quinta-feira, 31 de março de 2011

Corporación Deportiva América de Cali

A primeira vez que o clube foi criado em 21 de dezembro de 1918, e meses depois, no dia 3 de agosto de 1919, o América Football Club derrotou uma equipe Latina por 3-0 na Copa Centenário Batalha de Boyacá.
Um segundo evento na história do clube aconteceu em 1923, quando vários dos ex-jogadores do clube formaram o Club Racing, nome pelo qual a equipe adotou as cores do seu homónimo argentino. Anos mais tarde mudaram seu nome para Independiente e começaram a usar o uniforme nas cores vermelho e azul. O Club Racing e o Independiente foram os clubes perculsores do América.
Se levarmos em conta a data da primeira fundação do América de Cáli, ou seja, 21 de dezembro de 1918, o resultado teria sido 90 anos de existência em 2008 e, por sua vez, de uma forma curiosa, concidiría com a data da conquista do 13 título nacional em 21 de Dezembro de 2008, no entanto, o registro oficial da criação do clubes cita o dia 13 de fevereiro de 1927 como o dia oficial da criação do América de Cáli, e em 2007 a instituição comemorou oficialmente 80 anos de existência do clube.

O nome do time nasceu de um pequeno comentário sem importância feito pelo capitão da seleção uruguaia de 1924. "Um bom nome para um conjunto é América", se manifestou o capitão da celeste uruguaia, desde então, é como se chama o clube de Cáli. E também uma publicação do El Gráfico onde o comentário do cronista, "Os negros do América aparecem uns Diabos Vermelhos...", causou uma impressão especial e a partir desse momento a equipe começou a se vestir totalmente de vermelho.

Durante os anos quarenta o América deixou de ser um time popular do Vale do Cauca, para se tornar um dos clubes mais prestigiados e organizados em todo o país como equipes como o Boca Juniors de Cali e os representantes de Barranquilla e Bogotá.

Os anos 50 foi o mais difícil na história do clube. A situação económica de muitos clubes na renda nacional não era ideal, devido aos altos salários pagos para jogadores que entraram no país desde 1949. A situação piorou em 1951, depois que se firmou o pacto de Lima, um documento que exigia que às equipes devolvesem os estrangeiros para retornar as equipes de origem, permitindo que a FIFA voltasse atrás em sua decisão de se retirar da Colômbia. A ausência de nomes brilhantes e a superioridade evidente do milionários de Bogotá para os outros concorrentes, acabou por afastar os fãs dos estádios.
O América não estava imune a estes tempos difíceis, e por razões económicas, estava ausente do torneio de 1953. Foi também um momento difícil em termos de resultados. A melhor época desta década foi um sexto lugar no campeonato profissional de 1952. Entre 1954 e 1959, a equipe vagou entre os piores resultados, com os piores desempenhos de 1958 e 1959 quando ele estava na última posição. Notavelmente, em 1959, o América estava prestes a não participar no torneio, mas o reaparecimento do Deportivo Cáli, o outro time da cidade após o desaparecimento do Boca Juniors, incentivou Pedro Sellares , presidente da época, a colocar o clube no campeonato.

Embora a década teve um início promissor, os anos sessenta para o América era outro tempo que decorria entre boas e regulares campanhas. Desta década incluem os 2 vice-campeonatos e um terceiro lugar, além de dois títulos nacionais ganhos pela Equipe de Reservas de 1966 e 1967.


Os anos setenta significaria o início da época de ouro para o América. Realizações como o primeiro título do Campeonato Colombiano de Futebol, a primeira participação na Copa Libertadores e do primeiro título internacional da Copa Simón Bolívar (embora neste torneio não foi reconhecido pela FIFA), chegaram, mas é claro que o início da década era regular, e que os melhores resultados vieram no final do mesmo.

O 80 é, sem dúvida um dos mais bem sucedidos do América de Cáli, que se estabeleceu como um dos maiores times do país e do continente. O América ganhou cinco títulos nacionais consecutivos (1982 - 1986) e 3 vices consecutivos da Copa Libertadores, em 1985, 1986 e 1987. Sua pior figuração no torneio nacional foi a terceira colocação, trouxe também algumas das maiores estrelas que o futebol colombiano jà teve e formou uma das folhas de pagamento mais caras do continente.

