa também conquistaram o titulo naquele ano). Em 1999, conseguiu o título do Torneio da Movimentação.

O Tiradentes tem projeto de construir na BR-020 em Caucaia, um Centro de Treinamento, que será chamado de Toca do Tigre. Este centro de treinamento contará com campos, quadras e piscinas, para a prática de vários esportes como futebol, futebol de salão, basquete, natação, vôlei e atletismo.

O Tigre participou de todos os Campeonatos desde 1969 quando subiu para a divisão especial até o ultimo de 2001. Foram 33 campeonatos com 878 jogos, 285 vitórias, 236 empates e 357 derrotas. Marcou 1068 gols e sofreu 1222. Contra o Calouros do Ar, o Tigre aplicou a maior goleada, que foi 10 a 0, em 8 de abril de 1995, no estádio Elzir Cabral, pertencente ao Ferroviário. Em 4 de abril de 1999, o Tiradentes sofria sua pior derrota: 8 x 1 frente ao Fortaleza no estádio Presidente Vargas. Tiradentes conquistou também um título estadual no ano de 1992, justo no campeonato que teve quatro campeões (Ceará, Fortaleza e Icasa também conquistaram o titulo naquele ano). Em 1999, conseguiu o título do Torneio da Movimentação.

O Tiradentes tem projeto de construir na BR-020 em Caucaia, um Centro de Treinamento, que será chamado de Toca do Tigre. Este centro de treinamento contará com campos, quadras e piscinas, para a prática de vários esportes como futebol, futebol de salão, basquete, natação, vôlei e atletismo. O Tigre participou de todos os Campeonatos desde 1969 quando subiu para a divisão especial até o ultimo de 2001. Foram 33 campeonatos com 878 jogos, 285 vitórias, 236 empates e 357 derrotas. Marcou 1068 gols e sofreu 1222. Contra o Calouros do Ar, o Tigre aplicou a maior goleada, que foi 10 a 0, em 8 de abril de 1995, no estádio Elzir Cabral, pertencente ao Ferroviário. Em 4 de abril de 1999, o Tiradentes sofria sua pior derrota: 8 x 1 frente ao Fortaleza no estádio Presidente Vargas.

Títulos

Campeonato Cearense 1992
Campeonato Cearense - 2ª Divisão: 1968

Estádio

Seu estádio, Presidente Vargas, o “PV”, tem capacidade para 22 mil pessoas.

Mascote

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Esporte Clube Comercial

O Esporte Clube Comercial, um dos clubes mais tradicionais do Estado de Mato Grosso do Sul, foi fundado no dia 15 de março de 1943.pelo esportista Etheócles Ferreira. Teve como primeiro jogadores estudantes do Colégio Dom Bosco, permaneceu no amadorismo durante 29 anos, o registro profissional veio em 1972.

A partir desta data, especialmente na década de 80, conquistou sete títulos de campeão do estado de MS. O clube já foi campeão em dois estados diferentes: no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, que tornaram-se dois estados em 1979.



Títulos

Campeonato Sul-Mato-Grossense: 7 vezes (1982, 1985, 1987, 1993, 1994, 2000 e 2001).
Campeonato Mato-Grossense: 1975.

Estádio

Universitário Pedro Pedrossian (Morenão) - Capacidade 45.000

Hino

O Comercial é o maior
A torcida já consagrou
Nossa torcida é a melhor
Salve o nosso torcedor !
Quando o Comercial entra em campo
Ele precisa de você !
A torcida é alma do time
Com boa torcida é mais fácil vencer
Salve o Comercial !
Salve o nosso torcedor !
Salve o brado da torcida
Que presta para o time o seu grande valor !


Apelido
Colorado, Saci da Vila

Mascote

Gavião









Site

domingo, 6 de setembro de 2009

Campo Grande Atlético Clube

Fundado em 13 de junho de 1940, o Campo Grande já esteve ainda na elite nacional em 1979, terminando em 34º lugar.
Pelo Estadual do Rio, o Campo Grande era presença constante até o início dos anos 90. A última aparição do clube alvinegro foi no Carioca de 1995.
Após a passagem pela elite do futebol Brasileiro em 1983, o Campo Grande este na 2º divisão do Brasileiro de 1980 a 1982 e 1984 e 1991.
A decadência do Campo Grande atingiu sua permanência no estadual do Rio de Janeiro. No anos 90 esteve entre os grandes em 1990 a 1992 e 1994 e 1995 ano que desceu a segundona carioca. Em 1997 e 98 disputou a Série C tentando esboçar um retorno ao cenário nacional mas sem sucesso.
O calvário ainda não havia terminado em 2002 cai para terceira divisão e permanece lá até hoje.
No ano passado na terceira divisão do Rio dentre 26 clubes, o Campo Grande foi apenas 11º colocado.
Em 2008 foi vice-campeão da terceira divisão e garantiu o acesso para segunda em 2009.
Nem a rivalidade histórica com o Bangu rivais da zona oeste, pode hoje ser revivida.
O Campo Grande manda seus jogos no estádio´"Ítalo del Cima" (25 mil torcedores. Hoje esta em 97º no ranking da CBF.
Um clube por onde passaram Roberto Dinamite, Claudio Adão, Dadá Maravilha, Vagner Love dentre muitos o futuro parece incerto, mas tem sua página na história do futebol brasileiro..
Em 2009, em meio a uma disputa política entre o presidente João Neto e o investidor Manoel Barros Filho pelo controle do futebol profissional, o clube foi inscrito na Copa Rio e os problemas de comando se refletiram dentro das quatro linhas, com uma campanha de dez derrotas em dez jogos.
Os resultados chegaram a fazer o Alvinegro ser comparado ao Íbis Sport Club, de Pernambuco, conhecido como o pior time do mundo e dono da maior sequência de derrotas do futebol brasileiro: 23 jogos, em 1981. A agremiação disputa o Campeonato Carioca da Segunda Divisão, após ser vice-campeã da Terceira de 2008.

Títulos

Campeonato Brasileiro - Série B 1982
Campeonato Carioca - 2ª Divisão: 1985

Estádio

Estádio Ítalo de Cima é um estádio de futebol. Pertence ao Campo Grande da cidade do Rio de Janeiro. Possui capacidade para 18 mil pessoas, foi palco de muitos jogos da história do futebol do Rio de Janeiro, mas atualmente não apresenta boas condições para a realização de partidas.
O recorde de público do Ítalo del Cima ocorreu no dia 21 de abril de 1982, quando 16.842 assistiram a vitória do Campo Grande pelo placar de 3 a 0 sobre o CSA de Alagoas, na decisão do Campeonato Brasileiro da Série B.


Hino

Campo Grande, fabuloso Campo Grande
Grande também é o teu valor
Representante da Zona Rural
Cabal, denodado e empreendedor
Em tantas outras plagas tens vitórias
És detentor de títulos e glórias
Campo Grande, Campo Grande
Campeão desde os tempos de amador
Avante Campo Grande, entre os grandes
Demonstra tua fibra, teu fulgor
Para a causa da torcida
Que grita, aplaude e vibra
E idolatra seus atletas com fervor
Em tantas outras plagas tens vitórias
És detentor de títulos e glórias
Campo Grande, Campo Grande
Campeão desde os tempos de amador

Alcunhas: Campusca
Mascote: Galo

sábado, 5 de setembro de 2009

Clube Atlético Tubarão

Fundado em 14 de abril de 2005 como Associação Cultural, Recreativa e Esportiva Cidade – Cidade Azul é o nome fantasia junto à Federação Catarinense de Futebol –, o clube começou bem a sua história no cenário catarinense. Assim como São Caetano, Brasiliense, Paraná Clube e outros clubes que em pouco tempo de fundação já figuravam na elite, o Cidade Azul cresceu rapidamente. Logo em sua primeira competição, a Série B1 do Campeonato Catarinense 2005 – uma espécie de terceira divisão –, venceu bem o primeiro turno. Foram oito vitórias e apenas uma derrota em nove jogos.
Os 24 pontos deram uma vaga nas quartas-de-final contra a Camboriuense. Na final, bateu o Operários Mafrenses e o título veio junto com uma vaga na semifinal geral do campeonato. No segundo turno, o time não repetiu a boa campanha do primeiro e terminou na sexta colocação. Mesmo assim se classificou para as quartas-de-final.

O Cidade Azul parou na semifinal do returno. No entanto, isso não foi um problema, já que o time estava automaticamente classificado para a semifinal geral do campeonato contra o Figueirense B. O Figueira venceu os dois jogos e foi para a final. Mas como a Federação não permite o acesso de times reservas, ou os chamados “times B”, a vaga para a Série A2 caiu no colo do Cidade Azul.


A Série A2 de 2006, que depois passou a ser chamada de Divisão Especial, reunia os clubes que não estavam no Campeonato Brasileiro da Série A (Figueirense) e B (Avaí) mais os dois primeiros colocados da Série B1 de 2005 (Cidade Azul e Próspera), totalizando 12 equipes. Nesta competição ou o time subia para a elite ou caía para a Segundona – a chamada Divisão de Acesso.

A pressão de encarar times de tradição como Criciúma e Joinville foi grande e o Cidade Azul não resistiu. Somou apenas nove pontos em 11 jogos e ficou no 11º lugar, o penúltimo da competição – o Cidade Azul caiu para a segunda divisão de 2007 apenas por ter sofrido mais gols que o Brusque.


2007 chegou e as coisas mudaram no Peixe. Rotina para os times pequenos, devido ao calendário, o clube entrou em campo apenas no segundo semestre, em julho. A batalha na Divisão de Acesso começou no dia 8 de julho: vitória por 1 a 0 sobre o Ferroviário. O restante da 1ª fase foi razoável, o bastante para se classificar e vencer o primeiro turno, que dava direito a uma vaga na final do campeonato.

No segundo turno, a história se repetiu e o time de Tubarão levantou a taça. Mais. Ao vencer os dois turnos sagrou-se campeão da Divisão de Acesso 2007 e conquistou a tão sonhada vaga na elite do futebol catarinense em 2008.


O tão esperado sonho de chegar à elite do Campeonato Catarinense se concretizou e o Cidade Azul pôde começar o primeiro semestre com o calendário definido. Em menos de três anos, o clube estreava no Catarinão. A primeira partida foi fora de casa, contra o Marcílio Dias, em Itajaí. A derrota por 1 a 0 era só o começo, já que muitos reforços ainda estavam se entrosando. Entre eles o meia Arílson, aquele mesmo que abandonou a seleção brasileira em pleno Pré-Olímpico de 1996, na Argentina.

Mas, antes do início do Campeonato Catarinense, a torcida decidiu protestar. Não aceitava mais o nome Cidade Azul. Torcedores se identificavam mais com o nome ligado à cidade. Com isso, a diretoria se mexeu e deu início ao processo para a mudança do nome do clube para Clube Atlético Tubarão, que nada tem a ver com o extinto Tubarão Futebol Clube, vice-campeão estadual em 1998 e 1999.

No entanto, para conseguir a certidão negativa junto à FCF e mudar o nome, o clube deve quitar débitos com INSS e Receita Federal. E o dinheiro? O diretor André Barcelos explica: “Foi feita uma rifa, onde inclusive arrecadamos mais do que o esperado, que era R$ 3 mil, e o pessoal deve quitar os débitos.” Mas para a Federação Catarinense, o clube ainda é Cidade Azul – mesmo assim, o clube já tem um novo distintivo e se auto denomina Clube Atlético Tubarão. Ainda segundo o dirigente, a mudança de nome já foi aprovada pelo conselho deliberativo e consta em ata, que está para ser registrada em cartório.No último dia 10 de janeiro, uma nova diretoria tomou posse do clube. O novo presidente é Pedro Almeida, que presidiu o Tubarão Futebol Clube nos anos em que o clube foi vice-campeão catarinense. Bom sinal para Clube Atlético Tubarão, que tem como técnico Alexandre Pandóssio, ex-goleiro e ídolo do Criciúma na década de 1990.O tão falado “Cidade Azul ou Atlético Tubarão”, como a imprensa denomina o time em dias de jogo, ainda vai durar muito. Atualmente, pelo menos até o começo do 2º turno do Campeonato Catarinense 2008, o Cidade Azul ou Atlético Tubarão – viu? – está na última colocação, com nenhuma vitória, e é sério candidato ao rebaixamento, que neste ano, pela primeira vez, terá três times.


Títulos


Campeonato Catarinense da Divisão de Acesso (2007)


Estádio

O Estádio Domingos Silveira Gonzales é um estádio de futebol situado na cidade de Tubarão, estado de Santa Catarina, tem capacidade para 3.500 pessoas e é de propriedade do Tubarão Futebol Clube. Mas o clube foi expulso de seu patrimônio por questões políticas, na gestão do ex-prefeito Carlos Stüpp. O clube tem ações contra o seu ex-vice prefeito o Sr. Angelo Zabot. Depois de denúcias feitas pelo clube ao procurador da República, logo o estádio voltará para o Tubarão Futebol Clube.


Hino

O futebol se uniu a natureza
Formando a grande força do Sul
O Furacão tricolor, tricolor
O Atlético Cidade Azul
Agora, ninguém segura o Furacão
Devastando a defesa inimiga
Segurando o ataque adversário
Vibrando com a sua torcida
Arrasa Furacão, arrasa Furacão
Vibra com toda emoção
Arrasa Furacão, Arrasa Furacão
Esse é o nosso campeão
Amantes de um bom futebol
Nasceste deste povo guerreiro
A tua missão nessa luta é vencer
E ser para sempre o primeiro

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

União Agrícola Barbarense Futebol Clube

Fundado no dia 22 de novembro de 1914, inicialmente com o nome de União Foot-Ball Club, a equipe de Santa Bárbara D’Oeste teve diversos nomes até chegar ao que ostenta atualmente. Em 1918, passou a se chamar Athlético Barbarense Foot-Ball Club e, um ano depois, se chamou Sport Club Athlético Barbarense. No ano de 1920, o clube se fundiu com o 7 de Setembro da Fazenda São Pedro e, mais uma vez, alterou seu nome: Sport Club União Agrícola Barbarense. Por fim, ainda naquele ano, passou a portar a denominação que tem até hoje: União Agrícola Barbarense Futebol Clube.

No ano seguinte da definição do nome, em 1921, o União Barbarense se registrou na APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), que comandava o futebol do Estado. Vinte anos depois, em 1941, filiou-se à Federação Paulista de Futebol, ainda como amador, e no ano seguinte passou a ser membro da LBF (Liga Barbarense de Futebol), entidade do município de Santa Bárbara d’Oeste.