Os anos 90 também foram muito bem sucedidos para o América de Cáli, que nesta década foram conquistados 3 campeonatos Nacionais (1990, 1992 e 1997), 3 vice-campeonatos (1991, 1995 e 1999), um vice da Copa Libertadores em 1996 e o primeiro título internacional, a Copa Merconorte em 1999. Com essas conquistas, o América iniciou uma nova década de sucesso.

O novo milênio tem sido um momento de contraste para o América. Embora a equipe tenha conseguido grandes feitos (incluindo 4 títulos -2000, 2001, 2002-I, 2008-II, 1 vice 2008-I e participações em torneios internacionais, especialmente no início do milênio), a organização continua em uma profunda crise econômica, em grande parte devido às restrições sobre a lista de Clinton, que teve repercussões nos esportes (fazendo com que o América declinasse em 2007 e começasse com uma pontuação muito baixa em 2010).

Atualmente o clube está em profunda crise econômica devido à sua antiga associação com o tráfico de drogas e o bloqueio econômico chamado de "Lista de Clinton", mas desde o final de 2008 e início de 2009, o presidente da Câmara de Cáli conduz um processo de democratização, que visa a criação de uma empresa sob o nome de Nova América SA, para adquirir a empresa América de Cáli. Para fazer isso, desde março de 2009 foram colocadas ações a venda, o que os fãs podem comprar. O objetivo é, até Junho do mesmo ano, ter um mínimo de 2.000 sócios. Deve-se observar que, para evitar que dinheiro ilícito seja vazado no processo, a Direcção Nacional de Narcóticos da Colômbia funciona como supervisora e facilitadora.

Títulos

Copa Merconorte: 1999.
Campeonato Colombiano: 1979, 1982, 1983, 1984, 1985, 1986, 1990, 1992, 1997, 2000, 2001, 2002 e 2008

Estádio

O Estádio Olímpico Pascual Guerrero é um estádio multi-uso localizado na cidade de Cali, na Colômbia.
Inaugurado em 20 de Julho de 1937 com um torneio quadrangular entre Argentina, Cuba, México e Colômbia, como um dos eventos de celebração do 4º Centenário da Fundação de Cali.
Sediou os Jogos Pan-americanos de 1971, quando recebeu a pista de atletismo e teve a capacidade ampliada para 45.000 torcedores.



Alcunhas El equipo de los humildes (Anos 20 e 30), Los Diablos Rojos, Los Escarlatas, La Mechita, La Pasión de un Pueblo


Site

http://www.america.com.co/

quarta-feira, 30 de março de 2011

Valledupar Fútbol Club Real

O Valledupar Fútbol Club é um clube da cidade de Valledupar, Cesar. Fundada em 2004 e joga na Categoría Primera B.
Desde a temporada de 2004, o Valledupar Fútbol Club é uma das 18 equipas que jogam na Primeira B. Nessa campanha, chegou aos quadrangulares semifinais, deixando para trás Alianza Petrolera, Cúcuta Deportivo e Real Cartagena. No ano seguinte, Valledupar confirmou seu status como uma equipe competitiva para chegar às semifinais mais uma vez, desta sendo superado por Patriotas e Bajo Cauca.  
Em 2006, Valledupar estava muito perto de jogar na Primeira A.  O conjunto 'Vallenato "enfrentou o Cortuluá  no jogo dos vice-campeões, o qual  venceu Valledupar por 3-2 no placar agregado . Isso deu ao clube liderado por Jesus Barrios a oportunidade de jogar para a promoção contra o penúltimo da reclassificação do torneio da primeira divisão, o Atlético Huila, um semifinalista do Torneio Finalización. O confronto favoreceu o 'Opita' com o placar agregado de 3-0 , que fez Valledupar para ficar mais um ano na Primeira B.

Em 2007, Valledupar alcançou as semifinais em ambas as competições, porém caiu fora da final. Onde estava mais próximo da equipe
Cesar foi no Finalización, onde Valledupar ficou em segundo com oito pontos, seis a do classificado Academia de Bogotá.


No primeiro semestre de 2008, Valledupar se qualificou para as quadrangulares finais, mas é eliminado nas mãos do Deportivo Rionegro, e sendo superado na tabela pelo recém-criado Juventude Soacha. No segundo torneio do ano da primeira categoria B, também se qualificou para as quadrangulares finais vencendo o Grupo B e, assim, alcançar a classificação final do segundo torneio.
Na decisão final, Valledupar disputou contra o Real Cartagena , iniciando com vantagem ao vencer por 2-1, em casa. No entanto, na volta , o Cartagena venceu em casa por 2-0 , que fez mais uma vez o Valledupar parar na porta de novo para subir ao topo do futebol colombiano.


Estádio

O Estadio Armando Maestre Pavajeau Stadium  localizado na cidade de Valledupar, capital do departamento de Cesar, na Colômbia. Tem capacidade para 10.000 espectadores. Ele atualmente serve como sede para os jogos em casa de Valledupar FC na Primeira B.

Seu nome é em homenagem ao ex-governador do departamento Armando Maestre Pavajeau. O estádio está localizado em um dos setores mais pobres da Valledupar, perto do mercado da cidade.
O projeto de remodelação inclui a conclusão de níveis com capacidade para 25 mil, a melhoria grama, remodelação e adaptação das entradas para o estádio.


Apelido El conjunto "vallenato" 

Site

http://www.valleduparfc.com/ 

terça-feira, 29 de março de 2011

Corporación Deportiva Expreso Rojo

O Expreso Rojo, é um clube de futebol da Colômbia e da sua localização actual é a cidade de Fusagasuga, Cundinamarca. Actualmente a jogar na Categoría Primera B.
Em 2003, o clube começou sua história em Cartagena das Índias, jogando no Estádio Pedro de Heredia (agora Olímpico Jaime Morón León). Dois anos depois, em 2005, Expreso Rojo se mudou para Estádio Arturo Serra de Sincelejo, Sucre, onde apenas durou um ano e em 2006 voltou a Cartagena.

Seu fundador é o empresário Carlos Salazar, que agora é dono do time original, em Cartagena, onde somente jogadores de categoria menor.]Desde a temporada de 2007, a equipe se mudou para a cidade de Fusagasugá, Cundinamarca, no Estadio Fernando Mazuera.

Sua participação mais marcante no futebol colombiano foi na Copa Colombia 2008, onde o Expreso Rojo chegou à semifinal, sendo a única equipe na Primera B para chegar a essa condição. Expreso Rojo foi eliminado nas mãos do Once Caldas, com o placar agregado de 1:0.

Em 2009, após dificuldades financeiras com o governo de Fusagasugá, a diretoria do clube decidiu se mudar para a cidade também cundinamarqués de Zipaquirá.. Na temporada de 2011 voltou a jogar na cidade de Fusagasuga.


Estádio

Estadio Fernando Mazuera é um estádio de futebol localizado no município de Fusagasugá, Cundinamarca, Colômbia. Tem uma capacidade para 4.500 espectadores.Leva o nome do político chamado Fernando Mazuera.



Apelido Ferrocarril

Site

http://clubexpresorojo.blogspot.com/ 

segunda-feira, 28 de março de 2011

Barranquilla Fútbol Club

O Barranquilla Fútbol Club, é um clube da cidade de Barranquilla, Atlántico e joga na Categoría Primera B.
O Barranquilla Fútbol Club foi fundado em janeiro de 2005, ao pegar a ficha de filiação do Johann Fubol Club, um grupo de jovens empresários liderados por Arturo Char  , considerando que Barranquilla não tinha uma equipe na primeira B do futebol colombiano decidiu dar à cidade uma nova alternativa. 
O Barranquilla Fútbol Club sempre foi fortemente apoiado pelas divisões inferiores do Junior de Barranquilla. Até o presidente de hoje Júnior, Alejandro Arteta, foi anteriormente presidente da Barranquilla.

Esportivamente não ganhou nenhum título na Primera B Colômbia, mas  sempre foi um grande animador do torneio, qualificando para várias finais e mostrando um grande futebol.