Apenas em 1964 é que o clube se profissionalizou nos quadros da Federação Paulista de Futebol e sua estreia não foi das mais felizes diante de Alumínio: derrota por 3 a 1 em partida válida pela 3ª Divisão de Acesso. Neste jogo, o autor do primeiro gol da equipe como profissional foi o atacante Mané de Campos. Três anos depois, o União decidiu adotar o “Leão da 13” como mascote do clube, em homenagem aos torcedores fieis que apoiavam com garra o time (como leões) e à sede do clube, na Rua Treze de Maio.

O primeiro título do clube foi conquistado em 1946, quando ainda era amador, o de campeão da cidade pela Liga Barbarense de Futebol. Dois anos depois, mais uma conquista: Campeão amador da região, disputando o Campeonato Paulista do Interior pela FPF. Foi tricampeão da "Taça Cidade de Santa Bárbara" nos anos de 1957, 1961 e 1963. Neste período, mais precisamente em 15 de novembro 1959, o Jornal D’Oeste publicou a composição do Hino Oficial do clube, de autoria do Professor José Dagnoni (letra) e Hermosa Hadad Baruque Murbach (música). Em 1967, já como profissional, foi Campeão Paulista da Segunda Divisão, conquistando o acesso à 1ª Divisão (uma abaixo da divisão principal).

A partir daí, o clube conquistou alguns títulos regionais, como o Torneio Intermunicipal Americana x Santa Bárbara D’Oeste, em 1973, e passou por bons e maus momentos. Depois de ficar alguns anos sem disputar os campeonatos da FPF foi, finalmente, em 1990, vice-campeão Paulista da 2ª Divisão, conquistando mais uma vez o acesso à Divisão Intermediária. Em 1995 foi Campeão Paulista de Juniores da Série A3 e, em 1996, dos Jogos Abertos do Interior, com a equipe de Juniores. Em 1997, conquistou o vice-campeonato da Série A3 do Paulista. No ano seguinte, o maior trunfo até então: o título do Campeonato Paulista da Série A2 e o acesso à divisão principal estadual.

Em 1999, por terminar o Paulistão como o melhor time do interior na tabela, o União Barbarense se tornou Campeão do Interior. Em 2001, foi vice-campeão da Copa Federação Paulista de Futebol e, em 2004, Campeão Brasileiro da Série C. Entretanto, um ano depois do acesso à Série B, foi novamente rebaixado à Terceira Divisão nacional, por três pontos.

Nas competições estaduais, o União Agrícola Barbarense se manteve na principal divisão do Campeonato Paulista até 2005, quando foi rebaixado para a Série A2. Um novo tropeço em 2006, quando terminou na última colocação do Grupo 02 – conseguindo apenas uma vitória na competição –, levou a equipe à Série A3.

Na temporada 2007, o União Barbarense realizou uma campanha regular no Campeonato Paulista da Série A3. Com oito vitórias, três empates e oito derrotas, a equipe terminou a competição no 10º lugar, não conseguindo disputar uma vaga para a Série A2.

Com uma ótima campanha na primeira fase do Campeonato Paulista da Série A3 de 2008 – quando terminou na segunda colocação – o União Barbarense conseguiu avançar na competição. Depois, nas semifinais, ficou novamente em 2º lugar no Grupo 03, com a mesma pontuação do Flamengo (14 pontos), e conseguiu o acesso à Série A2.

Em 2009, a equipe chegou a disputar as primeiras colocações no início da competição, mas terminou o Campeonato Paulista da Série A2 na 11ª colocação. Desta forma, não conseguiu a classificação à segunda fase da competição e, consequentemente, não disputou o acesso à elite do futebol paulista.




Títulos




Campeonato Brasileiro - Série C: 2004
Campeonato Paulista - Série A2: 1998
Campeonato Paulista - Série A3: 1967.




Estádio




O Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães foi inaugurado em 21 de maio de 1921 e seu primeiro jogo foi União Barbarense 3 a 1 Concórdia de Campinas, e está localizado na rua 13 de Maio, 1269 em Santa Bárbara D'Oeste.
Durante anos o estádio foi beneficiado por inúmeras reformas, como a que substituiu as antigas arquibancadas de madeira para até hoje em pé arquibancadas de concreto ladeando a Vila Aparecida e o lance que hoje pertence as cadeiras numeradas ao lado dos muros da EE Américo Emílio Romi.
Em 1996, o estádio do União Agrícola Barbarense foi novamente ampliado para poder receber os jogos da então 3ª divisão da série A do Campeonato Paulista e futuros jogos de torneios nacionais. O estádio tem capacidade para 15.000 pessoas.



Hino
(Prof. José Dagnomi/Hermosa H.B. Murbach)

Alvi-negro, valente e querido


Valoroso e cheio de glórias


Tuas taças, tão ricos troféus


Assinalam as tuas vitórias.




Sempre foste garboso e temido


De um passado brilhante e glorioso


No gramado, jogadas e lances


Confirmam sempre o teu nome famoso.




Salve, salve, União Barbarense


Um orgulho de pais e de mães


Tens um nome, gravado na História


Teu patrono, salve Antônio Guimarães


Tua Camisa de cor preta e branca


De grandeza, de amor se reveste


Os teus craques que sabem honrá-la


Elevam sempre Santa Bárbara d'Oeste!






Mascote

O 13 da mascote do União Barbarense é uma referência a rua 13 de maio, local onde está instalado o estádio e a sede do clube. Neste mesmo endereço funcionava também, no ano de 1967, a sede de uma torcida apaixonada pelo União. Não deixavam de apoiar a equipe em nenhum momento. A garra destes torcedores fez dois dirigentes do clube reconhecerem a determinação desta turma que ganhou o apelido de Leões. A partir daí, o União passou a ser chamado de “Leão da 13




Site

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense

A Associação Cultural e Desportiva Potyguar Seridoense é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Currais Novos, no estado do Rio Grande do Norte.
Também é conhecido como Leão do Seridó. Foi fundado no dia 1º de agosto de 1989. Suas cores são vermelho, azul e branco.


Títulos


Taça Cidade do Natal: 2009
Campeonato Potiguar - 2ª Divisão: 2007




Estádio



Coronel José Bezerra
Capacidade 5.000




Mascote



Leão




Hino




Letra: Maestro Francisco CaçoteIntérprete: Chaguinha




Potyguar meu querido Potyguar


No esporte tu és uma glória


Quando entra no campo do jogo


Seus atletas lutam pela vitória
Com garra suando a camisacom o apoio de sua torcida


Potyguar tu és grande e forte


No futebol do rio grande do norte
Potyguar! Potyguar!


Mostra seu valor


Potyguar! Potyguar


Com bravura e amor!




Site



quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Santo Antônio Futebol Clube

O Santo Antônio foi fundadono dia 19 de novembro de 1919. Sua antiga sede ficava no bairro homônimo, num terreno doado pelos dirigentes que tinha uma benfeitoria onde funcionava uma antiga escola. Durante muito tempo, lá eram realizadas as domingueiras, bailes aos quais compareciam sócios e não sócios e que marcaram muito a vida no bairro.

A boa estrutura do Santo Antônio, para os padrões da época, composta pela sede e pelo estádio Rubens Gomes (maior presidente da história do clube), no bairro de Santa Inês, município de Vila Velha, foi conseguida mediante contribuição de sócios e doações de admiradores. No caso do estádio, foram vendidas 200 cadeiras cativas.Teve o seu auge na década de 50, quando foi tri-campeão capixaba, tendo inclusive, ganho o campeonato de 1953 com zero ponto perdido. Naquele ano, o Santo Antônio sofreu apenas 2 gols, e marcou 22, goleando na trajetória adversários como o Caxias, 7 x 0, e o Rio Branco, por 8 x 1. Teve o artilheiro o campeonato (o atacante Tom) e os dois goleiros menos vazados: Adjalma, que sofreu os dois gols e o reserva Carlinhos, que entrou numa única partida e não sofreu gols.


Além disso , o clube possuiu alguns dos maiores times da história do futebol do Espírito Santo em todos os tempos, nas décadas de 1940 e 1950. Esses times tiveram jogadores que entraram para a história do futebol capixaba, tais como volante Francisco (o Chico), o atacante Ciro, além de Ilson Lima (um dos melhores zagueiros da história do futebol capixaba), Cecê, J. Pedro, Neide, La Greca, Lola, Celso e outros mais. Na época áurea do clube, seu maior rival era o Rio Branco, mas sempre teve dificuldade em ganhar do Vitória. Além dos emblemáticos 8 a 1 em 1953, o Santo Antônio também venceu o rival Rio Branco pelo escore de 6 x 1, na decisão do Campeonato de 1960, disputada em 1961.Foi também Campeão do Torneio Início 3 vezes em 1952, 1954 e 1965.

Atualmente se dedica ao futebol amador.


Títulos

Campeonato Capixaba: 6 vezes (1931, 1953, 1954, 1955, 1960 e 1961)

Estádio
Rubens Gomes.
Capacidade: 5.000 pessoas.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Esporte Clube Cruzeiro

Fundado no dia 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro despontou durante décadas como a terceira força do futebol gaúcho. Considerado um dos clubes mais simpáticos da Capital gaúcha, o Cruzeiro destacou-se sobremaneira na prática do esporte amador, principalmente no basquete e no atletismo.

Campeão em 1918, 1921 e 1929, o Esporte Clube Cruzeiro desfrutou sempre de elevado conceito, sendo por isso mesmo considerado pela dupla Gre-Nal como um dos seus adversários mais perigosos.
Além de ser reconhecido durante décadas como a terceira força esportiva do Estado, o Cruzeiro sempre se caracterizou por crescer contra os clube grandes, tornando-se para estes um adversário temido e respeitado. Sua história está ligada à própria vida do futebol no Rio Grande do Sul.
Ao longo de seus 90 anos de existência, sempre despontou como um pioneiro. Assim foi em 1914, quando criou as categorias inferiores(infanto-juvenil e juvenil), os filhotes. E não demorou muito tempo para sugerir à presidência da Liga de Futebol Porto-alegrense que fosse organizado um campeonato só para meninos, lançando a idéia de que fosse organizado um campeonato só para meninos lançando a idéia de que fosse fundada a Liga Infantil de Futebol.
Foi também o Cruzeiro que em 1917 propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos, a exemplo do que já ocorria em São Paulo e Buenos Aires. Mais tarde, na temporada de 1941, tornou-se o primeiro clube gaúcho a contratar um técnico estrangeiro, o húngaro Emeric Hirchl, que trouxe consigo a famosa dupla Flamini e Lombardini.
Ainda em 1941, o clube assinalava mais um grande feito ao inaugurar o Estádio da Montanha, considerado na época como um dos mais completos e modernos do País. Com a inauguração do novo estádio, na “Colina melancólica”, o Cruzeiro foi tomando vulto, foi se engrandecendo a aumentando ainda mais a sua galeria de glórias.

Este espírito pioneiro se fez sentir também em 1953, quando fez a sua primeira excursão à Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo, a viajar tão longe. Além de um saldo positivo de vitórias, trouxeram na bagagem um grande feito: o de terem empatado com o Real Madri, na época penta campeão europeu e considerado o melhor time do mundo, em seu próprio estádio.
A excursão serviu para consolidar o seu prestígio no estrangeiro, prova disso é que em 1960 o Cruzeiro voltava à Europa para uma nova gira. Pelo êxito, esta excursão não ficou nada a dever à primeira e, na volta, os estrelados traziam para o Brasil o título de Campeões do Torneio de Páscoa de Berlim, considerado um dos mais importantes da época.. Basta dizer, que afora o Cruzeiro, apenas um clube estrangeiro conseguiu tira-los dos alemães. Este clube foi justamente o Real Madri.

Mas o time alvi-azul brilhou também na Argentina, em 1961, quando após exitosa campanha trazia para o Brasil o título de Campeão do 1° Torneio Internacional de Páscoa de Mar Del Plata.
Mas, as glórias do chamado Clube dos 18 não se limitaram apenas ao futebol, já que o Cruzeiro despontou durante décadas como a maior força do atletismo gaúcho, além de se destacar sobremaneira na prática do voleibol e principalmente do basquete, onde despontou como o maior clube do Rio Grande do Sul, alcançando, inclusive o título de octacampeão gaúcho.
Ainda na área do futebol, que tanto lhe deve e ao qual muito contribuiu ao longo de sua existência, o Cruzeiro,que havia conquistado os títulos da cidade de 1918 e 1921 e de campeão estadual em 1929, com um time formado na quase totalidade por alunos universitários e estudantes da Escola Militar de Porto Alegre, sagrou-se também o grande Campeão da Taça Farroupilha, certame realizado para assinalar o centenário da Revolução Farroupilha.

Confirmando a sua fama de pioneiro, o Esporte Clube Cruzeiro foi o primeiro clube gaúcho a excursionar pela Europa, Ásia e Oriente Médio, abrindo o mercado internacional para os demais clubes do Rio Grande do Sul, entre os quais a dupla Gre-Nal.


Na primeira excursão, realizada de 24 de novembro de 1953 a 29 de janeiro de 1954 foram visitados seis países(Espanha, França, Itália, Suíça, Israel e Turquia). Foram disputadas 15 partidas, com sete vitórias estreladas, contra três derrotas e cinco empates.
Lance do famoso confronto contra o Real Madrid no Santiago Bernabeu
De 25 de março a junho de 1960, o Cruzeiro retornou à Europa e Ásia para cumprir nova excursão. O treinador era Carlos Froner e a equipe estrelada visitou 11 países (Bulgária, Áustria,Iugoslávia,Alemanha, Bélgica,Espanha,França, Tchecolosváquia,Suécia, Dinamarca e Holanda). Nesta segunda excursão o Cruzeiro disputou 24 partidas, alcançando 11 vitórias, seis empates e sete derrotas.


Para que se tenha uma idéia do sucesso alcançado pelo Esporte Clube Cruzeiro na segunda excursão realizada à Europa e à Ásia, basta que se reproduza parte da correspondência enviada pelos dirigentes do Randers FC, da Dinamarca à Diretoria do Esporte Clube Cruzeiro.
Equipe é recepcionada com festa no seu retorno
Em longa carta endereçada aos estrelados, os dirigentes do Randers, que havia sido derrotado pelo Cruzeiro por 2 x 0, afirmam que o guardam grandes recordações de sua estada lá. Elogiam a disciplina dos atletas e esperam que um dia o Cruzeiro retorne a sua terra.
Juntamente com a sua carta, o clube dinamarquês mandou uma flâmula, dois anéis (um de brilhante), avaliado na época em 50 cruzeiros (dinheiro brasileiro)... e mais dinheiro da Dinamarca. Mandaram também uma carteira para dinheiro.