Estádio

O estádio Romelio Martinez é o estádio de Barranquilla Futebol Clube desde sua fundação. Foi construído em 1935 por ocasião dos Jogos Nacionais, que foram realizadas em Barranquilla. Foi o estádio do Junior de 1935-1986, quando a equipe mudou-se para o moderno Estádio Metropolitano Roberto Meléndez.
Tem uma capacidade de 20.000 espectadores. 

Apelido Rojos de curramba

Site

http://www.barranquillafc.com/

domingo, 27 de março de 2011

Corporación Deportiva Alianza Petrolera

O Alianza Petrolera, é um clube da cidade de Barrancabermeja, Santander. Foi fundado em 1990 e joga na Categoría Primera B.

O Alianza Petrolera é um time colombiano tem mais história na segunda divisão.Desde de 1992, tem jogado na Categoría Primera B.; os anos de 1998 a 2003 foram os melhores para a equipe barrameja, estavam prestes a subir para a Primeira A, mas para a má sorte da equipe foi eliminada nos quadrangulares semifinais. Atualmente a equipe da cidade petrolífera da Colômbia vem de mal a pior, ocupam os últimos lugares na classificação geral.

Em 2009, após um péssimo desempenho no torneio Apertura, com cinco pontos, sem uma única vitória, a participação da equipe no segundo semestre esteve em dúvida, devido à falta de patrocinadores, jogadores e até treinadores.  O clube também teria recebido ameaças de diversos grupos armados à margem da lei. Além disso, o clube era esperado para formalizar uma aliança com o Club Deportivo Los Millonarios, para continuar participando do torneio de acesso . No final do segundo semestre, a Aliança foi o último em seu grupo e da classificação geral do ano. 
Em 2010, com nova gerência, o clube espera fechar o projeto para construir um novo estádio em Barrancabermeja .

Alianza Petrolera em 2011 faria uma aliança com o Atlético Nacional, com wmpréstimos de 10 jogadores e treinador para a temporada 2011.


Estádio

O estadio Daniel Villa Zapata, com capacidade para 8000 espectadores.
O estádio recebeu o nome de um dentista  chamado Daniel Villa Zapata, devido seu amor pelo esporte (principalmente futebol), o levou a ser um dos mais importantes dirigentes esportivos do tempo. O estádio seria construído ao lado do Hospital São Rafael, mas a empresa petrolífera Ecopetrol conquistou os territórios hoje conhecidos para a sua construção.

Desde 1992 (dois anos após a fundação da Aliança Petróleo) tem sido a sede da equipe.

Devido a infra-estrutura muito pobre que tem o Estadio Daniel Villa Zapata,  pode ser demolido em breve, embora não confirmado, nem onde vai jogar o Alianza Petrolera, embora as opções estão no Estádio Álvaro Gómez Hurtado, Floridablanca ou  em Rionegro , departamento de Santander no Estadio La Libertad.

Apelidos Los Petroleros


Site

http://alianzapetrolera.barrancabermeja.org/

sábado, 26 de março de 2011

Fortaleza Fútbol Club

Fortaleza Fútbol Club é um clube da cidade colombiana de  Zipaquirá, Cundinamarca. Estreou em 2011 na  categoria Primera B.
O clube surgiu no final de 2010 quando um grupo de empresas adquire a ficha de filiação do Atlético Juventud Fútbol Club, cujas dívidas passam de 900 milhões de pesos. 
A fundação do clube se formalizou em 04 de janeiro de 2011 para participação na categoria Primera B, da segunda divisão do futebol profissional na Colômbia.

 Visão: consolidar Fortaleza Fútbol Club como um clube a ser um bom modelo dentro e fora do campo e de um primeiro campeonato  nos lugares privilegiados nos torneios em que participamos e desafie-se a pensar promoção depois da terceiro ano,  para a Primeira Divisão de Futebol Colombiano.



Estádio


Estadio Municipal Los Zipas está situado no municipio de Zipaquirá, Cundinamarca, 48 km ao norte de Bogotá. Tem capacidade de 2.000 espectadores.

Site

http://www.fortalezafc.com