Além desses títulos, o Cruzeiro conta na sua galeria com o primeiro Torneio Internacional de Páscoa de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, e sagrou-se o primeiro Campeão da Taça Governador do Estado em 1970.


A decadência do clube começou no final da década de 1960, quando o presidente Rafael Peres Borges vendeu o Estádio da Montanha para a construção de um cemitério (batizado com o nome do Papa João XXIII e localizado próximo ao Estádio Olímpico Monumental, do Grêmio, no bairro Medianeira). O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.
Na década de 1970, o clube construiu o Estádio Estrelão (na Avenida Protásio Alves, bairro Protásio Alves), seu estádio atual, inaugurado em abril de 1977. Em 1979 o futebol profissional do clube entrou em recesso, só voltando em 1991.


Em 2008, o Cruzeiro disputa duas competições: a Segunda Divisão Gaúcha e a Copa FGF. Na primeira, o Cruzeiro fez uma boa campanha na primeira fase, com 15 pontos em 10 jogos. Entretanto, na segunda fase, o time da Capital decepcionou e não ganhou nenhum jogo dos 14 a serem disputados, ficando na lanterna da chave e adiando por mais um ano a subida de divisão. Neste mesmo ano, nas categorias de base, o clube chegou à final do Campeonato Gaúcho de Juniores, sendo derrotado pelo Internacional por 3-2 no placar agregado (2-0 e 0-3). Na Copa Lupi Martins, o Cruzeiro conseguiu se classificar à segunda fase, fazendo 20 pontos em 16 jogos e ficando em quinto do grupo; nas oitavas de final, entretanto, foi eliminado pelo Novo Hamburgo, com o placar agregado de 4-1 (1-1, 3-1).

Títulos



Taça Governador do Estado: 1970


Campeonato Gaúcho: 1929.
Campeonato Citadino de Porto Alegre: 3 vezes — 1918, 1921 e 1929.

Torneio Triangular de Porto Alegre: 1943.
Taça Cidade de Porto Alegre:*** 1947.
Torneio Extra da Cidade de Porto Alegre:*** 1943.
Torneio da Páscoa de Berlim - Alemanha:*** 1960.
Torneio Internacional de Mar del Plata:*** 1961.
Torneio Início de Porto Alegre: 3 vezes






Hino




Salve glorioso Cruzeiro
Unidos no ardor e na fé
Cinqënta anos passaram
E o Cruzeiro Continua de pé
De pé
De bandeira na mão
Disciplina, unidade,
Eis o seu galardão.
Salve pavilhão estrelado
Tremulando ao vento
Seu glorioso passado




Estádio




Estádio Estrelão


Ele tem capacidade para cerca de cinco mil pessoas, sendo que a média atual de público é de 200 a 300 pessoas por jogo.




Reformas atuais



No ano de 2007, o Estádio Estrelão passou por reformas. A maior parte do dinheiro para estas melhorias veio da porcentagem da venda de Rafael Sobis do Internacional ao Betis, da Espanha, porque o Cruzeiro foi o clube formador do jogador e teve direito de receber 5% do valor da transferência. Por isso a equipe não jogou a maioria dos seus jogos no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão daquele ano em seu estádio, mandando a maioria das partidas no Estádio Cristo Rei, pertencente ao Aimoré da cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Dentre as melhorias, a mais importante foi no gramado, que foi completamente remodelado.




O Estádio Estrelão foi inaugurado no dia 3 de abril de 1977, na partida pelo Campeonato Gaúcho do referido ano contra a equipe do Pelotas. A partida acabou em 0 a 0. O Estádio da Montanha, localizado no bairro Azenha, muito próximo ao Estádio Olímpico, em Porto Alegre, antigo reduto cruzeirista, havia sido vendido anos antes, em 1970, e em seu lugar foi construído o Cemitério Ecumênico João XXIII.
No dia 6 de abril do mesmo ano, o Cruzeiro inaugurou os refletores do estádio, em um empate contra o Santa Cruz.

O estádio também presenciou importantes vitórias, como contra o Atlético de Carazinho, que garantiu o clube no octogonal final do Campeonato Gaúcho de 1977.


História




O Estádio da Montanha era situado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Tinha como proprietário o Cruzeiro, uma das equipes mais tradicionais de Porto Alegre e do futebol brasileiro.



Público recorde e inauguração : 20.000 pessoas (16 de março de 1941)Cruzeiro 1x0 São Paulo


O clube vendeu o Estádio da Montanha para a construção do Cemitério Ecumênico João XXIII, localizado próximo ao Estádio Olímpico do Grêmio, no bairro Medianeira.
O último jogo do Cruzeiro na Montanha ocorreu no dia 8 de novembro de 1970, com vitória do Cruzeiro por 3 a 2 sobre o Liverpool do Uruguai. Muitos torcedores deixaram o local chorando.



Site

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Estanciano Esporte Clube

O Estanciano Esporte Clube é um clube de futebol da cidade de Estância, no estado de Sergipe. Foi fundado dia 14 de junho de 1956 e suas cores são o verde e o amarelo. Manda seus jogos no Estádio Governador Augusto Franco

O Estanciano teve seus dias de glória, sempre dava trabalho aos grandes times como o Itabaiana, o Sergipe e o Confiança, e sobretudo no famoso clássico do Piauitinga: Estanciano x Santa Cruz, que ocorria ou no Campo do Cruzeiro ou no Estádio da Vila Operária. Camisas amarelas e azuis enfeitavam as arquibancadas, em lados opostos, claro.





A diretoria do Estanciano que já vem trabalhando diz que ta tudo pronto e que os investimentos feitos são para voltar a primeira divisão e quer ser campeão do Campeonato Sergipano da Série A-2.






Estádio


Estádio Governador Augusto Franco
Capacidade 7.000 pessoas

Há mais de doze anos que os desportistas estancianos vêm clamando das autoridades políticas deste Estado a restauração do seu principal campo de futebol, o Estádio Estadual Governador Augusto Franco – o Francão, construído pela Construtora Canael, em março de 1983 no governo de Augusto Franco.


O terreno para edificar o Francão, foi doado à época pelo prefeito Valter Cardoso Costa, que se somou ao governo do Estado e atendeu a um antigo pedido dos líderes desportistas, que viviam cobrando a construção de uma nova praça de esportes maior e melhor, uma vez que na cidade só existiam em funcionamento os campos da Vila Operária, do Cruzeiro e do Bonfim.
Depois de construído, o Francão ficou famoso no Estado, por ser um campo moderno, novo, gramado invejável e amplo espaço físico. Os embates esportivos que ocorriam noturnamente no meio e no final de semana no estádio eram de causar alegrias aos moradores de Estância e região, quando os jogos profissionais ocupavam o espaço do estádio.


Apelido : Canarinho do Piauitinga

domingo, 30 de agosto de 2009

Associação Atlética Santo Amaro

Fundado em 1 de janeiro de 1950 com o nome de Associação Atlética das Vovozinhas só disputou jogos e torneios amadores até 1965. Em 1966 o clube se profissionalizou para disputar campeonato pernambucano, onde se destacava pelas péssimas campanhas, alternando com o Íbis Sport Club.

Folclore à parte, disputou com o famoso Íbis o rótulo de pior time do mundo por muitos anos. Em 1994, sem dinheiro para manter o elenco profissional, os diretores do Santo Amaro o venderam para uma rede de drogarias denominada Casa Caiada.

O Santo Amaro é lembrado até hoje por uma partida em especial. No dia 07 de abril de 1976, perdeu para o Sport por 14 a 0, com 10 gols de Dadá Maravilha. Com essa marca, o atacante, junto com Tará, do Náutico e Caio, do CSA de Alagoas, tornou-se o maior artilheiro do futebol brasileiro em apenas uma partida.

No entanto, cabe dizer que essa não foi a maior goleada sofrida pelo Santo Amaro. Em 09 de março de 1969, o time havia sido humilhado pelo Santa Cruz por incontestáveis 15 a 2.

O único momento em que o time realmente deu alegrias para a sua torcida ocorreu em 1981, quando chegou ao vice-campeonato da Taça de Bronze, então a terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A decisão foi contra o Olaria, do Rio de Janeiro, treinado pelo saudoso Duque.
SÚMULAS:
No dia 25 de abril, no Estádio Marechal Hermes (Rio de Janeiro), o Santo Amaro perdeu por 4 a 0 para o Olaria, com gols de Chiquinho (13′), Zé Ica (59′) e Leandro duas vezes (68′ e 70′). O árbitro da partida foi o baiano Nei Andrade Maia, e os times entraram com a seguinte escalação - OLARIA: Hilton, Paulo Ramos, Pino, Marcos e Gilmar (Edvaldo), Ricardo, Lulinha e Leandro; Chiquinho, Sérgio Luís (Aurê) e Zé Ica. Técnico: Duque. SANTO AMARO: Pimenta, Lula, Figueiroa, Moacir e Zuza; Rubem Salim, Luís Carlos e Valtinho; Savinho, Fabinho e Eliel. Técnico: Rubem Salem. O jogador Zé Ica, do Olaria, foi expulso.

Na partida de volta, dia 1 de maio, o Santo Amaro venceu por 1 a 0 no Estádio Arruda, com gol de Derivaldo aos 80 minutos de jogo. O árbitro da partida foi o cearense José Leandro Serpa e os times entraram com a seguinte escalação - SANTO AMARO: Pimenta, Lula, Moacir, Figueiroa e Zuza; Eliel, Betuca (Rubem Salim) e Luis Carlos, Savinho, Fabinho e Birino (Derivaldo). Técnico: Rubem Salem. OLARIA: Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro e Gilcimar, Ricardo, Lulinha e Orlando; Chiquinho, Aurê (Nunes) e Leandro (Serginho). Técnico: Duque.

Em 1994 seus dirigentes venderam a equipe para uma rede de drogarias chamada Casa Caiada, pois o clube não tinha mais condições de se manter no profissionalismo e passou a ser denominado Recife Futebol Clube e transferiu sua sede para a cidade de Goiana. Hoje é conhecido como Manchete Futebol Clube do Recife, desde 2004.

sábado, 29 de agosto de 2009

Intercap Esporte Clube


O Intercap Esporte Clube é um clube de futebol brasileiro, com sede na cidade de Paraíso do Tocantins, no Estado de Tocantins. Foi fundado em 13 de julho de 1992 com o nome de Intercap Esporte Clube. Suas cores são as mesmas da bandeira brasileira: verde, amarelo, azul e branco.

A primeira equipe de futebol foi o “Paraíso Futebol Clube”, fundado por José Pereira Rego em 1962. Na segundametade da década de sessenta surgiu a equipe do “Safita Futebol Clube”,que marcou época pelas inúmeras vitórias que conquistou em amistosos e torneios realizados com os times de cidades da região e até de estados vizinhos,sendo considerado, com muita justiça, o melhor time do norte goiano naquela época.

Em 1975 foi fundado o “Clube Atlético Paraíso(CAP)”, o Touro Forte, que permaneceeu em atividades por 17 anosconsecutivos e sua principal conquista foi o título do 4o.Torneio de Integração do Norte em 1981. No final da década de 70 surgiu o “Interlagos Esporte Clube”, o Azulão da Serra, que protagonizou com o CAP a maior rivalidade jamais vista entre duas equipes do futebol paraisense.

Em 1992 estas duas equipes sofreram uma fusãoe virou “Intercap Esporte Clube”.O Intercap Esporte Clube mudou de nome para Paraíso Esporte Clube em 2006 (nome da cidade).Em 1999 disputou também um outro clube da cidade com o nome Paraíso Esporte Clube (5ª colocação). O confronto entre os dois clubes no campeonato foi vitória do Paraíso nos dois turnos (2x1 e 1x0).



Em 2006, após firmar uma parceria com uma empresa local, o clube teve de mudar seu nome para Paraíso Esporte Clube. Entretanto, o novo nome não "pegou", e o time continua sendo chamado de "Intercap".
Estádio


Pereirão


Nome Oficial: Estádio José Pereira Rego
Capacidade: 6.000 pessoas
Endereço: Avenida Bernardino Maciel, s/nº - Paraíso do Tocantins (TO)
Inauguração: 23/08/1985
Primeiro Jogo: Paraíso 2 x 0 Interlagos
Primeiro Gol: Luizinho (Paraíso)
Recorde de Público: 6.150 (Paraíso 2x0 Interlagos)
Dimensões do Gramado: 94m x 75m
Proprietário: Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins


Títulos
Campeonato Tocantinense 1995


Mascote

Touro Forte

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Independência Futebol Clube

O clube foi fundado no dia 2 de agosto de 1946 por um grupo de empresários da cidade de Rio Branco, capital do Acre, que se uniram com o propósito de formar um time de futebol. O primeiro presidente foi o jornalista Tufic Assmar. O uniforme, o escudo e as cores foram inspirados em homenagem ao Fluminense do Rio de Janeiro. É um dos clubes mais tradicionais do estado, que já foi doze vezes campeão estadual além de ter participado de três Copas do Brasil. Se o Independência não teve a oportunidade de ser o primeiro campeão Acriano de futebol, brindou sua imensa torcida ao ser campeão do último Campeonato de Futebol Amador.
A batalha final foi contra o Rio Branco, que era tido como favorito, uma vez que tinha, em tese, melhor plantel. Mas a torcida lotou o velho José de Melo e empurrou o time tricolor. O placar final foi 2 a 0, mas o tricolor do Aviário ainda teve várias chances de ampliar o marcador, mas seus atacantes não souberam finalizar as jogadas. O atacante Vinícius entrou para a história por ser autor do último gol da era amadora.É conhecido como o “Timão do Acre”, porém não é campeão desde 1998, quando conquistou o Campeonato Acriano com uma vitória de 2x1 sobre o ADESG e um empate sem gols com seu rival Rio Branco, no triangular final. Em 1991 o Independência deu o seu vôo mais alto, quando chegou a disputar o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. O Independência enfrentou no Grupo 1 equipes do Norte do Brasil, junto com seu rival Rio Branco, no final foram 7 pontos em 14 jogos, com apenas uma vitória, sobre o Maranhão por 2x1. Infelizmente não tendo com esse rendimento o Independência terminou a competição em 64º lugar, a última colocação.
Em 2001, o técnico José Ribamar continuou no comando do clube. A intenção era formar um time forte e capaz de disputar o título. As contratações como o atacante Pitiú e o armador Mundoca não foram bem e o clube terminou o torneio em terceiro lugar. Os principais destaques foram o meia defensivo Alan e os atacantes Dênis e Rosier.É ao lado do Rio Branco o time com mais participações em Campeonatos Estaduais, 61 no total, desde 1946, que é quando se começa a ter os registros. Pôr fim a um jejum que ja pendura por mais de dez anos é a mais nova prioridade do Tricolo Acriano.

Títulos

12 Campeonato Acriano: 1954, 1958, 1959 ,1960, 1963, 1970, 1972, 1974, 1985, 1988, 1993 e 1998
Estádio

Arena da Floresta

Nome Oficial: Arena da Floresta
Capacidade: 25.000 (40.000 final)
Endereço: Rio Branco-AC
Inauguração: 17/12/2006
Primeiro Jogo: Rio Branco 2 x 1 Seleção Brasileira Sub-20
Primeiro Gol: Rogério Taraúaca (Rio Branco)
Recorde de Público: 23.000 (Rio Branco 2 x 1 Seleção Brasileira Sub-20 - 17/12/2006) Dimensões do Gramado: 100m x 75m
Proprietário: Governo do Estado do Acre

Construído pelo Governo do Estado do Acre para a realização da maioria dos jogos do Campeonato Acriano, a Arena da Floresta é um dos cinco estádios mais modernos do Brasil. Com o mesmo gramado utilizado no Maracanã, o estádio foi feito pela mesma construtora do Kyocera Arena e da Arena Joinville e possui capacidade para 20.000 espectadores.Com a confirmação da Copa do Mundo no Brasil em 2014, o Governo Acriano planeja ampliar a capacidade do Estádio para 40.900 mil cadeiras, atendendo à exigências da FIFA, já que o Governo pretende colocar a capital do estado como a "Sede verde" do evento.
Cada vestiário possui capacidade para acomodar 20 atletas, além da área de aquecimento de 40m². O estádio ainda tem em funcionamento dois elevadores (mais seis ainda estão em construção), duas tribunas de honra e oito camarotes. Recentemente foram compradas e instaladas pelo governo do estado, cerca de 10 mil cadeiras, deixando o estádio com 100% de suas acomodações com cadeiras. Essas cadeiras foram instaladas em designer moderno, com mosaicos e desenhos de figuras lendárias e animais da Amazônia, nas cores da bandeira Acriano: Verde, vermelho e amarelo. Além disso, já estão funcionando catracas eletrônicas em todos os setores de acesso ao estádio, que auxiliam na entrada dos torcedores. Sistemas de suporte dão capacidade para câmeras móveis, utilizadas já na inauguração do estádio.

Mascote

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

River Esporte Clube

Fundado em 1973, a equipe já teve seus dias de glória na história do futebol. Entre tantos outros feitos, já foi vice-campeão do Copão da Amazônia, uma espécie de Copa Norte dos anos 70 e 80, além do título de Campeão Roraimense de Futebol antes do profissionalismo.A demora em vir para o futebol profissional, deve-se ao fato de o clube hoje contar com uma estrutura em condições de não só montar uma boa equipe, mas também oferecer ao jogador, ferramentas que possam mantê-lo motivado dentro do clube.Embora já tenha se profissionalizado há mais de cinco anos, o River sempre desistia na última hora da disputa do estadual. Em 2004, finalmente o River estréia entre os profissionais.

Depois de uma longa temporada longe do gramado do estádio Canarinho, o Ríver volta a estrear no futebol profissional de Roraima em 2004. O diretor da equipe José João revelou alguns nomes que formaram a equipe no seu ano de estréia nos profissionais. Júnio, Raul, Alan, Marcão, Eduardo, Fabiano, Caboja e Oziel.A demora em vir para o futebol profissional, segundo José João, deve-se ao fato de o clube contar com uma estrutura em condições de não só montar uma boa equipe, mas também oferecer ao jogador, ferramentas que possam mantê-lo motivado dentro do clube."Como exemplo podemos citar o CT, localizado no bairro União, com uma boa estrutura para treinamentos".A idéia principal, segundo o diretor é trabalhar com divisões de base, montando uma escolinha. Clube sem categoria de base não existe. Foi o que declarou o diretor do River José João. Neste sentido fez-se início o trabalho de categoria de base do River no Centro de Treinamento (CT).No local são feitos trabalhos de escolinhas de futebol até a categoria Sub-20, para que estes futuros jogadores integrem a equipe profissional nas competições que o River irá participar. Jogadores profissionais e experientes como é o caso de Caboja vão ficam responsáveis pelos trabalhos na categoria de base do River."Atletas de renome como o Marnildes, Júnior, Lindomar e Rigoberto foram jogadores que surgiram aqui na categoria de base do saudoso Ribeirão. É importante um clube manter uma categoria de base", ressaltou o diretor José João.


Alegando falta de Recursos, o River não disputou o Campeonato Roraimense de 2009. O clube protocolou um pedido à Federação Roraimense de Futebol avisando sobre seu afastamento dos gramados neste ano.


Títulos


3 Campeonatos Roraimense 1979, 1989 e 1994


Estádio


Ribeirão


Nome Oficial: Estádio Ribeirão

Capacidade: 3.000 pessoas

Endereço: Av. Nossa Senhora de Nazaré 781 - Tancredo Neves - Boa Vista-RR

Proprietário: Prefeitura Municipal de Boa Vista

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

São Paulo Futebol Clube

Fundado no início de fevereiro de 1988, o São Paulo prometia um futuro promissor. Contava com o patrocínio de uma rede de mercados locais gerida pelo sr. Rodrisvan Cerqueira, que apostava no time, investia e participava das decisões, parecendo ser competente. A equipe disputou torneios não-oficiais com combinados e amistosos e se saiu bem, no balanço geral ao final do ano. No ano seguinte, quando ingressou no primeiro estadual, erros cometidos pela diretoria e outros detalhes fizeram o time fazer uma campanha ruim. No outro ano, a mesma coisa. Cerqueira se chateou com o que chamou de "irresponsabilidade esportiva" e deixou de patrocinar e de intervir na equipe.O São Paulo só piorou. Sem os investimentos e sugestões de Cerqueira, a equipe foi tão mal que em 1992 nem chegou a disputar estadual: fez apenas alguns treinos e um único amistoso, contra a seleção de Macapá, e perdeu por dois a zero. Decidida a levantar o time, os cartolas buscaram e conseguiram algum investimento externo e, além de melhorar as finanças do time, trouxeram alguns atletas de fama local. O time não disputou estadual em 93, mas venceu os quatro amistosos que jogou e foi vice-campeão no Torneio de Ouro Macapá promovido por uma rede de lojas local.

Em 1994 a equipe volta ao estadual para fazer uma campanha razoavelmente boa, com a base do ano passado. Em 95 e 96, a mesma coisa. No entanto, a falta de público e a baixa renda com o patrocinador, que andava desinteressado, gerou nova crise econômica. O São Paulo dispensou empregados e vendeu todos os atletas. Em 1997 o time de novo não participou do estadual, e foi pulverizado nos amistosos, uma vez que a equipe que jogava era formada de amadores, conhecidos de dirigentes, muitas vezes voluntários.Nos anos seguinte, a conta do time foi se recuperando e a coisa foi menos vergonhosa, até que em 2004 um litígio na diretoria levou o clube ao rebaixamento.


'Xará’ do Tricolor Paulista, o São Paulo Futebol Clube, do Amapá, anunciou que mudará de nome após o Campeonato Amapaense, onde estréia nesta quinta-feira, diante da equipe do Amapá. Fundado por um grupo de futebolistas apaixonados pelo clube paulista, o time mudará de santo: será agora o São Lázaro Futebol Clube, homenagem ao bairro onde a agremiação foi fundada.
O atual presidente do São Paulo do Norte, Adênus Gameleira, disse que a mudança era um pedido antigo da torcida. “Sempre fomos questionados sobre o nome do clube, que poderia se chamar São Lázaro, como o nosso bairro. Então levamos a proposta para votação e foi aprovado”, declarou, em entrevista ao site Futebol do Norte.
Além do nome, o São Paulo tem também as mesmas cores do xará paulista, que deverão ser mantidas, mas o escudo, também semelhante ao atual Campeão Brasileiro, deve mudar, segundo a diretoria.

Estádios

Glicério de Souza Marques - Capacidade Atual 3500
Inaugurado em 15 de janeiro de 1950 o Estádio Municipal Glicério Marques foi construído em tempo recorde, após a confirmação do Amapá no XX Campeonato Brasileiro de Futebol de Seleções. Antes desta data as partidas ocorriam na Praça da Matriz, o que inviabilizava a realização de amistosos com times de outros estados, pois estes se negavam a jogar em campos sem as medidas oficiais e sem um estádio cercado.Completando 51 anos de fundação o estádio se constitui num dos mais antigos do país, sendo mais velho do que o próprio Maracanã, que embora construído também em 1950, só começou a funcionar a partir de julho daquele ano, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol. Inicialmente chamado de Estádio Municipal de Macapá, o estádio ganhou este nome em homenagem ao primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glicério de Souza Marques.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Rolim de Moura Esporte Clube

Fundado em 04 de novembro de 2002, oficializado em 2005, onde disputou até 2007, a segundo divisão do Campeonato Estadual, ficando em 3º lugar 2005, 3º lugar em 2006 e 2º lugar em 2007 onde subiu para primeira divisão.
Time que é o caçula do rondoniense, o Rolim de Moura Esporte Clube sediado na capital da zona da mata, enfrenta pela segunda vez o maior desafio de sua curta historia, disputar a primeira divisão de futebol profissional.De olho nessa realidade, a Diretoria do Tigre, liderada pelo Presidente, Ivanildo Pereira e pelo Diretor Sergio Fank, tão encerrou o Campeonato de 2008, onde o RMEC carimbou a 4ª colocação, já começaram a se mobilizar no intuito de montar um grande projeto para o time nesta temporada.




Estádio




Cassolão


Nome Oficial: Estádio Municipal José Angelo Cassol


Capacidade: 5.000 pessoas





Apelido Tigre da Zona da mata




Mascote Tigre




Site




segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Princesa do Solimões Esporte Clube

Em 1971 na cidade de Manacapurú, localizada no Rio Solimões (Amazonas) era fundado o Princesa do Solimões Esporte Clube (18/08/1971),Clube nas cores vermelho e branco. Sua mascote é o Tubarão.

O Princesa estreou no campeonato profissional amazonense em 1987, ladeando com o extinto Penarol da cidade de Itacoatiara, como os únicos clubes do Interior do estado a participar da competição, antes disso, em 1981, o Olaria de Humaitá também havia jogado no Amazonão.

O Princesa revelou diversos jogadores e também fomentou outros jogadores amazonense que em seus quadros passaram. temos exemplo, do goleiro Naílton que está no São Raimundo; Zédvan; Alcimar; Paçoca; Pissuí, Tição, Cabralzinho, Marquinhos, etc...

A Seleção de Manacapuru sempre está presente nas finais do campeonato "DOS RIOS", anualmente realizado pela FAF. Equipes da "Terra das Cirandas" sempre disputam com êxito o PELADÃO (Maior campeonato amador de futebol do Brasil, realizado pelo Jornal A crítica todos os finais de anos), temos exemplo do time FURACÃO e da EMTRAM, campeões. Para se chegar à Manacapuru, saíndo de Manaus, são necessários dois tipos de trasportes: O Fluvial e o Rodoviário. Atravessa-se o Rio Negro (5 km em média) por meio de Balsa, depois no outro lado (Cacau Pirêra - na cheia do rio, ou no Brito - na sêca) pega-se um ônibus ou de carro e são mais ou menos uma hora para chegar até à "Princesinha do Solimões".

Este trajeto já foi inclusive feito por times de outros estados quando o Tubarão os enfrentou no Brasileirão de 1989 - Segunda Divisão. Em 1989 o Princesa jogou e venceu ao Mixto de Mato Grosso e ao Dom Bosco.

O Princesa foi vice-campeão amazonense em 1995 quando empatou em 0 x 0 contra o Nacional no Estádio do SESI perante 5 mil torcedores (capacidade máxima do pequeno estádio) de Manaus. Em 1997 novamente um vice-campeonato perante o emergente São Raimundo, quando o venceu por 2 x 1. Mas precisava ganhar por dois gols de diferença.

O Princesa esteve afastado do Profissionalsimo desde 1998, mas voltou em 2001 demonstrando muita ousadia e pontuando bem no certame, chegando a ficar em terceiro lugar no Primeiro Turno.

O uniforme do Tubarão é composto de Camisa, calção e meiões todos vermelhos.

Títulos

2 Vices Amazonense: 1995 e 1997.
3 Taça Amazonas: 1988, 1989 e 1995
1 Torneio Início: 1997

Estádio

Gilbertão

Nome Oficial: Estádio Municipal Gilberto Mestrinho
Capacidade: 15.000 pessoas
Endereço: Manacapuru-AM
Proprietário: Prefeitura Municipal de Manacapuru
Homenagem: O nome do Estádio é uma homenagem ao ex-governador Gilberto Mestrinho
Hino

Princesa do Solimões Destas cores que traduzem emoções Da luta serenada à vitória Vermelho e Branco unindo os corações E hoje vou cantar bem forte Tubarão do Norte Mergulha prá vencer Na tua história o teu passado nos revela Que és um clube em que impera a união É o maior prazer vê-lo jogar De Manacapuru para o Amazonas orgulhar (bis) E hoje eu estou feliz Sou realeza do meu Brasil Tubarão do Norte que fascina Princesa! Princesa! o campeão!

Mascote

domingo, 23 de agosto de 2009

Associação Atlética Cori-Sabbá

Foi fundado em 24 de maio de 1973 por Carlos Augusto (Pompéia) e seu nome tem origem na fusão de dois clubes da cidade: o Corinthians (Cori) e o Auto Posto Sabbá (Sabbá). Seu uniforme é composto de camisa com listras verticais pretas e brancas, calção preto e meias brancas. Participou da Terceira Divisão 1995, 1996 e 1998.
Foi campeão piauiense em 1995. Participou da 1ª divisão do campeonato piauiense de 1991 a 2003. Em 2003, o Cori-Sabbá não conseguiu dinheiro para montar um time competitivo e acabou terminando o campeonato estadual na última colocação, resultando no seu rebaixamento.


O clube ficou conhecido nacionalmente quando na primeira fase da Copa do Brasil de 1996 derrotou no jogo de ida por 1x0 o Botafogo, na época o campeão brasileiro (no jogo de volta no Rio o Botafogo goleou, se classificando). Bitonho foi o autor do gol que deu a vitória de 1 x 0 ao Cori-Sabbá contra o Botafogo do RJ.


Títulos


Campeonato Piauense: 1995


2 Vice-Campeão Estadual: 96 e 98


Estádio


Nome Oficial: Estádio Municipal Tibério Barbosa Nunes

Capacidade: 7.000 pessoas

Endereço: Floriano-PIGramado: 100 x 72 metros

Proprietário: Prefeitura Municipal de Floriano